Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Novata Agosto 2023 Rio de Janeiro

Não sei se quero casar, me ajudem!!!!

Anonima, dia 21 de outubro de 2022 às 13:57 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 19
*alerta texto, mas POR FAVOR, me ajudem!



Sou noiva do ano que vem, segundo semestre, porém eu estou com muita dúvida se devo prosseguir com meu noivado ou não, e isso tem me deixado muito triste. Tenho 25 anos, nunca tive o sonho de me casar e ter filhos, mas quando conheci meu noivo a 4 anos atrás, nos apaixonamos e começamos a idealizar muitas coisas juntos e esse desejo foi crescendo no meu coração aos poucos. Durante essa trajetória tivemos problemas como qualquer casal, já terminamos e voltamos uma vez, tivemos problemas entre nós dois, problemas de família contra outra família, problema até quando fomos noivar, e passamos por cima disso tudo. Hoje nosso relacionamento é muito melhor que antes, sabemos nos entender muito melhor, embora claro, ainda haja algumas farpas de vez em quando e eu sei que isso é perfeitamente normal, porém nunca tive certeza que AMAVA ele, só gostava muito e queria dar o próximo passo. Esse ano esse sentimento de que não é pra prosseguir se intensificou pois eu entrei na faculdade, e minha mente se abriu de uma forma em que eu jamais havia pensado. O meu desejo de ser uma mulher sozinha se intensificou, quero estudar muito, conquistar minhas coisas, nunca pensei em ser uma dona de casa, apenas quando o conheci, quero viajar, conhecer muitos lugares, trabalhar muito, ter as minhas coisas e ser feliz solteira. Sei que momentos de solidão vão chegar, principalmente pq vou ver todos os meus amigos casados e tendo suas vidas, seus filhos, etc, mas pretendo sempre me manter ocupada. A questão é, o que me prende atualmente é a data já estar marcada e saber que eu vou fazer o meu noivo sofrer MUITO pq só dele pensar em ficar sem mim, ele chora muito, e diz que não vai conseguir, fora que ele não tem uma família muito legal, a única coisa que ele tem sou eu , não tem com quem contar pra nada, nem amigos, pois os amigos já se casaram ou estão noivos. Tenho medo dele fazer besteira. O fato de não saber se será melhor com ele ou sem ele tbm me faz mal, porque mesmo que um dia eu me arrependa, não vou voltar, mesmo que eu morra de tristeza, pois não acho justo fazer isso. Sempre tive essa dúvida, já conversei com ele sobre isso diversas vezes, e o fato dele saber que eu não tenho certeza dele por diversas vezes, é triste e machuca ele, eu sei disso, mas eu sempre fui sincera e joguei limpo, eu achava que amava ele, mas amor é algo muito mais profundo, não é como um apego, carinho fraternal, ou algo do tipo. Dessa vez eu falei com ele novamente e iremos conversar amanhã pessoalmente, pois logo temos outro novo contrato pra fechar. Eu não sei o que fazer, não sei se essa dúvida é normal de todo mundo que está prestes a se casar, ou apenas minha. O que eu faço??

19 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 25 de outubro de 2022 às 11:10
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flor primeiramente queria dar um enorme abraço em você e dizer que ta tudo bem você sentir isso tudo, você está sendo sincera com você mesma e isso é bom...

    Quanto a terminar ou seguir com os planos do casamento seu coração já tem essa resposta e te afirmo uma coisa, jamais fique com alguém por pena, ele vai sofrer mas depois vai ficar bem pq sempre ficamos... Injusto seria você seguir com esses planos quando não é isso que você verdadeiramente quer... Talvez você tenha passado na vida dele para deixar um crescimento que já aconteceu e chegou a hora de seguir...

    Converse com ele, abra seu coração, mas jamais fique em algum lugar pelo medo do outro sofrer... Vai ser difícil para você também, pq ver quem queremos bem sofrer nos deixa com o coração dolorido, mas o melhor para vocês é resolver sobre esse ponto do que ficar colocando panos quentes e mais na frente ser tudo muito pior.

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que você já sabe o que tem que fazer e que decisão tomar. Mas tem medo (o que é normal). E o medo não permite ninguém avançar: nem você, nem o seu noivo.

    A data marcada pode ser alterada, mas mudar a vida de vocês depois de uma decisão tão importante, talvez seja mais complicado.

    Já que esse tema já é falado entre vocês, eu teria uma conversa séria para explicar como me sinto, o que penso sobre isso e sugerir uma mudança de data. Pode ser que mais pra frente você queira se casar. O que não acho legal é fazer algo por obrigação. Para nenhum dos dois.

    Depois você conta pra gente a sua decisão. Espero e desejo que tudo se resolva da melhor maneira possivel. Smiley heart

    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficar com alguém por pena é pior que qualquer outra coisa. Vc e ele estarão se enganando e casamento não é fácil. Filhos, então, super difícil! Maternidade não é como nos filmes, não. Falo por experiência própria. É sofrimento, apesar de maravilhoso e não me arrependo nenhum dia de ser mãe. Se vc está pensando assim, melhor falar a verdade e ser sincera com ele do que continuar algo que não tem sentimentos mútuos - a dor é menor, mais passageira. Seja sincera e converse com ele. Nada melhor
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Falo como uma pessoa que teve um relacionamento serio aos 19 (e o cara queria noivar e tudo) eu não quis, eu me via onde você se ve, aproveitei a vida por 6 anos e ai sim me veio a vontade de casar e se estabelecer e agora estou fazendo-o com muita paz no coração. Não pense que casamento nao é pra você e seu futuro vai ser triste, talvez apenas não seja a hora ainda, acho que você deve sim seguir seu coraçao e ir aproveitar a vida de solteira
    • Responder
  • Luísa
    Super Noiva Setembro 2023 São Paulo Estado
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você não está segura sobre sua decisão, acho que é importante pensar sobre isso. Porque pelo o que disse não há certeza sobre o que sente por ele.
    Eu tenho as mesmas questões que você, quero viajar, estudar, me estabelecer profissionalmente, não quero ser dona de casa, nem penso no momento em filhos, mas quando penso em tudo isso penso em meu noivo ao meu lado. E ele almeja as mesmas coisas que eu.
    É importante pensar sobre essa decisão, porque avançar nessa decisão sem ter certeza pode magoar os dois, então é melhor que sofram agora do que reviver esse sofrimento todos os dias.
    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sem textão. Você parece não estar pronta, e não dá pra casar assim. Vai viver e ser feliz.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você não está segura em dar este passo, isso é normal, comece a ouvir a si mesma, buscar o que você quer. Se manter em uma relação que você não quer seguir só porque seu noivo sofrerá é desonesto com ele e ainda mais desonesto consigo mesma. Mulher não é âncora de homem, você não tem que se manter onde não quer só por conta dele. Ou ele sofre agora ou você que sofrerá para sempre por ter feito algo que não queria. Se ele não tem uma família legal, por que seria melhor vocês dois juntos? Você disse: já passaram por poucas e boas por conta de parente, para quê seguir tendo mais esse empecilho. Amor de verdade não deixa dúvida, não impede de seguir nossos sonhos. O fato de já ter data marcada não te obriga a casar se não é isso que realmente deseja. Não pense que tem a obrigação de renunciar à sua vida por causa de alguém. Não é justo sofrer quando você sabe o que almeja e o que não quer.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi!
    Você colocou no título que não sabia se queria casar, mas percebi que você escreveu sempre falando no futuro do presente quando estava falando da sua vida sem ele, como algo que vai acontecer. Isso me deu a impressão de que talvez você saiba o que você quer, mas a dificuldade maior esteja em colocar em prática.
    Imagino que seja uma situação muito delicada esta que você está.Sou psicóloga e fiquei pensando como talvez fosse ser bom para ti ter um acompanhamento psicológico, caso você já não tenha, que poderá te ajudar a lidar com as consequências das suas decisões (não falo de consequência como algo negativo, mas como algo que vem depois de a gente decidir algo, independente do que seja).Espero que você consiga lidar com esta situação da forma mais saudável e melhor PARA VOCÊ, pois por mais que seja importante pensar nos outros, também não é sustentável nem saudável viver em prol do que é melhor para os outros, se não faz bem para você mesma.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, porque existe essa dúvida? Casamento não tem o poder de te prender, seu noivo não tem os mesmos objetivos que você?
    Eu estou com meu noivo desde os 16 anos e ele é meu maior apoiador, meu melhor amigo e conquistamos tantas coisas juntos, estudamos juntos, fizemos faculdade juntos, compramos uma casa, viajamos pelo mundo, tudo juntos.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me identifiquei demais com o relato da Luiza ...
    Desde a minha adolescência quabdi conversava com minhas amigas sobre o futuro eu sempre me imaginei trabalhando muito, estudando, indo atras dos meus sonhos e SOZINHA. Eu sempre achei que ter alguém do lado iria me atrasar...
    Quandi comecei a namorar meu noivo eu tinha vergonha e como eu estava enganada....Quando encontramos a pessoa certa entendemos que o outro vem na nossa vida para SOMAR, ele é o meu principal incentivador, ele orou comigo para que eu conseguisse o emprego que tenho hoje, me incentiva a fazer absolutamente TUDO que eu sempre sonhei e hoje eu vejo que talvez se eu estivesse sozinha nao teria conseguido...E o que quero dizer com tudo isso?Quando decidimos nos unir a alguém não precisamos escolher nossa vida pessoal/profissional ou nosso relacionamento... Muito pelo contrário, nao existe nada melhor do que ter nosso parceiro nos incentivando e acreditando no nosso potencial quando não somos capaz disso!
    Pode ter certeza que casada ou solteira você irá realizar todos os seus sonhos, metas e desejos... Se o seu noivo te apoia, não tenha receio...

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casamento não é pra ser uma sentença de morte pros sonhos. As meninas já deram ótimas colocações com relação a isso. Por aqui, meu marido vive brincando que não vê a hora de eu ser empresária bem sucedida pra ele ficar só cuidando da casa kkkkkk


    Tudo depende da maneira como o casal conduz e se apoia. Agora, se não existe apoio e amor, dai sim é de se repensar o casamento. Ninguém é obrigado a casar, a ter filhos. Tem, sim, pessoas felizes solteiras. Eu só olharia bem pra todos os pontos e consideraria que você não precisa abrir mão da independência só porque vai casar
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Setembro 2024 Distrito Federal
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga, não posso te dizer: case ou desista. Isso cabe a você, porém saiba que sempre há uma escolha. Não é porque você pagou alguns fornecedores que não pode desistir.
    Eu quando comecei a namorar meu atual não sentia aquela paixão, sabe. Tive um namoro anterior que foi muito intenso em todos os sentidos e meu atual era diferente, mais brando, calmo. E eu sentia falta daquilo que tive antes.
    Tivemos altos e baixos e já duvidei da minha relação, mas hoje estamos bem e com planos de casar ano que vem. Não duvido mais, me sinto feliz. Saiba que é normal se questionar sobre tudo, te recomendo ponderar se consegue se ver feliz nessa relação, rendendo frutos ou se não vê um futuro. Te desejo sabedoria
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Esperta Fevereiro 2024 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Se suas dúvidas são tão fortes, com certeza é melhor você e seu noivo primeiro aprenderem a estar bem sozinhos, cada um consigo mesmo, antes de se envolverem em um compromisso tão sério como o casamento. Não tem problema ter dúvidas, mas é melhor acabar com as dúvidas antes de casar. Façam cada um uma psicoterapia. E você não precisa realmente acabar com sua independência e sonhos individuais para casar, mas você tem que estar pronta para equilibrar as prioridades do casal com as suas, se não estiver, realmente não case.
    E não tenha filhos se não tiver certeza que quer ter, casamento a gente pode até terminar, a responsabilidade de um filho não termina.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flor, achei o relato da Luiza perfeito. Vc não precisa escolher ser uma coisa ou outra. Eu já fui casada, quando organizei meu primeiro casamento estava escrevendo minha monografia e isso não me impedia de fazer nada. Antes de casar, fiz meus cursos de inglês, espanhol, técnico em contabilidade e em seguida a faculdade em Contábeis... ter alguém ou não nunca me atrapalhou em nada pq eu decidi o quem eu queria ser profissionalmente. Meu primeiro casamento não deu certo, na verdade nunca pensei que fosse casar novamente e pesquisando apartamento para comprar conheci meu noivo (ele é corretor) e mesmo com medo e no começo tentando terminar, resolvi dar uma chance para nós e não me arrependo. Ele me incentiva a prosseguir com meus estudos, me apoia mesmo quando me sinto insegura e incapaz... enfim, além de ser o homem que será meu marido acima de tudo é meu amigo.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Duas coisas principais nesse caso: Vc não precisa deixar de viver sua vida pq vai casar. Vc pode ser casada e viajar, estudar, conhecer lugares. Casamento não é uma sentença.

    E vc deve se colocar em primeiro lugar, não adianta vc se sacrificar pra ele não sofrer e ficar infeliz pro resto da vida. Se vc não quer se casar não case.

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nunca tive vontade de namorar, era uma adolescente muito independente e comunicativa, mas não tinha esse desejo amoroso com nenhuma pessoa. Comecei a namorar pela persistência do meu (atualmente) marido, depois de 3 anos enrolando ele. Quando realmente começamos a namorar, eu me sentia muito estranha, não conseguia me ver como uma pessoa comprometida, não conseguia segurar na mão dele pra andar no shopping, era como se eu estivesse interpretando uma personagem que não era eu.

    Com o passar dos meses, eu percebi que toda essa resistência na verdade era também um personagem que eu interpretava, da mulher fodona, decidida, que não se "rebaixava". Mas na realidade, era uma imagem que eu criei desde sempre pra me proteger, pra não me abrir totalmente, inclusive com amizades. Aprendi com meu namorado, noivo e agora marido a abrir mão do controle e me vulnerabilizar, pra poder viver melhor e experienciar as relações de forma mais completa; inclusive minhas amizades são atualmente muito mais amorosas e profundas do que eram antes. Enfim, amadureci...

    Tenho certeza que se eu tivesse escolhido alguém que não fosse compreensivo, não conseguiria ter feito esse trajeto, em algum lugar um dos dois se perderia, ficaria pra trás. Mas hoje eu me vejo casada E AO MESMO TEMPO independente, fodona e decidida. Ser casada não me impede de ser nada dessas coisas, meu marido inclusive me dá suporte e impulso para que eu seja ainda mais disso tudo. Porque ele sabe com quem casou, sabe que eu sou assim e se orgulha de me ver decolando. Ele passou do filho que não fazia nada em casa para o responsável total pelo nosso lar; enquanto eu trabalho presencialmente e faço faculdade, ele trabalha homeoffice, faz as refeições e cuida da casa durante a semana toda.

    Resumindo tudo isso: a gente não precisa ser uma coisa OU outra. Podemos ser uma coisa E outra. Podemos ser casadas E independentes. Podemos ser casadas E completas individualmente, mas podemos escolher alguém que some e nos potencialize.

    Te desejo muita sabedoria e discernimento pra qualquer decisão que venha a tomar. E me desculpe o textão, mas me vi demais nas suas palavras... Boa sorte! Smiley heart

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu comentário será bem parecido com o da Poly... casamento é algo sério, e se está na dúvida, não case!
    Diferente da Poly, eu casei super nova (20 anos)... mas isso não me impede de ser uma mulher independente. Claro, depois que casa, tudo muda... por isso, é uma decisão que precisa ser bem pensada.
    Não é pelo motivo de casar, que você vai deixar de estudar, ser independente, etc....
    Você já pensou na opção de talvez adiar o casamento para depois da sua faculdade ou até mesmo, adiar sem ter uma data prevista...?
    Não temos como te orientar obre o que fazer, pois é algo que precisa ser resolvido primeiro "dentro de você" antes de tomar alguma decisão.

    Como você imagina a sua vida daqui a 10 anos? Como você gostaria de estar?
    Casamento, apesar de ter alguns desentendimentos (normal) é para sermos felizes, e fazer um ao outro feliz, é cuidado diário, é dedicação...
    Desejo tudo do melhor pra sua vida!

    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha se você ja tem essa dúvida antes de casar, acho que nem vale a pena prosseguir. Casamento é um passo muito importante na vida do casal, é a escolha de ficar eternamente ali no relacionamento, mas também não significa que você não pode estudar, viajar, conhecer lugares novos, trabalhar e etc. Não significa que quando a gente casa a gente vira do lar rs alguns casos tem mulheres que preferem, mas hoje em dia é a grande minoria. Se você não quer mais é melhor terminar logo, é bem melhor do que deixar se aproximar e ele criar mais expectativas e tudo mais. É um risco que você vai correr, mas não é justo com ele essa espera. Você precisa estar certa do que quer pra você, pra ter outra pessoa do seu lado.

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então, vou dizer logo de cara o que sempre digo: se você não tem certeza, não casa. Casamento não é só assinar papel e mudar pra mesma casa, não é só rasgar a certidão e cada um seguir pro seu canto se não der certo sabe? É um processo grande e cansativo.

    Outra coisa, sua vontade não é de ser uma mulher sozinha, mas sim de ser uma mulher INDEPENDENTE. E você pode fazer isso casada ou não. Você aparenta ser bem nova, entrou na faculdade agora. O que eu aconselho e é conversar sobre a possibilidade de adiar. Esperar você terminar a faculdade por exemplo. Eu mesma namorei 13 anos pra casar, noivamos com 8 anos de namoro justamente por isso, estávamos ambos seguindo nossos sonhos particulares, coisas que queríamos fazer antes de termos nossa própria casa pra tomar conta, por ex. morei fora do país um ano fazendo doutorado.

    Não posso te falar o que fazer ou não, mas o certo é ser sincera com ele e falar sobre suas dúvidas, suas vontades. O que ele espera de você depois que vocês se casarem. Quais os desejos pessoais de vocês, se vocês querem filhos, qual o sonho pra carreira, os planos, onde vocês se veem daqui 5, 10, 15 anos e etc. Casamento é diálogo, e diálogo precisa de sinceridade, mesmo quando vá doer no outro. Penso que um término entre vocês seria bem melhor do que ambos num casamento infeliz, por exemplo.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas