Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Lenilson
Noivo Curioso Dezembro 2024 Rio de Janeiro

o combinado não sai caro - o malabarismo de palavras de um buffet

Lenilson, dia 2 de Novembro de 2024 às 04:03 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 13
Anteontem, foi minha noiva que não dormiu bem estressada com o casamento. Hoje, fui eu. Na base da raiva mesmo, que é meu sentimento quando tentam me fazer de trouxa. Ainda mais no meu casamento. Então resolvi fazer este desabafo e, ao mesmo tempo a aconselhar aos novos noivos e noivas a NÃO repetir meu erros e NUNCA confirmar na razoabilidade, na honestidade e na boa vontade das pessoas com quem vc está negociando. Tudo começou quando busquei uma casa de festas que fizesse um pacotão com tudo (buffet, DJ, bebida, open bar, espaço, etc), pq supus que seria menos estressante fazer os diferentes serviços se comunicarem. Ledo engano! O problema começou quando a casa queria originalmente me fornecer um pacote chamado Standart para 100 pessoas. Sendo que eu só queria a priori um casamento para 60 pessoas. Só que eles não compravam menos do que o tal pacotão básico para 100 pessoas. Ah, não cobram menos? Então vamos negociar, disse eu. Eu fazia questão de um buffet que fosse diferenciado. Que não fosse o Standart. E expliquei o motivo: tenho amigos chefes de cozinha e que amam culinária e queria uma culinária diferenciada no meu casamento. Outras coisas podiam ser simples. A culinária, não. Ok? Ok. Então o que eu negociei com o espaço (de boca só! Nunca façam isso): que, para compensar os 40 convidados a menos, haveria um upgrade no meu menu. Pronto. Dei-me por satisfeito. Aí veio a primeira versão do contrato. Estava escrito o quê? "Buffet standart". "Não, não foi isso que combinamos, combinamos um upgrade no buffet, isso eu não vou assinar". Eu me achando inteligente e cheio das garantias, né? Bem, aí veio a segunda versão do contrato: "buffet exclusivo+ ilha gastronômica". Ou seja se eles nomearam a nova versão do contrato de buffet exclusivo é pq não se tratava mais da p*$!@ do buffet standart, certo? Certo. Fiquei tranquilo. Tivemos uma reunião presencial com a casa e a cerimonialista. Eu peço as opções de menu e eles me enviam o quê? "Menu standart". Aí eu falo com o administrador do espaço e ele me diz (de boca) na frente da cerimonialista para os demais responsáveis pela organização da festa do espaço dele: "o menu do Lenílson é o menu Premium". Pronto, mandou as opções "menu Premium". Gostei das opções. Escolhi
Tudo certinho. Isso faz quase um mês. Bem, aí hoje os caras da casa de festa me vieram com "não, estávamos vendo aqui e o único upgrade foi a ilha Gastronômica, o seu menu nunca foi o menu Premium, temos que rever isso". Mano, que raiva. P Q P! Aí estão tentando agora me convencer que "buffet exclusivo" do contrato é a mesma coisa que "buffet standart" (em que mundo "exclusivo" é igual a standart?) e que o único upgrade que eu negociei era a tal ilha gastronômica a mais. Sendo que nunca foi isso. Nem, agendaram uma reunião para a próxima semana. E eu não estou citando o nome da casa de festas aqui pq ainda sigo na esperança de que resolveu a m que criaram. Mas eu estou muito, muito, muito irritado de esperarem quase todas as parcelas pagas, a 50 dias do casamento, para virem com essas gracinhas desonestas. Como vc garantirá que nunca passará por uma situação assim! Peça para detalhatem TUDO para vc no contrato. Anexo por anexo por anexo. Não deixem que fiquem te fazendo de besta brincando com palavras vazias, como Standart ou Exclusivo. Peça de antemão que conste os anexos no contrato ITEM POR ITEM, até (literalmente) se tem guada-napo ou não incluído. Eu originalmente queria upgrade só do buffet pq era pq essencial para mim (eu achava). Decoração Standart? Ok, eu pensava. Acontece que a tal decoração standart (sobre a qual eu cometi o erro grave de não perguntar o que incluía...) não incluía nem o guarda-napo dos convidados. Incluía mesas com toalhas de mesas, uma flor aqui outra ali e ponto. Nem mesmo aquele básico do guarda-napo de pano, da base embaixo do prato, etc. Nessa brincadeira, morri em mais uma grana (minha noiva, na verdade) para colocar coisas que eu supunha serem absolutamente incluídas em qualquer decoração standart
Aliás nem o decorador DO ESPAÇO sabia. Primeira reunião com ele. A dúvida dele: "mas decoração Standart que vcs assinaram? O que exatamente isso inclui?" Não sei. Ele que deveria saber me dizer não é mesmo? Foram alguns dias até ele descobrir (ou inventar, sei lá, pq afinal não há ia um anexo ao contrato de antemão definindo todos esses detalhes). Então minhas dicas: PEÇA ANEXO COM DETALHAMENTO DE ABSOLUTAMENTE TUUUUDO QUE CADA PACOTE INCLUI. Por escrito . Assinado. Não se deixe iludir por palavras como "exclusivo" sobre as quais qualquer um interpreta qualquer coisa. Outra coisa: se conseguir, contrate uma cerimonialista muito boa logo de começo e dê preferência para ela mesma ir arranjando, com sua ajuda e decisão, os diferentes fornecedores. De preferência, não feche tudo com um local só pq vc ficará na mão deles para tudo e eles podem querer mudar tudo assim que estiverem com muito dinheiro seu de parcelas no bolso deles. Agora, se vc considerar essencial fechar tudo com um lugar só (seja pq o lugar só trabalha assim, seja pq é mais barato ou o quê) seja o cliente chato DE ANTEMÃO. Exija que se redija em contrato os anexos de absolutamente cada guarda-napo, cada alfinete, cada florzinha incluída ou não incluída no tal pacote para que vc possa até cobrar na justiça a execução correta do que foi acertado se for o caso. Nunca queira abrir brechas para ser feito de palhaço faltando 50 dias para seu casamento e perder o sono por isso. Fica a dica! Seja esperto. Só tem raposa velha neste meio querendo se aproveitar da sua boa vontade e da sua fala mansa.

13 Respostas

Última atividade por Nara, dia 11 de Novembro de 2024 às 06:27
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que deu certo!!!
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falta total de ética, né? Obrigado por compartilhar sua experiência.
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falta total de ética, né?
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Atualizando. Fiz uma certa pressão e consegui negociar com o espaço. O valor por convidado extra (teremos 10 a mais do que o contratado) ficou um pouco maior do que eu originalmente supunha, maior do que estava no contrato. Mas como isso envolveu manter o buffet Premium e a tal ilha gastronômica, considerei a pequena derrota como uma vitória do principal que queríamos.
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Principiante Novembro 2024 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lenilson, te entendo completamente!!
    Faltam 12 dias pro meu casamento e sinto que só vou dormir em paz quando acordar no dia seguinte e ver que deu tudo certo. Tivemos inúmeros problemas com o local que escolhemos, que também inclui assessoria e buffet, e tudo aconteceu em pouco menos de 2 meses antes da data precisei buscar um advogado e o problema só se "resolveu" nessa última sexta feira.
    Noivas e noivos, fiquem espertos! A sensação que tenho é de que ficam tentando passar a mão na minha cara a todo tempo... Tudo que combinarem com algum responsável tenham documentado! Registrem via WhatsApp, peçam pra registrar via email, e melhor ainda, se conseguirem adicionar ao contrato, pois, em alguns casos nem o que está em contrato é seguido.
    A prova disso foi que, A RESPONSÁVEL DO LOCAL me orientou a fechar o contrato para 70 pessoas, mas fazer uma lista de 80 pois sempre existem desistências e, caso as 80 pessoas comparecessem, eu pagaria o excedente no primeiro dia útil pós casamento. Pois bem, semana passada recebi uma mensagem de uma outra desavisada, extremamente mal educada e debochando de mim dizendo que, "não existe isso, se vc não pagar pra 80 com antecedência, nós não vamos montar a quantidade de mesas que vc quer".
    Nessa brincadeira, eu iria perder quase 2 mil reais, visto que, na última confirmação tivemos apenas 75 convidados, com risco de ainda cair esse número. Ah, e detalhe, para eles é completamente inviável o estorno do valor, caso eu pague para 80 e esse número total não compareça!
    Por isso, peçam referências de outras pessoas que já casaram com tal fornecedor, leiam com muita atenção cada cláusula contratual e peçam a opinião de um advogado. Registrem e documentem tudo que foi combinado entre vc e os fornecedores, porque depois você pode ouvir um "ai, mas vc que entendeu errado, não foi isso que eu quis dizer" e se ferra no final.
    Nessa brincadeira, o que eu gastei de advogado, poderia ter convidado 10 pessoas a mais.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

shocked-face-shock.gif

ótima dica Lenilson, infelizmente isso pode ocorre com qualquer um, pois um casamento para 60 pessoas tem o mesmo trabalho que um casamento para 100, e como você disse é bom tudo estar no papel pra não ter nenhum problema, eu no seu caso passaria o casamento e daria de desentendido depois e processaria o fornecedor, não vai ser como você quer, mas dá pra você ganhar um dinheiro de volta.

• Responder
  • Nara
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas vc pode conversar com advogadas para ler o contrato e entender seu direito e vê o que vc consegue brigar sabe? Sem entrar com ação na justiça, só para entender seus direitos reais.
    E tenta isso também, vc pode pedir para trocar o buffet pela decoração e melhorar a decoração. Eles não vão querer levar prejuízo e nem devolver dinheiro. As vzs vc trocando por outro serviço faz eles aceitarem mais fácil. Poderia fazer upgrade da bebida alcoólica também.
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Consigo. Conheço algumas advogadas. Mas tudo o que eu realmente NÃO queria a 50 dias do casamento era ter de lidar com a lenta burocracia do Judiciário, até pq a minha noiva já está mega estressada com isso e eu não consigo acalmá-la adequadamente da maneira que deveria pq eu também estou mega estressado com isso. A sensação é de frustração e raiva. Eu pensei na ideia de pedir a eles para rescindir a parte do buffet e eu contratar um buffet por fora e manter o espaço (cujo pacote já está 70 % pago, etc). Mas eles com certeza iriam inventar de fazer uma subtração mínima pelo tal buffet sem upgrade, enfim.
    • Responder
  • Nara
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cara, eu imagino sua raiva! Vc não consegue conversar com uma advogada? Para entender seus direitos e vê o que consegue fazer no contrato?
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Isso já conseguimos fazer. A nossa cerimonialista é por fora. Ela passou semanas sendo ignorada pela chefe de cozinha do local, sem responder às mensagens dela. E quando pressionou a administração do espa pela resposta vieram com isso. A vontade é de mandá-los lá todos para aquele lugar...! Mas com o lugar e datas já fechados, 70 % pago e parentes vindos do exterior para a data a sensação é de estar preso com essa gente desonesta. Horrível essa sensação. Estou verificando se consigo orçar um buffet por fora e mandar pelo menos a chefe deles plantar batatas. O problema é que eles iriam querer descontar o valor do standart apenas e não do que realmente foi acordado. Enfim. Raiva define minha sensação aqui.
    • Responder
  • Nara
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!! Agora é torcer para eles serem honestos e realmente mudarem a comida. Acho que é bom contratar assessoria sem ser da empresa que está pagando tudo. Isso talvez você ainda consiga fazer, o bom é que ela vai poder corrigir os serviços que a empresa de buffet estiver fazendo errado no dia. E não confie na assessoria do buffet, ela vai trabalhar para o buffet e não para vcs. Mas é isso, um momento que deveria ser só de felicidade já está causando estresse em vcs dois
    • Responder
  • Lenilson
    Lenilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente. Nunca é uma boa ideia sem mansinho com todo mundo, não se calçar de toda forma possível e partir do pressuposto que o outro lado é honesto e razoável. Desculpe os erros de ortografia acima. Grande parte foi o corretor. Só vi depois. Já era tarde demais...
    • Responder
  • Nara
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eita, lenilson, que rolo hein. Tomara que vcs consigam resolver, aqui tivemos problema com um fornecedor porque achei que ele estava tentando tirar dinheiro da gente a todo custo. Tem umas pessoas que se aproveitam que é casamento e querem meter a faca na gente a qualquer momento como se não tivéssemos trabalhado duro para conseguir o dinheiro.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas