Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Joyce
Noiva Principiante Fevereiro 2024 São Paulo

Mudanças de nomes no civil

Joyce, dia 16 de Novembro de 2022 às 16:25 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 8
Galera, eu tenho uma dúvida inquietante!! Eu tenho Aparecida como segundo nome e meu namorado tem Aparecido... Nós queremos muito retirar esses! Vocês sabem me dizer se é possível? Ou esses nomes não se enquadram na lei que permite alteração?

8 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 23 de Novembro de 2022 às 01:16
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não se pode retirar nome próprio... a alteração de nome quando da alteração de estado civil refere-se exclusivamente ao sobrenome

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Setembro 2023 São Paulo Estado
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sempre bom verificar no cartório primeiro, cada qual tem sua regra.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se for sobrenome pode, agora se for como segundo nome (tipo nome composto) aí não cabe a retirada
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Março 2024 Bahia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, aí no caso só se enquadra na lei que maiores de 18 anos podem alterar o nome por não gostar, ou causar constrangimento etc, caso seja nome composto o seu caso, o casamento é só para alteração de sobrenome.

    • Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiê !
    Se Aparecida e Aparecido forem nomes compostos não pode retirar, agora se for sobrenome sim !

    Porém agora tem a lei citada pela Maria, no qual maiores de idade podem alterar o pronome e sobrenome, vocês poderiam alterar dessa forma.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui o cartório deixa fazer a retirada somente do último sobrenome, vc teria que verificar com o cartório.

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Junho 2021 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É possível, mas isso não tem nada haver com a alteração de nomes do casamento. A Lei 14.382/2022, pessoas maiores de 18 anos podem alterar seu prenome e sobrenome independentemente do motivo.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Joyce!
    Seria importante se informar no cartório que irá realizar o seu casamento. No cartório da minha região, não poderia excluir todos os nomes de solteiro, nem fazer a exclusão de nomes compostos. Se o aparecida não for considerado um nome composto e nem fosse o único sobrenome de solteira seu, se enquadraria nas exigências do cartório daqui. Smiley smile
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas