Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Letícia
Noiva Master Novembro 2022 São Paulo

Noivos cristãos e as lições das igrejas | Machismo e violência replicada ? ⛪ 🤔

Letícia, dia 12 de Abril de 2021 às 20:34 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 23

Olá, comunidade casamenteiraaa Smiley ring


Como vocês estão? Smiley laugh


Sei que no meio desta Pandemia, não há quem esteja 100% bem. Mas na medida do possível, vamos seguindo um dia de cada vez e tendo esperança em dias melhores. 🙌


Começo esse debate colocando alguns versículos da Bíblia Sagrada que tenho como embasamento sobre o que é o casamento:

"1 João 3:18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.""Tiago 1:5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.""Provérbios 18:22 O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor.""Efésios 5:25-26 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra."
Noivos cristãos e as lições das igrejas | Machismo e violência replicada ? ⛪  🤔 1

E agora vem o ponto de reflexão que fiz logo após pesquisar por cursos de noivos cristãos online, ao me deparar com um vídeo de uma jovem noiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia, falando sobre o curso de noivos que ela e seu noivo estavam fazendo. E apontou diversos itens sobre a fala dos ministros sobre a sexualidade e maneira que o casal deveria se portar, no leito conjugal.
Vídeo sobre o curso de noivos da Adventista | Machismo e opressão

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/gente/noticia/2020/07/mulher-aponta-machismo-em-curso-de-noivos-de-igreja-evangelica-legitimam-abuso-ckd4tv5y3006o01471aixhik0.html

E ao ver esse vídeo, comecei a refletir sobre a quantidade de casamentos mal sucedidos e de mulheres abusadas dentro do próprio lar. Por conivência da sociedade, das igrejas, das famílias e pelo ensinamento ultrapassado e imoral em que somos expostos dia após dia.
Deixo aqui abaixo um trecho do curso dos noivos da adventista:"O homem fica frustrado e muitas vezes, até com raiva, quando a mulher se nega a fazer sexo"

Obs: A igreja se retratou com a jovem via instagram e disseram que irão revisar o material, que havia sido editado em 2019 para combater esse tipo de ensinamentos errôneos.
Os pontos que deixo para reflexão são: Até que ponto a religiosidade está ou pode afetar o seu lar e o seu casamento?
Você já parou para analisar o quanto as igrejas pregam doutrinas e fogem das escrituras?A Bíblia é clara em dizer que o marido deve tratar a esposa como Cristo tratou a Igreja, então entendo que quando não há isso no matrimônio o divorcio é válido. E você, o que acha sobre isso?Até que ponto um casamento está passando por dificuldades ou chegou em estágio de abuso?O que é um relacionamento saudável para vocês? Chegaram a conversar sobre o que acreditam ser inadmissíveis para um casamento?
Esses são questionamentos que acho extremamente importante serem feitos quando se estão noivos.
E você o que acha sobre isso?

23 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 14 de Abril de 2021 às 08:26
  • Bruna
    Noiva Esperta Fevereiro 2022 Rio Grande do Sul
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabei me afastando da igreja justamente por ficar ouvindo constantemente frases dese tipo. Ainda na adolescência fiquei presa num relacionamento abusivo por ouvir esses tipos de comentários dos pastores de onde frequentava. Acredito que o casamento é uma via de mão dupla. Quando se tem amor e respeito mútuos, certas coisas que vemos em muitos relacionamentos não existiriam.
    Vejo muitas pessoas (de diferentes religiões) se aproveitando da fé dos outros pra impor aquelo que acreditam, sem pensar nas consequências. Meu marido e eu temos religiões diferentes, fomos criados com visões diferentes a cerca de religiosidade, mas ainda sim, é tão tranquilo essa parte. Como ele mesmo diz: não é questão de religião e sim de respeito.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem toda razão, Nádia!



    Discutir os pontos sobre as expectativas referentes ao matrimônio é crucial para que o casamento flue e perdure. Vejo tantos relacionamentos rasos, em que não há compreensão, diálogo e muito menos respeito. Que a certeza para eles é clara: uma vida regada de infelicidades e tristezas.

    Para que haja sucesso na vida conjugal, acredito que o firmamento deve ser o respeito, a cumplicidade, harmonia, lealdade, parceria, compreensão e o diálogo. Esses são pré requisitos para qualquer relacionamento saudável. 😊
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disse tudo, Keyte!

    Acredito que o diálogo seja um fator crucial para qualquer relacionamento, e quando há cumplicidade, respeito e parceria, tudo flui de uma forma mais leve. 🤗
    • Responder
  • Nádia
    Noiva Ativa Maio 2021 Minas Gerais
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vejo muitos casamentos e namorados baseados em ensinamentos desse tipo que não dão certo e ao final sai os dois frustrados.
    Acho um absurdo algumas falas. Acho extremamente importante esse tipo de conversa durante o namoro. E importante que o casal tenha esse tipo de ideia alinhada para que no final não saiam machucados.
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Lê, o tema que você trouxe é muito interessante de se falar.

    Infelizmente assuntos voltados para a área sexual são "tabus" em muitas famílias e igrejas também, mas como em todo caso, não podemos generalizar, né?

    E é uma pena que muitas pessoas sejam cabresco de igreja! Que preferem acreditar na opinião do clero do que na de um médico, por exemplo...

    Maaas felizmente existem líderes religiosos que se empenham em ensinar fundamentos bíblicos para os casais, também aconselham, instruem, abrem os olhos, etc.... Acho que tem toda uma história, cultura e doutrina para ser descontruida, mas aos poucos o progresso acontece (claro que alguns se recusam a progedir e preferem manter as mesmas opiniões, mas um dia eles serão a minoria, acredito.)

    Eu sempre falo que o diálogo e a compreensão são umas das bases de qualquer relacionamento. Acho importantissimo o homem e a mulher se entenderem, conhecerem, saber dos problemas e juntos se ajudarem... O casal vive mais feliz quando ambos estão bem!

    Acho que é até por isso que muitas pessoas reclamam do casamento, porque não aprenderam a entender o parceiro, não buscaram conhecer os prazeres um do outro, não desfrutaram de tempo junto e dai fica tudo monótono, automático, sem graça.

    Quando o casal se entende, o relacionamento fica melhor a cada dia!

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jaqueline,
    Muito obrigada pela sua contribuição e por compartilhar os livros.
    Sucesso em seu curso para noivos! Deus os abençoe 🙏🏻🙌🏻💓
    • Responder
  • Monise
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Monise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela indicação! Vou ler!
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Leticia!

    Infelizmente a gente ve muita gente deturpando o verdadeiro sentido do matrimonio e interpretando as sagradas escrituras à sua propria maneira. Instruindo as pessoas de forma errada e tudo mais.

    Eu não sei como funciona nas igrejas evangélicas - como você mencionou aqui a adventista. Mas na igreja católica nós aprendemos completamente diferente. Embora eu não tenha ainda tido o curso de noivos (eles adiaram por conta da pandemia), eu li alguns documentos da igreja e estudei bastante sobre o assunto e também li alguns livros.

    Fica a minha recomendação para quem se interessar:

    - Exortação apostólica Familiaris Consortio : http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_19811122_familiaris-consortio.html

    - Exortação apostólica Amoris Laetitia: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20160319_amoris-laetitia.html

    - Carta Encíclica Humanae Vitae: http://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_25071968_humanae-vitae.html

    - Livro "O Matrimonio Cristão" - Pe Matheus Pigozzo

    - Livro "Tres para casar" - Venerável Fulton Sheen

    - Livro "O amor que dá a vida" - Kimberly Hahn

    O conhecimento nos liberta e nos faz tomar as nossas próprias decisões sem sermos manipulados por outras pessoas.

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mayara,

    Obrigada por compartilhar o seu posicionamento!

    Faço apenas um adendo sobre o "servir", que no meu ponto de vista entendo estar ligado com a questão da "submissão" expressa na bíblia também. Que tenho por entendimento a mesma coisa que diz nesta frase:
    "A submissão bíblica seria um sinal de igualdade baseado no amor. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Neste contexto interpretativo supracitado, o marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar; o cabeça."

    Funções foram dadas ao casal, de acordo com a época em que viviam e as características físicas e emocionais.

    Não enxergo esse ponto como machismo, mas uma exortação para o papel de cuidar da família, pois como a bíblia também menciona: A mulher é sábia. E é ela quem edifica o lar.

    Mas vejo que há muitas interpretações errôneas, e que querem favorecer os homens. Afinal, eles quem ainda dominam tudo, né? Ainda não chegamos em um nível de igualdade, infelizmente.

    😘
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uma das frases que mais me incomoda em alguns casamentos cristãos é "a mulher deve servir o seu marido" e coisas nesse mesmo sentido que passam uma visão extremamente machista e não deveria ser reproduzida nos dias de hoje. Pretendo me atentar a esses detalhes quando for fazer o meu curso de noivos e quando for escolher os versículos que serão lidos na cerimônia.

    Porém essas questões não interferem diretamente na nossa vida como casal, afinal nenhum dos dois é cristão "praticante", temos apenas nossa religião e absorvemos somente aquilo que nos representa e é importante, no caso a fé e o amor á Deus. Nada de doutrinas de nenhuma religião, somos nossa própria igreja!

    • Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Letícia!

    Violência jamais. E a igualdade e o respeito devem existir sempre nos relacionamentos.

    Seja em qual for a religião, é preciso mesmo estar atento a esses temas.

    Obrigada por compartilhar Smiley smile

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Monise,

    Enquanto eu criava esse debate, estava lendo um livro que a minha mãe me deu que se chama "Antes de dizer sim" de Jaime Kemp e ele é MUITO bom. É de 1984 e é muito atual, tem uma leitura super gostosa e prazerosa e não é nenhum pouco machista (pelo menos, não encontrei nada que seja em meu ponto de vista). Já devorei o livro.
    Vale muito a pena!

    E que incrível é poder compartilhar isso com vocês, e ver que somos muitas as mulheres que não querem mais ser subjulgadas por um sistema patriarcal e machista.
    Não me autodenomino feminista, pois o movimento atual não me representa em muitos aspectos (tendo em vista a deturpação do sentido original e o "pregar" do femismo ao invés do feminismo), mas vejo que é uma luta constante e para a sobrevivência. Em vários aspectos, no mercado de trabalho, dentro dos relacionamentos, nas estruturas familiares e até mesmo dentro das igrejas.

    Que essa pauta seja sempre discutida e que possamos abraçar novas reflexões 💓
    • Responder
  • Monise
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Monise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o tema! Importante refletirmos nisso.
    Vale a pena lembrar que religião cristã costuma ser carregada de machismo (que é bem incompreensível, uma vez que não é compatível com o caráter de Cristo).
    A Bíblia foi escrita por homens e para homens. Claro, inspirada por Deus, mas ainda assim, cada escritor de cada livro da Bíblia colocou um pouco de si e de suas crenças lá. Vale a pena reforçar que estamos avançando num mundo em que mulheres são tratadas com respeito, e acredito que é isso que Deus queira pra nós, por isso, não devemos deixar que a religião, que é algo que "representa Deus na Terra" subjulgue mulheres. Eu sou adventista do sétimo dia também, e posso dizer que, apesar de uma denominação maravilhosa em diversos aspectos, ainda é bastante machista e têm muito a crescer. OBS: comentem os cursos de noivos cristãos que vocês fizeram que não fazem as mulheres passarem raiva pra eu fazer também hehehe
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lênora,

    Você também acabou de levantar um debate extremamente importante, sobre a colocação da mulher e o papel dela dentro das igrejas. E é real!

    Muitas denominações deixam os homens a frente de tudo e as mulheres devem ficar como intercessoras, ou a cuidar das crianças e ministérios infantis e cantina.

    Mas o "ser líder" não é um papel que a mulher possa exercer, e por qual motivo? Já ouvi pregadores levantarem a bandeira de que é porque Jesus escolheu 12 discípulos homens e não haviam mulheres na liderança das igrejas, mas que o trabalho delas era somente financiar o evangelho e interceder.

    E até que ponto isso é retrato por conta da época vivida? Afinal, os tempos mudam e nunca se foi visto como algo imutável ou inflexível a questão do papel das mulheres na igreja.

    Deixo abaixo um link sobre a interpretação de um pastor sobre os papéis das mulheres segundo a bíblia, para anuncio do evangelho:

    O papel da mulher segundo a bíblia

    https://estiloadoracao.com/mulher-pode-ser-pastora-ordenacao-feminina/

    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pela excelente reflexão e debate, Letícia. A forma como você consegue transmitir a Palavra e refletir sobre a sua verdadeira mensagem me faz pensar em como seria importante ter mais mulheres com direito a voz nas igrejas. Infelizmente, muito do que vemos sendo reproduzido nos discursos dos pastores e padres ainda é fruto de uma construção de igrejas feita por homens e pensando, principalmente, neles. E isso se torna ainda mais triste quando paramos para refletir que a maior parte dos fiéis são, na verdade, mulheres. A gente sempre fica no backstage de tudo na igreja e na, verdade, muita coisa só anda por nossa causa e pela nossa proatividade. É muito injusta essa falta de reconhecimento e como isso reflete na tentativa de assentar cada um em seu “devido lugar”, sendo que somos todos iguais e deveríamos poder ocupar os mesmos espaços e ter o mesmo direito a voz.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nayara,

    Fico tão feliz em ver relatos de mulheres cristãs que já abriram os olhos para isso.

    Tenho fé de que nossa geração irá reformular e melhorar o índice de casamentos saudáveis e felizes, que seremos exemplo para aqueles que estão desacreditados em suas áreas sentimentais, por relacionamentos frustrados.

    Sucesso em seu curso de noivos! Espero que até lá, eles já tenham reformulado o manual do curso e que vocês possam aproveitar ao máximo da palavra do Senhor sobre o matrimônio, sem doutrinações e objetificações da mulher.

    Deus os abençoe! E volte aqui para compartilhar conosco como foi seu curso ♥

    • Responder
  • Nayara
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, faço parte da igreja adventista desde berço e posso te dizer que também não concordo com esse manual que a moça fala no vídeo. Penso que o casamento tem que ser vivido a luz da bíblia assim como disse, como Cristo amou a igreja. Tem alguns pastores adventistas que tem instagram voltados a falar sobre casamento e a sexualidade, Rodrigo Bertotti e Eliana Melo Destrave, super recomendo viu!

    Vou fazer meu curso de noivos em agosto, aí volto aqui pra contar como foi Smiley heart

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaah que incrivel, Paula!

    Seu relato me deixou muito feliz por vocês e ansiosa para ter o nosso curso de noivos. Smiley catface

    • Responder
  • Paula
    Super Noiva outubro 2021 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo o que julgamos mais importante, por ex: a sexualidade, como já falei; muitos casais que se casam achando que o sexo com esposo/a é pecado, sentem culpa de sentir prazer, justamente por um ensinamento conservador e machista de que só o homem pode gostar de sexo; as leis da Igreja foram amplamente abordadas, foram citados como pequenos erros podem tornar um casamento nulo; a questão dos filhos, educação deles e planejamento familiar; questões financeiras; diálogo, paciência e sabedoria na resolução dos problemas; até mesmo a divisão de tarefas domésticas, como os homens tem igual obrigação na manutenção do lar. Tanto eu quanto meu noivo amamos muito, foi esclarecedor e paramos até de nós sentir mal por estarmos tão ansiosos pela lua de mel hahahah saímos de lá com ainda mais certeza da nossa escolha de formarmos uma família juntos.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Disse tudo, Danielle! ♥

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que incrível, Paula!

    Ter aqui um relato honesto, sincero e baseado nos princípios cristãos.

    Fora a sexualidade, quais outros pontos foram abordados no curso de noivos que vocês fizeram?

    Quais pontos vocês mais gostaram?

    Eu farei um online com o meu noivo, ainda estamos escolhendo, mas provavelmente será no site Do inicio ao Sim.

    https://www.doinicioaosim.com.br/curso-de-noivos/

    Depois faço um outro debate aqui comentando sobre o que achamos a respeito. ♥

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate!
    Creio que tudo o que fizermos, devemos pedir sabedoria a Deus!! Deus diz na Bíblia que as mulheres devem ser submissas ao seus maridos, no entanto, Ele também fala para os maridos amarem sua mulheres como Cristo amou a igreja, ou seja, se o homem souber tratar bem e respeitosamente sua esposa, consequentemente ela será submissa a ele!
    • Responder
  • Paula
    Super Noiva outubro 2021 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei noivinha, tudo bem? Achei incrível ver esse debate aqui porque ontem mesmo meu noivo e eu fizemos o curso de noivos que é obrigatório para casar na Igreja Católica. Somos católicas praticantes, mas confesso que estava com muito receio do que seria ensinado nesse curso, visto que os discursos conservadores tem ganhando grande espaço na igreja. Mas, olha, foi incrível! Falaram abertamente sobre sexualidade (até mesmo o padre respondeu dúvidas a respeito), uma linguagem leve, dois casais nos contaram histórias vividas por eles, e aprendemos muito tanto sobre nossa doutrina como sobre o que pode levar um casamento à falência. Graças a Deus em nenhum momento trataram a mulher como simples adereço do homem, mas sim como o coração do lar. É importante que estejamos atentas mesmo, mas a minha experiência foi muito boa.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas