Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Yasmim
Noiva Novata Setembro 2022 Minas Gerais

Noiva esperançosa

Yasmim, dia 24 de Março de 2021 às 23:36 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 20
Meu noivo é católico e eu sou evangélica ( igreja Batista) ele gostaria que um padre desse a bênção porém eu tbm gostaria que o pastor desse a bênção.

Alguém poderia dar uma ajuda?

20 Respostas

Última atividade por Natiele, dia 25 de Março de 2021 às 22:14
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, qual é a crença de vocês. Ele é católico praticante? Vc É evangélica praticante? Precisa ser algo que acima de tudo faça sentido pra vocês e não algo "pra cumprir protocolo".


    Falando da Igreja catolica:

    Possível é, mediante a dispensa do bispo. Porém o casamento precisa ser na igreja (católica obviamente) e vocês passam por todos os tramites: proclamas, entrada com os documentos, entrevista com o padre na qual você se compromete que seus filhos serão católicos e que seu marido vai poder educa-los na fé sem sua interferência.
    Você pode chamar um pastor para falar algo, porém isso precisa ser a acordado com o padre previamente, ficando claro que ele (o pastor) nao pode interferir no rito da celebração. Outra coisa é que existe uma liturgia, então nao é possível "personalização" nem votos (não faz parte do rito, na igreja católica o que existe é o consentimento). Ou pode chamar o pastor pra falar algo na festa, se preferir.
    Claro, tudo isso Só se pra ele o sacramento for indispensável. Se vocês optarem por não se casarem na igreja católica (Se não fizer sentido pra vocês) ele estará em fornicação, ou seja, ao viver maritalmente sem o sacramento ele não pode comungar, servir no altar e outras questões.

    Façam o que faz sentido pra vocês enquanto casal, não se prendam a "tem que". Como as meninas falaram, um juiz de paz pode ser a solução. Ah e um padre, pelo menos um obediente a Roma, não daria uma benção a um casal que irá morar junto sem sacramento.
    Então cabe a vocês mensurarem as prioridades.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha prima é espírita e o marido católico.
    Na cerimônia cada um levou um representante, combinaram de falar bem rapidinho e ficou lindo!
    Para isso ser possível, eles fizeram a cerimônia no local da festa (no sítio da família do noivo).
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 Rio de Janeiro
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não haveria a possibilidade de casar na igreja e no mesmo dia o pastor abençoar no salão de festas?! Como se fosse uma cerimônia no salão, porém um pouco mais enxuta?
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está complicado mesmo né
    • Responder
  • Yasmim
    Noiva Novata Setembro 2022 Minas Gerais
    Yasmim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim , por isso estamos procurando a melhor opção, só que com essa pandemia está difícil .
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha já pensou na possibilidade de os dois darem a benção?
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahh sim, entendi!

    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Abril 2021 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tipo na verdade o casamento católico funciona assim, se uma das partes não é católico e não tem interesse de se converter pode ser realizado casamento, mas com a condição de que se houverem filhos estes serão criados na religião católica, batizados quando crianças e tomarão a decisão de confirmar ou não o batismo com a crisma com 15 anos, mas nesse caso a cerimônia é feita com todos s protocolos da igreja, curso de noivos, etc....

    Caso o noivo que não for católico se negar, aí os noivos podem pedir uma benção a um padre, ou até uma cerimônia ecumênica, porém esta não tem validade de sacramento, e perante a igreja eles continuarão vivendo sem essa graça, e infelizmente a parte católica continuará "solteira" e "morando junto" perante a igreja....

    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa Abril 2021 Paraná
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, olha o casamento com todos os protocolos católicos pelo que sei, não é possível realizar nesses casos, pois o sacramento do matrimônio tem vários detalhes e regras, mas é possível sim pedir para um padre da igreja dele e um pastor da sua realizarem um culto ecumênico, que no caso seria algumas palavras para guiarem e abençoarem os dois na nova vida... No caso ele como católico continuaria sem receber o sacramento, e tendo que seguir as orientações...

    Mas eu acredito que Deus se alegra com a felicidade de seus filhos, então uma cerimônia ecumênica e a vida de vocês harmônica, com respeito e educando os filhos dentro dos princípios de honestidade, sobriedade, etc... será uma benção...

    Mas assim, vocês tem que conversar muito, entender os limites do outro quanto a religião, o que um poderá ceder e o que não, como criarão seus filhos, mas com diálogo e respeito tudo é possível.

    • Responder
  • Gabrielle
    Noiva Curiosa Dezembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii Novinha, passei por isso também.

    Sou católica e meu noivo é evangélico, conversamos bastante e entremos em um acordo, vamos nos casar na igreja e vamos fazer uma benção no local da festa com um pastor. Assim nem eu e nem ele ficamos chateados por abrir mão de uma coisa que é importante, vale a conversa.

    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui era a mesma situação, a minha família é toda católica e a família do meu noivo é toda evangélica. Daí optamos por fazer uma cerimônia com um juiz de paz, que foi nosso professor na faculdade e até hoje é nosso amigo. Mas já combinei com ele que depois vamos fazer um almoço aqui em casa e chamarmos um padre amigo nosso para nos abençoar.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Yasmin, como algumas outras noivas comentaram, existe o casamento ecumênico e acho que ficaria muito bom no seu caso.

    • Responder
  • Elkiany
    Noiva Esperta Dezembro 2021 Goiás
    Elkiany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiê, já pensou num culto ecumênico? dessa forma nenhum dois dois ficariam chateados nem deixariam de ter a benção das respectivas religiões, um abraço linda, boa sorte, vai dar certo.

    • Responder
  • Thaísa
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Thaísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    OIEEEE !
    Poxa :/ que situação difícil...
    Qual a orientação do seu líder espiritual nesse caso ? Tanto do seu Pastor como do Padre que o seu noivo recebe orientação ? Vale a pena vc marcar uma conversa com o seu Pastor sobre e o seu noivo com o Padre da paróquia dele. Tenho ctz que a orientação dos dois vão ajudar tanto vcs, não só nesse assunto.
    Beijos
    • Responder
  • Priscilla
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Yasmin! Mas vocês dois frequentam de fato a religião? Digo se são praticantes mesmo, pq se for provavelmente algum terá que ceder ou os dois terão que ceder e não casar em nenhuma religião, assim contratar um juiz de paz. Agora se um frequenta e o outro diz ser de determinada religião mas não participa, talvez o melhor seja casar na religião onde pelo menos um de fato participa, pra mim faz mais sentido. Mas o melhor a se fazer é Deixar nas mãos de Deus, que Ele mostrará o melhor caminho.
    • Responder
  • F
    Super Noiva Maio 2022 Minas Gerais
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na igreja católica, para casar os dois tem que ser batizados, terem a primeira eucarística é primeira comunhão. Para não magoar nenhum dos dois lados, eu contrataria um juiz de paz! 😙
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Yasmim. Não sei como funciona por aí, mas aqui para o padre realizar a cerimônia ou dar a benção o casal precisa fazer um negócio antes, tipo um curso mas acho que não é um curso (não sei o nome kkkkk). Aqui na igreja evangélica é bem mais fácil conseguir realizar uma cerimônia entre 2 pessoas de religiões diferentes do que na católica.

    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Yasmin

    Smiley ring

    A celebração ecumênica é uma opção para vocês?

    Neste tipo celebração, os noivos recebem as bênçãos das respectivas religiões juntas.

    Se essa for uma possibilidade, o melhor a fazer é conversarem com o padre e o pastor. Eles podem chegar a um acordo e saberão como orientá-los.

    Esse artigo também dá ideias de como organizar esse momento/espaço: 6 Sugestões de décor para o seu altar ecumênico.

    Dê uma olhadinha. Smiley smile

    Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vocês podem fazer uma cerimonia ecumênica e depois pedem a benção em suas respectivas igrejas, mas na Igreja evangélica acredito que seja mais fácil conseguir do que na Católica.

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Yasmim. Vocês precisam conversar e chegar num consenso. Não sei se é possível, mas será que daria para tanto o padre como o pastor celabrarem a cerimônia e cada um dar a benção? Nunca vi isso ocorrer, mas vai que é possível. Se não for, só vocês vão conseguir ver qual a melhor decisão! O padre é importante pra ele, no entanto, o pastor é importante pra você. Alguém precisará ceder.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas