Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karla
Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo

Noivar aos 17

Karla, dia 4 de outubro de 2020 às 02:39 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 18
Meninas, tenho 17 anos e eu e meu namorado estamos com o plano de noivar. Nossas famílias vivem no nosso pé para não pensar casar por causa da idade (eu 17 e ele 19). Existe idade certa para noivar? 😥

18 Respostas

Última atividade por Karina, dia 15 de Novembro de 2020 às 06:14
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem não existe idade certa para nada fora que Noivar não é casar, Noivar e simplesmente assumir um possível compromisso. Para casar também não existe idade, existe Maturidade tanto psicológica quanto financeira
    • Responder
  • G
    Noiva Ativa Dezembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acredito que não existe idade certa, existe a maturidade e os sonhos de cada um. Se os dois entendem que já estão aptos a casar, tanto financeiramente, quanto psicologicamente, idade não vai interferir em nada.

    Comecei a namorar com 18 anos e em 6 meses decidimos que iriamos casar, rsrs. Tanto a minha família, quanto a família dele, disseram que éramos muito novos, que iriamos amadurecer ainda e que talvez teríamos que enfrentar algumas coisas desnecessariamente. Decidimos então não casar.

    E não é que eles estavam certos? Ambos amadureceram e os sonhos não convergiam mais. Não concordávamos mais em nada. Eu queria A, ele queria B. Eu queria menos, ele queria mais.

    Eu fazia Engenharia e trabalhava, ou seja, todo meu tempo livre, era pra estudar, eu não tinha tempo pra ficar com ele, eu não tinha tempo pra fazer nada. Ele vinha pra minha casa todos os finais de semana, pra me ver estudar, só pra passar um tempo comigo. Na minha época do TCC, eu queria matar ele de qualquer forma, rsrs. Imagina viver isso casada?! Porque solteiros, no ápice do estresse, é só ele voltar pra casa dele, mas casados, vocês fazem o que?!

    Independente disso, ficamos juntos. Mas foi absurdamente difícil nos reencontramos como casal.

    E as vezes fico pensando se tivéssemos casado naquela época... Teríamos deixado de viver cada sonho maravilhoso que vivemos separadamente. Cada sonho que não teríamos conseguido estando casados.

    Hoje, 9 anos depois, estamos amadurecidos como casal, temos os mesmos sonhos, os mesmos planos, somos formados, somos independentes financeiramente, e temos uma sintonia que é a melhor coisa do mundo.

    • Responder
  • Tati
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Distrito Federal
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente, acho que 17 anos é uma idade que vc ainda não tem maturidade suficiente para lidar com isso. Mas faça o seguinte, ore e coloque isso nas maos de Deus, ele irá te orientar.
    • Responder
  • Karla
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!❤
    • Responder
  • Karla
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!!! ❤❤
    • Responder
  • Karla
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Karla!


    Eu acredito que a idade mais ideal é, no mínimo, após vocês terminarem os estudos de vocês (faculdade). É importante vocês já terem estudado e estarem nos primeiros passos de carreira antes de noivar.
    Você sabia que as estatísticas mostram que, pessoas que casam muito cedo têm menos dinheiro e reúnem menos patrimônio durante a vida? E elas acabam tendo menos tempo de estudo do que outras pessoas, porque assumem responsabilidades financeiras incompatíveis com a idade. Então, pense bem!
    Depois, namorar é uma delícia. Namorem por vários anos e sejam felizes.
    Beijooos e boa sorte na decisão!
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Idade certa não, mas casar exige uma maturidade que normalmente não temos quando mais novos. Não sei como é o relacionamento de vocês, entao nao posso dizer que é certo ou errado.. só vocês que podem decidir isso
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, acho que não é que exista uma idade certa, mas existem alguns "critérios" importantes a se considerar para uma boa vivência do casamento e geralmente eles coincidem com uma fase da vida um pouco mais a frente. Penso que noivado é pra ser umas fase curta e transitória com preparativos reais para o casamento. Então é importante considerar: temos condições financeiras de nos manter? Temos maturidade de encarar os desafios da vida a dois? Como resolvemos nossos problemas? Estamos prontos pra administrar uma casa ou ainda somos muito dependentes dos nossos pais? Tudo isso são pontos importantes a se considerar antes de darem esse passo para o bem do relacionamento de vocês 😘
    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, não há idade certa... Você precisa está feliz e convicta da sua decisão. É algo sério, mas vocês precisam está alinhados sobre o que querem... Depois disso é só ser feliz
    • Responder
  • Fabiana
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, eu acho que nao existe idade certa.
    Mas há outros fatores que influenciam muito na decisão, por exemplo, vocês se sentem maduros o suficiente para isso?
    Tem ciência que o casamento é uma grande responsabilidade? Eu por exemplo com 17 anos nem pensava em noivar, noiviei com 23 anos, após terminar faculdade, estar finalizando o curso de inglês, ter viajado sozinha, ter conquistado minha independência financeira, antes disso eu nem pensava em noivar e nem casar. Acredito que cada pessoa saiba quando for a hora certa.
    Espero ter ajudado ❤
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla,
    Não existe idade certa.
    Mas há o que se pensar sobre como vocês se manterão, afinal amor é ótimo mas não alimenta e nem trás um abrigo. Se vocês já tiverem uma renda, não há motivos para dizer que "não podem". Pensem direitinho no que querem e tomem todas as decisões com prudência. 😘
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não existe idade certa pra noivar, porém eu particularmente tbm acho cedo! Já moro junto e te falo, não eh só de amor que se vive! Precisa muito ter uma estrutura emocional e financeira, ter trabalho, serem maduros e etc para ser um pouco mais leve e evitar pequenas discussões que acredite, aparecem sim!
    Eu sou do time que prefere estudar se formar estabilizar primeiro e depois casar! Mas vcs podem noivar e casar quando estiver tudo organizado Smiley smile
    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Karla acredito que não existe idade certa, mas vcs devem ter a noção do que uma vida dois é. São contas a pagar, grandes responsabilidades. A melhor coisa é vcs se estabilizarem financeiramente antes, para depois dar esse passo. Um dos principais motivos de divórcio são as brigas por dinheiro. Façam uma faculdade antes, arrumem um emprego, tenham um dinheiro guardado e depois pensem em casamento, pois o fundo fora da casa dos pais é maravilhoso, mas exige muuuitas responsabilidades.

    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, não existe idade certa. Existe o que você e seu noivo definem como prioridade na vida de vcs. Eu, por exemplo, aos 17 anos só pensava em estudar. Dps q me formei na faculdade, só pensava em ter um bom emprego na minha área e, dps disso, minha prioridade era viajar. Tudo isso eu fiz e só agora vou me casar.
    Eu acho q aos 17 anos dá para curtir seu namorado e construir o futuro de vcs dois sem um noivado e um casamento tão cedo, mas essa é minha opinião. Só vcs sabem quais são as prioridades dos dois, qual o nível de maturidade de ambos, enfim.... avaliem bem o que vcs planejam para o futuro e sejam felizes com suas escolhas!
    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, vou te responder com base na minha experiência. Mas é claro que cada um sabe das suas condições, desejos e planos né. Comecei a namorar no 1º ano do ensino médio, aos 15 anos e sempre quis casar e as vezes até ficava chateada com meu noivo pela demora no pedido, mas hoje sei que ele quis esperar o momento certo. Hoje tenho 9 anos de namoro e me caso ano que vem. nesse tempo eu me formei na escola, fiz a faculdade (que foi paga pelo meu pai), consegui um bom emprego e investi todo meu tempo e dinheiro em cursos e especialização. Meu noivo a mesma coisa. Agora, estabilizados e sem os custos com nossa formação, posso fazer a festa do jeito que sonhei, com os fornecedores que sempre desejei, coisa que antes não seria possível tanto financeiramente quanto na dedicação pois teria que dividir a atenção que estou dando ao casamento com faculdade/cursos. A faculdade e a pós graduação me exigiram dedicação total, tanto de tempo quanto do psicológico (ao final estava a ponto de surtar) e penso que se eu tivesse casada, preocupada com afazeres domésticos, preocupada com contas a pagar e etc, teria sido muito mais difícil. Sei que teria conseguido pois meu noivo me ajuda e apoia muito, porém ou o casamento ou a educação teriam sido afetadas. Enfim, isso é só uma percepção minha, talvez outras meninas pensem diferente... tive muitas amigas na faculdade que eram casadas, tinham filhos e deu tudo certo pra elas também. Por isso que eu disse que cada um sabe o que é melhor pra si!
    De qualquer forma, não existe uma regra do que vai dar certo ou não, só vivendo pra saber rs então boa sorte, e que dê tudo certo pra você tbm! Tudo acontecerá no tempo de Deus 😘
    • Responder
  • Karla
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Taty, eu precisava muito ouvir a opinião de alguém que não fosse da minha família 💖💖💖
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Novembro 2022 Acre
    Taty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karla, as pessoas costumam programar suas vidas de acordo com as construções sociais. Crescer, se formar, arrumar emprego, casar, ter filhos... assim por diante.
    Faça um parâmetro da sua vida hoje para aquilo que vc deseja e enxerga para o futuro.
    Conversem sobre suas opções e os caminhos que pretendem seguir. Se querem construir uma vida juntos, se programem pra isso.Não há idade certa pra nada. O que há são escolhas, e são essas escolham que fazem quem somos. Desejo felicidades 😘
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas