Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jackson
Noivo Principiante Março 2015 São Paulo

Noivo! E agora o que vestir?

Jackson, dia 8 de Agosto de 2014 às 12:04 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 12

Muitas noivas acham que pro homem é fácil simplesmente se vstir, afinal de contas é só questão de camisa, paletó, calça e sapato certo?

Mas não tão simples assim! Os homens também tem sua magia para se vestir bem. Não munido de tantas ferramentas visuais que as mulheres, que convenhamos ficam lindissimas. =)

E para não ficar atrás nós homens para ficar bem na foto temos alguns pontos para se preocupar:

Vamos listar algumas coisas:

Qual é o bio-físico do noivo? Gordinho, magro, baixinho ...

Quando vai ser o casamento? Verão, inverno ...

Horário do casamento? Manhã, tarde ou noite.

Casamento formal ou informal?

Qual o tema? Campestre, retrô ...

Modelo retrô:

Retro

Após respondidas estas questões fica mais fácil de decidir afinal de contas um fraque completo não combina com baixinhos né uma vez que tem o paletó uma cauda alongada. Nesse caso escolha um meio-fraque.

Caso o noivo for moderninho e quiser sair do convencional e escolher umas cores mais claras, deve-se escolher um casamento diurno. Já cores escuras combinam com qualquer hora do dia, uma vez que não seja verão, o que vai "fritar" o noivo com o sol, deixe para noite para ficar mais elegânte.

Mas afinal de contas o que é esse tal de fraque e meio-fraque? Vamos listar os tipos tradicionais de roupas para noivos:

CASACA: É um paletó preto curto na frente e com a cauda longa, bipartida. A calça também é da mesma cor que o paletó. A camisa é branca, com colarinho alto dobrado nas pontas. Usa-se gravata borboleta e complementa-se o traje com faixa larga preta na cintura. A casaca praticamente só é usada em casamentos muito formais e após as nove da noite. Quando o noivo usa casaca todos os convidados devem usar smoking.

Casaca

MEIA-CASACA: É exatamente como o anterior, só que não possui calda. As regras são as mesmas.

FRAQUE: A calça do fraque é de tecido risca-de-giz. O paletó é com cauda longa e deve ser usado abotoado. Abixo vai um colete e camisa. Com a branca social usa-se gravata social. Já com camisa branca de gola alta e pontas dobradas usa-se o plastrom, que é uma gravata de cetim, mais larga e com pontas arredondadas. O fraque também deve ficar restrito a casamentos muito e à noite.

Fraque

MEIO-FRAQUE: É similar ao fraque. Só que não tem cauda e o paletó é usado desabotoado. Ele é uma versão inventada pelos latinos muito comum aqui no Brasil. Nele vai Paletó, Calça riscada, colete e gravata tradicionais.

Meio-Fraque

TERNO: Consiste em calça, colete e paletó. Vale lembrar que o colete é opcional e não combina com todos os tipos físicos. Para quem vai casar à noite o terno pode ser preto, grafite-escuro ou marinho quase preto. A camisa deve ser branca ou de outra cor muito clara. A gravata pede motivos discretos. Os sapatos nunca em verniz.

Terno

Dicas:
1 - Como o noivo deve combinar os sapatos e o cinto?
Use sapatos pretos com cintos pretos e sapatos marrons com cintos marrons.
Sapatos e cintos pretos também combinam com roupas azul-marinho e cinza.
Sapatos e cintos marrons também combinam com roupas bege e areia.

2 - Como o noivo deve combinar as meias com os sapatos e a roupa?
Se estiver usando calça preta e sapatos pretos, use meias pretas.
Se estiver usando calça azul-marinho e sapatos pretos, as meias podem ser azul escuro ou pretas.
Com sapatos sociais marrons você use meias nas cores bege ou marrom.

3- Posso casar de smoking e pedir que meus padrinhos também se vistam da mesma forma?
Não. O smoking é apropriado para festas de gala e recepções que pedem traje a rigor. O noivo não deve usá-lo e seus padrinhos e convidados também não.
Em um casamento formal, noivos e padrinhos podem usar fraque ou meio-fraque. Os convidados devem usar ternos.

4 - Qual a diferença entre terno e costume?
O terno é composto por calça, colete e paletó, enquanto o costume é composto apenas por calça e paletó. O uso do colete deixa o traje com um aspecto mais formal.

5 - O que o noivo deve vestir no casamento civil?
Como o casamento civil é uma ocasião formal, usando um terno ou costume em cores como o preto ou azul escuro, com camisa branca e uma gravata discreta, você terá a certeza de estar bem vestido.

6- Como usar o cravo ou outra flor no paletó? Onde eu devo prendê-lo(a)?
Geralmente o paletó possui um pequeno orifício na lapela para esta finalidade e é nesta altura que deve ser presa a flor. Mas atenção: a flor deve ser presa ao paletó por um pequeno alfinete que virá junto com ela da floricultura e nunca deve ter seu cabo apenas enfiado no orifício da lapela ou no bolso, de forma que fique frouxa ou pendurada ali.
Prefira as flores pequenas acompanhadas de alguns raminhos verdes para um casamento informal durante o dia ou escolha entre o cravo, mini cravo ou orquídea para um casamento formal à noite.
Se estiver usando um lenço no bolso do paletó, dispense a flor. Se estiver usando uma flor na lapela, dispense o lenço.

Evitar:
• Gravatas de cores berrantes.
• Gravatas exageradamente largas.
• Gravatas que ultrapassam a fivela do cinto.
• Gravata frouxa que irá deixá-lo com aparência de desleixado.
• Relógio esportivo com terno.
• Meias brancas com terno.
• Meias curtas com terno. Se um pedaço da sua perna ficar à mostra quando você sentar, escolha uma maior.

12 Respostas

Última atividade por Lorena, dia 26 de Julho de 2018 às 18:12
  • L
    Noiva Curiosa Junho 2022 Rio de Janeiro
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou na dúvida, não sei o que escolher para o meu noivo, ele tem 1,70cm, é fofinho, nosso casamento é em março, é diurno e pensei num terno cinza médio ou azul escuro. Me ajudem qual melhor opção?
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Emanuel. Bem, gosto é gosto, mas a mim a gravata borboleta não agrada. Eu acho que deixa o noivo parecendo garçom.... Prefiro uma gravata slim.
    • Responder
  • E
    Noivo Novato outubro 2017 Mato Grosso
    Emanuel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero casa de terno mas usando uma gravata borboleta... É errado usar desta forma?

    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu marido queria usar a casaca (eu acho simplesmente MARAVILHOSA e muito sexy, mas ele é baixino e não combina então usou smoking, não me deixou ver antes, fez surpresa

    ele ficou assim na cerimonia

    enfim casados

    depois durante a dança ele tirou a parte de cima e fez uma surpresa, estama com uma camisa sem mangas rsrsrs ele mandou cortar e deixou os punhos com abotoaduras (acho que é isso mesmo) para parecer que estava de camisa manga longa rsrs

    hora da valsa

    • Responder
  • Suelen&fabrício
    Noiva Curiosa Dezembro 2014 Amapá
    Suelen&fabrício ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo irá casar com a farda da policia militar do Amapá! Ele é militar!
    Aquela branca!
    Acho q vai fikr lindoooooo! Smiley smile
    • Responder
  • Ediane
    Noiva VIP Março 2015 São Paulo
    Ediane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kkk eu praticamente já decidi a roupa do meu noivo. kkkk Vai ser terno com colete. Ele fica muito elegante. kkkk

    • Responder
  • Jackson
    Noivo Principiante Março 2015 São Paulo
    Jackson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Obrigado =D

    • Responder
  • Jackson
    Noivo Principiante Março 2015 São Paulo
    Jackson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    =D

    • Responder
  • Jackson
    Noivo Principiante Março 2015 São Paulo
    Jackson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Obrigado =D

    • Responder
  • D
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Dai ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas as dicas, vou mostrar pro meu noivo tb hahaha

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa...vou mostrar esse artigo pro meu noivo!!!! rs

    • Responder
  • Sousa
    Noiva Master Setembro 2022 Rio Grande do Norte
    Sousa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas hein!!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas