Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Karla
Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro

Noivo não batizado. Igreja católica. Noivo estrangeiro. Casamento misto?

Karla, dia 22 de Novembro de 2021 às 15:14 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 13

Boa tarde, noivinhas!!! Tenho dúvidas em relação ao casamento na igreja católica. No caso, o noivo é estrangeiro residente no Brasil e não é batizado, apenas eu sou. Eu li sobre o casamento misto, mas fiquei na dúvida se só é possível caso o noivo tenha uma outra religião, ou se aplica a qualquer caso em que não seja batizado. Não quero casamento com missa. Alguém saberia dizer se tem alguma diferença na cerimônia nesse caso dele não ser batizado?

Além disso, sabem dizer se tem alguma burocracia maior pelo fato de ser estrangeiro?

Obrigada!!!

13 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 29 de Novembro de 2021 às 14:59
  • Nathalia
    Noiva Ativa Maio 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha!
    Olha, primeira coisa que eu queria te falar é que pode parecer chato, burocrático e desnecessário, mas não é.
    Se vocês querem casar na Igreja Católica, deixem um pouco de lado somente aquele pensamento de "entrar de branco, marcha, flores, tapete vermelho" e lembrar que sobretudo, o casamento na Igreja Católica é algo muito sério. São duas pessoas que, sendo católicas, fazem promessas diante do altar, de seguir a religião e levar ela para a sua família, educar os seus filhos na fé católica, ser a imagem da aliança de Jesus com a Igreja... na verdade são várias coisas, aconselho você também a ler o rito do matrimônio de vocês pra que vocês entendam melhor aquilo que vão celebrar diante do altar. Isso você pode pedir para a paróquia que vão casar.

    E ai, considerando isso, realmente não teria possibilidade de vocês casarem na Igreja se você for batizada, seguir a fé, mas o seu marido não. Por que vocês dois serão UM SÓ. Porém, hoje em dia existem alternativas para isso:
    - Ele pode fazer catequese e receber os sacramentos;

    - Vocês podem receber uma BENÇÃO, que é diferente do SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO. Existe uma celebração, mas que é diferente. tenho certeza que se você entrar em contato com a paroquia, eles explicarão melhor.

    - A questão dele ser estrangeiro, não é muito relevante.

    Espero ter te ajudado! Smiley heart

    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, burocrático é mesmo. Mas a igreja te dá opções nesses casos assim. Minha dica é, entre em contato com a paróquia que vc tem interesse em casar, que eles vão te orientar direitinho como proceder!

    Smiley heart

    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, querida Louise, ajudou demais ❤️
    • Responder
  • Louise
    Noiva Constante Março 2022 Minas Gerais
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    Casamento na igreja católica é muito complicado, até mesmo pra noivos ambos batizados e da mesma religião, como no meu caso, queria que o meu casamento fosse fora do templo, tentei por 5 meses e não consegui. Aconselho que busque a paróquia da sua cidade para já começar a documentação pq é muito demorado e burocrático, geralmente pedem que vcs assinem um documento de casamento misto, ou tem a opção do noivo batizar na igreja (acho meio exagerado). Quanto a ser estrangeiro não tem problema, geralmente tem a documentação que ele é residente, então de boas. E não é obrigatório fazer um casamento com missa, o meu mesmo vai ser em uma capela, com minha família e sem a missa e as outras coisas.
    Mas já entra em contato pra que vc saiba o que é necessário ou que vc tenha outras opções.Espero que dê tudo certinho 😘😘😘
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, único conselho que te dou para ter mais informações e procurar a paroquia que deseja casar e tirar todas as duvidas, beijos!

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Karla!
    Melhor entrar em contato com a igreja que vocês querem casar para saber coml funciona por lá. Na igreja da minha cidade, é obrigatório que os dois sejam batizados, mas sei que têm igrejas que não são assim.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah, o rito permanece INTACTO e deve ser seguido à risca. Lembrando que quem recebe o sacramento é apenas a parte católica. A parte não batizada apenas se casa como um direito natural.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Segundo o CIC (código do Direito Canônico) a exigência é que apenas um dos noivos seja batizado.

    O processo vai para a cúria local para a dispensa do bispo (que pode ou não conceder a permissão, mas em geral é mero expediente) para dispensa com disparidade de culto. Como você é do Rio, acho que não tem problema, é uma diocese bem tranquila.

    A parte não católica vai ter que se comprometer a:

    1 - Nunca vedar a parte católica de viver sua fé;

    2 - Que os filhos serão criados na igreja católica (receberão os sacramentos);

    3 - Que nunca impedirá a parte católica de praticar sua fé;

    O processo corre normalmente, sendo imprescindível o curso de noivos, bem como a entrevista com o padre. Como ele é estrangeiro o padre da entrevista tem que ser biligue (caso ele não seja fluente em português) na língua dele e em geral essa entrevista é separada (alguns fazem juntos).

    Na cerimônia: a parte do consentimento (não existem votos na Igreja Católica) tem que ser na língua dele (novamente caso ele não seja fluente em português). Pra hora vc pode contratar um tradutor simultâneo ou mesmo pedir alguém pra traduzir (apesar que é padrão o consentimento).

    Qualquer paróquia que falar que não está errada. Para não ter dúvida o melhor lugar é a cúria. A cúria do Rio é ótima (Dom Orani é um FOFO) então podem tirar mais dúvidas lá.

    Quanto ao civil, o melhor local pra se informar é o cartório, inclusive quanto a ratificação do casamento na respectiva embaixada do país dele.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nessa igreja não muda nada, pq não é feita uma missa, nem nada do tipo. Eles só pedem a certidão de batismo pra "anexar" a certidão de casamento pra garantir a regra de que não pode casar duas vezes na igreja católica. Mas existem muitas variações mesmo de igreja pra igreja. O ideal é vc se informar especificamente na que vc escolheu.

    • Responder
  • Karla
    Noiva Constante Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Karla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah, legal, Mayara! Imagino que varie de igreja pra igreja essa possibilidade, mas bom saber que há algumas que permitem. E sabe dizer se tem alguma diferença na cerimonia pelo fato de um dos dois não ser batizado?

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha. Na igreja que vou me casar apenas um do casal precisa ser batizado, não é obrigatório que seja os dois. O melhor é se informar diretamente na igreja onde vc pretende fazer o casamento. Sobre ele ser estrangeiro acredito que não influencie no casamento religioso, somente no civil.

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Karla, não sei dizer exatamente, mas seria um casamento com disparidade de culto (é possível sim). É necessária uma permissão especial. Não se enquadra no casamento misto pq neste uma das partes não é católica, mas tem o batismo. Sugiro vc procurar diretamente a secretaria de alguma Igreja próxima ao seu endereço pq eles vai saber te informar bem direitinho os trâmites já que é uma situação bem particular
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Burocracia a mais existe apenas legalmente no cartório, mas nao sei te dizer exatamente quais. Já sobre a igreja católica pelo que sei: sem batismo não casa, eles não tão nem aí
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas