Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais

Normas da diocese

Nathalie, dia 23 de Junho de 2020 às 13:39 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 21
Oi pessoal! Como é a norma da arquidiocese de vocês em relação a celebração do matrimônio? Aqui em BH é bem restrito, mas algumas tenho que concordar pois infelizmente muitas pessoas estavam abusando e tirando o foco principal que é o sacramento.



Normas da diocese:
Não é permitido decorar corredor Não é permitido "dama surpresa" ou seja, alianças entrarem depois, elas entram na frente da noivaNo máximo 2 músicas na entrada (1 pro noivo e padrinhos outra pra noiva e damas - sim mesma música). Essa alguns padres deixam tocar um pedacinho pequeno de música para as damas, mas vai do pároco. A maioria segue a diocese a risca. Cada paróquia preferencialmente tenha uma pastoral da família para atuar como cerimonial, vedando entrada de empresas que muitas vezes não conhecem os ritos e tratam a celebração como um mero aro social (essa última nem todas paróquias tem, mas a vantagem é que esse serviço ou é sem custo ou tem uma taxa mínima, muitas vezes já inclusa na taxa da paroquia)
Cada paróquia tenha autonomia, conforme o espaço, para limitar o número de testemunhas (não é denominado padrinho) . Pede -se bom senso pois não se trata de um desfile. (Aqui ficam nos primeiros bancos, não no presbiterio)
É desaconselhado permitir jogar arroz ou afins no casal. Além de desperdício de alimento, pode causar acidentes (que aliás eu já presenciei na minha paroquia) . Casa pároco tenha autonomia para definir.
Fonte: diretório pastoral.
Acho que os pontos principais são esses. E na diocese de vocês, como são as regras?

21 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 23 de Junho de 2020 às 17:49
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!!! O importante é o sacramento. Te entendo kkkk falei justamente pq as vezes eu sou a Fiona Kkk Kkk ❤
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não foi ofensivo não; eu entendi os pontos que vc colocou Smiley smile eh que aqui eh pesado kkkk desculpa qlqr coisa tbm! Importante eh que tenhamos nossa benção ♥️
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim são lugares diferentes com realidades diferentes. Aqui nunca que uma igreja consegue 10 500 num sábado pq desconheço igrejas que cobram pouco mais que um salário (1200 a 1500). Mas entendi o seu ponto e peço desculpa se meu comentário soou ofensivo, não foi minha intenção.


    Somente quis expor que o sacramento não é "vendido", mas que os custos são altos. Quanto às flores, fui reler meu comentário anterior, e não mencionei que pode flor sim, mas só no presbiterio. É uma questão pastoral e vai dá realidade. Em nenhum momento eu quis dizer que um lugar ou outro é melhor ou pior.
    Mais uma vez, peço desculpas se soou ofensivo
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vendo por esse lado é ótimo mesmo, flores são bem caras! 💸

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São lugares diferentes né! Mas se o casamento ajuda tanto as contas da igreja 10500,00 por sábado, não custa nada deixar por uma florzinha... eu frequento a igreja, ainda bem que aqui eles pensam como eu, um ajuda o outro Smiley winking mas se vc concorda com tudo nem precisaria do debate hehe felicidades pra vc noivinha. Ps: aqui mesmo na missa normal tem taxa
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, infelizmente muita gente esquece que é um sacramento , como uma missa. Por isso acho importante ter limitações.


    Eu não mencionei, mas aqui não pode nada no corredor, no máximo um tecido ou corrente pra não entrarem na frente do fotógrafo, mas só. Se pudesse eu faria algo assim de áster, mas como não pode, ótimo economia hahaha
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como é um sacramento, acho certíssimo, porque algumas pessoas podem se esquecer que estamos numa Igreja.

    Aqui, a noiva é a última a entrar também, a entrada das alianças precisa ser feita antes da noiva. Decoração é permitida, com flores naturais! Pretendemos fazer um caminho com áster, bem delicado e discreto, no chão. 🥰

    O tapete só é permitido o da igreja, que é o vermelho. Também não é permitido jogar nada ao final do casamento. E padrinhos podemos ter, o limite é de seis casais no total e as testemunhas precisam estar incluídas nesse número de pessoas.


    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, o valor é bem acima, pelo menos aqui não conheço igreja nesse valor. Mas veja, o sacramento não é vendido. Ele pode ser dado de graça, só o casal casar na missa, sem pompa, sem o casal fechar a igreja só pra ele, tendo que pagar luz a mais, hora extra de funcionário, adicional noturno em muitas ocasiões (pq o funcionário da igreja é CLT ). Inclusive já vi mais de um casamento assim porque o casal queria era o sacramento mesmo. O sacramento em si não tem custo.




    Porém a igreja tem custos e infelizmente nós católicos não somos fiéis no dízimo tanto quanto nossos irmãos protestantes. E dependendo da igreja o custo pra manter é alto. Olha, eu trabalhei em paróquia e só Deus sabe como era difícil pagar as contas, casamento salvava a gente. Muitas vezes eram os casamentos que pagavam o salário dos funcionários, a conta de luz (que vinha 5 000 tinha mês), a internet, as coisas de expediente da secretaria, material de limpeza, alimentação dos 2 padres que moravam lá. O dízimo alguns meses não pagava nem a conta de luz (que aqui é a mais cara do país, valeu CEMIG). Isso pq lá só tinham 5 funcionários pra dar conta de uma igreja que cabe 200 pessoas!!! É triste, mas é a realidade. Tanto que após isso passei a ser fiel no dízimo pois é minha obrigação. Inclusive na maioria das paróquias, dizimista é isento de qualquer taxa. E isso vai muito do custo de vida na cidade em questão. Acredito que aqui em BH seja mais barato pq o custo de vida aqui é relativamente menor.



    Realmente não tem nada demais colocar flores. Só que aqui tava dando muita confusão. Então o bispo acho que seria Prudente não deixar mais. Pode ser radical, mas creio que ele teve motivos pra isso e a maioria dos católicos praticantes aqui não só concorda como acha ótimo, pois menos um gasto.


    Enfim, o que estou tentando colocar é que tem os motivos. Precisamos olhar por traz das situações aparentes. E no caso da diocese aqui, acho que o bispo foi correto.
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então eh muito relativo pq eu vou pgar 2100 reais pra ter um sacramento! Que deveria ter só um valor simbólico... entoa eu não vejo problema nenhum em colocar flores. ( toda decoração e música eh paga a parte, esse valor eh só pra igreja mesmo)
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão de jogar coisas provavelmente tem a ver com evitar acidentes
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Aline!!!! Penso como você! E muitos dos que reclamam, quando a gente pergunta o mínimo da liturgia ou dos sacramentos não sabe sequer o que significa. Então acho bem certo sabe? Pq tava virando bagunça. Eu sou bem radical kkkk não sabem se comportar, não tem mais.


    Eu penso nas leituras, em ter comentário, em ter comunhão, enfim, na liturgia. Vamos preparar tudo antes!!!
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredite, não é exagerada. O povo praticamente implorou isso. Sério, tava tendo muito abuso litúrgico!!! A liturgia é sacra, tem um motivo. A igreja a meu ver foi sabia, é isso, justos pelos pecadores. Isso pq esqueci de citar que não pode decorar corredor. Isso pq tava virando desfile de quem faz a decoração mais bonita (mineiros)... Aí dom serafim, que Deus o tenha num bom lugar, baixou o eeeeeppaaaaa que isso aqui não é casa da mãe não kkkkk E dom Walmor manteve. Acho bem do certo se quer saber.


    As músicas não tem regra geral, as paróquias tem autonomia. Mas a maioria não permite não sacra, salvo se for instrumental.
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Misericórdia! Kkkkk não pode nada. Acho que tem lugares que passam dos limites.
    Eu vou casar na Catedral da cidade, que tem umas regrinhas, mas são simples do tipo não pode jogar pétalas de flores ou arroz no chão, não pode pregar ou colar nada nos bancos, mas pode colocar amarrando. E das músicas só não pode com letra triste feia ou de traição. Os padrinhos são no máximo 5 de cada lado, eu optei por 4. Mas são regras que tem um motivo, a sua achei bem exagerada Smiley sad
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vejo a cerimônia como o foco do casamento religioso e não as outras coisas: decoração luxuosa, 50 casais de padrinhos, 15 crianças no cortejo, entre outras coisas. Quem gosta tudo bem, é o direito de cada um fazer aquilo que sonha, mas vejo muita gente criticando a igreja pelas normas sem nunca terem entrado em uma. Por aqui não há nada além do que vc citou, até porque é uma igreja pequena.

    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa bem rígidos , aqui a única coisa que não permitem é jogar arroz ou pétalas de rosas, de restos são bem liberais .
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até que bem ok as regras aí!
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui tivemos apenas a proibição de entrar a dama das alianças depois, todos devem entrar antes da noiva.
    Fora isso é só orientação para não ostentar muito na decoração e pediram que as músicas sejam religiosas. Nada além.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As músicas aqui é a critério de cada paróquia, mas com bom senso. Umas não aceitam música não católica, outras até aceitam mas tem que ver a letra.


    Sim, e infelizmente aqui tava muito descontrolado. O bispo precisou limitar e acho sensato. O melhor é que o gasto é menor.
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui questão de música e atraso vai dá paróquia. Mas a maioria desaconcelha música não católica e tem multa se tiver atraso. A passarela de espelhos aqui não sem norma geral, mas algumas paróquias não permitem.
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalie! Aqui em Brasília realmente depende de cada igreja. Na que escolhemos tem regras mais rígidas em relação a atrasos porque é uma catedral militar. Também não pode uma série de músicas, trilha sonora de filmes e preferencialmente devem ser músicas católicas. Se for somente no instrumental pode ser que o padre libere, mas para isso tem que dar a letra das músicas antes para ele. Não recomendam pista espelhada. Não tem número máximo de padrinhos. Acho que é isso que me lembro! Hehehe
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2023 Minas Gerais
    Tabata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fora as músicas, não encontrei nada fora do comum! Uns casamentos realmente são acontecimentos sociais e muitas vezes as pessoas se esquecem que é um sacramento! Mas no geral achei bem sensatas as normas!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas