Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daiane
Noiva Novata Dezembro 2026 Paraná

Não sei por onde começar

Daiane, dia 8 de Dezembro de 2025 às 20:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 11
Amigas, estou noivinha Smiley heart
E depois de 8 anos meu maior sonho vai virar realidade.
Mais não sei por onde começar, oque fazer primeiro. Helpppppp 😱

11 Respostas

Última atividade por Gabrielle @studiohini, dia 7 de Fevereiro de 2026 às 09:57
  • Gabrielle @studiohini
    Goiás
    Gabrielle @studiohini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Daiane! Smiley heart
    Esse medo no início é super comum, principalmente antes de começar a cotar fornecedores. Ter um conceito visual definido desde o começo ajuda a organizar melhor as escolhas do casamento e até a evitar gastos desnecessários ao longo do processo.

Quando o visual tem um direcionamento claro, decisões como convites, papelaria e detalhes do dia se tornam mais fáceis e coerentes.

Sou a Gabrielle, designer à frente do @studiohini, um estúdio focado na criação de identidades visuais para casamentos. Você pode conhecer mais do trabalho pelo Instagram: @studiohini

• Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Janeiro 2027 Amazonas
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nos comentarios a cima ja resumiram tudo kk basicamente é ter uma noção real do que vai ser a cerimonia/festa, quantas pessoas e sim, já começar a pagar, pq vocês tem um tempo ai para pagar tudo com muita tranquilidade, conversando bem, os fornecedores, principalmente empresas pequenas, aceitam. Eu combinei uma entrada do vestido e vou pagar mensalmente um valor que ficou bem tranquilo.

• Responder
  • Jennifer
    Noivo Novato Novembro 2025 Pernambuco
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello how are you doing
    • Responder
  • Nanda
    Noiva Curiosa Março 2026 São Paulo Estado
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Daiane, primeiramente parabéns! Saiba que Deus está cuidando de tudo! Tenha fé que tudo dará certo e mãos à obras, afinal Deus ajuda desde que tenhamos atitude rss.
    Vou falar da minha experiência...primeiro: DATA DE CASAMENTO E QUANTIDADE DE PESSOAS IMPORTANTES PRA VOCÊ.
    Pois quando você for conhecer locais pra pesquisar valores, eles pedem a data e a quantidade estimada.Depois visite vários e vários lugares! Cansa mas ANIMA!!! E te dá noção do quanto você pode e consegue investir!E busque o quanto antes, assim vocês conseguem juntar dinheiro e ir pagando mais tranquilos.O meu eu comecei a organizar 1 ano e 4 meses antes! Me caso em Mar/26 🥰
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, querida noivinha!

Sabemos que o tempo está corrido e há muitas decisões importantes pela frente. Um bom ponto de partida é definir o orçamento e a quantidade de convidados, pois isso facilitará a escolha do salão, buffet (se houver festa) e decoração tanto da igreja quanto do buffet, caso ambos os eventos ocorram no mesmo local. Vale lembrar que algumas religiões e espaços têm restrições quanto à decoração fora dos templos, então é bom se informar com antecedência.

Quanto aos convites, escolha um estilo que reflita o casal. Sei que podem ser elaborados, mas, de forma prática, lembre-se de que quanto mais sofisticados, mais caro pode se tornar – e nem sempre os convidados valorizam, acabando por descartar. Sobre os padrinhos, é interessante convidá-los com 6 a 8 meses de antecedência, assim eles têm tempo para se preparar com roupa, presente, passagem e hospedagem, caso venham de fora.

Como vocês já têm a data marcada, o ideal é verificar se todos os fornecedores e serviços essenciais estão disponíveis para o grande dia. Pesquisar bastante vai ajudar a economizar onde possível. Não se esqueça dos pequenos detalhes como lembrancinhas, o topo de bolo, daminhas, pajens e, claro, a lua de mel.

Visitar feiras de noivas pode ser uma ótima ideia, pois há boas ofertas e, às vezes, brindes. Mas é importante não criar expectativas muito altas, assim evita-se frustrações. Sobre a música, verifique se a igreja permite músicas seculares, e, claro, busque um bom fotógrafo para registrar esses momentos especiais.

Guardar um pouco de dinheiro com antecedência para pagar fornecedores é sempre uma boa prática, assim vocês podem garantir o melhor dia com mais segurança. Sempre pesquise a idoneidade das empresas e, se possível, faça pagamentos antecipados para reservar a data, quitando o restante 20 a 30 dias antes do evento.

Espero ter ajudado e, se precisar de mais dicas, estou à disposição! Abraços e boa sorte na organização desse momento tão especial! Deus os abençoe.

• Responder
  • Cintia
    Noiva Novata outubro 2026 Paraná
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amiga, parabéns. Vai ser lindo e maravilhoso, como você sempre sonhou.
    A primeira coisa que vocês devem fazer é estipular valores que vocês podem investir e data. Se vocês tem dinheirinho guardado, ja ajuda para reservar as coisinhas, maaaas a partir da data vocês vão decidir qual o estilo de casamento que vocês desejam. Tem gente que casa no civil e vai para um restaurante ou o mais tradicional, como nós tanto sonhamos. Smiley heart

• Responder
  • Luana
    Noiva Novata Janeiro 2026 Paraná
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Contratar uma boa cerimonialista pra te auxiliar será ótimo

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Principiante Setembro 2027 Goiás
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiro é você decidir a data, depois define o orçamento de quanto será gasto (sempre acabamos gastando mais rsrs), define o estilo do casamento e começa a procurar os fornecedores. O segredo é planejamento.
    • Responder
  • Monique
    Noiva Ativa Junho 2026 Santa Catarina
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Daiane! Também concordo com as meninas. Você precisa primeiro definir o que deseja fazer, se é apenas cerimônia, cerimônia com festa em salão de festas, recepção de convidados em algum restaurante, etc. Depois, é essencial que vocês possuam um limite de gastos, pra que não gastem mais do que podem gastar. A partir desse limite você estabelece quanto vai gastar com cada item do seu evento. Dessa forma você não vai se permitir gastar além do que pode.

• Responder
  • N
    Noiva Novata Novembro 2026 São Paulo
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Daiane! Parabéns 👏🏻

O que a Letícia disse é uma grande realidade, comece defindo uma data e o orçamento.A data pode ser um dia especial ou um dia conveniente. Eu escolhi uma data em que meu noivo e eu poderemos tirar férias com tranquilidade e viajar. A data pode impactar nos custos tanto de lua de mel (férias escolares, alta temporada), quanto do espaço, se for alugar. Quanto mais concorrido, mais caro. Peça muitos orçamentos, tem fornecedores para todos os bolsos e estilos. É importante fazer cotações de cada área para entender quanto custa cada item (espaço, buffet, decoração, música, doces e etc) e estabelecer o máximo que você pretende gastar com cada coisa e no total. Escolha o estilo de cerimônia e festa e o que é essencial para vocês. Por exemplo, não vamos fazer festa, vamos receber os cumprimentos no local e distribuir um kit festa. Então essencial para nós é o que serviremos, a música da cerimônia, decoração e foto e filmagem. Se for fazer algo vocês mesmos, façam com antecedência, porque senão vira estresse. Nós faremos a arte dos convites.Se tiver condições de contratar assessoria, pelo menos para o dia, contrate. Se não, envolva família e amigos mesmo.Felicidades! Que seus sonhos se realizem.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Principiante Agosto 2027 Rio de Janeiro
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Daiane! Que felicidade!!

A primeira coisa que considero essencial é manter a calma nesse momento de euforia — o que, eu sei, é bem difícil rs.
    Eu comecei escolhendo uma data. Se você ainda não tiver uma preferência, sugiro pensar primeiro no tipo de casamento que deseja. Será em um local aberto? Se sim, talvez seja melhor optar por uma estação mais amena. Esses questionamentos ajudam muito na hora de definir.
    Depois disso, eu partiria para o orçamento, porque ele — junto com a data — vai guiar praticamente todos os próximos passos. Como eu não tinha noção dos valores, pedi o orçamento de um local que vi no Instagram e que tinha a vibe que eu queria. A partir daí, ajustei meu orçamento conforme os preços da cidade onde vou casar (confesso que o ChatGPT me ajudou nessa parte rs).
    Mas, depois de tanta informação, meu maior conselho é: escolha uma data. A partir daí, tudo começa a fluir.
    Aproveite cada etapa — esse momento é único. ✨
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas