Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alyne
Noiva Constante Setembro 2022 Pernambuco

Na igreja católica o Padre pode dar alguma benção pela união do casal? Sem ser o casamento de fato?

Alyne, dia 12 de Maio de 2021 às 18:49 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 13

Gente, eu farei o civil separado do religioso, mas meu coração fica um pouco pesado ao pensar que vou morar com meu noivo sem uma bênção de Deus.

Devido a pandemia, nossa festa talvez seja adiada, pois teremos 250 convidados e já tá quase tudo pago, decidimos ir morar junto caso isso aconteça, pq estaremos casados no civil, mas vi algumas noivas evangélicas falando que o pastor da igreja deu uma benção, que não é o casamento de fato, mas conforta um pouco coração, eu acho; mas não sei se o mesmo ocorre na igreja católica, eu nunca ouvi falar, nessa bênção para o casal que vai morar junto, vcs já ouviram algo sobre isso? Sabe se isso ocorre?


13 Respostas

Última atividade por Priscilla, dia 26 de outubro de 2022 às 17:54
  • Priscilla
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Não é possível isso na igreja católica apostólica romana não.
    • Responder
  • Kayo
    Goiás
    Kayo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai irmão Jesus te chamaSmiley smile

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que aliás tem um rito lindíssimo e pouco usado (o da renovação das promessas matrimoniais)
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Alyne, tudo bem?

    Segundo o código de direito canônico "Cân. 1055 — § 1. O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio íntimo de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento. § 2. Pelo que, entre batizados não pode haver contrato matrimonial válido que não seja, pelo mesmo fato, sacramento."

    Ou seja, para a igreja católica só há a benção de Deus através do rito matrimonial que se dá com as promessas feitas diante do Padre e duas testemunhas validando o sacramento. Você não necessariamente precisa esperar a festa para fazer o rito, basta conversar com um padre que deseja receber o sacramento do matrimonio. Em alguns casos é possível realiza-lo ate mesmo dentro da santa missa.

    E futuramente na festa de voces, voces fazem a renovação dos votos matrimoniais.

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que vc deve conversar com o religioso da sua igreja ele vai orientar e pode ir até a casa de vcs dar a benção né?
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, pelo o que outras noivas disseram, acredito não ser possível, mas se vocês frequentam alguma igreja, converse com o padre. Ninguém melhor do que ele para dizer o que pode ser feito.

    • Responder
  • Suelen
    Noiva Esperta Maio 2022 Minas Gerais
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso sou evangélica e irei fazer desse jeito ja combinei com meu pastor que depois do meu civil vou ir na minha igreja pra ele dá a benção , espero que alguém consiga te ajudar 😊
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não frequento missa então entendo. Espero que alguém te ajude.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade elas se casaram na missa. O simbólico foi depois rsrsrs Isso é BEM comum aliás
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Alyne! Na igreja católica apostólica romana não é possível, caso encontre algum padre disposto a fazer será na católica brasileira.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha prima é minha amiga tiveram uma benção simbólica durante a missa para que fosse possível levar o padre até o local dos eventos. Foi super tranquilo! Converse com seu padre.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alyne, não é possível. Pelo menos nao da parte de um sacerdote obediente a Roma. Pro católico o matrimônio é um sacramento, logo um padre não pode abençoar um casal que vai viver maritalmente sem o sacramento. Vai contra a doutrina. Aliás ele peça pois leva o casal ao erro de achar que tá tudo ok quando não esta. O catecismo da Igreja Catolica é claro: viver maritalmente sem o sacramento é pecado público de fornicação(aliás, não só coabitar, sexo sem o sacramento também é pecado de fornicação - lembrando, isso vale APENAS para os católicos, ok). A pessoa não pode comungar, não pode ser catequista nem servir no altar. Se o fizer peça gravemente. Isso nao sou eu que está dizendo, é o catecismo da Igreja Catolica (disponível na internet, recomendo o de Pio, a linguagem é mais simples). Pro católico casamento civil não possui nenhuma validade, visto que o matrimônio é uma união de almas, não um contrato.



    Uma opção é: receber o sacramento agora, antes de viver junto e, na ocasião da festa, realizar a renovação das promessas do matrimônio, um rito belíssimo mas infelizmente pouquíssimo usado. No caso o rito agora é o do matrimônio. Vocês podem casar na sacristia, sem pompa, sem música, nada. E depois, na festa tudo que tem direito. Eu não acho, sinceramente, que uma coisa anula a outra.

    Mas claro, isso vai das prioridades de vocês.
    • Responder
  • Nadine
    Noiva Ativa outubro 2021 São Paulo
    Nadine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, tudo bem? Eu creio que não seria possível essa benção de união pelo padre pq para a igreja católica o casamento é um sacramento, então precisa ser sacramentado com todo o rito necessário entende? Tipo batismo, 1 comunhão etc. Mass se vcs tiverem um padre amigo, converse com ele e tenho certeza que ele dará ótimos conselhos pra vcs ♥️ Deus abençoe!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas