Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Dani&digo
Super Noiva Maio 2016 Minas Gerais

O cerimonial do casamento católico (dicas)

Dani&digo, dia 23 de Fevereiro de 2015 às 19:38 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 4 26

O cerimonial do casamento católico (dicas) 1

Olá pessoas,

Segue abaixo algumas dicas para a escolha das músicas em um cerimonial de casamento católico. Quero compartilhar com quem e para quem ainda não conheçe como funciona o cerimonial (detalhe: Não sou cerimonialista e nem musicista rsrsrsrs, mas gosto de pesquisar e aprender).

Pode ser que mude alguma coisa de uma paróquia para a outra, mas basicamente é esta sequência.

Inclusive tem os ritos que fazem parte da cerimônia, mas os noivos podem decidir se haverá ou não. (Depois coloco alguns salmos e leituras que podem ser de grande valia)

Meu noivo e eu já temos tudo certinho e esclarecido, não sei vocês, mas quero estar a par de tudo o que acontecerá na cerimônia, claro que sou super aberta a sugestões, mas como sou bem "chata" rsrsrs já vamos levar a ideia que queremos aos músicos.

Achei um modelo muito bom e resolvi incrementá-lo inserindo os ritos e momentos que achei conveniente, espero que ajude.

"As Músicas que acompanham o Cerimonial de um Casamento devem trilhar cada momento de uma forma bela, suave e ao mesmo tempo marcante, deixando a Cerimônia de Casamento mais Alegre, Vibrante e sendo capaz de transformar o evento em um acontecimento inesquecível não somente para os Noivos, mas para todos aqueles que ali presentes estão compartilhando com os Noivos toda a Alegria vinda desta União."

Sequência do Cerimonial de Casamento:

1. Entrada dos padrinhos: São os primeiros a entrar durante o cortejo de entrada. Primeiro entram um casal de padrinhos do noivo, depois um casal de padrinhos da noiva e assim por diante até terminarem os casais. Entre cada casal de padrinhos, a sugestão é manter uma certa distância no caminho a ser percorrido até o altar, evitando-se fila indiana. A madrinha entra de braços dados à esquerda do padrinho. A música para este momento inicial do casamento deve ser alegre e muitas vezes ser um tema musical sobre a amizade;

2. Entrada da mãe da noiva e pai do noivo: Ao terminar o último casal de padrinhos, aguarda-se o corredor ficar livre e o Cerimonial libera a entrada dos pais: a mãe da noiva entra de braços dados com o pai do noivo. A Mãe da noiva também fica à esquerda do pai do noivo. A música pode ser um tanto mais suave neste momento da cerimônia de casamento;

3. Entrada do noivo com a mãe: Na sequência, entram o noivo de braços dados com a sua mãe do lado esquerdo. A música para a entrada do noivo deve ser uma música que fale do homem na vida de sua mulher;

4. Entrada da noiva com o pai: Na hora da entrada da noiva, em casamentos realizados nas igrejas , as portas de entrada da igreja se fecham e ao serem abertas, entram a noiva de braços dados com seu pai ao som dos clarins realizando a clarinada seguida da música de entrada. Esta entrada é a principal e a noiva não deve se apressar, mas sim desfrutar de todo o prazer e felicidade vividos neste momento;

5. Rito Litúrgico - Liturgia da Palavra:

* 1ª Leitura: (a escolha dos noivos)

* Salmo Responsorial (a escolha dos noivos)

6. Aclamação ao Evangelho: Os noivos escolhem o Evangelho

7. Entrada das Alianças: Para a entrada das alianças feita pela dama ou pajem surpresa ou também por uma avó ou outro ente querido sugerimos uma música mais suave;

8. Benção das Alianças: Na hora da benção das alianças o momento pede uma música mais introspectiva, suave, pois é o momento máximo da cerimônia religiosa. A partir dali os noivos já estarão casados perante a Igreja;

9. Comunhão: Uma música que fale do momento em que receberão pela primeira vez casados o corpo e sangue de Jesus;

10. Entrada da imagem ou Bíblia (se houver): Uma música que condiz com o momento;

11. Assinaturas: No momento das assinaturas cabe também um belo tema musical que será executado na íntegra ou não, conforme o tempo que os noivos e casais de padrinhos demorarem para realizar este procedimento;

12. Cumprimentos dos padrinhos: É um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de casamento. Os noivos já casados abraçam pais e padrinhos ainda no altar. É muito comum uma música alegre e romântica neste momento;

13. Saída dos noivos: A alegria deste momento é indescritível. Os noivos felizes saem para a comemoração final à música de saída deve ser marcante e bela ao mesmo tempo.

Enfim espero que ajude na escolha, depois abro um debate com a sequência com as músicas, propriamente dita.

Atualizando debate:

Como não terei damas de honra e nem floristas acabei me esquecendo, peço desculpas!

Para quem terá florista, pajem ou demoiselles (damas adultas) geralmente entra a frente da noiva. No caso da florista ela entra carregando uma cestinha com pétalas de rosa e joga as pétalas no caminho que a noiva vai percorrer.

Os pajens são os meninos que carregam as alianças até o altar. Se não houver um pajem, a daminha pode fazer esse papel. Se houver, a daminha (ou as daminhas) entram com ele.

Beijos

26 Respostas

Última atividade por Roberta, dia 18 de Novembro de 2019 às 22:28
  • Roberta
    Noiva Novata Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite noivinhas, n terei cerimonialista. Pois meu casamento será mini.
    Poderiam me ajudar com músicas para aclamação do evangelho,e comunhão?
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Julho 2015 Goiás
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

OBRIGADA!! FELICIDADES TBM!

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aceitam sim Enia, tudo o que é conversado, esclarecido dá certo...e vai ser lindo!

Felicidades

• Responder
  • Enia
    Noiva Curiosa Novembro 2015 Tocantins
    Enia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente não sei nada disso ainda!! Mas essas dicas são uteis sim! Assim nao sei como funciona aqui na minha igreja, sei que imagino assim: entrada dos pais normal , meu pai com minha mãe..., padrinhos( nessa sequencia que vc deu achei legal), entrada dos pajens, florista, euzinha com meu pai ( porq durante a entrada dos padrinhos o meu pai e minha sogra vão se deslocar), depois na hora das alianças, a daminha entra c as alianças...

No final, nos cumprimentos, os noivos recbem os cumprimentos de cada casal( um do noivo e outro da noiva, e assim vai) que automaticamente vão saindo...

Tomara que aceitem na igreja..rsrsr

• Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Dezembro 2015 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkk verdade Daniele,felicidades para nos_)
    • Responder
  • Samara
    Super Noiva Maio 2015 Bahia
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Valeu a dica.
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Julho 2015 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aahhhh...eu nao tinha pensado nisso hehehe e faz mtoo tempo q nao vou em casamento
    • Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah somos duas, na verdade me emociono com tudo que vejo sobre casamentos...é normal somos noivas apaixonadas né?!

Felicidades

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom Elizangela, faça bom proveito.

Felicidades!

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Cíntia, como disse varia muito de uma paróquia para a outra...também não gosto muito da ideia da mãe da noiva com o pai do noivo, é tradicional, mas também como no caso do seu noivo, meu sogro é falecido, então meu noivo disse que é melhor o meu pai entrar com minha mãe e depois entrar comigo, acho que iremos fazer assim mesmo.

Nossa diferente né?! Não poder entrar com as alianças na hora das alianças rsrs, mas que bom que deu certo...Aqui é bem normal os pais e padrinhos cumprimentar os noivos no altar...sabe que eu não acho legal cumprimentar os convidados na "porta" da igreja, aqui é bem usual, quando não tem recepção, que no nosso caso haverá, mas para um número reduzido de pessoas, ai o noivo disse, ai vamos ter que receber os cumprimentos na igreja...Mas o restante, tenho que ver com a cerimonialista, ela tem nos dado dicas ótimcas e vai dar tudo certo...

Felicidades a vocês

• Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas..certamente lembrarei delas na hora de montar a cerimonia..

• Responder
  • Cíntia
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ana Paula, meu noivo queria entar primeiro, pra ver tudo da cerimonia. Mas minha cerimonial me instruiu a não fazer isso, pq ele entrando primeiro, os primeiros bancos da igreja estarao vazios e, nas fotos e filmagem fica feio, dá uma sensaçao de igreja vazia, que ninguem foi...

Por isso se usa mais a entrada dos padrinhos antes da dos noivos.

• Responder
  • Cíntia
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

ótimas dicas noivinha!!! Mas acho q isso é um pouco regional e por paróquia... Aqui em Goiânia, no cortejo dos padrinhos, entram todos os padrinhos da noiva e depois todos do noivo. Outra coisa também que eu não gosto é essa entrada da mãe da noiva com o pai do noivo. Acho tão estranho. Minha mae nunca concordou com isso e nem eu tambem, e meu sogro já faleceu. Entao, meus pais vao entrar depois dos padrinhos e depois meu noivo com a mae dele. Aí meu pai vai sair pela lateral da igreja para entrar comigo =)

Na minha paróquia tbm não é autorizada a entrada de porta alianças no meio da cerimonia..tem q ser no cortejo de padrinhos ou na frente da noiva. Como eu já sou da paroquia há muito tempo, conversei com o padre e ele autorizou que minha dama e pajem entre na hora das alianças mesmo.

Ainda, na minha igreja e nas paróquias de Goiânia, não é autorizado esse momento de cumprimentos de noivos e padrinhos no altar nao...no mááááximo tirar fotos...

=) dicas excelentes, muito bem!!!

• Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Dezembro 2015 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimas dicas noivinhas,valeu,me emocionei so de me imaginarSmiley sad
    • Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Hérida...

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com certeza Aninha! Sempre sugestões e como disse tudo pode ser conversado, combinado com antecedência com o celebrante e cerimonialista, e pode sim haver variações entre uma igreja e outra. Mas olha só o momento da comunhão é tão pequeno, o padre só faz a parte final sabe, não faz oração eucarística e tudo mais que pode deixar um pouco extenso, e algo que você pode conversar também, outra coisa a comunhão é só para os noivos, então vale a pena sim é bem rápido e muito importante e belo.

Então no meu caso ainda não sei se meu pai entra com minha mãe e depois sai e entra comigo, ou se o meu irmão mais velho entra com ela, até mesmo porque depois no final minha sogra sai sozinha, porque o pai do meu noivo é falecido.

Mas ainda não sei, ainda vamos definir...espero que dê certo tudo aí para vocês!

Beijos

• Responder
  • A
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lembrando a todas que não é regra né noivinha, é mais uma orientação que pode ser mudada com o consentimento do Padre!! Eu por ex. acho estranho a mae da noiva entrar com o pai do noivo!! Acho melhor entrar o casal msm e depois a mae do noivo sai do altar para entrar com o noivo e o pai da noiva sai do altar para entrar com a noiva!! E tb acho q terei q tirar a comunhao, infelizmente, pois, casarei em uma capela e acho q vai ter gente que vai ficar em pé, entao, quanto mais curta a celebração melhor para os convidados!! Mas nao queria tirar nao!! Snif!!!

• Responder
  • Hérida
    Top das Noivas Fevereiro 2016 Rio de Janeiro
    Hérida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito o debate noivinha. Ajuda bastante quem tem essas dúvidas.

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não teremos dama, somente pajem, o nosso tem 05 anos ele levará as alianças!

• Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc não vai ter nenhuma dama? Como vai fazer com as alianças?
    • Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda não fiz, aqui são 03 meses antes do casamento.

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Ana Paula, como não terei damas de honra nem florista acabei me esquecendo para sem sincera rsrs...vou atualizar o debate

• Responder
  • Dani&digo
    Dani&digo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah sim é verdade, como não terei damas de honra esqueci rsrsrs...mas dá para adequar só conversar né?!

Vou atualizar o debate ok

• Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei bastante e acho que farei algumas alterações, claro que com o consentimento do padre. Por exemplo, acho que uma leitura do evangelho está de bom tamanho, além de ter também a entrada da dama de honra antes da noiva
    • Responder
  • Ana Paula
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei, sempre fico confusa e achava q era o noivo o primeiro a entrar. Vc nao colocou a florista, ela entra depois das assinaturas?
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa outubro 2015 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei!
    Não vejo a hora!
    Vc já fez o curso de noivos?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados