Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noivo Novato outubro 2023 Maranhão

noivo autista

FILIPE, dia 25 de Abril de 2023 às 01:50 Publicado em Fórum Vida de casal 0 4
Sou Filipe, tenho 23 anos e sou autista.

Estou noivo de uma mulher sensacional, me compreende, me entende e é minha melhor e única amiga. Mas algumas coisas do TEA afetam o relacionamento.
Moças, entendam, quando o seu noivo/namorado que tem TEA muitas vezes age de forma fria, não cheguem cobranças exageradas e julgamentos; isso piora a situação, porque vai desorganizar tudo na cabeça dele, não vai conseguir assimilar bem as informações e isso pode causar uma crise, o que seria ruim.
Ao mesmo tempo, tem que haver a sabedoria no falar, levar o seu noivo a superar suas barreiras de forma leve, aos poucos inserindo ele em atividades sociais, sempre respeitando o limite dele. Isso é terapêutico. Quando conheci minha noiva, eu não falava com quase ninguém, quase não tinha amigos e isso mudou um pouco por causa da paciência e sabedoria dela em saber lidar comigo.
Você não precisa ser uma psicóloga, só precisa ser companheira.
Por fim, não force o seu noivo a parar com os stims (mexer pernas, dedo, movimentos repetitivos), isso é extremamente agoniante para nós. Isso é como se fosse algo para nós acalmar em situações estressantes.
Enfim, seja companheira, compreensiva e tenta sempre inserir aos poucos em meios sociais, evite lugares barulhentos e entenda os limites dele. E nunca o deixe usar o autismo como desculpa para tudo.

4 Respostas

Última atividade por Gabriela, dia 25 de Abril de 2023 às 16:05
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Filipe!

Que lindo relato e que delicadeza em trazer seu ponto de vista para nós!

Falou e disse! O companheirismo, o respeito e o diálogo são formas belíssimas de amar! 🥰🥰🥰

• Responder
  • Monique
    Noiva VIP Dezembro 2023 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por expor suas dicas/vivência e nos deixar conhecimento, seu espaço de fala é muito necessário!! Muita felicidades para vocês dois. ❤️👏🏾
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2024 Pernambuco
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que massa! Muito bom ter a sua fala aqui, por alguém que entende bem de como é ser autista nesse mundo de casamentos. Feliz que você encontrou alguém que te entende bem e te respeita, felicidade aos dois 🥰
    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Filipe, obrigada por trazer esse tema e por se apresentar na Comunidade.

Sem dúvidas histórias como a sua vão abrindo portas para que cada vez mais todo e qualquer tema seja tratato sem tabus e com mais normalidade. Amar envolve muita coisa e uma das mais importantes é entender que o outro é outra pessoa com defeitos e qualidades.

Sua noiva também está aqui?

Depois 👉📍Os melhores fornecedores para o seu casamento no Maranhão

E para não deixar escapar nada 👇

Posso ajudar em algo mais?

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas