Olá, noivinhas! 💕
Muitas de vocês têm dúvidas sobre quanto se gasta para casar no civil, por isso decidi trazer a minha experiência aqui. Eu e meu noivo tínhamos o objetivo de gastar até R$ 500, sendo o mais econômicos possível, mas sem abrir mão das nossas expectativas.
O nosso checklist de gastos:
📃 Documentação: Tivemos gasto zero aqui, pois conseguimos a isenção de taxa! Vale muito a pena pesquisar e procurar saber a respeito no cartório de vocês. No nosso caso, os papéis demoraram um pouco para sair, mas valeu super a pena e não nos arrependemos.
👰🏻 Roupa da Noiva: Comprei meu vestido na Sh3in por R$ 82,52. Ele era exatamente o que eu queria! Ficou um pouco largo, mas como não dava tempo de trocar, usei assim mesmo (se fosse hoje, compraria um tamanho menor). Para complementar, usei um corsage que eu já estava idealizando e super combinou, custou R$ 17,65. Sapato, maquiagem, cabelo e demais acessórios foram custo zero, pois eu já tinha tudo e eu mesma me arrumei!
🤵🏻 Roupa do Noivo: Para o noivo, compramos uma camisa social também na Sh3in por R$ 59,99 (a qualidade é ótima e serviu perfeitamente). Ele já tinha a calça social, mas ela precisava de um ajuste; levamos na costureira e ficou por R$ 15,00. Sapato e acessórios também foram custo zero, reaproveitando o que ele já tinha.
💍 Alianças: Aqui o custo foi de R$ 20,37 (juro! Rs). Ficamos em dúvida e decidimos não investir em alianças caras para o Civil. Compramos um par na Sh0pee; a do noivo acabou não servindo, então compramos outra para ele por aqui mesmo. Três meses se passaram e elas continuam perfeitas!
🧑🏻🤝👩🏼 Lembrancinha das Testemunhas: Queríamos dar um mimo em forma de agradecimento. Compramos um pó de café gourmet por R$ 32,90 e colocamos em uma sacola kraft que custou cerca de R$ 5,00 (essa é a única coisa que não lembro o valor exato, porque meu noivo comprou e esqueceu rs). No fundo da sacola, coloquei um papel bonito para dar acabamento, escrevi uma carta e amarramos com fita de cetim. Ficou lindo e com custo zero, pois usei o que já tinha em casa.
📸 Fotos: Custo zero! Meu cunhado se ofereceu para fotografar o nosso momento e a namorada dele emprestou o iPhone dela para isso. As fotos ficaram lindas! Depois, fiz um tratamento simples: cortei, usei IA para tirar as pessoas do fundo e apliquei um filtro no editor de fotos. Sei que é arriscado contar com conhecidos para as fotos, mas no nosso caso deu super certo e não me arrependo de nada.
🍽️ Comida: Contribuímos com R$ 50,00 para ajudar nos custos da comida de uma pequena confraternização que organizaram para nós após o casamento.
🔥 O Saldo Final: R$ 288,40!
Me sinto muito feliz por termos conseguido economizar tanto. Como ainda vamos ter outras comemorações pela frente, o objetivo para o civil era ser simples, mas elegante — e nós conseguimos!
Casar não precisa ser caro e nem complicado. Espero que o nosso relato ajude e inspire vocês, noivinhas! 💗
