Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo

Mudança de sobrenome e sua origem 😊💐

Bárbara, dia 14 de Novembro de 2021 às 00:13 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 12

Olá, pessoal!
Vim aqui contar um pouquinho sobre a mudança de sobrenome no casamento. Vamos lá...

Antigamente as mulheres não tinham escolha. Obrigatoriamente, tinham que mudar seu nome, incluindo o sobrenome do noivo. Mas isso é passado, e ainda que não seja dos direitos mais importantes conquistados pelas mulheres, hoje a mudança do nome é algo opcional tanto para o homem como para a mulher. Muitas vezes os noivos se preocupam mais com a festa, decoração de casamento e com a escolha ideal do look e do vestido de noiva, e acabam se esquecendo dos temas práticos e burocráticos. Mas ainda que você opte por uma cerimônia original, cheia de simbolismo, para que o casamento seja válido, ele precisa estar de acordo com o que a lei diz.
Significado
A origem e significado dessa tradição é a apresentação de noiva (ou noivo) à sociedade como parte da família que leva aquele sobrenome. Também levava o significado, antigamente, de que a noiva deixava de estar sob o status da família do pai, e que inicia sua família com o noivo, ambos com o mesmo sobrenome.
Hoje em dia, assim como as tendências se reinventam, os motivos e significados de mudança do nome também são diferentes, sendo um ato de carinho e de demonstração de união entre o casal. Muitos decidem não alterar o nome, seja por manter sua individualidade, por questão de trabalho e reconhecimento no mercado ou simplesmente para evitar transtornos e burocracias, já que com a mudança é necessário atualizar documentos. A escolha entre aderir um novo nome ou não é toda sua, da mesma forma como optou pelo modelo de convite de casamento que mais te agradou, deve optar se levará agora o sobrenome do seu par em seus documentos.

12 Respostas

Última atividade por Bárbara, dia 16 de Novembro de 2021 às 16:09
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!

Realmente da trauma mesmo.

Eu optei por retirar do meu pai e incluir do meu marido, ele ia fazer isso também, mas não deixaram ele tirar todo o sobrenome dele e ia ficar muito grande, então ele deixou como estava

• Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate Barbara!!!

Quando me casei a primeira vez em 2008 com apenas 18 anos, eu achava super romantico isso de trocar o nome, e assim eu o fiz. Eis que em 2010 me divorciei e tive o maior problemão com meus documentos devido a troca do bendito, depois disso peguei um trauma. kkkkk

Quando eu e meu marido atual, começamos a falar sobre oficializar nossa união de mais de 10 anos, nem cogitei mais... e ele também não fez questão, e disse que não era necessário.

Mas acho bem legal quando os dois acabam mudando e fazendo um novo nome para a família nova. Smiley heart

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Siiim, é um ótima ideia. Fora que se não mudar o sobrenome não terá preocupação em mudar os documentos, mas ainda da pra pensar com calma.

• Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tiraria o sobrenome de um dos meus pais (que me deram a vida) pelo de outra pessoa, mas quem sabe apenas colocar o do marido no final não fique bom né? Provavelmente não farei porque nunca tive vontade, mas se conversarmos e ele colocar um meu também, daí coloco um dele e ficamos com sobrenomes iguais
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😃
    Pense bem, ainda dá tempo.
    Eu optei por manter o sobrenome da minha mãe, tirar o do meu pai e substituir por um doa sobrenomes do meu marido.
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate!
    Eu realmente estou em dúvida se vou pegar o sobrenome do meu noivo quero manter o meu, analisando se isso dá algum probeoma futuramente.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem legal mesmo!! Mais fácil, assim não tem burocracia hhaah
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante! Eu não mudei meu sobrenome.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiii, obrigada!
    Eu fiz isso também.
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie! Adorei. Eu vou substituir o sobrenome do meu pai pelo do meu noivo quando casarmos ano que vem.
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii,
    Obrigada 😃
    Também adoro saber mais haha
    • Responder
  • Letícia