Oiii gentee, então eu estava com duvidas em relaçao a roupa dos meus padrinhos , meu pai e noivo.. Sao tantos tipos: ternos, fraque , meio fraque , smoking!! Ufa.. Mas ai achei essas dicas importantes p quem assim como eu estava na duvida!!
beijokas e espero q seja util!!
Fonte:http://www.noivacomclasse.com/2013/07/noivos-padrinhos-e-pais-dos-noivos-o.html
Noivos, padrinhos e pais dos noivos: o que vestir no casamento
Todo mundo fala muito sobre o vestido de noiva, já que a noiva é a estrela da festa. Mas e o que o noivo deve vestir no casamento? Apresento algumas sugestões desde algo informal até os trajes mais formais. Primeiramente é preciso saber que o traje do noivo deve estar de acordo (combinar)com o horário do casamento, com o estilo do vestido da noiva, com o estilo da decoração e do casamento.
As cores claras são indicadas para os casamento de dia e/ou informais.
As cores escuras são as indicadas para a noite e/ou um casamento formal.
Basicamente os trajes se dividem em terno, summer, smoking, meio fraque, fraque e casaca. Existem ainda a túnica, rafinatti e jaquetão rigor, mas não são muito comuns no Brasil.
Deve-se comprar ou alugar?
Bom, se o traje for um terno, por exemplo, seria conveniente o noivo comprar, poispoderá usar em outras ocasiões.
Um homem elegante tem pelo menos um terno em seu guarda roupa. É só mudar a gravata e a camisa que ningém irá se lembrar que foi o terno do casamento. Se for um smoking ou summer e o noivo costuma participar de festas de gala, também seria uma boa ideia comprar. Caso não costume receber convites deste tipo, melhor alugar. Meio fraque, fraque e casaca: o melhor é alugar. Dificilmente o noivo irá usar este tipo de traje novamente, a não ser que seja alguém que costume ser convidadoconstantemente para casamentos, corridas de cavalo, entre outros acontecimentos sociais em que se usam estes trajes (em especial no exterior) e/ou eventos de gala de muita pompa e circunstância.
E os padrinhos, pais do noivo e noiva? O que devem vestir?
Os padrinhos e os pais da noiva e noivo nunca devem/podem se vestir mais "elegantemente" que o noivo. Por exemplo, se o noivo escolher um terno, os padrinhos e os pais não podem usar um meio fraque, smoking, fraque ou casaca.
No máximo os padrinhos e os pais podem trajar o que o noivo estiver usando. O mais comum no Brasil é que o noivo e os pais usem o mesmo traje e os padrinhos um traje um pouco mais simples. Exemplo: o noivo escolheu smoking, então os padrinhos e os pais também podem usar smoking ou terno com gravata.
Em outros países muitas vezes os padrinhos e até os pais dos noivos acompanham a mesma vestimenta do noivo.
No Brasil é muito comum o noivo escolher o fraque e os pais usarem o meio fraque. E os padrinhos e os convidados usarem o terno com gravata. Outra combinação comumé o noivo e os pais usarem o meio fraque e os padrinhos terno com gravata, sendo que o noivo escolhe usar o meio fraque com a gravata plaston e o colete em um tom diferente dos pais. Nada impede de que o noivo use o meio fraque ou o fraque e que os pais e padrinhos usem o mesmo traje. Isto ocorre mais em casamentos na Inglaterra e Alemanha, por exemplo.
Não vou comentar a origem dos trajes aqui, pois o foco do post é auxiliar os noivos na escolha do modelo correto para a cerimônia, e não em história da moda.
Dicas gerais:
Se for alugar, verifique as condições gerais do traje (se tem furos ou queimaduras de cigarro, barras mal feitas ou marcadas, traje queimado que fica com aquele "brilho" horrível, lapelas arranhadas ou danificadas, etc).
Caso a situação econômica não esteja favorável para alugar um traje mais formal, omelhor então é comprar ou alugar um terno de bom corte.
Ficará mais bonito do que alugar, por exemplo, um meio fraque feio e/ou danificado de má qualidade. Claro que se pode e deve se alugar um traje mais refinado, mas é preciso que esteja em ótimas condições de uso.
Apenas não se esqueçam que o vestido de noiva deverá também acompanhar o estilo, ou vice versa.
Sinceramente fica feio uma noiva com um vestido "cheio de brilhos", brocados e um noivo vestido em um estilo mais simples. O casamento deve ser harmonioso em tudo: trajes, estilo da cerimônia, decoração e festa.
Usar as meias da mesma cor das calças para ficar mais elegante e suficientemente longas para ao sentar-se não apareça as pernas descobertas.
As roupas deverão estar ajustadas para o seu tamanho: nada de calças mais longas ou curtas nas pernas ou mangas e ombros muito curtos ou longos.
Pais dos noivos, padrinhos e convidados devem tomar cuidado com cores extravagantes ou muito coloridas para tudo, as jaquetas, calças, coletes, gravatas: só se for autorizado expressamente pelos noivos. Os outros homens não podem e não devem querem "aparecer mais" que o noivo. É falta de educação.
Caso seja o noivo que queira usara trajes muito coloridos ou extravagantes será preciso conversar com a noiva antes para evitar desgostos. Pode ser que ela não se sinta bem em ter um noivo muito "efusivo". Ter consideração um pelo outro demonstra amor, carinho, educação e civilidade.
E se o noivo quiser usar branco, pode? Pode sim, mas será mais adequado para um casamento durante o dia. Fica mais elegante. Casamentos em estilo rústico ou boho chic na praia e no campo também combinam bem com trajes brancos para os noivos.
Quem é o responsável para combinar e escolher os trajes do noivo, pais dos noivos e os padrinhos?
O noivo é quem deve conversar com os outros homens sobre o assunto. Mas nada impede da noiva colaborar, é claro.
Primeiro a noiva e o noivo escolhem o tipo de cerimônia e festa e o horário. Com base nisto é que a noiva escolhe o vestido de noiva adequado para a ocasião e o noivo escolhe o que vestir. Consequentemente os noivos combinam quais serão as roupas dos pais, mães, madrinhas e padrinhos, e mesmo convidados, baseados no tipo de casamento e no horário.
Inclusive para se colocar um lembrete anexo ao convite sobre o tipo de traje dos convidados. Pode-se fazer isto?
Pode sim, especialmente se os noivos tiverem dúvidas sobre o conhecimento de moda, etiqueta e boas maneiras dos convidados, mas é de bom tom se fazer o lembrete commuita educação e elegância.
Fica deselegante, por exemplo, os noivos escolherem um casamento informal e osconvidados aparecerem de smoking e as convidadas com vestidos de gala.
Ou então se o casamento for de gala e os convidados aparecerem só de blazer ou usando apenas camisa social de manga comprida e as convidadas de vestido curto.
Se uma situação embaraçosa destas acontecer, muitas vezes os próprios convidados poderão se sentir mal ou até humilhados, e ninguém iria querer isto, certo?
Observação: é preciso ter cuidado com alguns blogs por aí que "colam e copiam" dos outros e nem pesquisam para saber se o que escreveram está certo. Descobri que muitos ensinam erroneamente a diferenciação dos trajes masculinos e que certos trajes não se usam mais (só que estes mesmos trajes continuam sendo usados fora do Brasil). CASAMENTO INFORMAL NA PRAIA
NO CAMPO NA CIDADE Terno (fato) sem gravata: deixa bem informal, porém muito elegante. Ideal para umcasamento blasé.
Outro exemplo da combinação muito bonita de terno sem gravata. Curiosidade: na verdade o terno (fato em Portugal) é o conjunto da calça, jaqueta e colete junto (daí o nome terno). O nome correto da jaqueta e calça é costume, mas ninguém praticamente usa o termo de maneira correta.
Terno ou só a calça com o colete. CASAMENTO FORMAL
PRAIA, CAMPO e CIDADE Terno com chapéu. Terno ou fato.
Ternos Hugo Boss.
Outras combinações de terno.