Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Novata Junho 2025 Rio de Janeiro

Noivos que tem religiões diferentes

Andreza, dia 11 de Dezembro de 2024 às 23:41 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16

Boa noite, o que posso fazer quando ambos são de religiões diferentes (católica e evangélica) e nenhum abre mão de realizar o casamento em suas respectivas igrejas?

Não haverá implicância em relação aos líderes religiosos quanto a decisão do casal?

16 Respostas

Última atividade por Andreza, hoje às 12:26
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada pelo retorno, ambos respeitam a religião um do outro, assim como frequentamos a igreja um do outro. Tudo o que você mencionou já foi conversado entre nós anteriormente e não tivemos discussão sobre. Quanto a isso somos bem resolvidos.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gostaria de compartilhar uma observação. Talvez você já tenha ouvido falar sobre questões como o 'jugo desigual', e outras preocupações que podem surgir em casamentos interdenominacionais. Um ponto crucial a se considerar é que, se ambos são cristãos ativos e participam regularmente de suas respectivas igrejas, isso pode se tornar um desafio. Minha esposa, por exemplo, frequentemente vai sozinha à igreja dela, assim como eu vou à minha. Já estivemos juntos em algumas ocasiões, mas isso nunca foi uma obrigação. O que é importante compreender é que a mudança de religião pode não acontecer, e isso pode ser completamente natural, especialmente se vocês são muito envolvidos em suas comunidades atuais.

A pergunta que deve ser refletida é: isso será suficiente para ambos? Há outras questões que, ao longo do tempo, inevitavelmente surgirão, como o batismo dos filhos, a religião na qual eles serão educados, e o respeito pela devoção do seu cônjuge no lar de vocês.

Não digo isso como um "balde de água fria", mas como um convite à reflexão. Quando os líderes aconselham, muitas vezes é porque veem algo que pode ser desafiador, e estão tentando alertar com carinho. O coração humano, muitas vezes, não está disposto a ouvir, mas há questões sérias a considerar. Vocês conseguem orar juntos, respeitando as crenças de cada um? Como será a vida cristã da família? Será que terá uma abordagem ecumênica, como no casamento?

Essas questões podem parecer duras agora, mas são importantes para se pensar desde já. Claro, tudo na vida pode ser resolvido, desde que haja diálogo e compreensão mútua. O que não pode acontecer é que essas diferenças gerem brigas ou desentendimentos, pois o casamento é uma escolha feita por vocês e, como sabemos, ele é para a vida toda – algo que é ensinado na Bíblia. Ao longo da jornada, vocês terão que lutar para permanecerem unidos, pois o inimigo sempre tentará interferir. No entanto, a decisão de ficarem juntos dependerá de vocês.

Por isso, desde já, encorajo que dobrem os joelhos em oração, pedindo sabedoria e discernimento. Embora possa haver espinhos no caminho, é possível superá-los com fé e união. Que Deus os abençoe abundantemente.

PS: Desculpe o textão, mas senti no meu coração de escrever tudo isso.

• Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, não estamos brigando por conta disso, o meu receio é sobre a posição dos líderes de ambas as igrejas
    • Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso ele é o católico e eu sou a evangélica kkkk vou perguntar pra ele sobre o casamento ecumênico
    • Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também tive essa ideia, mas vamos ver o que é melhor para os 2, obrigada pelo seu relato! 😊
    • Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelo seu relato, temos conversado sobre isso e acredito que vai dar tudo certo!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom noivinha é o meu caso, fizemos da seguinte forma casamos na igreja católica com um benção na festa por um pastor, mas foi uma decisão em conjunto não imposta, eu sou católico ativo e para continuar assim precisava casar na igreja católica, então eu propus casar de forma simples sem nada sem roupa, sem música algo bem simples e depois casava com tudo o que ela teria de direito onde ela quisesse, no entanto ela não aceitou e disse que teríamos um casamento só e foi assim, diálogo é tudo, mas disputa e briga não chegará a lugar nenhum, Deus os abençõe.

• Responder
  • Monica
    Noiva Esperta Janeiro 2025 Rio de Janeiro
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Procure se informar na sua paróquia se há a possibilidade do casamento ecumênico. Ou vocês podem casar na igreja católica e depois realizarem o casamento no local da festa com o pastor . Assim os dois ficam felizes.
    • Responder
  • Pâmella
    Super Noiva Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por aqui sou católica e meu noivo evangélico, por mais que meu sonho fosse casar na igreja católica, entendo que casamento é também abrir mão e entender o outro. Assim como eu não aceitei casar na igreja dele, ele também não se sentiu confortável em casar na minha. Então decidimos por casar no altar do sítio onde será a festa e contratamos uma celebrante, onde ela poderá falar sobre as duas religiões.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Porque não casam nas duas religiões. Minha sogra é evangélica e meu sogro católico, estou a 30 anos juntos, ela não fazia questão de casar na igreja dela, mas casaram na do meu sogro para que ele pudesse fazer as coisas da igreja.

Isso é tudo conversa!

Eu já namorei pessoas de outras religiões, nunca deu certo, quando conheci meu marido e ele era da mesma religião que a minha, tua encaixou

• Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sabia dessa questão, muito obrigada pela resposta.
    • Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada.
    • Responder
  • A
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para nós não é necessário ceder quanto a religião um do outro, até porque ele não é praticante da religião. A questão era sobre a cerimônia mesmo.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você vai casar com o seu noivo ou com o líder da igreja? se imponha para ambos os lados se os líderes quiserem causar, e façam as duas cerimônias distintas. E não precisa nem ser batizado para se casar na igreja católica, procure por casamento por disparidade de culto.

• Responder
  • Andrielle
    Noiva Curiosa Agosto 2025 Santa Catarina
    Andrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sou católica e meu noivo sem religião, porem os pais evangélicos, o pai dele é pastor. Ele sempre dizia que não queria casar na igreja católica, e sempre foi meu sonho, conversamos muito sobre, ele viu que realmente era importante pra mim isso, e como ele me ama, ele cedeu, fizemos curso de noivos(12 encontros) e vamos casar na igreja católica, não é necessário ele se batizar (a não ser que ele queira), podem se casar por disparidade de culto, quando um dos noivos não é católico, o padre envia uma mensagem pro bispo e ele manda uma carta aprovando o casamento.

• Responder
  • Priscilla
    Noiva Esperta Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso é muito pessoal. Eu não abria mão da minha religião. Antes de me relacionar com alguém, esse era um fator chave para continuar ou não com a pessoa. Eu e meu marido somos católicos, compartilhamos uma vida na mesma fé, bem como as nossas famílias.

Pelo que eu sei, quando o casal tem religiões diferentes, um deles precisa ceder. E eu não estou falando da cerimonia do casamento em sim, estou falando da vivência na fé. Como vai ser ao longo da vida de vocês? Como será se tiverem filhos? Enfim... são coisas para se pensar e conversar antes do casamento.

Agora, se o ponto é apenas sobre a cerimonia, podem casar em ambas as Igrejas sim. Só que para casar na Igreja Católica, precisa ser Batizado.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas