Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jéssica
Rio de Janeiro

Noiva em transição capilar: tudo o que você precisa saber! ✂

Jéssica, dia 19 de Novembro de 2021 às 07:44 Publicado em Fórum Beleza 0 15

Olá! 🙋‍♀️

O cabelo é protagonista no nosso papo de hoje! Vamos falar sobre transição capilar (TC), assunto que vira e mexe surge nos posts de noivas da nossa Comunidade de Casamentos.com.br. Deixar os processos químicos de alisamento e relaxamento de lado, dar espaço e vida aos fios naturais do cabelo é um movimento crescente - que se propagou ainda mais durante a quarentena -, principalmente entre as mulheres negras. Durante o processo, o "antigo cabelo novo" ascende como símbolo de força, autoestima e representatividade. 💜


Noiva em transição capilar: tudo o que você precisa saber! ✂ 1

(📸: Studio Três)

Ficou curiosa e quer saber tudo sobre a transição capilar? Então, siga a leitura e aproveite todas as dicas deste guia!

tenor.gif


📍 O que é a transição capilar (TC)?

É o período sem nenhum tipo de procedimento químico após anos de "escova progressiva", alisamento, relaxamento etc visando o resgate do cabelo natural - que pode ser ondulado, cacheado ou crespo.


📍 Como fazer a transição capilar?

O primeiro passo para iniciar a TC, como mencionamos acima, é suspender as químicas de alisamento ou de relaxamento. Então, o seu processo começa a contar no último dia de aplicação dessas substâncias no cabelo, e termina quando o seu cabelo natural cresce o suficiente para cortar qualquer vestígio que ainda reste de fios alisados, e ainda mantendo o comprimento desejado.


📍 Quais os "desafios" da transição capilar?

Ter paciência. Afinal, durante um longo processo de transição capilar, é preciso lidar com dois tipos de cabelo ao mesmo tempo, com fios de diferentes aparências e texturas, na raiz e no comprimento. Para driblar qualquer incômodo com as mudanças, vale investir em penteados (que não deixem a raiz esticada) e estilos para moldar um visual que te deixe confortável enquanto espera o "gran finale!". Vale, inclusive, cachear a parte lisa e texturizar as pontas ou fazer coques e tranças! Além disso, o uso de lenços pode ajudar a variar o look e a modelar os fios.

📍 Que cuidados se deve ter durante uma transição capilar?

Uma rotina de cuidados que envolve hidratação, nutrição e reconstrução! Com todas as mudanças envolvidas no processo, o cabelo em transição pode apresentar sinais de frizz, ressecamento e quebra além do normal. Então, é preciso redobrar os cuidados para que os fios de mantenham sempre saudáveis e com força para o crescimento.

📍 O que NÃO fazer durante o processo de transição capilar?

Não fique com o cabelo preso por longos períodos.

Não abuse de secador, chapinha e aparelhos similares que aquecem os fios.

Não tente pentear e desembaraçar o cabelo de forma brusca (tente fazê-lo com os fios úmidos e utilizando um bom creme de pentear, assim como um pente de dentes largos).

Não passe mais de uma semana sem fazer uma hidratação profunda!


📍 Quanto tempo dura uma transição capilar?

Ainda que não exista uma resposta precisa para essa pergunta, podemos dizer que o processo de transição capilar, em geral, pode ser demorado e durar até um ano, por exemplo. Mas o tempo exato vai depender da velocidade de crescimento do cabelo de cada pessoa e de como ela vai cuidar dos fios nesse processo. Vale destacar que os fios capilares costumam crescer de 1 cm a 1,5 cm por mês!

📍 E o Big Chop? ✂

Outro termo relacionado ao processo de transição capilar é o Big Chop, que, em português, significa o grande corte! Isso mesmo. É o momento de cortar todas as pontas alisadas restantes e dar por finalizado o processo de transição, com a volta do cabelo 100% natural. Há mulheres que optam por fazer o Big Chop imediatamente após a pausa do alisamento químico, ou seja, sem esperar o cabelo crescer. Cada uma decide o seu melhor momento para fazer o Big Chop!


tenor.gif

💡 Curiosidade: a cantora IZA e as atrizes Taís Araújo, Sheron Menezzes e Erika Januza (retratada no GIF!) estão entre as famosas que já passaram por transição capilar e deram luz aos seus cabelos naturais!


:::

Curtiu o post? Já conhecia a transição capilar?

Pensou em fazer a TC durante os preparativos do seu casamento? 😊

Deixe seu comentário aqui! 👇

15 Respostas

Última atividade por Patricia Cristina, dia 24 de Novembro de 2021 às 10:21
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que post super legal!!! Vai ajudar muitas noivinhas!!!

    Por aqui tenho cabelo cacheado, e nunca usei produtos pra alisar... sempre usei meus cachos com muito orgulho!!!

    Smiley heart

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau não sabia disso!! as noivinhas vão amar que querem aprender sobre Smiley winking

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Jess!
    Eu achei este post maravilhoso demais 🥰 Eu fique 2 anos em transição, é um período que requer muita determinação e coragem da mulher, pois não é fácil. Entretanto, vale muito a pena, pois o resultado final é maravilhoso, além de ser uma grande renovação na autoestima.
    Veja umas fotos minhas durante este período. Noiva em transição capilar: tudo o que você precisa saber! ✂ 2

    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o post, apesar de não ser uma grande mudança, tenho os cabelos ondulados e uns 5 anos atras assumi a forma natural e cortei toda a quimica fora, hoje em dia adoro meu cabelo com todo seu volume e formas e acho que ele fica muito mais saudavel e com personalidade assim
    • Responder
  • Lana
    Noiva Esperta outubro 2022 Bahia
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Maravilhaa, amei o post. Passei pela transição e ja fiz o BC, agora estou nos cronogramas capilares para o cabelo crescer bastante até o dia C Smiley heart

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o post, Jess.

    Eu não precisei passar por transição capilar porque o meu cabelo já é liso

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o post!

    Eu nunca passei por esse processo.

    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o post!!!

    Eu estou em transição capilar já fazem 1 ano e 6 meses, e estou amando meu "novo" cabelinho.

    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Mayara! 🥰


    E é isso o que disseste. É trabalhoso, mas vale a pena. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Adorei o post Jess! Imagino o trabalho que dá mas no fim vale a pena!

    Janice que cabelo lindo!!! Amei como ele está!! Smiley love

    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Post maravilho, Jéssica!


    Eu passei por uma transição capilar, mas não quis fazer o big chop radical, esperei o cabelo crescer um bocado para cortar as pontas lisas. Comecei a transição em Setembro de 2018, fiz o Big Chop em Julho de 2019. De lá pra cá, fiz duas vezes escova no cabelo. Procuro sempre evitar fazer no meu cabelo por já ser bem seco.Mas as noivinhas que quiserem passar pela transição, façam simmmm. Meu cabelo cresceu como nunca! Quando eu usava químicos e fontes de calor frequentemente não deixava o cabelo desenvolver como devia. E agora sei que quando for para fazer o penteado para o dia C, terei muitas mais opções por já estar com um bom comprimento.Dá trabalho, mas com certeza o resultado compensa e muiiiito, todo o trabalho.
    Vou deixar fofinha para inspirar as noivinhas que estiverem em dúvida kkk
    Cabelo ao natural Noiva em transição capilar: tudo o que você precisa saber! ✂ 3
    Cabelo escovado Noiva em transição capilar: tudo o que você precisa saber! ✂ 4
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o post Jéssica!! Smiley heart Smiley star

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, Jess!

    Eu não estava muito por dentro de alguns termos, mas graças ao post estou bem informada!

    Eu não precisei passar por nenhuma transição capilar, meu cabelo é um liso/ondulado e eu gosto assim Smiley laugh

    • Responder
  • Ingrid
    Super Noiva outubro 2022 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Post maravilhoso 👏👏
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Post super necessário e informativo! 🤍
    Já conhecia todo o processo mas não precisei fazer, meu cabelo é liso naturalmente.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas