penetra
Bem como eu disse em outro debate, ainda falta um tempinho pro meu casamento, mas já começaram os famosos auto-convites. Como sei que tanto na minha família quanto na família do meu noivo tem muita gente cara de pau que sem dúvidas teria coragem de aparecer sem ser convidada, isso sem falar naquele(a) primo(a) ou amigo (a) que arrumou um(a) namorado(a) uma semana antes do casório e acha que não haverá mal nenhum ao leva-lo(a) a tira colo e também baseado na experiência do casamento da minha irmã, onde houveram muitas pessoas que digamos: apareceram de surpresa, pesquisei e conversei com a minha cerimonialista e chegamos a algumas medidas que serão tomadas para evitar que pessoas não desejadas adentrem à nossa festa. Espero ajudar vocês.
1- Especificar bem os dizeres convite oficial (Se é só pro indivíduo, pro casal, pro casal e para os filhos ou para toda a família.) Ela me orientou a evitar usar "e família" pois é muito abrangente e apesar de se referir apenas à familia direta a pessoa pode interpretar que inclui avós, tios, primos, nora, genro...
Ex: Sr. José da Silva; Sr. João Pereira e Esposa; Sr. Joaquim Pereira, Esposa e Filhos. Ou então escrever nome por nome dos convidados, o que não é tão elegante, mas...
2- Mandar junto ao convite oficial exatamente o número de convites individuais referente ao número de pessoas convidadas. Nenhum a mais.
3- Vamos fazer convites individuais com marca d'agua e selo holográfico para evitar falsificação. (vai ficar bem mais caro, mas para evitar penetras compensa).
4- O cerimonial vai ligar e mandar e-mail para todos os convidados confirmando presença.
5- Haverá uma lista com o nome de todos os convidados na portaria com a recepcionista, e vamos deixar bem claro a ela e aos seguranças: Sem convite e sem nome na lista não entra! Não tem conversa! E não é pra chamar nem nós, nem nossos pais, nem nossos irmãos.
6- Deixaremos bem claro a nossa família e amigos mais próximos que não haverá nenhum convite a mais e que por gentileza não "convide" ou leve ninguém pois não entrará.