Sou Filipe, tenho 23 anos e sou autista.
Estou noivo de uma mulher sensacional, me compreende, me entende e é minha melhor e única amiga. Mas algumas coisas do TEA afetam o relacionamento.
Moças, entendam, quando o seu noivo/namorado que tem TEA muitas vezes age de forma fria, não cheguem cobranças exageradas e julgamentos; isso piora a situação, porque vai desorganizar tudo na cabeça dele, não vai conseguir assimilar bem as informações e isso pode causar uma crise, o que seria ruim.
Ao mesmo tempo, tem que haver a sabedoria no falar, levar o seu noivo a superar suas barreiras de forma leve, aos poucos inserindo ele em atividades sociais, sempre respeitando o limite dele. Isso é terapêutico. Quando conheci minha noiva, eu não falava com quase ninguém, quase não tinha amigos e isso mudou um pouco por causa da paciência e sabedoria dela em saber lidar comigo.
Você não precisa ser uma psicóloga, só precisa ser companheira.
Por fim, não force o seu noivo a parar com os stims (mexer pernas, dedo, movimentos repetitivos), isso é extremamente agoniante para nós. Isso é como se fosse algo para nós acalmar em situações estressantes.
Enfim, seja companheira, compreensiva e tenta sempre inserir aos poucos em meios sociais, evite lugares barulhentos e entenda os limites dele. E nunca o deixe usar o autismo como desculpa para tudo.
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui