Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nicole
Noiva Master Julho 2017 São Paulo

Mudar de nome: o que eu optei + dicas para alteração de documentos - 32 dias! #casamentoNieErick

Nicole, dia 29 de Maio de 2017 às 16:46 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 30

Olá, noivinha e noivinhos do meu coração!! Resolvi abrir este debate para contar-lhes qual foi a minha decisão em relação a mudança de nome após o casamento. Minha opção foi por mudar o sobrenome.

Eu sempre tive a certeza de que queria mudar o sobrenome, mas ai foi chegando perto do casamento e começou a bater aquela dúvida hahaha Pois bem, chegou o dia de ir ao cartório e eu precisava decidir o que faria. Então resolvi mudar.

Meu nome de solteira é: Nicole Mayumi Yamamoto da Silva (longo kkk). Eu ia tirar apenas o tal da silva, mas meu pai iria ficar extremamente chateado se tirasse só o sobrenome dele, então resolvi tirar os dois, tanto o dele quanto o da minha mãe. O Mayumi é nome composto, então não posso tirar (e nem quero, porque amo esse nome). Depois de casada, passarei a me chamar: Nicole Mayumi Romero.

Confesso que até hoje me dá uma dorzinha no coração saber que não terei mais o sobrenome dos meus pais, cheguei até a chorar hahaha mas queria muito colocar o nome do meu noivo e na hora estava certa disso. O que não dava era deixar: Nicole Mayumi Yamamoto da Sila Romero (haja linha para assinatura).

Enfim, pessoal. Não estou arrependida, apenas preciso me acostumar com o novo nome, a nova assinatura, novos documentos e tudo.

Assim que casar, já vou sair do cartório, almoçar e ir direto para o poupatempo mudar o RG, já que o CPF dá para fazer tudo online (graças a Deus). Depois, se der tempo no mesmo dia, vou atualizar o título de eleitor. A CNH e o passaporte deixarei para atualizar quando for renovar. Vai dar uma certa dor de cabeça, mas nada impossível de se fazer.

Vou colocar aqui quais os passos para uma noivinha que seja de São Paulo na mudança dos documentos. Lembrando que são dicas que eu vi e resolvi reunir para vocês, ainda não passei pelo processo, mas quando passar, eu volto para contar.

RG:

carteira de identidade

É necessário agendar horário antes!!

Taxa de serviço: R$ 37,61

Fica pronto em até 5 dias úteis e o prazo para retirada é 180 dias. Pode ser entregue pelos Correios pelo valor de R$ 9,09.

Não esqueça de levar o seu RG antigo + certidão de casamento!!

Não precisa levar foto 3x4. A foto será colhida digitalmente na hora.

Mais informações podem ser encontradas no site do poupatempo!!

CPF:

cadastro de pessoa física

Esse ano, a Receita Federal liberou a alteração online de dados do CPF. Facilitou demais a vida de todos, uma vez que o serviço passou a ser gratuito dessa forma.

Quem ainda opta por fazer a alteração no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios continua tendo que pagar a taxa de R$ 7,00.

É preciso apresentar documentos que justifiquem a alteração solicitada (certidão de casamento); RG; Número do CPF; Título de eleitor; comprovante de alistamento ou liberação eleitoral.

Para mais informações, só clicar aqui no site da Receita Federal -> Receita Federal

TÍTULO DE ELEITOR

título

Também é necessário agendar pelo site do TRE-SP.

Compareça ao seu cartório eleitoral munido da Certidão de casamento + RG ou certidão de nascimento/casamento ou CTPS ou OAB, CREA, CRM, etc ou CNH ou passaporte (esse só se tiver com todos os dados necessários) + comprovante de residência no nome da pessoa + título de eleitor antigo + comprovante de votação ou justificação.

Para mais informações, só clicar aqui no site do TRE -> TRE - SP

CTPS

carteira

É necessário o agendamento pela internet no site do poupatempo!

Não tem taxa, é gratuito.

Levar a CTPS + certidão de casamento.

A alteração é imediata.

