Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruk
Noiva Novata Maio 2025 Rio de Janeiro

Morar no quintal dos sogros vai estragar tudo ?

Bruk, dia 31 de Janeiro de 2020 às 01:55 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 29
Olá pessoal, estou passando por um dilema terrível. Moro sozinho desde os 18 anos. Sempre amei a minha independência e me achei muito boa com dinheiro, pois mesmo tendo dívidas eu nunca fiquei um mês se quer sem serviços básicos, sem comer, sem me divertir e obviamente, sem pagar alguma dívida antiga. Me controlo muito para não fazer dívidas e ainda manter meu nível de vida. Bom, o q tudo isso tem haver com minha sogra, calma q tem um pouco mais.



Pois bem, meu namorado veio morar comigo a pouco mais de um ano. Na época ele conseguiu um emprego e achou q era a hora, escolhemos uma casa maior q a que eu já alugava e nos mudamos. Arcamos com tudo, nós adaptamos um ao outro. Como era de se esperar, sair da casa dos pais não foi muito fácil para ele, no sentido em que ele se assustou com as contas. Mas até aí ok. Fazemos academia, estudamos, saímos, porém por eu ainda ter dívidas antigas (acordos financeiros de outras situações) a gente não consegue poupar dinheiro. Estou priorizando limpar meu nome de vez, não dever a nada nem ngm. E isso fez esses últimos 2 anos serem apertados na medida do possível. Falta apenas 6 meses para acabar meus acordos financeiros. Eu não quero e não sinto q devo abrir mão de nada da minha vida hj para poupar dinheiro, por que sinto q estou evoluindo a medida q consigo limpar meu nome e viver minha boa vida. Meu namorado, talvez assustado com tudo isso decidiu com os pais deles que podemos construir no terreno deles.
Pois é, eles decidiram isso sem mim. E eu achei que seria muito rude e talvez me afastaria deles, dizer q eu não quero. Afinal, eu pago aluguel, por que vou negar um pedaço de terra que seria meu ?
POR QUE NUNCA VOU SENTIR Q É MEU. Mas assim isso um pensamento infantil e egoísta ?
E até hoje beleza, eu conversava com eles tranquilamente, ouvia as ideias e estava realmente indecisa com isso. Pq era loucura minha n aceitar uma coisa tão boa.
O problema desse texto começa agora. Desde o dia a meu namorado aceitou essa ideia, meus sogros começaram a achar q podem mandar na minha vida financeira. Eles falar abertamente o q eles acham q eu devo cortar, (academia, passeios), eles falam quase todas as vezes que estou na casa deles que eu tenho q poupar dinheiro para construir a casa, q eu gasto muito dinheiro, que eu preciso ter juízo e amadurecer.
A gota d'água foi quando eles brigaram com meu namorado por q ele usou o dinheiro q ganhou deles no natal para pagar algumas contas. Porém foi ideia do meu namorado, ele quis pagar e eu não liguei, já q todo dinheiro q meus pais me dão eu nem penso em usar pra algo separado, já q como eu disse diversas vezes, faço tudo q eu quero da minha vida com meu dinheiro. Então qualquer dinheiro extra e pego contas, pago parcelamentos, conserto coisas que quebraram. Não acho q preciso "usar pra mim". Achei um absurdo os pais dele brigarem com ele, que já tem 22 anos por que ele usou o dinheiro para pagar contas e não paga comprar algo. Foi vontade do meu namorado adiantar as faturas do cartão dele. Ele ficou quieto enquanto brigavam com ele.
Gente, se já estão invadindo assim minha vida financeira hoje, tenho pra mim a só vai piorar se eu construir lá e se for morar lá. Mas meu namorado não vê, ele acha q está tudo bem e q vai ser muito melhor não pagar aluguel.
Nós já tínhamos um plano, estamos estabilizando as dívidas, dps iríamos comprar um apê, e dps casar, definimos até metas, como pode ele não ver q morar no terreno dos pais dele é um perigo para nosso relacionamento ?
Obs - No ano novo a mãe dele disse q não gosta das minhas atitudes e que eu preciso mudar qm eu sou mas a ela não ia falar disso CMG pq era ano novo. E até hj não falou mais sobre. Parece q eles estão me vendo como um problema, seila. Eu não pedi casa nenhuma, dinheiro nenhum e nem obriguei o filho deles a morar CMG.

29 Respostas

Última atividade por Geisla, dia 31 de Janeiro de 2020 às 21:43
  • Geisla
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Geisla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, desejo sabedoria e paciencia para resolver essa situação.

    Eu pessoalmente acredito que morar com parente é sempre furada, perde a privacidade e a liberdade, e as pessoas acham que tem mais direito de se intrometer na sua vida.

    Acredito que voce precisa ser franca e conversar com seu namorado, na pior das hipoteses, mostre um calculo simples para ele, para convencer que realmente se mudar agora não é a melhor das opçoes. Vamos la:

    Construção leva dinheiro, e muito dinheiro, algumas coisas podem ser compradas e parceladas, mas não da para pagar a mão de obra depois, e um profissional excelente é muito caro, além do pedreiro iria precisar contratar no minimo um eletricista e um encanador. Para construir teria que comprar todos os materiais de construção, hidraulica e eletricos, alem do basico que é isso vai precisar de acabamentos, tinta, pisos, ajulezos, comprar vaso, pia de banheiro, pia de cozinha, portas, janelas e muito mais. Ou seja UM ALTO GASTO, e um GASTO INVIAVEL para quem esta pagando dividas, e a parte mais importante, no fim de tudo, quando no futuro vocês fossem se mudar do terreno dos pais dele o que aconteceria? Exatamente, todo esse investimento na construção seria perdido, uma vez que não da para levar a casa.


    Tente conversar da melhor forma, e qualquer coisa, aponte para o quanto voces vão perder financeiramente.


    Torço pelo seu melhor, boa sorte

    • Responder
  • Duanny
    Noiva Master Maio 2024 Pernambuco
    Duanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha! Te desejo sabedoria pra resolver essa situação! Se eu fosse você, eu conversaria com seu namorado tentaria convencer que o melhor é morar longe deles. Toma como exemplo os aperreios que você passou... a intromissão deles e tal... faz isso de uma maneira que não machuque ele... eu já passei por algo parecido mas meu noivo quer morar longe e dou graças a Deus por isso. Boa sorte 😘
    • Responder
  • Thaís
    Noiva Master Julho 2020 Distrito Federal
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu ponto de vista, sinceramente acho que deve conversar com seu namorado oq pensa e sente,não acho que construir no quintal dos seus sogros vai ajudar vocês,talvez seja melhor viver um pouco apertado financeiramente que e temporário,do que perder a paz e causas brigas e intrigas que irá desgastado a relação e quando vcs pensar de verdade em casar bonitinho e viver a vida de vocês,já podem ter causado muito males.E querendo ou não os pais deles sempre vai acabar se intrometendo na relação e principalmente vai interferir em qualquer tratamento minino que faça com o filho deles e que não concorda.Acho que deveria falar com educação e agradecer pela disposição deles,mas esclarecer que já que vocês moram juntos,já são casados,e apertados ou não,quem casa,quer casa!!!!
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Março 2020 São Paulo
    Maysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Definitivamente não construa no terreno deles. O imóvel nunca será realmente seu pela lei. Além disso abrirá mais espaço para intromissões. Já não está fácil agora, certo? Só vai piorar a sua vida e a relação. Se vc não tivesse que colocar dinheiro na construção, ou seja, se a casa já estivesse pronta, até valeria a pena (por pouco tempo, para economizar). E acho que seu noivo tem que amadurecer e parar de pedir opinião dos pais para tudo. Converse com ele e mostre que agora são apenas vocês dois que devem decidir tudo.
    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Agosto 2021 Minas Gerais
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma situação bem complicada porém com solução. Minha mãe sempre me disse que por mais que você se dê bem com seus parentes, morar perto deles é furada. Ela construiu com meu pai no lote dos meus avós e ficou menos de 2 anos morando lá pois eles intrometam demais também... Meus pais ficaram com uma mão na frente e outra atrás enquanto meus avós ficaram com a casa que hoje fica alugada e eles ficam com o dinheiro (afinal o lote é deles). Se você tem realmente vontade de ter uma vida com seu namorado tente chegar a um acordo com ele para polparem juntos algum dinheiro por mês e comprarem o que é de vocês... Afinal, vocês que devem decidir o futuro de vocês e abrir mão de algo agora que vai lhe trazer um bem maior no futuro super compensa.
    • Responder
  • Vaneide
    Noiva Esperta Março 2022 São Paulo
    Vaneide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida creio que vocês precisam conversar muito. Tendo sempre em mente o quanto se amam. Mas cabe aos dois decidir o que é melhor, aguentando as consequências dos acertos e erros. Os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Não fazem por mal. Mas a visão de mundo é diferente de pessoa para pessoa. Você precisa de muita sabedoria. Porquê se trata dos pais dele. As pessoas que ele mais ama neste mundo. Portanto cabe a você ter muita inteligência emocional.

    Felicidades

    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo Estado
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma boa coisa a se pensar. Você investe em uma casa com um terreno que não vai ser propriedade sua. Se vocês se separarem, você sai com uma mão na frente e outra atrás?
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo Estado
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bruk... Eu lendo queria era te dar um abraço! Menina, você tem tanta clareza dos seus planos, do que quer! Eu não acharia um problema você construir lá se achasse uma oportunidade legal de minimizar custos e eles fossem tranquilos. Mas desculpe, com esse comportamento deles não parece que vai ser tranquilo. É muito bonito quando as pessoas te dão coisas e ajudam sem se acharem no direito de se meter nas suas escolhas depois. Não parece ser o caso. Se eles estão se metendo e vocês ainda não moram lá, imagina quando estiverem la! Amiga, desculpe, mas não dá para imaginar outra coisa! Se eles entendessem que para vocês as prioridades são diferentes e fosse ok, beleza! Mas não parece ser o caso!
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha se for construir a casa no mesmo terreno consegue desmembrar? pq se a resposta for não, a casa que vcs construirem irão ser dos seus sogros e nem adianta fazer nada infelizmente. Não acho que seja uma boa não.


    • Responder
  • Adrieli
    Noiva Master Setembro 2021 Paraná
    Adrieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bruk, boa tarde!

    Eu acho que seu noivo não está se colocando no seu lugar e vocês não estão analisando a situação como um casal! Ambos devem entender que depois que passam a morar juntos (e principalmente depois que se casam) você se tornam uma só carne, e vocês tem a obrigação de se colocar SEMPRE um no lugar do outro.

    Dessa forma, acho que você deveria explicar pra ele tudo o que está sentindo demonstrando e citando essas coisas que aconteceram. Pq se ele aceitou ficar com você, ele sabia da situação financeira de ambos e se faltam apenas 6 meses para quitar suas dívidas, talvez depois as coisas melhorem.

    Não faça nada sem estar 100% confiante disso. O problema não está em morar no quintal dos seus sogros, mas sim na relação entre vocês.

    Expresse isso pro seu noivo e decidam o que é melhor pra vocês!

    Abraço e boa sorte.

    • Responder
  • G
    Noiva Constante Junho 2018 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu jamais aceitaria, se já estão se intrometendo agora imagina vcs morando no terreno deles...acho que é uma cilada.

    • Responder
  • Luana
    Noiva Master Dezembro 2020 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bru, sua situação é realmente complicada.
    Minha casa com Jon foi dada pelos meus pais e fica encima da casa deles, minha mãe é meio invasiva mas nada que eu não consiga administrar, meu padrasto é ótimo, inclusive me ajuda a "podar" a minha mãe que é necessário.
    Sei que no inicio ela vai tentar ajudar, mas com o tempo ela vai entender que somos eu e ele depois que casarmos. Mas se fosse para morar próximo da minha sogra eu não iria, ela é ótima, temos uma boa relação, mas não conseguiria conviver com os excessos.
    Repense e veja direitinho, talvez seja melhor ajustar as coisas com ele hoje, para não terem problemas amanhã.
    Muito diálogo e maturidade vai ajudar os dois nesse momento. Smiley heart

    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem direta: Não iria.

    Acostumada com sua independência, com seu cantinho, sua liberdade você não vai se adaptar tendo sogros que metem o bedelho na sua vida e não só na sua vida como no seu jeito de ser.
    E se você está já organizada para quitar suas dívidas dentro do seu tempo e do seu jeito tá dando certo, então não, eles não tem que dar palpites.
    Conversa com seu noivo, diga que quer seu canto, suas coisas, explique seus pontos.
    E coloque-o para pensar sobre a questão casamento. Lógico que casar assusta e as responsabilidades financeiras que vem com isso também, mas se ele pensa em casar tendo os pais por perto para salvá-lo de qualquer mínima dificuldade talvez ele não esteja preparado para enfrentar isso.

    • Responder
  • Kathleen
    Noiva Esperta Abril 2037 Minas Gerais
    Kathleen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pelo que você está contando eu nao mudaria jamais para o terreno deles.

    gente espaçosa desse jeito vai destruir o relacionamento de vocês.

    quando voce assustar a sogra estará dentro da sua casa mandando no que vc faz.

    ela já começou a mostrar as garras antes mesmo de voces colocarem um tijolo lá.

    eu tocaria minha vida sem essa ajuda, porque ajuda desse tipo eu dispenso, mas é algo muito pessoal. se imponha senao sua vida vai virar um inferno.

    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Santa Catarina
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bruk, sinto muito por toda essa situação. Pessoas inconvenientes são difíceis de lidar.


    Você já é maior de idade, já morava sozinha antes, já fez suas dúvidas, já pagou parte delas e não deve satisfação pra ninguém não! A não ser pro seu noivo caso optem por isso e decidam dividir as finanças .
    Seu noivo teve uma péssima atitude em planejar algo sem falar com você. Converse com ele , e peça para que não tenha mais esse tipo de atitude, é desrespeitoso.
    Sobre os seus sogros, você nem entrou na família e eles já querem mudar tudo em você? Sua vida financieira, sua rotina e suas atitudes? Não minha filha!!Cuidado é uma coisa, agora intromissão é outra!

    Imponha limites e respeito , assim como você respeita eles.
    Você vive bem no aluguel certo? Continue lutando pelos seus sonhos e quitando suas dúvidas que daqui um tempinho você já consegue lutar por algo seu!
    Com pessoas assim a gente não negocia.
    Desejo muita luz e sabedoria a você nesse momento. Que isso não sirva como briga entre vocês mas como amadurecimento.
    Precisando estamos aqui!
    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Abril 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Passei por algo parecido, tambem pensamos em fazer o mesmo, mas vai por mim não da certo, se ela já se intromete em sua vida financeira que é algo pessoal seu, imagina no seu relacionamento, e isso pode destruir vcs, imagina vcs terem alguma briga e ela se intrometer, e acredite isso vai acontecer. Mais certo vcs terem um cantinho próprio construir algo pra vcs mesmos.
    Nós desistimos dessa ideia e compramos nosso apê, e foi a melhor coisa que fizemos, estamos morando juntos tem uns 3 meses e já criamos nossa rotina e tudo, mas se fosse ao contrário tenho certeza que talvez até nosso relacionamento alguma hora iria ficar por um fio. Sogro bom é sogro longe, cada um no seu canto kkk igual o ditado quem casa quer casa !

    • Responder
  • Fabíola
    Super Noiva Janeiro 2021 Distrito Federal
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmmm!!!!!!!!
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Espírito Santo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkk... é triste mas é vdd. Rsrs
    • Responder
  • Fabíola
    Super Noiva Janeiro 2021 Distrito Federal
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor comentário kkk concordo plenamente!!!!
    • Responder
  • Leticia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Menina, meu conselho é: sai dessa!

    Isso só tende a piorar, eles (seus sogros) vão sentir mais donos da sua vida ainda quando você estiver morando lá. Ta arriscado até reclamarem da roupa que você veste e se vier os filhos vão querer te ensinar a ser mãe. Enfim, a pior coisa é construir em quintal de família, já vivi isso, meu namorado vive isso e nenhum dos dois quer. Olha, o meu caso é que meus sogros acham que devo parar de trabalhar pra criar meus filhos (quando eu tiver), já deixei claro que vou parar se EU quiser ou se EU sentir necessidade. Euen, estudo, tabalho, pago minhas contas pra alguém vim se meter na minha vida?! Falo de uma forma clara, mas não rude o que acho sobre isso ou sobre outras coisas que as pessoas falam. Chame o seu namorado e fale com ele que não quer morar no quintal de ninguém. Se você pudesse agora poderia voltar a viver sozinha, de aluguel como antes, assim pelo menos teria paz.

    • Responder
  • Fabíola
    Super Noiva Janeiro 2021 Distrito Federal
    Fabíola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, é complicado. Eu também não iria querer morar no quintal dos meus sogros. Conversa com seu namorado direitinho e entrem em acordo. As vezes aluguem um apto bem pequeno tipo 1 quarto ou kitnet até as coisas melhorarem. Boa sorte
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, eu acho que você mesma já sabe a resposta. Você não é uma pessoa imatura e irresponsável, até hoje soube administrar muito bem sua vida financeira, é muito difícil uma pessoa tão independente assim se acostumar com interferências alheias, acredito que até mesmo para se acostumar com o seu companheiro dentro de casa foi difícil, agora imagine se acostumar com toda a família dele dando Pitaco. Para eles Você sempre será a errada e desse jeito vão sempre tentar consertar você.


    Sinceramente eu não iria, se as coisas já não estão fáceis agora, imagina quando vocês estiverem morando em um lugar que foi presente deles. Pensa bem antes de qualquer atitude e não deixe de conversar com ele sobre o q vc pensa
    • Responder
  • N
    Top das Noivas outubro 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc precisa ter uma conversa aberta com seu noivo e dizer a ele como se sente invadida com essa situação.
    • Responder
  • Thais
    Noiva VIP Fevereiro 2020 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Às vezes entramos em algumas situações por questões de necessidades, mas se já seguraram a barra ate agora, eu não faria isso!!
    Como vc disse, é bem invasivo. Quem já esperou, espera um pouco mais...boa sorte!!
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha sinceramente eu não aconselho a morar junto nem quando a convivência e boa, acho que a pessoa acaba perdendo a liberdade, e da maneira que já esta vai acabar piorando , eu teria uma conversa franca com o noivo falando que não vai dar certo dessa maneira
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Espírito Santo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha... more bem longe! Isso vai ser um problema na sua vida e pode estragar seu relacionamento com seu boy.


    Tem sogra boa? Tem. Mas é sempre bom manter distância pra manter a paz e a sanidade mental.
    • Responder
  • Nathalia
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha do céu, cai fora disso. Me desculpa, mas eu acho que vai ser uma situação bem chata. Conversa com seu noivo direitinho! Minha sogra deu a mesma ideia, mas falei para ela que gostava muito dela para morarmos no mesmo quintal. Graças a Deus ela meio que entendeu!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2023 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha vocês têm que sentar e conversar , conselho meu por experiência triste e traumáticas, está bem claro pela atitude dos seus sogros que o casamento será interferido pelo oque eles achar ou não. Seu noivo como filho ele vai relevar muita coisa por ser os pais . Mais você como vai ficar nessa situação ? Vocês sempre pagou aluguel até agora vem se resolvendo vem conseguindo se equilibrar , pq não esperar oportunidade de ter canto longe de patentes ? Vou casar e eu vou pra aluguel de preferências longe dos meus pais e dos pais deles , para quando tiver no meu canto oque eu e ele decidir e de comum acordo nosso nem opinião de sogros pq acaba sendo discórdia . Senta com ele e rever essa questão pq agora vocês será um só e tudo tem que ser dividido e de comum acordo , nas dificuldade , doenças e alegrias , não acho conviniente morar no quintal de sogra mesmo ela doando poderá ser um alívio em aluguel sim , mais será que vai compensar as outras situações desagradáveis? Você tem que pensar.
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Família é um assunto complicado mesmo.
    Olha, vc e seu noivo precisam conversar para deixar tudo alinhado direitinho para que não pareça que ele quer uma coisa e vc quer outra, se não desestabiliza vocês dois e seus sogros tem poder sobre isso.
    Outra coisa, relacionamento é a dois. É vc e ele. Seus sogros não podem ter um poder como controlar as finanças de vcs. Tudo bem, dar opiniões ou sugestões, mas não querer controlar. Conversem e se for o caso continuem em locais separados, morar em quintal de família pode ser mais "cômodo" mas as vezes também pode trazer dor de cabeça. Experiência própria de quem vive a vida toda assim.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas