Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Júlia
Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais

Noivos de religião diferentes

Júlia, dia 7 de Setembro de 2021 às 10:56 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 27
Olá, noivinhas td bem?

Sou evangelica e meu noivo catolico, ambos Batizados e praticantes em sua religião.
Meu sonho sempre foi me vestir de noiva e não me casar na igreja, e o sonho do meu noivo sempre foi casar na igreja. Eu não trabalho, e ele tá fzd de td pra realizar meu sonho de ter o dia de noiva.. vcs acham que eu tmb devo realizar o sonho dele de se casar na igreja católica? Eu não me importo, e não vai abalar minha crença na minha religião. Mais minha familia tmb evangelica, esta sendo contra... me de opiniões!!!

27 Respostas

Última atividade por Patrícia, dia 22 de Setembro de 2021 às 18:22
  • P
    Noiva Curiosa outubro 2022 Bahia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Perfeito, Jaqueline. Mesmo nos casamentos com disparidade de culto há essa questão. Na minha modesta opinião, isso não é somente uma questão de ceder ou não, mas sim uma questão muito profunda que tem de ser pensada pelo casal. Em que fé filhos serão criados? Como isso vai se dar? Tem de fazer curso de noivos, várias coisas... Não é tão simples como uma mera escolha de local, tem regras de direito canônico envolvidas...
    Se bem me recordo o pouco que li de direito canonico, sendo os dois batizados nao é um casamento com disparidade de culto, mas precisa de autorização especial
    Smj a parte nao católica não precisa educar mas tem de prometer não embaraçar a educação católica

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Julia, tudo bem?

    Segundo a doutrina da igreja católica, para que seja liberado a celebração do casamento entre um católico e um evangélico, a parte evangélica deve concordar com as promessas que são feitas no altar diante de Deus. Dentre as promessas são a abertura à vida e a criação dos filhos na fé católica. Caso isso não esteja de acordo o casamento é considerado Nulo.

    Acho que seria bom voces conversarem certinho sobre isso, procurarem um padre para se informarem com relação a esses quesitos. E uma vez que voces estiverem alinhados, buscar informar a familia da melhor forma possivel. Lembrando que a decisão deve ser sempre de voces. E mais do que um sonho, o casamento na igreja católica é um sacramento, as pessoas que desejam receber o sacramento precisam também viver as promessas feitas no altar.

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Julia, isso vai de cada um.. EU acho muito importante ter a benção dos PAIS (desde que eles sejam corretos) então não casaria mas se você não se importa com isso e para você tudo bem, então só vai 🥰 uma opção é vcs casarem ao ar livre também, aí não fica injusto para ninguém!!!
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Setembro 2022 Rio de Janeiro
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É o seu casamento, pense nos desejos do casal e seja feliz
    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma situação muito complicada e bem particular, olha na minha opinião você precisa pedir direção a Deus, para que Ele te guie na melhor direção... Muita luz
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Abril 2022 Bahia
    Lanara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Júlia, Boa noite. Sou Católica praticante e o meu namorado é protestante ( o mesmo caso que você, porém inverso ). Eu sempre tive o sonho de casar na igreja, vestida de noiva com uma cerimônia impecável. Mesmo com religiões diferentes, iremos casar na igreja católica, o pai dele que é pastor dará a benção dele na nossa recepção e assim seguiremos!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Junho 2022 Pernambuco
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii!
    Para nós católicos, o casamento na igreja é muito importante! Eu por exemplo, não abro mão. Eu só vou me sentir realmente casada se casar na igreja, com a benção do padre, mesmo se me casar no civil dias antes. E o casamento católico só é válido na igreja, fora dela pode até haver uma benção, mas o sacramento só dentro da igreja.

    Acredito que vale sim a pena você fazer isso por seu noivo, já que ele tá fazendo tanto pra realizar o seu sonho. Talvez até, se couber no orçamento, fazer uma cerimônia pequena na igreja católica, para receber o sacramento e após fazer a cerimônia maior, ao ar livre e a festa. Somente o casamento na igreja católica não é caro, na minha igreja, por exemplo, vou pagar 500 reais. Aí o gasto "extra" seria com decoração, músicos... Mas não é obrigatório. E como seria uma cerimônia pequena a sua família também não seria "obrigada" a ir, você podia só chamar alguns dos padrinhos e as pessoas católicas.
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Novata Agosto 2021 São Paulo
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha..
    faça seu casamento em um Buffet e lembre-se que o casamento é seu e do noivo, não deixe muitas opniões interferirem no momento de vocês.
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Clarice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faz um casamento ao ar livre, eu sou católica e meu noivo ateu, nao era sonho casar na igreja, muito menos dele diante de suas crenças. Mas da pra chegar em um acordo.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa Novembro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha td bem? Então eu e meu noivo somos evangélicos e queremos casar ao ar livre, fala com ele sobre as vantagens do casamento ao ar livre, e sobre o palestrante da cerimônia acredito que o do cartório faz. Sabe se no seu coração vc tem dúvidas ora a Deus ou conversa com alguém q vc confia
    • Responder
  • Francine
    Noiva Ativa Fevereiro 2022 Rio Grande do Sul
    Francine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha que tal casamento ao ar livre? Somos cristãos evangélicos e será ao ar livre o nosso, mas na minha opinião seria complicado pra nos evangélicos casarmos numa igreja católica que é de onde nós protestantes saímos, nós saímos do ambiente de idolatria e etc, com todo o respeito aos católicos e a qualquer pessoa, eu te digo isso como irmã, mas essa é minha opinião, em formatura também não fiz pq as fotos seriam na igreja católica e por outros motivos também mas isso vai de você conversar com seu pastor, e se ambas igrejas estiverem de acordo converse com Deus, e peça auxílio a Ele, que Ele vai te guiar pela melhor decisão, e acredito que se estiverem todos de acordo e for da vontade de Deus, é isso aí é felicidades kk
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, obrigada!!!
    • Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, meu marido (já casamos no civil) e eu também somos de religiões diferentes. Ele é católico praticante e eu ateia convicta. Nós combinamos da seguinte maneira: faremos uma cerimônia humanista no mesmo local da recepção e casaremos na igreja católica na mesma semana. Porém será uma cerimônia super simples só com a família. Outra razão pra isso é o fato de o catolicismo não permitir casamentos fora de uma igreja. E sempre quis uma cerimônia ao ar livre. Acho que vale conversar com seu noivo e ver o que fica legal para ambos. Quem sabe uma cerimônia ecumênica?
    • Responder
  • Kathelin
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Kathelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês podem fazer uma cerimônia religiosa na igreja católica antes do seu casamento mesmo, a igreja permite casamentos com um dos noivos sendo de outra religião, você não precisa ser católica para isto. Acho oque ele ficaria feliz sim.
    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mostre alguns vídeos para ele de casamentos ao ar livre. Acho que ele pode se animar.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se receber o sacramento da igreja é importante para ele, você tem que considerar isto. Meu noivo faz questão e eu vou casar na igreja por ele, porque é importante para ele.Casamento é uma via de mão dupla e ambos tem que ceder em algum ponto.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Jú,
    Sempre fui da idéia que um relacionamento é uma vida de mão dupla. Se ele está fazendo de tudo para realizar seu sonho, porque não fazer por ele também?

    No final, a única coisa que importa é a felicidade de vocês. Se a família não gosta, é só eles não fazerem na vez deles e tá resolvido.
    • Responder
  • P
    Noiva Curiosa outubro 2022 Bahia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outra coisa que você precisa considerar é que para o católico somente é válido o casamento católico, ou seja, se um pastor abençoar a união de vocês, do ponto de vista estritamente católico seu noivo em tese não poderá receber a comunhão. Isso é importante pra ele? Se sim, é algo a considerar pois para você é um sonho casar fora da igreja e para ele é impeditivo de receber algo que na fé dele é importante.
    • Responder
  • P
    Noiva Curiosa outubro 2022 Bahia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento católico é um sacramento e ao casar na igreja católica você assume o compromisso de criar seus filhos nessa fé. Se não é da sua vontade assumir esse compromisso, converse com seu noivo e acredito que vocês poderão achar um denominador comum.
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!!!!
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu cederia sim à vontade dele, afinal vocês tem que achar um ponto de equilibrio. E falando como uma pessoa sem religião, todos vocês não acreditam em Deus? Não são todos Cristãos? Não entendo essa “birra” da sua família, eles tem que entender que não importa o templo ou a religião, eles devem sempre adorar e ser fieis ao seu Deus e isso basta
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Eu acho que relacionamento é exatamente sobre isso: ceder!
    Se ele está fazendo de tudo por você, por que não ceder um pouco para o sonho dele também? Se a questão da religião realmente não for um impedimento pra você, faça sim…
    Sobre casar fora da igreja, a igreja católica não permite! Somente em situações bem específicas, como pessoas que não podem se locomover por questões de saúde
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disponha. Se precisar de algo pode contar conosco. Beijos 😘
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom saber, obrigada!!!
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha, avalia bem, porque tem padre que faz sim. Eu sou católica e o padre da minha paróquia celebra casamentos fora da igreja sem problemas.
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Novembro 2023 Minas Gerais
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siim..mais na religião católica os padres e diáconos nao podem celebrar casamento fora da igreja...
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Ju!
    Realmente é uma situação complicada. Sobre a opinião da família acho que vocês não devem dar atenção, afinal de contas são vocês que vão casar, quem os ama de verdade estarão com vocês independentemente do local onde será a cerimônia.
    Se ainda assim for um empecilho, vocês já cogitaram casar em um local que tenha uma capela. Já vi chácaras que possuem capelas e a cerimônia é tão linda quanto em uma igreja..
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas