Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

J
Noivo Novato Dezembro 2023 Paraná

Noivo super ansioso e preocupado

Junior, dia 7 de Novembro de 2023 às 02:33 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 7
Olá pessoal, vi bastante mensagens aqui no fórum e dessa vez quem está no desespero sou eu. Estou num relacionamento há 5 anos com minha companheira, noivos há 1 ano, mas não moramos juntos. A mãe dela é muito certinha com religião e não deixa a filha dela nem dormir comigo. Tenho minha casa, meu carro, um bom emprego, vida estável, e ela também tem a profissão dela e bem resolvida financeiramente, mas me sinto muito inseguro com essa questão de a sogra ser de certa forma manipuladora. Minha companheira nunca dormiu aqui em casa, fico com medo dela nem gostar daqui ou das responsabilidades. E agora estamos com casamento marcado para dezembro de 2023 e eu estou com uma baita insônia, ansioso e me sentindo estranho. Normalmente era para assinar a papelada e ficar feliz, né?! Pois eu assinei e senti algo muito estranho, similar a um pavor. Amo muito ela e ela também me ama muito, somos parceiros, dividimos as contas, passeamos, viajamos, mas eu fico preocupado com o futuro, principalmente quando ela começa a falar de filhos ou dizer que vai me fazer ir pra academia (eu odeio academia). Tenho vontade de desistir mas tenho medo de falar isso pra ela e ela ficar tão depressiva quanto eu, por isso fico sofrendo calado. Será que eu estou forçando a barra ou é só ansiedade mesmo? Vocês que já passaram por isso, como superaram?

7 Respostas

Última atividade por Ana, dia 8 de Novembro de 2023 às 15:44
  • Ana
    Noiva Constante Junho 2024 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Junior, sou filha de mãe do mesmo estilo da sua noiva. Meu noivo também tinha os receios que você compartilhou. Conversamos bastante sobre como pretendemos conduzir nossa vida a dois depois de casados e isso nos fortaleceu muito, além de acalma-lo.

    Vale a pena você sentar e conversar com sua amada. Acredito que, assim como eu, ela também ama muito a mãe dela, mas a partir do momento que vocês casarem, as decisões caberão apenas a vocês, sem intromissão de terceiros.

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Esperta Março 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Junior eu entendo perfeitamente a situação. No meu caso a minha mãe sempre foi super protetora e não me deixava fazer nada praticamente. Nem viajar e muito menos dormir na casa de algum namorado. No caso dela não foi por religião mas por proteção e por cultura bem antiga.

    Sempre conversei com meu marido (quando noivo) e qualquer questão ou duvida, a gente esclarecia e mantinha um acordo de não deixarmos nos influenciar.

    Minha mãe estava feliz por eu casar mas eu tinha receio dela querer continuar controlando a minha vida.

    Depois que eu casei pra ela foi difícil porque ficou sozinha (meu irmão já havia casado há muito mais tempo que eu) mas não deixei que ela controlasse nada. Ela entendeu que agora eu tenho a minha vida, o meu caminho e que estou construindo um novo núcleo familiar.

    Eu tive uma mudança bem grande de vida, sempre morei com minha mãe e de um dia pro outro acordei com um homem dormindo ao meu lado! A adaptação de rotina, de acostumar com uma pessoa diferente (por mais que tenhamos namorado por quase 7 anos, morar junto é diferente), manias de cada um, as despesas etc etc... Mas é preciso ter maturidade e saber que dificuldades fazem parte, assim como a felicidade de casar com quem se ama e construir juntos uma família.

    Fiz terapia por 4 anos e meu marido faz há 2, isso nos ajuda a compreender muitas coisas, a saber lidar com os "caroços de azeitona" que surgem. São aquelas pequenas coisinhas que se transformam em um problemão.

    Em resumo: sentem, conversem, esclareçam as duvidas, os medos, se precisar faça terapia, e não deixe que qualquer pessoa controlem a vida de vocês.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Fevereiro 2024 Espírito Santo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Junior!

    Meus pais já foram desses por um longo período da minha vida então eu entendo sua situação.

    Acho que o ideal é que você seja transparente com a sua noiva, em relação ao que te incomoda e como isso está afetando seu bem-estar e, consequentemente, do relacionamento.

    Afinal, com o passar do tempo, vocês terão outros desafios, como filhos e não dá pra sua noiva ter esse posicionamento neutro, deixando os pais interferirem na vida à dois, né? Imagina isso com filhos ou outras situações?

    Esse é o momento certo de você deixar tudo às claras com ela, conversar e cobrar um atitude de mulher adulta. Talvez ela esteja tão acostumada com essa interferência e imposição dos pais, que não percebe como isso vem atrapalhando vocês.

    Já em relação a se "acostumar" com a casa e vida de casada, acho que tudo é tempo e comunicação. Vocês se amam e vão se adaptando. Vai dar tudo certo!

    • Responder
  • Michelle
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei como meu noivo lida mas, meus pais são pessoas que gostam muito de participar. Até aí tudo certo o problema é que as vezes eles querem impor.
    E meu noivo não gosta disso, o que tem funcionado é conversar. E obviamente tem algumas coisas que eu não gosto e tenho falado também.

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Ativa Janeiro 2027 São Paulo Estado
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, noivinho!

    Olha, também tenho uma sogra complicada, nunca fez nada pra mim diretamente, mas meu namorado reclama muito... Minha mãe também é rígida com essas questões, porem a diferença é que ela ficaria feliz com o casamento, não sei se seria o caso de sua sogra.

    Converse com sua companheira, ela com certeza vai entender, procure também um profissional para auxiliar com seus sentimentos, vai ajudar muito vocês dois! Boa sorte, Deus abençoe essa união Smiley heart

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Junior, eu já fui filha desse tipo de mãe e não é nada fácil mesmo, imagino o tipo de limitação que vocês precisam enfrentar. Sobre essas sensações e sentimentos, daria pra dizer que seria só um medo do novo e dessa mudança que está por vir, mas pode ser outra coisa também que nós não saberíamos dizer. Acho que seria interessante um acompanhamento com terapia com um profissional que pode te ajudar nessas questões de forma imparcial e conhecendo todo o contexto
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Junior, por aqui tenho uma sogra complicada... em outros aspectos, mas complicada. A solução tem sido conversar francamente com meu parceiro sobre o que incomoda. E meu parceiro passou a adotar uma postura mais adulta em frente ao comportamento da mãe.
    Conversar com sua parceira deve ser o primeiro passo, mas pelo que você descreveu que está sentindo eu diria que bom pra você era buscar a terapia também.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas