Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daphne
Noiva Novata Dezembro 2025 Santa Catarina

💍 moissanites

Daphne, dia 14 de Agosto de 2025 às 12:01 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10

Há mais ou menos uns 3 anos atrás fiquei sabendo no TikTok da existência dessa pedra que está ficando cada vez mais popular no mercado de joias ao redor do mundo, embora ainda seja, de certa forma, uma novidade. Pesquisando sobre acabei me apaixonando pela ideia, principalmente na relação de durabilidade e custo-benefício e gostaria de falar sobre com vocês que ainda estão em busca do anel de noivado perfeito!

💍 BREVE HISTÓRIA

Foi descoberta em 1893 pelo químico francês Henri Moissan, que encontrou minúsculos cristais da gema em um fragmento de meteorito no deserto de Arizona, nos EUA. Inicialmente, ele acreditou que fosse diamante, mas análises posteriores revelaram que se tratava de um mineral totalmente diferente, o carbeto de silício.

Por ser extremamente raro na natureza, a moissanite natural não é utilizada em joalheria — a que vemos hoje é produzida em laboratório, com tecnologia que recria sua estrutura cristalina e realça seu brilho e dispersão de luz característicos. Sua dureza na escala de Mohs varia entre 9,25 e 9,5quase tão dura quanto o diamante, que é 10. Essa origem ligada às estrelas e o fato de ser cultivada de forma sustentável tornaram a moissanite uma escolha cada vez mais popular para anéis de noivado e joias contemporâneas.

Screen-Shot-2024-05-27-at-5.02.11-PM.png
Refração da Moissanite em comparação com um Diamante. Fonte: charlesandcolvard

💗 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Brilho excepcional
A moissanite reflete mais luz (refração) e tem mais “fogo” (dispersão) que o diamante e a zircônia, proporcionando flashes coloridos mais vívidos

Clareza sempre “eye‑clean”
Como gema criada em laboratório, normalmente não apresenta inclusões visíveis, ao contrário de muitos diamantes naturais

Custo benefício
Moissanites costumam custar uma fração do preço de diamantes de qualidade semelhante — cerca de 10 % ou menos

Escolha ética e sustentável
Evita extração mineradora e questões relacionadas a diamantes de conflito — sendo uma alternativa consciente

Durabilidade quase equivalente
É muito resistente ao desgaste do dia a dia, ideal para uso contínuo, inclusive em aros de noivado

⚠️ PONTOS NEGATIVOS E CUIDADOS IMPORTANTES

Menor resistência comparada ao diamante
Ainda que dureza seja alta, é ligeiramente mais susceptível a arranhões que o diamante (Mohs 9,5 vs. 10)

Identificação especializada
Sob ferramentas profissionais (microscópio, teste óptico), a moissanite pode ser distinguida do diamante — embora a olho nu, geralmente, pareça igual

Gosto pessoal e tradição
Algumas pessoas podem preferir o valor simbólico ou tradicional do diamante. Importante você compartilhar sua própria visão sobre essa escolha.

🤍 CONSIDERAÇÕES FINAIS E MEU ANEL DE NOIVADO
Eu acredito firmemente que um homem sempre deve dar o seu melhor e se esforçar pelas suas esposas, a gente merece diamantes! A gente merece sim coisas boas, duráveis e lindas, mas infelizmente a realidade financeira de muitos casais é que um anel de 35 mil reais não é viável. Sim temos anéis com pedras menores, mas eu acho que no fim do dia a gente tem que analisar o seguinte:
• Esse anel pode ser repassado para próximas gerações?
• Eu estou feliz com a aparência desse anel?
• Eu estou comprometendo mais do que deveria financeiramente por um anel?

Essas foram coisas que eu levei em consideração quando eu e meu noivo escolhemos o meu anel de noivado, afinal a tradição do anel de noivado é que ele seja um presente do noivo para a noiva em celebração do compromisso. A coisa mais importante pra mim era que o anel fosse como eu gosto, e eu não gosto de pedra pequena 😂😂 também não precisa ficar pendurada no meu dedo, mas tinha de ser algo com pelo menos 1qt.

O formato também era muito importante pra mim, então depois de anos olhando e sonhando, eu percebi que 3 pedras são melhores que 1. Um solitário clássico é lindo, mas eu preferi esse formato por causa do apoio das pedras e, óbvio, pelo brilho. As duas pedras laterais dão um sustento melhor para a principal, evitando ela de cair do anel em caso de impacto, por exemplo. Isso pode ser resolvido também caso seu solitário tenha formato catedral (imagem abaixo), e isso é muito importante! Eu não escolheria um solitário que não tivesse esses apoios laterais, pois isso deixa o anel muito mais frágil.

Sobre a longevidade do anel, a moissanite é uma pedra que, se bem cuidada, pode ser usada por gerações e essa ideia de passar esse anel pela minha família é algo importante pra mim. E finalmente, o preço. A moissanite, por ser produzida em laboratório não tem o mesmo nível de "preciosidade" de um anel de pedras naturais, isso seria óbvio, mas sabemos que existe uma indústria muito lucrativa e pouco cuidadosa com o meio ambiente por trás de quem estabelece os valores das pedras que são conseguidas via extração. Eu adoro apoiar coisas bonitas, mas eu prefiro apoiar coisas bonitas e funcionais. E, se essa pedra reúne todas as características que eu sempre sonhei pro meu anel, cabe no bolso e ainda é melhor para o meio ambiente, eu tô totalmente dentro.

Aqui deixo uma foto do meu anel e do "bônus". Adquirimos eles na Momi Jewel e eles tem uma promo muito legal onde se você compra um anel de noivado, ganha uma meia aliança. (Juro que não é publi!). Queria que não precisasse upar um video no youtube pra vocês verem o quanto essas pedras BRILHAM em movimento.

💍 moissanites 1

Anel de Noivado:
Moissanite Central: 1,0 quilate (6,5mm), lapidação brilhante
Moissanites Laterais: 0,3 quilate cada (4mm)
Total: 1,6 quilates
Material: Prata 925 com banho de ródio e ouro branco 18k

Meia Aliança:
Moissanites: 0.3 quilates cada pedra - Total 1.5 quilates
Lapidação: Brilhante
Material: Prata 925 com banho de ródio e ouro 18k

Enfim gente, perdão pelo post longo, mas queria trazer informações precisas e completas pra vocês, afinal isso é um tópico muito importante. Espero que tenham curtido e, se chegaram até o fim do post, comenta um 💍 pra eu saber! Beijos ♥

10 Respostas

Última atividade por Daphne, dia 29 de Agosto de 2025 às 16:46
  • Daphne
    Daphne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menos de 1000!
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Abril 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito lindo, qual o valor final?
    • Responder
  • Daphne
    Daphne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, é que pela mensagem pareceu que vc achou que um anel de moissanite custaria 35 mil reais hahah na verdade estava falando sobre diamantes nessa parte
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu só disse que é bonito, mas eu não compraria.

• Responder
  • Daphne
    Daphne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Brigada!! Toda vez que olho pra ele me apaixono hehe
    • Responder
  • L
    Noiva Principiante Maio 2026 Rio de Janeiro
    Luna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O brilho da moissanite é realmente incrível. Meu anel de 15 anos foi com essa pedra. Parabéns pela escolha, sei anel de noivado é lindo!
    • Responder
  • Daphne
    Daphne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que não entendi 😅
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bonito, mas não vale 35 mil, não temos a tradição de passar em geração, ou seja, pagar 35 mil somente quem tem realmente grana pra isso.

• Responder
  • Daphne
    Daphne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Brigadaaa 💕
    • Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·