Para mais informações, só clicar aqui no site do Poupatempo -> Poupatempo

CNH

carteira nacional de habilitação

Eu optei, como citei lá em cima, por esperar renovar a carteira para mudar o sobrenome. Mas vou deixar aqui o passo a passo para quem quiser renovar mediatamente.

Pode ser em uma unidade do Detran ou no Ciretran que a sua habilitação está registrada. Se o Detran for dentro do poupatempo é necessário agendamento.

Levar originais e cópias do RG e CPF, comprovante de endereço e da certidão de casamento.

As digitais, foto e assinatura serão coletadas na hora.

Taxa de R$ 41,37 retirando o documento pessoalmente ou + R$ 11,00 solicitando a entrega pelos correios.

Para mais informações, só clicar aqui no site do DETRAN -> Detran - SP

PASSAPORTE

passaporte

Assim como a CNH, só vou mudar as informações do passaporte quando renovar.

Não há possibilidade de alterar os dados no passaporte, a menos que emita outro, como diz aqui no próprio site da Polícia Federal.

Os trâmites são os mesmos da emissão normal!

E para mais informações, só clicar aqui no site da Polícia Federal -> Polícia Federal

Dei uma lida em alguns sites, blogs e até por aqui para pegar dicas das casadinhas que passaram pelo mesmo processo, então vai dar tudo certo hahaha

Tirei a maioria das informações dos sites dos próprios órgãos!! Espero que ajude vocês nessa caminhada!

Lembrando que algumas informações servem apenas para as noivinhas de SP! Para as demais, vale conferir os devidos sites!

Um beijo Smiley heart


30 Respostas

Última atividade por Nathália, dia 19 de Julho de 2017 às 16:47
  • Nathália
    Noiva Esperta Dezembro 2022 Paraná
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou colocar o nome do meu futuro marido também, mas acredita que nem passou pela minha cabeça que vou precisar mudar nos documentos Smiley ups

    Mas eu não penso em tirar mas sim acrescentar, meu nome também é composto e não quer tirar, e também não vou tirar o da minha mãe e nem do meu pai.. vai ficar um pouquinho grande kkk

    • Responder
  • Nicole
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Bruna!! Mudei sim. Na Certidão de Casamento meu nome já consta como Nicole Mayumi Romero. O RG vou mudar no sábado agora e o restante vou mudando com o passar do tempo! CPF dá para fazer online, passaporte e CNH vou trocar quando for renovar. Beijos Smiley heart

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ni, voce realmente mudou todo o seu nome como disse no debate? Já foi atrás das correrias de mudar os documentos? beijos

    • Responder
  • Daiane
    Noiva VIP Setembro 2017 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, obg noivinha Smiley love

    • Responder
  • R
    Noiva Constante Dezembro 2018 Santa Catarina
    Raísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas, adorei seu post! Smiley heart

    • Responder
  • Talyne
    Noiva Master outubro 2017 Mato Grosso
    Talyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando minha irma casou ela deixou todos os nomes inclusive o nome dela e composto ai ficou Elis Regina Oliveira Brito Shindller sendo o ultimo nome do meu cunhado, bem grande neh. Ja eu não terei esse problema pois eu e meu noivo temos o mesmo sobrenome rsrsrs sim isso mesmo meio impossível de acontecer mais e verdade

    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Debate excelente!!!

    Noivinha sabe que eu to na mesma situação? Eu sempre tive certeza absoluta que queria tirar o nome da minha mãe, deixar o do meu pai e colocar o do meu noivo mas agora estou tão na duvida :,( tem hora que fico com medo de perder um pouco da minha identidade sabe? Sei que é besteira isso mas estou ficando aflita....

    Obrigada pelas dicas

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito útil seu debate, ajudou bastante e quanto ao nome ficou lindo e já já acostuma assim como chamar o noivo de marido rsrs! bjs

    • Responder
  • Jamile
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Nicole, vou optar por alterar meu nome também. Darei entrada essa semana no cartório.

    • Responder
  • Malu
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Malu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha eu estava falando com o meu noivo sobre isso esses dias. Seu debate me ajudou muito, obrigada!! Smiley kiss

    • Responder
  • B
    Noiva Constante outubro 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu nome é Beatriz Carvalho Peixoto e graças a Deus tanto meu pai quanto a minha mãe quando solteiros eram Carvalho então vou tirar somente o Peixoto até pq não gosto, e ficará Beatriz Carvalho Barreto!!

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que linda!! 💕💕💕
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Janeiro 2018 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o seu debate, muito útil 😃
    • Responder
  • Luana
    Noiva Constante Julho 2017 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas noivinha! Me caso no civil no dia 07/07/2017. E TB optei por colocar o nome do meu noivo, só que neste cartório não podemos tirar o nome de solteiro, só acrescentar.Meu nome já era grande, agora ficou enorme...
    • Responder
  • K
    Super Noiva Novembro 2017 Bahia
    Kessy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente ficaria enorme seu nome. Rsrsrs o meu já é grande solteira, e dois dos meus três sobrenomes são iguais aos do meu noivo, logo não vou precisar mudar nada! Oba!!!!!!
    • Responder
  • K
    Noiva Principiante Julho 2017 Minas Gerais
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Putz, sério que não tem como tirar o nome composto? Estava contando os dias para tirar o meu, desde criança odeio ele. hahaha

    • Responder
  • D
    Noiva Esperta Julho 2017 São Paulo
    Daiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente dica , passei pela mesma situação mais optei tirar 2 sobrenomes e deixei o sobrenome que era tanto do meu pai como da minha mãe.
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Junho 2017 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada noivinha pelas dicas.
    • Responder
  • Nayara
    Noiva Master outubro 2019 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas, e o seu nome vai ficar lindo.

    • Responder
  • Claudia
    Super Noiva Janeiro 2019 São Paulo
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vai ficar lindo noivinha, eu quero tirar somente o sobrenome do meu pai. 😆
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Ativa Julho 2018 Pará
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não pode tirar o nome composto?
    • Responder
  • Paloma
    Super Noiva Junho 2018 Distrito Federal
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mayumi lindo nome.. Ainda estou pensando seriamente em mudar ou não, so de pensar no trabalhão que vai da e fora que tenho quase certeza que meu pai irá ficar chateado se eu tirar o sobrenome dele. Ainda bem que tenho um bom tempinho para decidir isso.

    • Responder
  • Fran
    Noiva Constante outubro 2017 Goiás
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente eu não o sei q fazer ainda pq eu só tenho o sobrenome do meu pai no meu nome mas eu queria aproveitar a oportunidade e colocar o da minha mãe tmb(não sei se pode rsrs), e os pais do meu noivo são separados e fazem questão que eu coloquem o sobrenome dos dois também kkkk. O que faço para agradar todo mundo meu Deus?! Já pensou: Francyele Milena Nicolau Rocha Bezerra Tinoco?Smiley amazing

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Dezembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou adotar o sobrenome do meu noivo, só ainda não sei se vou tirar o sobrenome do meu pai ou não. Tenho um bom tempo pra decidir.
    • Responder
  • Jéssica Delboni
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo Estado
    Jéssica Delboni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei as dicas, Nicole. Utilidade publica.

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que Trabalhão! hahha eu vou tirar o último nome (Souza) e acrescentar o do meu noivo (Peluca)

    Hoje é Bruna Pinheiro de Souza, vai ficar Bruna Pinheiro Peluca. Estou pensando em deixar o "de Souza" e acrescentar o Peluca no final.. vamos ver.. até lá eu decido.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito corajosa rs... eu optei por não mudar, vou manter como está Smiley heart

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa noivinha, que coragem ein! Meu noivo gostaria que eu mudasse de nome mas eu não tenho vontade. É muito trabalhoso, caro e ainda teria que tirar o sobrenome do meu pai Smiley sad Mas não sei, ainda tenho tempo para pensar, tenho medo de me arrepender, não mudar de nome e depois ficar com vontade kkk


    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Junho 2017 Minas Gerais
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha! Lindo seu nome, adorei.

    Queria muito mudar o meu mas o cartório que eu fui não tirava, somente colocava, então deixei do mesmo jeito, pois eu e meu noivo temos o Oliveira (ultimo nome) em comum. Mas queria tirar para diminuir.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas