Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nádia
Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais

Mudança do nome!

Nádia, dia 22 de Março de 2021 às 15:24

Publicado em Fórum Recém-casad@s 41

Olá noivinhas Gostaria de saber experiências de vocês com a troca do nome de solteira para casada. Muita gente me diz pra não trocar devido às burocracias. Antes eu não queria mas ultimamente tenho pensado muito. É tão chato assim a burocracia? Fica muito caro?Minha dúvida maior está preciso trocar...
Olá noivinhas

Gostaria de saber experiências de vocês com a troca do nome de solteira para casada. Muita gente me diz pra não trocar devido às burocracias. Antes eu não queria mas ultimamente tenho pensado muito.
É tão chato assim a burocracia? Fica muito caro?Minha dúvida maior está preciso trocar meu diploma?Ou apenas os documentos mesmo?Já procurei a faculdade, cartório advogado.... Ninguém sabe me informa com certeza

41 Respostas

  • Nádia
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super te entendo.
    Antes eu também achava que adicionar o nome dele iria aparentar que eu era submissa a ele, ou que eu fosse posse dele.
    Mas na verdade a 1 ano atrás quando conversamos sobre ( ele propôs por o meu no dele tbm) eu disse que não queria fazer a adição do nome, ele ficou chateado, mas depois concordou que realmente é apenas um detalhe que seria mais uma burocracia e dor de cabeça.Hoje quando disse que estava pensando em adicionar ele ficou surpreso, e que não precisava me preocupar com isso e ter a dor de cabeça de trocar tudo. Afinal já demonstramos nosso amor de outras formas e não é um nome que mudará isso.Hoje em dia penso totalmente diferente; muitas vezes o casal nem tem o sobrenome do outro e vivem um casamento horrível e cheio de submissão e posse. Outros possuem o sobrenome é são unidos, carinhosos e companheiros. O fato é que com nome ou sem nome não mudará o fato de ser submissa ou não ou o Jeito como seu parceiro te trata.trocar os nomes pode significar diversas coisas; uma delas sinal de amor e afeto em querer/desejar carregar o nome de seu companheiro(a). Fazer o sobrenome da sua própria família, iniciar uma nova fase da vida...Enfim...
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Fevereiro 2022 Rio Grande do Sul
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, se você tem algum conselho profissional (CRM, CREFITO, CRF, CRMV, etc) tenta falar no próprio conselho, pq acho que a informação é mais confiável. Minha tia teve que ir até Brasília quando casou por causa do diploma e do conselho dela, mas isso há vários anos atrás, então, pode ser que esteja diferente. Eu não queria pegar e meu marido fez questão de que eu não adicionasse o sobrenome. Dizia que eu não sou "vaca" dele pra me marcar hahaha
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre tive a opinião de não mudar meu nome, confesso q noivo até brigou comigo no dia que fomos marcar casamento no civil ele queria que eu colocasse nome dele , eu falei q colocaria se ele colocasse meu sobrenome
    Direitos iguais , não tem mais essa mulher submissa ao homem
    Eu não me arrependo de não ter colocado nome dele
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu me casei em novembro e ainda não troquei meus documentos... Aqui em BH está tudo fechado e os órgãos não permitem a solicitação pela internet. Mas na primeira oportunidade irei providenciar a troca.

    Inclua na lista a carteirinha de registro profissional, se houver (CRM, OAB, CRA, CREA etc ). O diploma não é necessário, mas como o documento profissional vale como documento de identidade ele deve ser trocado também Smiley smile

    • Responder
  • Nádia
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não estava querendo mais por causa do diploma. Pq é mais burocrático.
    Mas de resto parece simples rs
    • Responder
  • Nádia
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa menina me ajudou e muito!
    Meu maior peso estava no diploma. Acho que vou acabar adicionando o nome dele rs
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Agosto 2021 São Paulo
    Leila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado pelas informações Taiana! Smiley kiss

    • Responder
  • L
    Noiva VIP Agosto 2021 São Paulo
    Leila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nadia! Dizem que é um pouco complicado mesmo para atualizar os documentos, eu vou trocar de sobrenome rsrs não gosto do meu

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nádia!

    Nada de burocracia! Mas antes de adentrar a esta questão lembre-se que a inserção do nome do seu marido não é obrigatória e, da mesma maneira que você pode incluir o nome dele, ele também pode inserir o seu.

    Na prática, dá um pouquinho de trabalho porque você terá que trocar seus documentos, mas somente isso. Os documentos que devem ser trocados são: RG, CPF, CNH, Passaporte, Título eleitoral, Vistos com validade.

    Cada documento tem um procedimento, veja só:


    Carteira de Identidade:

    Para atualizar os documentos após casamento, a dica é começar pela carteira de identidade. Os requisitos necessários são:

    • 1 foto 3×4 recente;
    • Certidão de casamento original e cópia;
    • CPF original e cópia;
    • Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
    • Pagamento da taxa para emissão de 2ª via.


    CPF:

    A atualização do CPF pode ser solicitada pelo titular nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou na própria Receita Federal. Documentos necessários:

    • Certidão de casamento original e cópia;
    • Carteira de identidade atualizada;
    • Número de inscrição no CPF;
    • Título de eleitor.


    Carteira de Motorista:

    Ao atualizar os documentos após casamento também é necessário modificar a carteira de motorista. A pessoa deve comparecer ao DETRAN, requerer a alteração do nome e pagar a taxa. Pode-se esperar o vencimento para iniciar o processo.

    Carteira de Trabalho:

    A mudança de nome em função do casamento não gera a necessidade de tirar a 2ª via do documento, basta ir ao Ministério do Trabalho com a carteira de trabalho em mãos e registrar esta alteração na própria carteira. Documentos necessários:

    • Carteira de Identidade;
    • Certidão de casamento original e cópia;
    • Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
    • RG original e cópia.


    Título Eleitoral:

    Basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral e solicitar a alteração do nome. Para isso, é preciso apresentar a certidão de casamento original e uma cópia para efetuar a alteração cadastral.

    Passaporte:

    Quando for atualizar os documentos após casamento lembre-se do passaporte. Não há segunda via ou renovação, mas sim a emissão de um novo. Basta entrar no site da Polícia Feral, preencher o formulário de requerimento, pagar a guia e agendar o atendimento, da mesma forma que foi realizado o requerimento do passaporte pela primeira vez. Documentos necessários:

    • Carteira de identidade original e cópia;
    • Certidão de casamento original e cópia;
    • Título de eleitor e comprovantes da última eleição;
    • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União;
    • Passaporte anterior válido.

    Smiley star As taxas para alteração dos documentos você pode consultar em cada órgão, pois variam de cidade para cidade - estado para estado.

    Smiley star Quanto ao diploma, pessoalmente não vejo necessidade alguma de você alterá-lo, tendo em vista que não é um documento essencial.

    Espero tê-la ajudado.

    Smiley tongue

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas