Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nathalia
Noiva VIP Julho 2018 São Paulo

Mudança de nome, troca de documentos - Por onde começar

Nathalia, dia 24 de Julho de 2018 às 17:20 Publicado em São Paulo 10 25

Noivinhas e noivinhos de São Paulo que mudarão de sobrenome, essa dica é para vocês (não sei como funciona em outros estados). Eu mudarei de sobrenome, por um motivo especial (se não fosse esse motivo não mudaria, muita burocracia), na internet encontrei essas informações aqui. A fonte é essa aqui

Quais são os documentos que vamos ter que atualizar depois do casamento?

Tem que atualizar tudo! Conta em banco, cartão de crédito, CNH, passaporte…A única coisa que vai mudar é a ordem que vai atualizar cada um deles.

Vale ressaltar que no Brasil a fiscalização da documentação não é tão rigorosa, então é interessante dar prioridade para os documentos que estão vencendo primeiro. E, depois, com mais calma, optar pelos documentos que não usamos com muita frequência.

Como atualizar os documentos em São Paulo? Atualização do RG

Basta entrar no site do Poupa Tempo e agendar o dia e horário que deseja retirar a Segunda Via do documento. Para retirar a Segunda Via com o novo nome basta levar a via antiga (caso tenha), a Certidão de Casamento e uma cópia dela e pagar a taxa do RG que é de quase 38 reais. Você pode pagar a taxa com dinheiro ou cartão de débito no próprio Poupa Tempo.

O RG fica pronto em cerca de 5 dias úteis e caso não queira retirar lá, pode pagar uma taxa de R$9 para que enviem pelo correio.

Atualização do CPF

Esse é um dos mais importantes por que pode dar problema com a Receita Federal se não tiver com os dados corretos. As opções para a atualização são: atualizar em uma agência dos Correio, ir até uma agência do Banco do Brasil ou atualizar pela internet aqui. Vale ressaltar que não existe mais aquela carteirinha azul de CPF.

Atualização da CNH

Você pode atualizar sua carteira do motorista no Poupa Tempo ou no Detran. Porém, você terá que pagar a taxa normal que é a mesma que a gente paga após o vencimento. Neste caso você deve levar ou o RG com o novo nome ou a Certidão de Casamento e uma cópia do documento. Esse é o documento que podemos optar por trocar próximo ao vencimento.

Atualização do Título de Eleitor

Para atualizar o título de eleitor ou vai no cartório eleitoral próximo da sua casa, no qual é preciso agendar ou pelo próprio Poupa Tempo sem agendamento. Basta somente um documento com foto e um comprovante de residência para pegar o novo título. Não é preciso pagar por ele. Agende aqui e aproveite para tirar a Biometria.

Atualização do Passaporte

O mais importante para nós viajantes, a atualização do Passaporte depende de outros documentos. Então, caso tenha o RG já atualizado basta agendar na Polícia Federal para obter o novo. A taxa que será paga é a mesma.

Como o Passaporte dura 10 anos e se o seu é novo e ainda tem tempo para vencer, vale a pena viajar com a Certidão de Casamento também para caso haja algum problema.

Pode ser interessante também não alterar o último nome de solteira que constará em todos os documentos independente da alteração do nome do meio.

Atualização do Visto Americano

Se o passaporte já está com o nome alterado, não é necessário alterar o visto até a renovação. É necessário ir viajar com os dois passaportes (nome antigo e novo) e a certidão de casamento para caso haja algum problema durante a viagem.

Atualização da Carteira de Trabalho

A Segunda Via da Carteira de Trabalho também pode ser feita no Poupa Tempo. Diferente do RG, a foto tem que ser providenciada por você por que eles não tiram lá dentro do Poupa Tempo. Caso a sua carteira ainda tenha bastante espaço, no Poupa Tempo a pessoa responsável pelo setor irá apenas acrescentar o novo nome na carteira que já existe e carimbar. Depois de agendar o procedimento dura no máximo 10 minutos.

Atualização do PIS

O PIS deve ser atualizado na agência da Caixa Econômica Federal e é lá que deve-se verificar quais documentos são necessários para a atualização. Eles não costumam enviar pelo Correio (apesar de falar que enviam), mas é possível pegar o número, caso necessite, pela internet.

Atualização dos Cartões de Créditos

Cartões como Nubank e Digio você poderá alterar pelo chat no aplicativo. Outros bancos, é ideal fazer a alteração diretamente com o gerente do banco. Vale ressaltar que é necessário já ter alterado o CPF e RG para fazer essas alterações.

Atualização de Contas Bancárias

Neste caso a única alternativa é ir até o banco que tem conta e solicitar a alteração com o gerente da conta.

Conclusão

A burocracia é chata, exige dias de semana e tempo. Mas, o ideal é atualizar aos poucos. Opte pelos documentos que mais usa e assim por diante… Boa sorte!

IMPORTANTE (essa dica é minha mesmo)

Atualizem seus dados junto ao RH da empresa de vocês, os dados bancários, da Receita, do PIS, etc devem ser os mesmos, pois você pode correr riscos de não receber algum beneficio.

25 Respostas

Última atividade por Fran, dia 10 de Janeiro de 2021 às 05:56
  • F
    Noiva VIP Julho 2022 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super burocrático 😅
    • Responder
  • P
    Noiva Novata Junho 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas informações, bom pra gente se organizar.
    • Responder
  • Roberto
    Noivo Novato Abril 2020 Rio de Janeiro
    Roberto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como faço para alterar toda minha documentação? Sou de pernambuco mas atualmente moro no Rio de Janeiro. Tem alguma possibilidade de fazer essa alteração em qualquer cartório?

    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2018 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii
    Tenho a mesma dúvida, deu tudo certo com você ? Indo com rg atualizado e passaporte antigo.
    • Responder
  • ANA
    Noiva Novata Novembro 2019 São Paulo
    ANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Iana, caso sua viagem seja para algum país que pertence ao MERCOSUL você poderá viajar com o seu RG normalmente. Caso contrário é necessário tirar outro passaporte

    • Responder
  • Iana
    Noiva Novata Junho 2019 Rio de Janeiro
    Iana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola,
    Será que alguém sabe me responder essa dúvida: eu acabei de mudar meu RG mas ainda não mudei o passaporte e vou viajar. Posso ter problemas?
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Aline. Tudo bom e contigo?

    Olha, não sei se é o correto, mas eu mudei primeiro o RG, depois o título de eleitor, depois do CPF e por último o passaporte. Eu imagino que o RG deva ser o primeiro mesmo, o CPF você provavelmente consegue atualizar pela internet (como eu fiz).

    • Responder
  • Aline
    Noiva Novata Fevereiro 2019 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Luiza, tudo bem?
    Você sabe me informar se tem alguma ordem? Por exemplo, primeiro tem que ser o CPF, depois o RG...


    • Responder
  • Caroline
    Noiva Principiante Agosto 2019 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa!! Bom saber .. Obrigada pelas informações Smiley shame

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    CPF você preenche no site e vai em um posto da Receita Federal! Tmb pensei que era só no site, mas vc tem que comparecer no posto
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Principiante Agosto 2019 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A bom saber !! E posso alterar o CPF pelo próprio site deles antes de ir ao poupatempo?

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dá sim! Eu agendei RG e Título no mesmo dia
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Principiante Agosto 2019 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Alguém sabe me dizer se posso agendar mais de um documento no Poupatempo ? (Por exemplo.. agendo RG e Titulo de eleitor no mesmo dia)

    • Responder
  • Jô Glória
    Noiva Novata Maio 2020 Pará
    Jô Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho uma pergunta. Será que na hora de passar pro nome de casada usando o sobrenome do marido eu posso optar por tirar meu primeiro nome e manter só o meu sobrenome do meio que também é um nome próprio e adicionar o sobrenome do marido? Exemplo. Joelma Dias da Glória e manter só Glória como nome e adicionar o sobrenome de casada?
    • Responder
  • D
    Noivo Novato Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Davi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim corretíssimo
    • Responder
  • Jonathan
    Rio de Janeiro
    Jonathan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia , tenha um dúvida enorme .
    casei mas não alterei meu nome,somente minha esposa mudou . Aí fui nos correios pra fazer atualização do meu cpf , a atendente disse que eu não preciso fazer nada no meu cpf , pois eu não inclui nenhum nome depois que casei . Só quem precisa fazer outro cpf e a minha esposa , pois ela incluiu o meu nome . Isso é verdade ?? Me ajudem pf
    • Responder
  • Bruniinha & Daan
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Bruniinha & Daan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não pude

    só pude pegar o ultimo

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eita mulher 😱 aí complica um pouco, no estado de SP é permitido a exclusão de um sobrenome
    • Responder
  • Lineana
    Noiva Constante Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Lineana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!

    Mas acho que vai ser complicado isso Kkkkk Tenho três sobrenomes...

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, pode sim, mas os 02 devem ficar com o mesmo sobrenome.

    Exemplo: Maria Silva e João Souza, serão Maria Silva Souza e João Silva Souza.

    • Responder
  • Lineana
    Noiva Constante Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Lineana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate!

    Minha dúvida é se cada um pode pegar o sobrenome do outro. Não vejo ninguém falando sobre isso, mas já ouvi dizer que é possível.

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se eu não me engano pode sim, tenho quase certeza. Mas é sempre bom confirmar no cartório
    • Responder
  • H
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Hellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você sabe me dizer seu eu posso escolher qual sobrenome eu quero?

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Magina, eu vou começar na volta da Lua de Mel.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nat, eu marquei hoje mesmo no Poupa Tempo pra começar a atualizar meus documentos! Obrigada pelas informações! Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas