Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva Novata Setembro 2022 Rio de Janeiro

Minha sogra é muito complicada

Cris, dia 28 de Dezembro de 2019 às 18:14 Publicado em Fórum Vida de casal 0 11

Boa tarde, meninas, me ajudem a entender....
Eu tenho uma relação complicada com a minha sogra, ela é uma pessoa dificil de lidar... Desde o início meu noivo me avisou que ela era sem noção... isso com uma semana de namoro... não a conhecia ainda... quando eu a conheci ela me tratou super bem, mas sempre falando mal da ex e bem de uma outra ex. Ela ficou citando essa outra ex durante vários meses até eu conversar com meu noivo e ele dar um basta, ainda assim ela de vez em quando citava o nome dessa menina e MEU SOGRO fazia um som alto a interrompendo de falar. Dizia que essa menina era um amor, que ela era assim e assado, sempre me falava a mesma coisa e etc, ( ela é muito repetitiva) mas que o meu noivo não quis continuar e não deram certo, que a menina sofreu muito e ela também. No inicio eu deixava relevar mas depois comecei a me incomodar. Fora que no início eu até tentei me aproximar, não sou de falar da minha vida íntima mas cheguei a comentar coisas pra ela, e ela ficava falando por alto com outras pessoas, sem respeitar minha privacidade. Depois de compartilhar pela segunda vez algo íntimo meu, eu vi que ela era sem noção mesmo e parei de conversar com ela. Agora sou direta, educada e ponto. Sempre fico pegando pontos soltos no que ela fala. Nunca sei quando ela está dizendo a verdade ou só está querendo se enaltecer. Meu sogro sempre deu tudo pra ela, e ela se gaba de tudo, das viagens, do carro, se ela viaja pra algum lugar ela fica falando disso o tempo todo, eu não tenho paciência. Meu noivo também não e por isso sempre me avisou, graças a Deus ele sabe como a mãe é, e me entende. Ela adora sair, qualquer hora e qualquer lugar ela quer sair, minha cunhada é especial, e meu sogro não gosta de sair mais, ela tem 62 anos, e sempre que saimos, ou alguem ganha algo perto dela, ela diz "e eu?", faz cena quando não levamos e vive se fazendo de vítima, um dia eu estava na casa dela, dormi lá, e meu noivo não estava trabalhando, precisava resolver uns problemas na cidade dela e ficamos nos pais dele, mas eu o chamei pra irmos em um bar na frente da casa dele já que estava sem privacidade e sem sairmos durante 1 mês lá, nos arrumamos, nos despedimos e saimos e 1h depois ela chega no bar com a filha, ficou em pé de frente pra mesa e começou a falar alto que não levamos, que éramos egoistas, pra filho esquecer ela, que a filha é especial e ele tem que levar, falou tudo e foi embora, nos fazendo nos sentirmos culpados, e ela sempre se fazendo de vítima em tudo, ou fecha a cara e trata mal quando fazemos algo, depois voltou e sentou lá como se nada tivesse acontecido. Ela diz que tenho que passar mais tempo com ela e ela só fala besteira pra mim, no ano novo do ano passado, foi meu primeiro ano novo sem a minha mãe, ela faleceu no inicio do ano (2018), eu passei a virada com meu noivo e a familia dele na praia (Eu e meu noivo estamos juntos vai fazer 2 anos), eu tentei não ficar triste, pensando na minha mãe, mas fiquei quietinha depois dos fogos e ela sentou do meu lado e perguntou "Quanto tempo sua mãe tem de morta?" eu fiquei sem reação... e disse pra ela não tocar nesse assunto naquele momento, que eu estava tentando ficar bem... Ela começou a dizer que tudo bem, que nunca mais tocava no nome da minha mãe, que nunca mais falaria sobre ela pq eue não gostava. Gente... como lidar.... Várias coisas pequenas que foram se juntando e estão me enlouquecendo, e agora eles quererm vir morar aqui na minha cidade, embaixo de onde eu moro, socorro. Ela fica inventando historinha... dizendo que meu noivo disse uma coisa que não disse, ou que o marido dela falou algo que não disse, eu já disse umas 3 vezes pra ela que meu noivo vai passar o ano novo comigo esse ano onde eu estiver, e pela segunda vez ela veio falando comigo que temos que chegar cedo na praia pra pegar lugar bom, e que vai passar aqui pq meu noivo insistiu muito (ele não insistiu, só disse que não ia passar com eles), eu disse que iria passar com a minha tia, e ela fica tentando manipular a situação como se fossemos passar todos juntos. Enfim, um dia não dei boa noite e ela chegou pro meu pai que estava me visitando e começou a falar um monte pra ele, inventando história... Fora que meu noivo tem uma filha e ela fala e faz cada coisa que deixo pra outra hora contar... Quero me afastar um pouco mas não sei se é certo. Meu noivo me apoia mas ele disse pra eu tentar lidar. Gente ele é filho, mesmo ela sendo minha sogra, eu sou um individuo e ela também, tenho que ficar engolindo sapo por conta de título?

11 Respostas

Última atividade por Gizeli, dia 9 de Janeiro de 2020 às 15:25
  • Gizeli
    Noiva Esperta Novembro 2026 Espírito Santo
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amiga, eu te entendo perfeitamente. Não passo por um caso tão extremo quanto o seu, mas ainda bem que ela já se mostrou antes do casamento, pq a minha só se mostrou quando casei. E olha que já passei férias lá na casa deles.

Eu passo muito perrengue hoje pq tenho que morar com a minha, e não é nada fácil. Ela é intrometida, quer dar opinião em tudo, vive jogando indiretinhas que eu escuto muito bem, tem dias que pega para me alfinetar, que não sei se os outros percebem, mas eu percebo. Minha vida não está sendo nada fácil, e o pior, eu não posso nem ignorar pq eu moro lá, eu tento me manter o mais distante possivel, ou seja, ficar só no quarto. O ultimo piti dela foi no natal, passamos a ceia com a familia deles na casa dos familiares da minha cunhada, o almoço de natal seria na minha casa com meus pais. Ela simplesmente fez escandalo, pq é tradição o almoço de natal com ela, que ele não poderia deixar ela no natal sozinha, que ela iria ficar chateada se ele fizesse isso.. e blablabla, que o irmão nunca fez isso, claro, a ceia sempre é na casa dos familiares da esposa, logo, o almoço é na casa da familia do outro, correto? ela não entende, é manipuladora, egoísta, acha que ela é prioridade na vida do filho. Não ta vendo que agora eu sou a família dele, e ela é um familiar. Nós somos prioridade um na vida do outro, não que vamos esquecer do resto da família ou estamos destrando os outros, mas nós somos uma família agora, e ela não entendeu isso ainda. Ela está sentindo que eu vou acabar com a aposentadoria dela, que é meu marido cuidar dela, foi para isso ela ela criou ele, e ele mesmo já me disse que a ex dele dizia a mesma coisa. Mães precisam entender que os filhos vão criar uma nova família um dia, vão sair de casa etc. Nossa.. que eu não seja uma mãe dessas, pq elas não sabem o quanto fazem mal aos seus filhos agindo assim.

• Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Certíssima vc Lili!

• Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que situação!

a melhor coisa é afastar-se dela, se não puder fisicamente, que seja emocionalmente.

e dizer o mínimo possível a ela... sobre suas coisas, sua vida...

o bom é que seu esposo sabe a mãe que tem.

e sejam felizes! não deixe que ela atrapalhe a vida de vcs.

• Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q vc já aguentou foi coisa de mais.

Eu não tenho uma relação má com a minha sogra, mas não sou e nem serei melhor amiga dela. Nunca fui de visitar ela (na fase do namoro), nunca entrei no quarto dela, nunca fui no banheiro na casa deles sem pedir permissão, nunca abri a geladeira, nunca cozinhei no fogão dela etc. Entende?Hj sou casada e minha sogra entende muito bem os limites. Ela tb não chega aqui na nossa casa sem avisar, não vai ao banheiro sem pedir permissão etc....
    Nunca se meteu no nosso relacionamento.
    Eu só trato ela com respeito e vice versa. Cada um no seu quadrado. Acho q vc deveria fazer o msm.
    Boa sorte
    • Responder
  • Aline Sandre
    Noiva Constante Fevereiro 2022 São Paulo
    Aline Sandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Coloque-a no devido lugar dela, de mãe do seu futuro marido, apenas. Pois ela está participando do relacionamento de vocês como se fosse de 3 pessoas e não 2.

• Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você não é obrigada a passar raiva por ser sua sogra.

Que bom que seu noivo conhece a mãe que tem e te apoia, as vezes afastar um pouco que seja é a melhor coisa, melhor se afastar do que acabarem discutindo e perderem contato de vez.

• Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cris, passei raiva com você lendo seu relato! Isso é um absurdo.

Primeiro, acho que você tem sim que se afastar deles. Isso está te prejudicando em todos os aspectos, sua sogra é uma pessoa completamente transtornada e precisa de uma terapia para aprender a lidar com essas coisas! Acredito que isso pode ser parte de um ciúme que ela tenha do filho dela. Ou então ela é frustrada com algo que aconteceu na vida dela.

Acho que você pode tentar fazer isso aos poucos, para que ela não perceba logo de cara e se magoe. Se um dia ela te questionar, seja sincera com ela. Explique todas essas coisas que você nos relatou e fala que você não se sente confortável com isso, e que precisa do seu espaço. Ela com certeza vai odiar isso, mas pelo menos longe ela não incomoda vocês.

Segundo, eu acho que seu noivo tem que ser mais firme com ela. Não é certo essas ocasiões acontecerem e ele não tomar uma posição firme sobre isso. Como assim ela vem tocar no assunto do falecimento da sua mãe, fala mal de você pelas costas e ele deixa isso acontecer numa boa, sem corrigir ela?! Não estou falando de ser grosso com ela, mas ele poderia tomar uma posição mais firme contra isso, talvez até mesmo conversando sozinho com ela, explicando que o passado está no passado e que ele está feliz com você agora e ela precisa aprender a lidar com isso. Ele tem que te defender agora que você será mulher dele.

E seja bem sincera com seu noivo quanto a isso deles morarem com você, já pensou como seria isso?

Essa é a minha opinião, noivinha. Espero que dê tudo certo e as coisas melhorem, boa sorte.

• Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Cris, que barra você enfrenta com sua sogra hein minha querida.
    Mas você precisa ter sabedoria em lidar com tudo isso. Ao meu ver você lida muito bem com o que tem acontecido.

Então, primeiramente, tenha em mente de que ela é uma pessoa problemática e não se sinta culpada por isso. Evite compartilhar suas coisas com ela, como você já não faz. Seja gentil, mas evite se envolver e se puder fique um pouco mais distante.
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu e meu noivo já moramos juntos vai fazer 1 ano, ele é um parceirão, não tenho com o que reclamar, ela não se mete na nossa vida como casal, mas é muito inconveniente, sempre. Quero muito me mudar, mas não poderemos agora, porém todo o momento com a família dele é exaustivo demais.

• Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caraca, que mulher sem noção...e eu achava que a minha era sem noção.

Comece a ser monossílabo como disseram abaixo...mas coloque em cheque se você quer isso pra o resto da sua vida.

• Responder
  • L
    Noiva Ativa Março 2020 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Começa a ser monossílaba, seja curta e grossa e se afasta mesmo, não se sinta culpada.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas