Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Flávia Cruz
Noiva Ativa Março 2020 São Paulo

Mudança de nome! Questão cultural? Ou machista?

Flávia Cruz, dia 3 de Janeiro de 2020 às 23:02

Publicado em Fórum Antes do casamento 112

Olá noivinhas!!! Estava lendo aqui algumas questões sobre trocar ou não o sobrenome. Eu estava com muita dúvida, pois o meu noivo gostaria que eu colocasse o nome dele, porém acho essa ideia ultrapassada e totalmente machista (feminista de plantão hahaha). Então, sentamos e conversamos e coloquei a...

Olá noivinhas!!!

Estava lendo aqui algumas questões sobre trocar ou não o sobrenome.
Eu estava com muita dúvida, pois o meu noivo gostaria que eu colocasse o nome dele, porém acho essa ideia ultrapassada e totalmente machista (feminista de plantão hahaha).
Então, sentamos e conversamos e coloquei a minha opinião e ele, a dele.

Enfim, fomos hoje no cartório mudamos os nomes. Eu não tirei nenhum sobrenome só acrescentei o dele e ele acrescentou o meu.
Simples!
Achei que deu uma equilibrada hahah

Já que eu posso colocar o dele, por que ele não pode colocar o meu? Né não?
Não sigam regras de sociedade noivinhas... Conversem entre vocês, o casal que sabe de tudo! Coloque sempre sua opinião! Não faça nada forçada por família ou culturas antigas ultrapassadas!!!

#noivinhas2020

112 Respostas

• Maria
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Paraná
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também sou da mesma opinião!
    • Responder
  • Carol
    Noiva Esperta Setembro 2021 Minas Gerais
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é um costume machista sim! A mulher pegava o nome do marido para mostrar que era propriedade dele. Por isso por aqui quem ia pegar meu sobrenome era o noivo 😂 porém depois que soubemos que tinha que mudar todos os documentos desistimos.
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Fevereiro 2020 São Paulo
    Thifani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, acho uma cultura machista também.
    Feminista aqui também hahaha. Porém, vou colocar o do meu noivo, porque sempre quis colocar. 😂❤😍

• Responder
  • M
    Noiva Ativa Abril 2021 Espírito Santo
    Maelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também tenho dúvidas, realmente tenho preguiça de mudar meus documentos kkk mas ele gostaria que eu colocasse o nome dele. Estou em cima do muro
    • Responder
  • Dhenni
    Noiva Curiosa outubro 2021 Bahia
    Dhenni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não paramos para pensar nisso, porém é uma hipótese, isso pq gosto de sobrenome dlee.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito legal a ideia de vocês! Meu noivo já falou que não faz questão que eu adote o sobrenome dele e eu não quero alterar, pois meu nome inicia com A e termina com Z 🤣
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então...
    Eu acho que é mais cultural que machista!!
    Se a troca de nome for por escolha (meu caso). Detesto o sobrenome do meu pai, e amo o do meu noivo, então decidi que trocaria um pelo outro...Agora, se for por imposição, nem precisamos falar mais nada, né?! rs
    E sim... Feminista de plantão, aqui!!

• Responder
  • Natalia
    Noiva Ativa Abril 2020 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre ser uma prática/tradição machista: de fato é uma herança da nossa sociedade patriarcal, mas nem por isso é necessariamente machista. Obviamente o diálogo e decisão em conjunto é a única opção correta Smiley smile
    • Responder
  • Natalia
    Noiva Ativa Abril 2020 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conheci um casal que combinou um sobrenome de cada um dos noivos e os dois aderiram aos novos nomes. Assim, noivo e noiva são (por exp) Fulano e Fulana dos Santos Silva e seus filhos terão exatamente os mesmo sobrenomes. Achei legal terem criado sua própria família, com os nomes que ambos preferiram!
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Julianna, tbm respeito sua opinião.
    O importante é você não ser obrigada a fazer algo.Se você concorda é o que vale ♡
    • Responder
  • Julianna
    Noiva Master Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Julianna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Respeito seu ponto de vista, não acho machista, acho bem cultural. Mas ao contrário de vcs não sou feminista de plantão.
    Eu não ligo de pôr o nome do meu noivo ou não, acho que isso é só um detalhe. Não acho que estou sendo obrigada a algo, simplesmente está na sociedade e pra mim tanto faz ou tanto fez.
    O melhor é todo mundo conversar com seus futuros cônjuges sobre isso e chegar a um consentimento, como tudo no casamento.
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas Tenho que revelar que a minha sogra não gostou hahahah
    Ela fez uma cara tipo : "nossa trocou o nome do meu filho" rs mais fingi demência e disse que as coisas atuais são mais flexíveis.

A minha mãe adorou que os dois colocarem o sobrenome do outro, ficou toda feliz até chorou! Uma coisa tão simples mais que pra geração passada parece ter um significado maior que tudo!
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uhuuuu!!! Rs

Certíssima, se teve conversa e você optou, está tudo certo ♡
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Flávia, bate aqui que também sou feminista de plantão rsrsrs

No meu caso, eu sempre gostei muito do sobrenome do meu noivo. De início eu não queria trocar de nome porque é muita burocracia.. mas acabou que troquei de nome.

Sempre quis tirar um sobrenome meu pelo fato do meu nome ser grande (eu acho). Acabou que no final das contas, tirei um e acrescentei o dele.

Óbvio que temos que mudar essa sociedade machista da porr*, mas o que acho válido também é a conversa que tem que existir sobre isso no relacionamento. Para nós, isso sempre foi bem claro e graças a Deus deu muito certo.

• Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se é a sua opção, é o que vale ♡
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu marido que mudou o nome. Nós tínhamos sobrenomes parecidos, falei que não iria mudar, mas pela questão do trabalho de ter que ir mudar todos os documentos, mas ele quis mudar o dele.
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falou tudo Carol!

Eu acho essa cultura machista e por isso não concordei em só eu colocar colocar o sobrenome dele...Aí fiz a "proposta" dele por o meu e ele super apoiou. ♡
    Sua chefe arrasou hahahahahahaha
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei!!!! ♡
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Porque só a mulher né? ♡
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disse tudo ♡
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falou muito bem! Cada uma tem o direito de ter sua opinião, por mais que a gente não concorde. Eu por exemplo, não gosto da ideia. Até falei que entendo quem gosta, apesar de não concordar. Kkkk
    Hoje em dia a lei mudou (amém) e é direito de cada uma escolher. Uma coisa que acho muito legal também é o que aconteceu com eles... Quer mudar? A alternativa é: Vamos mudar os dois!
    Mas no meu caso não vamos mudar nada em nenhum dos lados.
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a solução de vocês! Agradou os dois e pronto. Eu particularmente não vou mudar nada. A origem desse costume me enoja. Antigamente era obrigatório a mulher colocar o nome do marido porque era assim que ela dava o direito dele decidir as coisas por ela na sociedade, visto que era o homem que mandava em tudo. Na minha opinião, quem precisa ter o nome dos dois é o filho. Cada um pode manter sua individualidade porque casamento é justamente um coisa feita entre dois indivíduos!
    Mas entendo as clássicas que mantém o costume. Só não concordo. Kkk
    Minha chefe disse que quando ela foi casar no cartório, a moça perguntou se ela ia colocar o nome do marido, ela respondeu "não, ele não tá me comprando". KKKKKKKKKK e eu achei sensacional!
    • Responder
  • Jaiane
    Noiva Novata Junho 2020 Ceará
    Jaiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não irei mudar nada... e ele tbm não kkk
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Num é, Priscila, justamente!

• Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Flávia, melhor coisa é conversar entre o casal e acertar a melhor forma para ambos! 😊
    • Responder
  • Larissa
    Noiva VIP Novembro 2021 Santa Catarina
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha entramos nessa questão por aqui também!
    Nós conversamos e disse se só colocaria se ele também, pois se quer demonstrar união não pode ser de um parceiro só! Depois de muita conversa ele me entendeu e não vamos mudar e pro nossos futuros babys vamos colocar dos dois ❤️Final feliz também!
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A origem é bem machista mesmo, Flávia!
    Eu não vou trocar pq não vejo necessidade. Cada um já tem seu nome, sua assinatura. Fora a burocracia.
    Não faço questão que ele coloque o meu e não vou colocar o dele. Seremos casados do mesmo jeito!Muito bom que seu noivo aceitou colocar o seu também. Eu acho muito nada a ver só a mulher colocar o do marido, mas muitas acabam romantizando né, aí vai de cada um e tá tudo certo.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou colocar o nome do meu noivo e tirar meu último sobrenome, pq gosto do sobrenome dele e não gosto do meu kkk. De fato a origem disso é machista, mas hj em dia vejo mais pelo lado romântico, acho que a maioria vê. Tbm sou feminista, e acredito que as mulheres tem direito de fazer o que bem entenderem, usar ou não o sobrenome, casar ou não, etc. 🤗
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se você optou por isso, é o que vale ♡
    • Responder
  • Taíla
    Noiva Ativa Junho 2020 Maranhão
    Taíla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No caso, eu e meu noivo temos o mesmo sobrenome. Então eu só vou colocar um a mais do dele. Há quem ache machista.. mas eu acho lindo carregar o sobrenome do amor de nossas vidas 💕💕
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Master Janeiro 2021 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim é super legal também😚😚
    • Responder
  • Flávia Cruz
    Flávia Cruz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem isso tbm.
    Mais hoje em dia é bem rápido pra tirar os documentos noivinhas...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas