Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Super Noiva Julho 2022 São Paulo

Noivado: Fazer ou não?

Liana, dia 12 de outubro de 2020 às 15:19 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11

Olá noivinhas! Eu vejo muita gente perguntando se é "obrigatório" fazer o noivado, quanto custa se "convém" etc. Vou contar um pouco sobre o nosso noivado, como nós decidimos encarar isso e o custo que tivemos.

Bom vamos começar contextualizando as coisas, nos conhecemos e começamos a namorar em Campinas, namoramos por 10 meses e ele me pediu em noivado no jantar de natal da minha família, dia 24 de Dezembro de 2017. Em janeiro de 2018 nós nos mudamos para um apto em Sorocaba (sim moramos juntos antes de casar). Depois de instalados decidimos aproveitar para convidar os amigos e familiares próximos pro nosso novo lar e já comemorar o próximo passo que resolvemos dar na relação! A grana estava curta, o Má (Matheus - meu noivo) tinha prestado vestibular e eu estava esperando a resposta de uma entrevista de emprego, mas nós realmente queríamos chamar nossos amigos para comemorar e curtir com a gente esse momento gostoso, então não foi algo feito pensando em ganhar presentes, tirar fotos memoráveis ou fazer o pedido oficial na frente de todos.

A decoração foi toda DIY, tirei várias inspirações aqui do casamentos.com mesmo! Fiz alguns porta velas em forma de flor de lótus com papel cartão, uma moldura de quadro com tela de arame e papel seda vermelho formando um coração, cortina de corações (esse demora, comece cedo), enfeitei garrafas de cerveja com juta, renda e fio (coloquei palitos de churrasco com corações de feltro na ponta dentro, invés de flores), enfeitei garrafas grandes de suco também e coloquei com flores dentro, minha tia foi no ceagesp e comprou uns vasos aleatórios de flores e um balão flutuante com luzinhas (que ficou andando sem rumo a festa toda, cada hora estava num lugar, alguém tirando foto etc) e eu comprei um buquê de mosquitinho (aquelas florzinhas brancas e pequenas - 15 reais), que dividi em alguns vasos e arranjos. Também usei uma varal de luzinhas e aproveitei os porta retratos que eu já tinha em casa, coloquei fotos nossas e usei alguns como plaquinha também, para direcionar as pessoas.

OBS: Vou deixar umas fotos aqui pra terem uma ideia, mas já aviso que elas estão horríveis, a maioria foi resgatada do whats de alguém na festa haha. Nós realmente focamos em aproveitar o dia, então zero fotos pensando em postar depois, sorry ^^"

Mesa do bolo (ele não estava ai no meio ainda nesse momento)


Noivado: Fazer ou não? 1

Mesa lateral. O porta vela e formato de lótus que falei são esses vermelhos na mesa, embaixo ainda não tinha arrumado os vasos, então tá bem aleatório haha

Noivado: Fazer ou não? 2

A fondue no pão italiano! Basicamente você corta a tampa do pão, retira o miolo (corta ele em pedaços menores para passar no creme), enche com a fondue ou um molho branco com bastante queijo (se esfriar basta colocar no micro 1 minuto) e deixa vários palitinhos de petisco ou garfinhos para as pessoas se servirem.

Noivado: Fazer ou não? 3

Aqui, atrás do meu irmão e eu, podemos observar uma mesinha com os petiscos no canto esquerdo, acabei usando o TNT que ia fazer um painel como toalha pra ela mesmo. Isso aparecendo no canto são as tortilhas com o guacamole, ai tem uma plaquinha com frase fofa e uns canapés espetados em palitinhos (se não me engano era algum embutido cortado em cubos com uma fatia de picles ou jalapeño e meio tomate cereja). No outro canto da mesa estava a fondue.

Noivado: Fazer ou não? 4

Esse aqui eu peguei uma armação de quadro antigo, instalei uma tela de arame nele e moldei o coração com pedaços de papel seda amassadinho. Aqui tirei foto dele pendurado, mas eu usei ele encostado sobre um banco no fim.

Noivado: Fazer ou não? 5

Aqui dá pra ver o balão que ficou passeando pela festa, a parede com a cortina de corações e na porta uma guirlanda de coração que eu fiz com retalhos de tecido que tinha em casa.

Noivado: Fazer ou não? 6

Aqui ainda estava arrumando a sacada, cobri esse "sofá" com a colcha vermelha, tava fazendo os arranjos com o mosquitinho também, dividi uma parte pros "vasos de garrafa de suco" e fiz 2 arranjos grandes para amarrar um em cada pilar (que depois de amarrar eu passei renda e fio encerado pra deixar bonitinho).

Noivado: Fazer ou não? 7

Aqui também ainda estava arrumando esse cômodo, no fim nós enchemos ele de bexigas no chão (não dava pra ver o chão de verdade), esse "AMOR" em vermelho eu comprei numa loja de artesanatos por 7 reais (Ele veio "cru" ai eu pintei com uma tinta que tinha em casa) e tinham uns potes com doce e umas garrafinhas de cerveja enfeitadas no aparador cheio de coisa nerd tbm

Noivado: Fazer ou não? 8

Falando em plaquinhas, eu mesma fiz várias no canva , estilo lousa e giz, escrevi frases fofinhas, fiz um direcionamento para as lembrancinhas e para as taças, de cardápio tanto das comidinhas como do bar. Aliás o bar foi bem legal, eu deixei algumas garrafas de bebida que já tínhamos em casa, 2 coqueteleiras, 2 dosadores, copos descartáveis grandes, refri, suco, frutas picadas, especiarias, ervas e um balde com gelo a disposição numa mesa, logo acima da mesa tinha uma plaquinha com sugestões de drinks com suas receitas (com e sem álcool), cada um se serviu sozinho e deu tudo certo!


Noivado: Fazer ou não? 9

Noivado: Fazer ou não? 10

Evitei ao máximo usar louça, porque eu sabia que não iríamos lavar tudo tão cedo pós festa haha. Entre forminhas de flor e copinhos de doces, embalagem de bala de festa, copos, papel toalha, bandejas e pratos descartáveis e bexigas gastamos uns 70 reais. Na papelaria foi mais uns 45 (papel cartão, cartolina estampada pra cortina de coração, fio encerado, papel seda, fita adesiva, cola, TNT de coração que era pra fazer um painel, mas virou toalha de uma das mesas).

Eu mesma fiz o bolo, doces e petiscos, mas eu gosto mto de cozinhar e trabalho com isso, se você não tem esse costume e não tem ninguém próximo que te ajude eu recomendo pedir em algum lugar especializado! No nosso tinha fondue de queijos no pão italiano, batatinhas e chips de legumes pra comer com pastinhas, tortilhas com guacamole e uns canapezinhos em palitinhos. De doce, fora o bolo, tinha mousse de frutas vermelhas com chantininho em copinhos, brigadeiros (70% cacau, pimenta e tradicional) e balinhas de leite ninho embrulhadas. As balas de leite ninho e os marshmallows coloridos em potes de vidro fizeram parte da decoração tbm. Nessa parte não sei dizer quanto gastei porque usei muita coisa que já tinha em casa e pode variar muito dependendo do que vocês pretendem fazer, nós resolvemos fazer só petiscos pq a ideia era conversar e deixar a galera andar e dançar pela casa, mas se você pretende fazer um jantar ou almoço com tds sentados eu recomendo conversar com um restaurante que reserve o espaço só pro seu evento, tem alguns que nem cobram pra reservar de acordo com a quantidade de convidados, você pode fechar um valor legal com o restaurante ou fazer por consumação (Você reserva e arruma o local, mas cada convidado paga o seu - Nesse caso pode levar um bolo e docinhos, mesmo que não seja do restaurante tbm, mas tem que avisar antes pra eles deixarem uma mesa reservada pra isso).

E foi mais ou menos isso:

Noivado: Fazer ou não? 11

Pra ficar claro, essa coisa linda de camiseta preta é o noivo :3

Noivado: Fazer ou não? 12

Noivado: Fazer ou não? 13

Noivado: Fazer ou não? 14

Brindamos com espumante, cortamos o bolo e meu pai resolveu fazer um discurso de felicitações, mas não fizemos pedido novamente, porque ele já tinha feito no natal e tem o fato dele ser tímido haha (não ia fazer ele passar por isso 2 vezes).

Depois dessa bagunça eu te digo, eu gostei bastante do nosso noivado! Foi especial porque tinham várias pessoas importantes, que estavam realmente felizes por nós, que realmente estavam torcendo pra tudo dar certo (e deu, ele passou no vestibular, eu consegui o emprego e uns meses depois fechamos com a assessoria La Partie - um dia faço um post sobre elas aliás). Não estrapolamos as finanças nem ficamos presos à protocolos, fizemos realmente o que fazemos de melhor, deixamos as pessoas confortáveis e enchemos elas de comida e bebida. Presentes? Sim, ganhamos alguns, mas não muitos, já no convite (virtual) falamos que não era pra trazer presente, mas era para estar presente, pois o foco era dividir nossa alegria e expectativa com eles, sem falar que fevereiro é um mês complicado (impostos, carnaval, etc).

Então minha conclusão é: Se você quer fazer, FAÇA, do jeito que pode e com quem realmente importa. Se você quer presente, faça uma lista virtual e foque num "open house" ou algo do tipo, porque ai você direciona para o que você realmente quer ou precisa. Se você curte protocolos e quer um pedido oficial, mas tá com a grana curta, tem o caso dos restaurantes que fazem por consumação. Primeiro descubra o que você realmente quer, depois pense num cronograma e ai comece a procurar inspiração.

Espero ter ajudado de alguma forma Smiley smile

11 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 7 de Novembro de 2020 às 12:45
  • Bruna
    Noiva Constante Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm, sem dúvidas 💕
    Sucesso Liana
    • Responder
  • L
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Liana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O importante é ser exatamente como vcs querem! Independente de ter ou não festa Smiley smile

    Tenho ctz que foi muito especial e cheio de carinho Smiley smile

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Novembro 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que graça, ficou tudo incrível.
    Eu não fiz nada, foi só algo entre nós mesmo.
    Eu já passei por experiência de outro noivado e como meu noivo atual não quis ... preferi não fazer.
    • Responder
  • L
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Liana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dezembro é um mês cheio de emoções né? Tenho certeza que vai ficar tudo lindo! Posta depois pra gente ver ^^

    Smiley heart

    • Responder
  • Starela Dias
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Rio de Janeiro
    Starela Dias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que história linda!
    Eu farei o meu em dezembro, é uma data muito importante para mim e também optamos pelo DIY, eu tenho facilidade de criar e fazer arte. ❤️❤️❤️
    • Responder
  • L
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Liana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaahhh que legal!! Uma data mega especial né?

    • Responder
  • L
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Liana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada noivinha!!^^
    Foi sim! E depois alguns dormiram em casa ainda, então foi quase uma continuação com festa do pijama rsrs

    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aaaaa que legal seu depoimento... Um capricho, tudo lindo! 🥰 E só pelas fotos tenho certeza que foi mega divertido!!!
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Liana!
    Primeiramente, fomos pedidas em casamento no mesmo diaaa! Smiley love ahahah
    E segundo, estava tudo muito lindo! Parabéns pelo capricho e dedicação!

    Por aqui também já moramos juntos e não quisemos fazer um noivado, deixamos pra comemorar no casamento mesmo.

    • Responder
  • L
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo
    Liana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!🥰
    • Responder
  • Laís
    Noiva Constante Junho 2021 São Paulo
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo depoimento! E que capricho de vocês. Parabéns! Smiley love

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas