Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Principiante Maio 2023 Rio Grande do Sul

Nome de casada: amor? machismo? tradição?

Alm., dia 15 de outubro de 2017 às 22:24 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 27

E aí, meninas? O que acham? Vão trocar/acrescentar algo em seus nomes? Por quê? Amor? Tradição? A pedido do noivo? Ou não vou trocar? Consideram machismo?

Meu querido gostaria que eu acrescentasse o dele, mas disse que vou deixar como está e ele aceitou numa boa. Os motivos são vários: não quero passar pela burocracia, acho que meu nome já é grande demais e não gosto de nomes enormes, não quero trocar um nome que já tem lá seu prestígio no mercado de trabalho e nas pesquisas acadêmicas, e também, admito, considero uma tradição um tanto machista (apesar de não ser uma feminista radical). No fim das contas, acho que minha sogra vai ficar mais chateada do que o próprio noivo...

Como os noivos de vocês reagiram quando decidiram esse assunto? Qual a opinião de vocês?


27 Respostas

Última atividade por Ingrid, dia 26 de Janeiro de 2018 às 14:07
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre deixei claro pra ele que quero acrescentar o sobrenome dele Smiley smile
    • Responder
  • O
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Olii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acrescentei um sobrenome dele (jamais tiraria um meu) e não vejo machismo nisso. Acho mais um costume, e apesar de não ser mt tradicional, essa tradição acabei trazendo pra minha vida hahah. Acredito muito que independente do que os outros pensam (pq cada um tem sua visão né e uns acham machismo), a gente tem que fazer o que tem vontade. Eu acho bonitinho pegar e depois de muita indecisão decidi colocar (no fundo eu sempre quis kkk). Quanto à burocracia, pelo que sei a pessoa precisa trocar alguns documentos depois de casada mesmo que não acrescente sobrenome do marido. A carteira de identidade, por exdmplo, deve ser trocada pq passará a conter informações da certidão de casamento e não da de nascimento. Enfim, meu marido tinha me deixado de boa pra decidir não colocar, mas coloquei e até agora não me arrependi não... tanta gente fez e faz isso, então passar pela burocracia não deve ser nada de outro mundo. Pensei foi assim.
    • Responder
  • Brenda Abreu
    Noiva VIP Dezembro 2020 Amazonas
    Brenda Abreu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha eu e meu noivo vamos trocar eu pegarei o dele e ele o meu. O meu vai ficar Brenda Abreu Machado o dele Kevin Abreu Machado.

    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Falando disso com meu noivo ele mesmo disse que não via a necessidade de que eu troque ou acrescente o nome dele, mas eu gostaria de adicionar o sobrenome, trocar o meu jamais. O complicado é lidar com a burocracia, trocar os documentos e tudo o mais. Acho que vai mais de tradição que por um acaso tem caído por terra, hoje em dia nem todo mundo segue esse conceito, vai de opinião e de casal.

    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É nada noivinha, é ao contrário a mãe dele tem o sobrenome italiano rsrs. Exatamente por isso que quero, o do pai dele é mais comum. Por isso que digo, pra mim é machismo. Porque quer que eu leve o do pai.
    • Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se formos fazer a troca de sobrenomes, seria mútua, com ele pegando meu sobrenome e eu o dele . Nesse nosso gesto haveria um simbolismo de união, de tomar para si o histórico do outro, criando algo uno. Mas, de fato, acho que a mudança unilateral é machista, e de toda forma, não acho uma mudança necessária ou obrigatória. Faria mais por prazer e esse sombiolismo que falei do que por "ter que". Aliás,detesto isso de "terquê". " ter quê" não combina com casamento.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Setembro 2017 Goiás
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm não peguei sobrenome do meu esposo e ele não se importou nenhum pouco com isso. Pra nós isso não é nada perto do que realmente importa que é o respeito ao companheiro. Afinal, todos sabem que agora somos casados. Smiley heart
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou adicionar. Até acho legal quando o casal fica com o sobrenome igual! Mas o meu continuaria diferente, meu noivo não iria trocar e eu também não faço questão. Não vejo como machismo mas sim com um costume antigo e ultrapassado.

    • Responder
  • Paula
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tenho apenas um sobrenome e não gostaria MUITO de trocar, mas eu só colocaria o dele se ele colocasse o meu e ele concordou. Não sei se é uma questão machista propriamente dita ou uma tradição mesmo, acredito que vai da noiva aceitar ou não, afinal hoje ninguém é mais obrigada a isso.

    • Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, quando solteira eu tinha apenas um sobrenome, então não vi problema em adicionar o último sobrenome dele (ele tem três, mas só quis o último). Acho que isso é decidido de casal pra casal, não vejo machismo em colocar ou feminismo em não colocar (desde que não seja uma imposição). Acho que cada casal juntos deve escolher e ser feliz!
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Franciele. Minha opinião - não acho q seja algo machista - não pelo fato de que hoje o homem pode também adquirir o sobrenome da mulher - acho que é mesmo uma tradição.

    Eu optei por adicionar o sobrenome dele sem retirar os meus, mas hj há um leque de opções, e cada uma vai de acordo com sua preferência.


    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então, eu acredito ser mais uma questão de costume. Eu não vou mudar e nem acrescentar nada.

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Constante Novembro 2018 Minas Gerais
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha,Se seu noivo e vc entraram em um acordo, não importa a opinião alheia. O importante é vcs dois
    • Responder
  • C
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não acho que é machismo, hoje em dia a mulher troca se quiser, e o noivo também tem a opção de acrescentar o sobrenome da noiva tbm.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso como vc, sinceramente não vejo sentido nisso: serve para que? Para o homem e a mulher se tornarem a mesma família? Se eu tivesse colocado o marido teria feito o mesmo, mas não quisemos passar por tanta burocracia para algo que não acrescenta nem muda nada da vida, a gente trabalha muito em horário comercial e ele até de sábado pra ter que ficar indo atrás disso.... sinceramente não serve pra nada rsrs.... nem é isso que mede nosso amor ou nossa família, quanto a nossos pais são bem tranquilos e também não ligam pra isso 🙌🏻
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Maio 2023 Rio Grande do Sul
    Alm. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, aí talvez não seja machismo... talvez o do pai seja de origem mais nobre ou algo assim, e ele queira passar o sobrenome mais “de rico” hahahaha (muita gente valoriza essa coisa de origem etc.)
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Novembro 2017 Pará
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo deixou ao meu critério escolher e eu ainda to pensando, meio confusa, tá difícil kk
    • Responder
  • Kelly
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha nem me fale rsrs. Eu queria pegar o sobrenome da mãe dele, pois acho mais bonito. Mas ele faz questão que eu pegue o do pai dele ou os dois kkk. Eu reclamo que vai ficar grande meu nome. E ele torrando que quer. Acho que no meu caso, acho meio machista, porque só o do pai, né?
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu noivo já me chama pelo sobrenome dele kkkkkk, mas isso foi uma forma de me mostrar eu queria se casar comigo. Quando eu disse que não mudaria o nome ele nem se importou. E continua acrescentando o sobrenome .
    • Responder
  • L
    Super Noiva Março 2022 Yucatán
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu Acho que isso já foi machismo um dia, hoje é opção. Eu vou trocar pq quero, mas meu namorado não se importa se eu vou trocar ou não. Acho que isso é mais tradicional mesmo, mas nem todos mundo curte tradição e isso não é um problema.
    • Responder
  • Sophia
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu resolvi acrescentar, apesar do meu nome ter virado uma Bíblia haha Porém não quis tirar nenhum sobrenome. Ele tirou o do pai, e colocou o meu. Decidi colocar pois acho que estamos formando uma nova família e seria legal carregarmos os mesmos sobrenomes, não julgo como tradição, mas como identidade do casal.

    • Responder
  • Layla
    Super Noiva outubro 2019 Ceará
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhh, eu quero pegar o nome dele, talvez tirar um meu e colocar o dele. Eu gosto dessa atitude. 💙
    • Responder
  • Gabii
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Gabii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho q é tradição.Eu não trocarei o nome, meu noivo concorda comigo.
    • Responder
  • Karen
    Noiva Esperta Novembro 2017 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A nossa decisão foi uma pequena confusão do noivo.. ficou em crise..rsrsrs... o nome dele é pequeno, mas não quis acrescentar o meu, o meu já é enorme e não quis tirar um e acrescentar o dele primeiro pq adoro meu sobrenome, segundo pq o noivo disse q não queria postergar o nome da família do pai dele, depois disse que queria...aí como ele está nesse momento ser ou não ser resolvemos ficar com o mesmo nome...rsrsrsrs

    • Responder
  • Graziela
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Graziela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu noivo e eu somos bem tranquilos em relação a isso, nenhum de nós faz questão de que o outro "pegue" o sobrenome. Já demos entrada na papelada do casamente e decidimos que vamos permanecer com os nossos nomes. Mas eu particularmente acho muito injusto e machista só a mulher mudar e ter que lidar com toda a burocracia sozinha. Mas enfim, cada qual com sua opinião e decisão.

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que é uma tradição, nunca parei pra pensar se seria machista, mas vivemos em uma sociedade machista, logo vivenciamos muito coisa machista em nossa história. Meu nome vai ficar enorme rs, mas achei bonitinho colocar o sobrenome dele, e ele disse que se eu não quisesse tudo bem , não tinha problema. Obs: ficará assim Camila Vieira Bispo de Melo, antes era Camila Vieira Bispo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas