Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karol
Noiva Novata outubro 2022 Rio de Janeiro

Não sei se quero me casar

Karol, dia 12 de Setembro de 2022 às 22:14 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 28
Estamos juntos a 3 anos e desde o começo ele sempre falou em casamento. Ele mora em uma kitnet e eu moro com a minha mãe. Ganhamos um terreno q ele conseguiu murar quando foi mandado embora do serviço. Planejamos casar mas construir do zero está por enquanto fora da nossa realidade pois ele não mexe com nada de obra. Por fim ele propôs da gente morar aqui com a minha mãe e eu disse que não queria por "N" motivos, então decidi que reformaria a kitnet dele. Porém ele sofre de depressão e por conta disso deixou de cuidar da casa e deixou tudo virar lixo. Mesmo depois dele ter jogado td sujeira fora qnd começamos a namorar a casa está em estado deplorável, muito fedor, mofo e fora que é minúscula, a cozinha só cabe a pia e o fogão, nem cabe a geladeira. Mesmo assim estou tentando imaginar ela reformada é tentando me animar, mas cada vez que entro lá sinto um desânimo gigante de ver aquilo. As paredes caindo. Ja cheguei a pensar em realmente morar aqui em casa mas sei q n teria privacidade nenhuma. E o que mais me desanima é que ele não age nada, tudo sou eu que vejo, pedreiro, coisas pra comprar, pia e etc. Eu insisto pra ele fazer as coisas e no fim quem acaba fazendo sou eu. Ele não faz nada, n procura nada sem eu mandar.
Ele vive falando em alugar pq é mais cômodo pra ele mas eu não gosto dessa ideia de morar em algo que não é meu, não poder reformar, não poder fazer nada fora das regras.
E construir ele nem fala pois trabalha, trabalha e não consegue guardar dinheiro. Com tudo isso eu já estou começando a repensar se é isso que eu quero pra minha vida. Moro em uma casa boa, tenho mordomia, tudo na mão. Estou pensando se realmente quero viver naquele cubículo com alguém que não se cuida, não cuida das coisas, não age, não toma iniciativa de nada. Falamos em casamento o tempo todo e ele até hj não colocou uma aliança no meu dedo.

28 Respostas

Última atividade por Karla, dia 18 de Setembro de 2022 às 13:15
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha né? Mas nossa bagunça nos atrapalha, temos que melhorar, mas se um dos dois fosse fanático por limpeza seria um problema
    • Responder
  • Stefanie
    Noiva Novata Março 2023 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa então melhor vc repensar sobre a ideia de casar com ele, para não se frustrar.. como disse no começo do texto ele quer casa, mas não ajuda em nada ou ele quer te segurar?!
    Repense e peça direção pra Deus.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante outubro 2022 Piauí
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando fui morar com meu noivo, foi numa kitnet, que a pia ficava fora da cozinha, começamos com o que tínhamos, compramos cama, guarda roupa e tanquinho novos, o resto, tudo usado. E aí começamos nossa vida de casal. Com alguns meses, surgiu a oportunidade de ir pra uma casa melhor, e aos poucos tudo foi melhorando com o empenho e dedicação de cada um, tanto nossas condições, como os móveis, fomos comprando novos. Namoramos há 5 anos, moramos juntos há 3 anos, sendo 2 nessa casa que estamos agora. Vamos casar em outubro. Tudo está sim, muito caro, por isso que adiamos tanto o casamento, fomos melhorando nossas condições primeiro. Então assim, tudo depende muito do casal, não sai do lugar se for só uma pessoa, tem que partir de ambos. Mas com dedicação, tudo da certo. Espero ter ajudado em alguma coisa.
    • Responder
  • Chelsea
    Noiva Master Agosto 2022 Espírito Santo
    Chelsea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Me identifiquei! rsrs

    Eu e meu marido (escrevi noivo e tive que apagar tudo rsrs) somos bagunceiros e nos entendemos perfeitamente assim rsrs

    • Responder
  • Pietra
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Paraná
    Pietra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então... na verdade, você já sabe o que quer!
    Mesmo ele sendo um rapaz incrível em outros aspectos, ele precisa ter responsabilidades em relação ao futuro de vocês! Em relação as tomadas de decisão, aqui em casa é assim, eu que tomo, por que depender do meu para escolher, não escolhemos.. ele não toma decisões grandes, mas opinamos juntos e eu que fecho o negócio, mas por aqui funciona bem assim! Ele paga a maior parte das coisas que eu decido na casa, e ele é feliz assim e eu amo pq se ele me aparece com uma cortina estampada de coração por exemplo, não tenho onde colocar pq vai destoar do que eu gosto, e mesmo ele decidindo pra me agradar vai errar, pq eu tenho o olho bom pra combinação, e ele concorda como preciso que concorde, agora quando escolho algo que ele não curte muito achamos outra coisa pra que agrade os dois.. então por aqui funciona bem.

    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, olha, quanto à bagunça, eu e meu noivo somos bagunceiros, mas vivemos em um apto confortável, temos tudo. Sair da mordomia para morar, como vc disse, em um cubículo, com alguém que não faz nada é mt menos do que vc merece! Ele precisa buscar tratamento e vc tbm precisa de auxílio de terapia, é mt bom e pode te tirar muitas dúvidas.

    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amiga, isso é o mínimo de uma relação. A relação te faz feliz?! Você sente felicidade quando pensa nele, quando pensa em encontrar com ele? Um relacionamento nesse nível tem que somar na sua vida.

    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se você tem dúvidas, a resposta é não. E bem, você não é enfermeira nem psiquiatra (e ainda que fosse, não é essa relação que você tem com ele). Casamento é um momento para entrarem os dois fortalecidos e, se já antes de casar você sente esse peso todo, imagina depois. Até pelo tom que você fala, talvez seja interessante você rever se você está nessa relação porque quer e a relação de fato aumenta sua felicidade ou se é uma questão de dó ou mesmo de costume (por já estar x tempo na relação). Amor sozinho não dá conta de casamento e ele não está em condições de assumir esse compromisso. Está sonhando com isso, mas não está em condições de executar. Ajude ele a procurar ajuda profissional se for o caso, e não entra nessa.

    • Responder
  • Karol
    Noiva Novata outubro 2022 Rio de Janeiro
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela compreensão.
    • Responder
  • Karol
    Noiva Novata outubro 2022 Rio de Janeiro
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, tem sido bastante cansativo, desde que comecei o namoro desisti de muitas atividades antes prazeirosas pra mim, mas o sentimento sempre falando mais alto, e o medo de não conseguir arrumar outra pessoa leal como ele...
    • Responder
  • Karol
    Noiva Novata outubro 2022 Rio de Janeiro
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sobre o aluguel esse realmente é o meu ponto de vista. Não é q eu esteja de frescura ou dificultando as coisas. Acho q os dois tem condições de construir algo ou comprar mas ele não foca. Vive se enrolando com cartão. E a gente nem sai pra dizer q eu to fazendo ele gastar.


    • Responder
  • Karol
    Noiva Novata outubro 2022 Rio de Janeiro
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é muito difícil pois apesar de tudo ele me respeita, confio nele completamente, ele é uma pessoa boa.
    • Responder
  • EDELIS
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Paraná
    EDELIS ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karol,


    Não vou usar de meias palavras, lendo tudo o que descreveu eu também ficaria muito em dúvida quanto a me casar, mas como muitas disseram aqui: você já tem a resposta, é melhor não dar este passo.Dividir a vida com outra pessoa já exige bastante, a realidade muda. Pense em dividir a vida com uma pessoa que exige um pouco mais?Reflita sobre quais defeitos do parceiro você não suportaria a longo prazo, esses defeitos tem solução ou não? (Seja bem realista).Quando tem sentimentos envolvidos fica complicado, mas precisamos ser corajosas e realistas prá tomar a decisão correta.
    • Responder
  • Bianca
    Noiva Constante Setembro 2030 Rio de Janeiro
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Extremamente complicado, mas vc não pode cobrar pra ele agir sobre obras e mudançapq além dele ter uma doença que impede ele de ter qualquer estímulo, ele ainda lhe perguntou se vc queria alugar. acho que talvez vc q não esteja confortável com essa situação de vcs, e acho que seria melhor cada um seguir seu caminho ja q vc não está disposta nem confortável com o jeito dele e ele também não tem vontade de lhe pedir em casamento ou agir do jeito que vc gosta.
    • Responder
  • L
    Noiva Esperta Dezembro 2022 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karol, que situação… primeiramente te desejo sabedoria e calma neste momento, olha, por tudo que vocês nos pintou acredito eu, que no fundo você já tenha a resposta que deseja ouvir, casamento não é só simplesmente morar juntos, e pelo que você disse se ele não tem reação nestas pequenas coisas não é com a responsabilidade de um casamento que ele terá. Sei que é difícil, e dolorido por amá-lo, mas na minha opinião, tudo precisa ser uma via de mão dupla, sente e converse com ele, quem sabe tenha mudanças, boa sorte! Conta conosco.
    • Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Maio 2023 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karol, bom dia!
    Sei que é uma decisão muito difícil, mas acho que a dúvida já é a luz que você precisava pra se decidir... Namoro é preparação pro casamento, se as coisas não estão legais agora, dificilmente mudarão depois, casamento é convívio diário, é um sendo suporte pro outro e pelo visto ele não seria assim pra você. Sinto muito querida, espero que você tenha discernimento pra lidar com isso, mas amor não é tudo! Smiley sad Força.
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karol, primeiramente, se você não tem certeza, você já tem a resposta. Casamento é parceria, é troca, é união, e no seu caso, isso tudo está partindo só de você. Como depressiva crônica - com altos e baixos, fases boas e ruins - te digo que ele está escorado no diagnostico dele e usando isso de muleta pra não buscar melhora. Mulher nenhuma é obrigada a ser terapeuta, mãe e administradora de homem adulto só por que estão em um relacionamento. Se ele não está disposto a trabalhar e se organizar pra que vocês tenham um mínimo de qualidade de vida, não vejo por que casar - e na real, nem como continuar num relacionamento assim.
    • Responder
  • Vanessa
    Super Noiva outubro 2023 Bahia
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karol, considerando o que vc contou.. Eu no seu lugar não casaria não. Namoro é test drive. Se vc tá vendo que o cara é parado, não toma atitude, não te faz perceber que tá em uma relação com alguém que cola com vc, que soma.. acho uma fria entrar num casamento assim. É igual ir ver um carro, fazer test driver, ver que tem um defeito que vai lhe dar dor de cabeça e ainda assim insistir em comprar. No casamento tudo tende a piorar, a tendência é que ele se acomode ainda mais.
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Esperta Abril 2023 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karol, a situação é delicada mas você tem que compartilhar com ele o que está pegando. Depressão é um horror e sabota as pessoas, mas ele precisa entender que quando vocês morarem juntos será um espaço dos dois e as responsabilidades também, apoiar é fundamental...agora esperar que o outro carregue toda a responsabilidade nas costas não.
    Aluguel não é bom e nem é mais cômodo, além da dificuldade em poder fazer o que se quer com o espaço é um dinheiro que voa e não volta mais...o dono sempre pode pedir de volta e vcs se lascarem para pensar onde viver novamente.
    Além de conversar com seu noivo e mandar a real sobre ele estar sobrecarregada...seria legal, se possível, um "período de teste" para ver se essa coisa de morar juntos vai dar boa mesmo. Tô falando isso pq morei com meu marido SEIS meses em uma kitnet, durante a pandemia e os dois em homeoffice, descobrimos muita coisa um do outro que não saberíamos morando separados e foi fundamental pra reafirmar nossa vontade de casar.
    • Responder
  • Maria Giullia
    Super Noiva Maio 2023 Rio de Janeiro
    Maria Giullia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida Karol!

    Desejo transmitir para você não só palavras, mais afeto, compreensão sobre o que você está passando. é difícil demais quando sabemos o que tem que ser feito ( E aquilo que queremos fazer), independente da doença do seu noivo ( Ele sempre foi assim? Você que sempre teve que puxa-lo como se fosse uma mala sem rodinhas?) Se ele sempre foi assim parece que você está num relacionamento onde você terá que se carregar, e carregar a ele ao mesmo tempo. E esse fardo é pesado demais, já vivi um relacionamento assim, que dificuldade, ficava mais exausta que o normal, porque me cobrava por mim e por ele, Até que teve um dia que eu decidi que não deveria mais viver daquela forma, uma amiga bem intima minha me disse Giullia o que vem de Deus nos trás PAZ, como a minha ficha caiu!

    Naquele momento eu entendi e percebi que eu não tinha paz naquele relacionamento e eu fiz o que tinha que ser feito, ninguém decidiu por mim, fui eu mesma que tive que resolver.

    Precisamos de alguém que nos apoie, que saiba o que quer do futuro, que tenha força de vontade, nem sempre vamos ter tudo aquilo que desejamos, mais quando só um lado faz tudo não há relacionamento.

    Te desejo muuuuuita luz, para que consiga decidir sobre o que ser feito!

    beijos

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karol, vou te dar um conselho que meus pais me deram durante a vida toda.. "se for pra sair de casa, saia para algo melhor, nunca pior" e acho que devemos ser muito firmes naquilo que queremos pra gente porque quando a gente aceita menos do que merecemos estamos ensinando como devemos ter tratados.
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma coisa é alguém sofrer de depressão e outra a pessoa usar a situação como muleta pq de fato ele não se trata e não procura ajuda não é mesmo?!
    Infelizmente tem um monte de cara que se utiliza de uma doença super seria pra ser "encostado", se ele não se esforça nenhum pouco pra mudar, para de levar esse relacionamento na suas costas e vai viver, nenhuma mulher deve/deveria ser org de macho.
    Falo isso com propriedade pq meu ex era assim, até eu ver que aquilo era muito cômodo pra ele que tinha tudo na mão. Existe uma linha tênue entre estar doente e buscar ajuda e estar se aproveitando e acomodado.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Karol. Acho que é importante colocar na balança se essa situação da casa dele e da "vontade" de fazer as coisas é algo da personalidade dele ou da depressão.

    Se for da personalidade dele, realmente é algo a se pensar pra iniciar uma vida juntos. Eu tbm sempre disse que não sairia da casa dos meus pais pra ter menos do q eu tinha e acho que está certo. Devemos sempre buscar a evolução.

    Agora se for devido a depressão, vc precisa estar pronta pra ajuda-lo a superar a doença e só depois darem esse passo do casamento. Ou então realmente não dará certo pra vcs ficarem juntos.

    Outra questão sobre a moradia, acredito que o dinheiro que vc gastaria pra reformar a kitnet dele, poderia construir uma casa pequena no terreno de vcs e futuramente ir aumentando a casa e deixando como gostaria. Quem sabe dar uma ajeitada nessa kitnet e gerar uma renda futuramente tbm ajude. Eu não alugaria e nem moraria com a mãe tendo em vista a situação que está a casa que ele mora nesse momento.

    • Responder
  • Giulia
    Noiva Esperta Julho 2022 Santa Catarina
    Giulia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha Karol, como tu mesma disse, ele sofre de depressão, e esses são os maiores sinais.

    Se tu não está 100% certa do que quer, não casa! Você vai passar o resto da vida com essa pessoa.

    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karol, vejo muitas aqui dizendo que não está pronta para casar como se fosse uma menina mimada, mas não é não. Está muito certa em não querer abrir mão da vida e da vontade que tem em evoluir. Nós casamos quando estamos prontos, quando o outro quer o mesmo que nós, não para passar dificuldade. Se em três anos seu namorado ainda não procurou tratamento psiquiátrico e pensa mais em morar na sua mãe do que limpar a casa é porque parece que ele não quer se mexer e quer ter alguém que ainda faça por ele. De verdade, melhor incentivá-lo a procurar tratamento e vocês dão um tempo. Vá cuidar da sua vida, não da dele, vá atrás dos seus planos e seus sonhos. Achar que só existe ele, que casar é a meta da vida e que temos que aceitar qualquer coisa para constituir família e que a responsabilidade é da mulher carregar o homem, esqueça. Temos que apoiar, mas também ter apoio, casamento é troca, não é só obrigação de uma parte para mantê-lo.
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É, Karol, situação complicada, mas pondere bem o que é seu objetivo de vida.
    Casar vai exigir sair da zona de conforto e deixar pra trás a vida suave de morar na casa de sua mãe, mas mesmo se você não se casar em algum momento você vai ter que deixar essa vida, não é? Do modo como a gente se estrutura socialmente, deixar esse conforto faz parte do tornar-se adulto e assumir a gerencia e as responsabilidades sobre nós.

    Depressão é uma doença complicada, imagino que ele esteja em tratamento mas não some do dia pro outro e Lidar com depressão é pesado, pra quem tem a doença e pra quem convive com a pessoa depressiva. Muito do "não faz nada" pode ser parte do quadro sintomático...Mas você não é obrigada a ficar, precisa conhecer seus próprios limites e saber se essa situação é razoável pra você ou não. Eu recomendo que você faça terapia.
    Sobre sua moradia, caso você realmente queira casar você vai precisar ceder em algo e escolher o que é menos pior pra você : falta de privacidade(morar com suamãe), falta de espaço ( kitnet) ou falta do controle total sobre o ambiente (aluguel). E ponderar se essa relação tem pontos fortes o suficiente pra compensar esse desconforto. Se não tiver, paz. Vida que segue e amores novos virão.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva VIP Janeiro 2023 Rio Grande do Sul
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Karol!
    É uma situação delicada e só você poderá decidir e saber o que é certo a fazer.
    Se a falta de ânimo dele está na depressão ideal seria seguir um tratamento (não se se tá fazendo). Depressão é complicado e pode demorar um pouco até achar a medicação correta.
    Quando a gente ama a gente apoia. Mas também temos nossos limites.
    Então pensa com carinho, sobre ele, sobre você, sobre o casal.
    Se decidir por continuar junto, acho que alugar pode ser uma boa saída, por mais que você não goste da ideia, pode ser a possibilidade de morar num lugar melhor e com privacidade.

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karol, se você está em dúvida, parece que já tem a resposta.
    Casamento é troca, um levantando o outro. Se você não está disposta a trocar as mordomias e tudo na mão, não se case, pois no casamento não tem nada disso, casamento te faz sair da zona de conforto. E como você mesma falou, ele fala de casamento mas não age de acordo para fazer com que dê certo...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas