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Tatiana
Super Noiva Agosto 2016 Espírito Santo

Noivei ! E agora ? Como começar a organizar um casamento: etapas.

Tatiana, dia 24 de Novembro de 2015 às 14:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 7

1ª Etapa: Renda

Não a do vestido, mas a do banco. Decidiram se casar? Beleza! Primeiro de tudo é saber:

  1. Quanto cada um ganha?
  2. Além do salário tem algum dinheiro a mais guardado que desejam usar?
  3. Quanto tem de despesas fixas (faculdade, academia, prestações, saúde etc)?
  4. Quanto gastam, em média, com variáveis (saídas com os amigos, alimentação na rua, remédios etc)?

Esse é O momento de começar a primeira planilha de contas que vai – se forem prudentes! – acompanhar vocês na nova vida de casados. Os economistas usam a seguinte formula de orçamento doméstico saudável:

Se vocês já moram juntos e querem oficializar a união, precisam, o quanto antes, caminhar por esse conceito. Se só dividirão teto depois do casamento, é bom sentar para conversar sobre o assunto para entender como cada um aprendeu a lidar com dinheiro e como imagina que será lidar com ele depois de casados. Acredite: uma porcentagem enorme de divórcios se dá por conta de dinheiro.

Independente se já moram ou vão morar juntos no futuro, o casamento entrará no meio da sua rotina financeira e eu o classifico como um projeto futuro, desses tantos que as pessoas tem na vida como: ter filhos, comprar casa, carro etc. Se eu enxergo dessa forma podemos dizer que ele estaria dentro dos tais 20% destinados a investimentos futuros, certo? Sendo assim, você pode reorganizar suas finanças de algumas formas para destinar verba para o casamento. Por exemplo:

50% dos nossos ganhos vão para as contas

20% para o lazer

10% para investimento

Estamos destinando 20% para o casamento

ou

40% para as contas

15% para o lazer

10% investimento

Estamos destinando 35% para o casamento

Mas essas são suposições e você não pode dizer agora qual é a melhor pra você sem antes analisar os gastos e saber onde pode enxugar um pouco esse orçamento. Pode diminuir o plano do celular, os cigarros, as saídas nos fins de semana, trocar o plano da academia para um mais simples, cancelar tudo o que você se engana em dizer que ainda precisa e mais. É um pequeno sacrifício sim, não vou mentir. Mas se é seu sonho, tenha foco.

O mais importante de tudo é não destruir a estrutura do 50-30-20 porque cada parte dessa fração é importante na vida. Trabalhar só para pagar contas e poupar é uma droga. Deixar de pagar as contas para se divertir e não poupar nada, é a maior imprudendia do mundo! Pagar contas e se divertir sem poupar é viver um dia de cada vez sem garantir tranquilidade para o futuro.

Pense nisso.

2ª Etapa: Ajuda financeira

Sabe aquele velho deitado que diz que não podemos contar com o ovo dentro da galinha? Quando anunciamos o casamento para a família, geralmente são os pais os primeiros a prometerem ajuda. A mãe diz que vai pagar o vestido, o pai que ajuda com as bebidas, os sogros com a lua de mel e os seus olhinhos brilhando. Recebo, por dia, uns 10 e-mails de pessoas que me pedem ajuda por onde começar e já vem contando:

” Assim que decidimos a data, minha família prometeu ajudar com isso, aquilo e aquilo outro. Agora só vai ficar faltando tal e tal coisa”.

Errado.

Destas 10, pelo menos umas 7 terão problemas no momento que a data for se aproximando e quem fez as promessas perceber que falou demais e agora não consegue honrar com o prometido. Nem sempre é por maldade. É que as pessoas, embriagadas pela emoção, não fazem contas. Não se planejam com calma e por vezes nem consultam os próprios conjugues! É treta na certa!

Então, faça o seguinte: quando alguém lhe prometer algo, agradeça e não aguarde. Faça seu planejamento incluindo os custos do que foi prometido. Caso dê zebra, você não terá surpresas desagradáveis e poderá arcar com aquilo que foi prometido. Bônus: se a pessoa se sentir envergonhada, diga a ela que prefere contar com ajuda para confeccionar itens para o casamento como a decoração ou até mesmo os doces. Assim ela volta a se sentir bem em ajudar.

3ª Etapa: Orçamentos

Vixiiiinossasinhora é agora! É AGORA QUE O BICHO PEGA! Hahahaha!

Mas calma. Se você seguiu a ordem das etapas dessa organização, já sabe o quanto tem de dinheiro para pagar por mês os serviços do seu casamento. Ter esse conhecimento lhe ajudará a definir as prioridades e descartar os supérfluos. Vai pensar no que pode criar você mesmo e em tudo o que poderá ser substituído por uma opção mais econômica.

Tenha paciência e educação nos momentos de receber e responder orçamentos. Não ceda a pressões. Permita que o orçamento e o coração batam no mesmo ritmo pelos contratados para atuarem no seu casamento.

4ª Etapa: Estilo

Qual é seu estilo? Você sabe? Fica confusa no momento de escolher entre o vintage, o romântico, o retrô, o boho ou não faz a menor ideia de que raios são essas coisas todas?

Definir um estilo também vai ajudar e muito a saber onde e como economizar no seu casamento. Um casamento com tema CIRCO será completamente diferente de um casamento ROMÂNTICO e tradicional. A alimentação VEGANA não é tão comum. Enfim, não é difícil mas é preciso saber qual é o seu. Faça assim:

  1. Comece a visitar o Pinterest e busque por ” Casamentos” ou “Wedding” e divirta-se com o universo que aparecerá a sua frente.
  2. Faça o mesmo em blogs e no próprio Google.
  3. Salve essas imagens em uma pasta ( no Pinterest criamos um Board). Ou, se preferir, várias pastas com temas diferentes mas todos dentro do universo dos casamentos.
  4. Revisite sua pasta toda semana e comece a limpar toda vez que visitar as imagens de ideias que você salvou por as acharem “bonitas” mas que, na verdade, não aplicaria de fato aquela ideia no seu casamento.
  5. Com o passar do tempo vai ficando apenas aquilo que tem mais a ver com a sua personalidade. Se ainda restarem dúvidas é só se perguntar:
    – Eu reproduziria isso aqui no meu casamento?
    – Tem a ver comigo, minhas origens e história de vida?
    – Escolheria isso aqui para me agradar ou para para agradar os outros?
    – Faria/usaria isso apenas para afrontar alguém?
    – Quero apenas porque está na moda?
    – Quero apenas porque a(o) falana(o) usou?

Por fim, ter um TEMA te ajuda a personalizar e diferenciar seu casamento dos demais. Sabe quando você começa a ir em vários e tudo parece cada dia mais igual? Fugir disso não é tão difícil:

  1. Que tal um casamento com elementos da sua série de TV favorita? Veja esse casamento do Doctor Who http://bit.ly/1D0gyvp
  2. Que tal um inspirado no seu artista preferido? Já viu esse chá do Romero Britto? http://bit.ly/1zwxx8i
  3. Tem uma paixão por uma marca específica de carros? Veja esse chá http://bit.ly/1E0ENtv e esse casamento http://bit.ly/1ctxfG0 com fusquinhas como protagonistas
  4. Ajuda em uma ONG? Veja esse casamento de dois Doutores da Alegria http://bit.ly/17bVAWw
  5. É apaixonada(o) por um estilo musical de uma época diferente? Veja esse casamento Rockabilly em um PUB Irlandês http://bit.ly/13AnPNp e o meu que foi anos 80 http://bit.ly/Y51bKp
  6. Ama de paixão um país que mora/morou/visitou? Veja esse chá com tema francês http://bit.ly/1G1jBBn
  7. Vai casar em épocas comemorativas? Vem esse http://bit.ly/1JU5Bz7 e esse http://bit.ly/1ksqd2a casamento no São João

E pode ser do time, de uma música específica, na rua, na praça, na praia, no quintal ou até mesmo no salão de forma super clássica. Contanto que você esteja fazendo exatamente aquilo que te representa.

4ª Etapa: Estruturas básicas

Lembra da Pirâmide das Prioridades? Então. Saber o que é cada coisa e o tempo certo de se preocupar com elas, te alivia da tensão do “PRECISO RESOLVER TUDO URGENTE!”. Na dúvida do que falta resolver? Basta voltar nessa lista.

Você precisa de tudo o que está aí? NÃO.
Você precisa seguir rigorosamente essa organização? NÃO.
A Sammia está dizendo que tal serviço é menos importante que o outro? Também NÃO.

Estou apenas mostrando que:

Em Estrutura estão os itens que formam a BASE de uma festa. Sem esse tipo de alicerce os itens importantes não se apoiam e nem tem razão de existir. É a mesma coisa de organizar uma festa de aniversário. Você precisa começar a pensar onde vai ser, no que vão comer, quem vai fotografar…não é? Mesma coisa da estrutura do casamento.

Os Importantes definem que os itens da estrutura estão direcionados para um casamento, certo? e não para uma festa infantil. Se só existissem os itens de estrutura e os importantes, já dá pra casar!

Já os Complementares vem para dar personalidade e alegria para o seu grande dia. Enquanto você acerta os itens da estrutura, já pode ir pensando nos importantes. Terminou a estrutura? Enquanto toca os importantes já pode começar a se divertir com os complementares.

O que não adianta é começar a escolher o arranjo de cabelo sem nem saber onde e quando vai casar! Pode? Pode. Mas se vou casar na praia e no verão, será que vale a pena me preocupar agora em adquirir uma coroa estilo princesa cheia de pedrarias? Os gostos mudam e os itens estruturais vão definir os importantes e estes ditar o que cabe no estilo da sua festa na lista dos complementares. Não se atropele. Mantenha a calma e o controle, ok?

***

Fonte: http://casandosemgrana.com.br/por-onde-comecar-a-organizar-seu-casamento-metodo-financas/

espero que ajudem

abraços!

7 Respostas

Última atividade por Tatiana, dia 9 de Dezembro de 2015 às 00:19
  • Tatiana
    Super Noiva Agosto 2016 Espírito Santo
    Tatiana ·
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    Que bom que te ajudou noivinha, fico feliz

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  • Cass
    Noiva Novata Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Cass ·
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    Perfeito, a luz que eu precisava para dar o ponta pé inicial nesse arduo caminho que vou trilhar rss

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  • Daiane
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Daiane ·
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    Foi um tempo bem gasto rs beijos
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  • Tatiana
    Super Noiva Agosto 2016 Espírito Santo
    Tatiana ·
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    Que bom que ajudou noivinha

    Fico muito feliz

    Desculpa pelo texto enorme

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  • Daiane
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Daiane ·
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    Muito obrigada, me ajudou bastante, para primeiramente organizar tudo na minha mente para depois colocar em prática. Obrigada pelas dicas e o carinho com as noivinhas. Beijos.
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  • Tatiana
    Super Noiva Agosto 2016 Espírito Santo
    Tatiana ·
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    Isso ai noivinha!

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  • Amanda Crivelaro
    Noiva VIP Maio 2016 São Paulo
    Amanda Crivelaro ·
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    Otimas dicas Tatiana, super importante, obrigado por compartilhar, tem gente que acha que casar é facil e é só querer e pronto mas não pensam que tem muitas coisas pra se avaliar antes neh.

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