Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Evanise
Super Noiva Dezembro 2013 Bahia

Normais pastorias para a celebração do sacramento do matrimônio

Evanise, dia 15 de Março de 2013 às 12:20 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 8

NO TOCANTE À PREPARAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO
01- As reuniões de preparação dos noivos obedeçam as orientações dadas pela Arquidiocese. Ou seja, os noivos procurem com antecedência a paróquia onde mora o noivo ou a noiva, para fazer a devida preparação e trazer junto com os outros documentos, a declaração comprovando que participaram da mesma;

02- Os noivos marquem a data na igreja onde vai ser celebrado o casamento. Marcar a data não significa que esteja tudo resolvido; é preciso depois dar entrada com os documentos na igreja; 03- Os noivos levem os documentos necessários para o casamento religioso (batistério, declaração do cartório, xerox da identidade, comprovante da preparação para o matrimônio, comprovante de residência) com no mínimo trinta dias antes da data marcada, na paróquia onde mora o noivo ou a noiva; 04- Depois de marcarem a data do casamento, de tomarem conhecimento das normas e de assinarem o documento se comprometendo em obedece-las, os noivos combinem com os ornamentadores, fotógrafos e filmadores, apresentando-lhes as orientações da Igreja para a celebração do matrimônio cristão; 05- Celebrando o matrimônio, os noivos começam uma vida nova, uma nova família. Por isso, procurem se confessar antes da celebração do matrimônio. Caso queiram comungar no dia do casamento, avisem antes na secretaria da paróquia onde o mesmo será celebrado; 06- Não serão permitidos invenções ou acréscimos dentro da celebração do matrimônio que firam a liturgia ou que prolonguem o ato litúrgico; 07- As pessoas que são contratadas pelos noivos como “cerimoniários” não estão autorizadas a interferir na liturgia sacramental; e 08- Em nenhuma hipótese poderá: a) haver floristas; b) fechar a porta da igreja para a entrada da noiva; c) distribuir bombons dentro da igreja.
NO TOCANTE À CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO
01- Para que as celebrações sejam revestidas de cuidado e dignidade e os ministros possam assistir aos matrimônios com tranqüilidade e boa disposição, os noivos deverão respeitar o horário marcado sendo pontuais. Lembrem-se sempre que o horário marcado leva em consideração os convidados, aquele que preside a celebração, os funcionários da igreja e, principalmente, os noivos que se casam no horário seguinte. Respeitar o horário é sinal de civilidade e respeito aos outros;
02- A música apropriada ajuda a criar o ambiente para a celebração litúrgica do matrimônio. Quando os noivos forem escolher o repertório a ser executado na celebração do matrimônio, devem ter em vista esta finalidade. Por isso, apresentamos, em anexo, as músicas permitidas para esta celebração; 03- Conforme o ritual do matrimônio, os momentos permitidos para a execução da música são os seguintes: - entrada: poderá haver duas entradas no máximo (entrada do noivo e da noiva em separado ou entrada do noivo e da noiva em conjunto); não haja entrada separada para damas e pajens; - Salmo Responsorial apropriado; - durante a entrada das alianças; - durante a assinatura da ata do casamento feita pelos recém-casados e o ministro; - no final da celebração. 04- A 1a. leitura seja feita, preferencialmente, por um leitor preparado para exercer esta função; 05- Também as preces sejam proclamadas por alguém da Equipe de Celebração do Matrimônio para manifestar, assim, a ministerialidade da Igreja; 06- Caso os noivos desejem, pode-se fazer, antes da bênção final, a consagração do novo casal a Nossa Senhora. Mas é preciso combinar antes com o ministro que vai assistir ao casamento; e 07- A celebração poderá ser presidida por um padre ou diácono da paróquia. A Catedral tem padre e diácono disponíveis para a celebração do casamento. Caso os noivos queiram convidar outro Assistente (padre ou diácono) para o casamento, deverão solicitar na secretaria paroquial o Termo de Compromisso, que deverá ser entregue assinado pelo padre ou diácono no mínimo trinta (30) dias antes do casamento. O Assistente convidado (padre ou diácono) deverá seguir as orientações e normas da paróquia.
NORMAS PARA OS DECORADORES
A ornamentação é sempre uma expressão da alegria da festa que se celebra. Haja bom gosto e simplicidade na decoração da igreja. O espírito cristão da celebração pede sobriedade, sem gastos supérfluos e sem ostentação. Por isso determinamos o que se segue: 01- A ornamentação é única para todos os casamentos do dia, nada podendo ser mudado ou retirado até o último horário;
02- A ornamentação deve ser toda natural e não artificial; 03- A ornamentação deve ser simples, sem ostentação; 04- Não será permitida a confecção de arranjos dentro da igreja; os arranjos devem ser trazidos prontos; 05- A arrumação da igreja deve ser feita antes da Missa, de forma que, quando a Missa começar, tudo esteja em seus devidos lugares e a igreja toda limpa; porém, o tapete, a passadeira e os arranjos colocados na porta principal e no corredor central da igreja, devem ser colocados depois da Missa; 06- Não é permitido colocar “caminho de flores” nos corredores da igreja, nem pregar nada nos bancos ou paredes da igreja. O uso de fitas ou tecidos unindo um banco ao outro não é permitido. Além disso, os bancos não podem ser deslocados dos lugares onde se encontram; 07- Não é permitido jogar pétalas de flores ou arroz dentro da igreja ou nas escadas externas da igreja, para evitar eventuais riscos e danos a terceiros; 08- No presbitério da igreja (parte onde está o altar), os arranjos não poderão impedir a movimentação das pessoas, muito menos a visão daqueles que estão participando da celebração. Isto quer dizer que o número deles nesta área deve ser reduzido; 09- A decoração do corredor central da igreja não pode impedir que os fiéis vejam e acompanhem o que está acontecendo no altar (presbitério). Por isso, não é permitido que os arranjos, tanto do presbitério, quanto do corredor central, ultrapassem a altura dos bancos; 10- Não é permitido o uso de colunas de concreto ou similares; 11- O lixo remanescente da decoração não deverá, em hipótese alguma, permanecer no interior da igreja ou proximidades; 12- Todo o material usado para a decoração não poderá ficar dentro ou na área externa da igreja. O responsável deverá recolher tudo aquilo que trouxe, logo depois do casamento; 13- Após o casamento, as flores que estão no altar deverão permanecer no lugar, não sendo permitido retirá-los; 14- O responsável pela decoração deverá apresentar o comprovante do pagamento da taxa à pessoa responsável antes do casamento, na igreja; 15- Durante a arrumação da igreja os ornamentadores devem observar o decoro que convém à Casa de Deus. Não pode haver conversas desnecessárias, desconcentração como se não estivesse na igreja, o uso de roupas inadequadas para uma igreja e o atendimento e ligações de celular; e 16- É expressamente proibido o uso de luminárias ou velas, bem como, de fitas adesivas para fixar qualquer coisa no piso da igreja.
NORMAS PARA OS FOTÓGRAFOS E FILMADORES
Os fotógrafos e filmadores, profissionais ou amadores, não podem perturbar o bom andamento da celebração e desviar a atenção da assembléia. O sacramento da Igreja é, primeiramente, “acontecimento de salvação”, e não um evento a ser registrado por filmes e fotos. Por isso, determinamos o que se segue:
01- Durante a liturgia da Palavra (1a. leitura, Salmo e Evangelho, incluindo a homilia) é permitida a filmagem ou gravação, mas somente com a câmera fixa. Nos outros momentos, haja discrição e respeito;
02- É importante conservar o silêncio e o respeito durante a celebração, pois esta é uma ação sagrada; 03- Não coloquem ou apóiem câmeras ou máquinas sobre o altar; 04- O responsável pela filmagem ou fotografia deverá apresentar o comprovante do pagamento da taxa à pessoa responsável antes do casamento, na igreja.
NORMAS PARA O CERIMONIAL
01- Deverá ser cadastrado na Paróquia;
02- Deverá seguir as orientações da Paróquia; 03- Ensaio será marcado pela secretaria da Paróquia; e 04- Não está incluso na taxa da igreja.
NORMAS PARA QUEM VAI CANTAR NOS CASAMENTOS
As músicas usadas na celebração do matrimônio devem expressar o mistério de Cristo que se celebra. Na celebração do matrimônio cristão não cabem músicas que sejam contrárias a este mistério tão sublime, como músicas de filmes, novelas e até mesmo música, popular brasileira. Por isso, determinamos o que se segue:
01- Conforme o ritual do matrimônio, os momentos permitidos para a execução da música são os seguintes: - entrada: poderá haver duas entradas no máximo (entrada do noivo e da noiva em separado ou entrada do noivo e da noiva em conjunto); não haja entrada separada para damas e pajens; - Salmo Responsorial apropriado; - durante a entrada das alianças; - durante a assinatura da ata do casamento feita pelos recém-casados e o ministro; e - no final da celebração.
02- A partir da presente data poderão ser cantadas nas celebrações dos casamentos, estas músicas aqui elencadas: Entrada do noivo e da noiva (com padrinhos, damas e pajens): - Pra sempre te amarei - Laços de amor - Quando o amor toca o coração - Canção do amor talvez - As cores do amor - Quando o amor toca o coração - Tua palavra - Nossos caminhos - Em nome do nosso amor - Amar-te mais - Juramento - Cantiga de matrimônio - Sempre vou te amar - Qual é a chave? - Ninguém te ama como eu - Dom de amor - Sonda-me - Marcha Nupcial - O Amado (Cântico dos Cânticos): Noivo - Doce Caçador (Cântico dos Cânticos): Noivo - Seremos um: Noivo - Amor eterno: Noivo - Jesus, Maria e José, Nossa família vossa é: Noivo - São José: Noivo - é tempo de amar: Noivo - 9ª Sinfonia – Beethoven - Jesus, alegria dos homens – Bach: Noivo - Simples José - Doce é sentir - Quem anda sozinho - Estou aqui
Canto de entrada: - Eis o dia memorável - Entrai, vós todos - Eu sou para o meu amado - O casal da feliz Galiléia - O Senhor vai unir - O amor do nosso Deus vos uma - Vem a mim, vem amiga - Duas vidas a celebrando - Do mesmo sopro divino vivendo
Salmo Responsorial: - Salmo 33 – Transborda em toda a terra a sua graça - Salmo 34 – Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo - Salmo 103 – A bondade do Senhor é eterna - Cântico dos Cânticos 2, 12.11 – As flores apareceram - Salmo 112 – Feliz quem teme o Senhor - Salmo 128 – Tua esposa, videira fecunda - Salmo 128 – Que o Senhor vos conserve unidos - Salmo 145 – O Senhor é muito bom para com todos
Aclamação ao Evangelho: - Aleluia! Aquele que ama - Aleluia! Aclamemos o Cordeiro - Viva Jesus - A vossa Palavra, Senhor - Vai falar no Evangelho - Todos de vamos ouvir - Eu vim para escutar - Bendita a Palavra do Senhor - O Evangelho é a Boa Nova - Buscai primeiro o Reino de Deus - Não separe o homem o que Deus Uniu - HalleluyahHäendel (Exceto na quaresma)
Antes da Bênção das Alianças: - Ao sol da manhã tudo é festa - Quão formosa és, minha amada - Ave Maria, noiva também - Aliança em meu dedo - Prece por amor - Ave Maria - Ave-Maria dos Noivos - Frutos da Aliança - Aliança de Amor (Eu decidi) - Nossa aliança
Bênção dos noivos: - Deus conserve sua vida
Comunhão: - Cana - por ti, Jesus - Gesto de amor - Seiva da minha vida - Como és lindo - Venho, Senhor
Durante a assinatura da ata do casamento: - In nomine benedictus - Juramento - Cantiga de Matrimônio - Sempre vou te amar - Creio em ti - Laços de amor - Quando o amor toca o coração - Nossos caminhos - Nós dois - Ninguém te ama como eu - Dom do amor - Sonda-me - O que Deus uniu - Amor verdadeiro - Pra sempre te amarei - Aliança de Amor (Eu decidi) - O Amado (Cântico dos Cânticos) - Doce Caçador (Cântico dos Cânticos) - Construir sobre a rocha - Segredo da Felicidade - Apaixonado estou - Seremos um - Meu grande amor - Amor eterno - Mais bela flor de Deus - Cenáculo de amor - Querida, recebo você (Querido, recebo você) - O amor jamais acabará - Oração da família - Os céus declaram - 9ª Sinfonia – Beethoven - Coro dos Peregrinos – Wagner (exceto na quaresma) - Jesus, alegria dos homens – Bach - Essência de Deus (1Cor 13) - Pompa e circunstância - Simples José - Doce é sentir - Quem anda sozinho - Estou aqui
Saída dos Noivos: - Alegres sons vão ressoar - Cantemos ao Senhor - Duas vidas numa vida - Canção do amor talvez - As cores do amor - Quando o amor toca o coração - Nossos caminhos - Em nome do nosso amor - Nós dois - Ninguém te ama como eu - Dom do amor - Sonda-me - O que Deus uniu - Amor verdadeiro - Pra sempre te amarei - Apaixonado estou - Meu grande amor - Cenáculo de amor - Jesus, Maria e José, Nossa família vossa é - Oração da família - Glória – Vivaldi (exceto na quaresma e advento) - Os céus declaram - é tempo de amar - 9ª Sinfonia – Beethoven - Coro dos Peregrinos – Wagner (exceto na quaresma) - Jesus, alegria dos homens – Bach - Simples José - Doce é sentir - Quem anda sozinho - Estou aqui
03- Os noivos deverão apresentar na secretaria da paróquia onde o casamento será celebrado, a lista com as músicas que serão executadas dentro da celebração, obedecendo ao que é permitido;

04- A Paróquia já tem as equipes de canto responsáveis pelas músicas nos casamentos. Os noivos deverão procurar uma das pessoas credenciadas para o canto na Catedral e no Santuário e escolher as músicas que serão executadas dentro da celebração do matrimônio, obedecendo o que é permitido e apresentar a lista na Secretaria da Catedral, no máximo 30 (trinta) dias a partir da data da marcação do casamento. O casamento só será confirmado após a entrega dessa lista assinada por uma das pessoas abaixo elencadas:

Algumas dicas para as noivinhas

8 Respostas

Última atividade por Evanise, dia 18 de Abril de 2013 às 14:10
  • Evanise
    Evanise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é isso da uma duvida danada rsrsrs

• Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2014 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que ótimo alguem explicar tudo isso!

A gente não sabe os detalhes ne...

Valeu!

• Responder
  • Evanise
    Evanise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Especialmente para quem esta vindo do zero

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essas dicas sempre são boas...

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que completo né! E realmente as meninas costumam ter essas dúvidas!! =D

• Responder
  • Evanise
    Evanise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada e vamos trocando dicas ate a grande data rsrsrsrs

• Responder
  • Evanise
    Evanise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse é de um site que encontrei mais algumas coisas servem para qualquer igreja

• Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela dica!!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas