Anteontem, foi minha noiva que não dormiu bem estressada com o casamento. Hoje, fui eu. Na base da raiva mesmo, que é meu sentimento quando tentam me fazer de trouxa. Ainda mais no meu casamento. Então resolvi fazer este desabafo e, ao mesmo tempo a aconselhar aos novos noivos e noivas a NÃO repetir meu erros e NUNCA confirmar na razoabilidade, na honestidade e na boa vontade das pessoas com quem vc está negociando. Tudo começou quando busquei uma casa de festas que fizesse um pacotão com tudo (buffet, DJ, bebida, open bar, espaço, etc), pq supus que seria menos estressante fazer os diferentes serviços se comunicarem. Ledo engano! O problema começou quando a casa queria originalmente me fornecer um pacote chamado Standart para 100 pessoas. Sendo que eu só queria a priori um casamento para 60 pessoas. Só que eles não compravam menos do que o tal pacotão básico para 100 pessoas. Ah, não cobram menos? Então vamos negociar, disse eu. Eu fazia questão de um buffet que fosse diferenciado. Que não fosse o Standart. E expliquei o motivo: tenho amigos chefes de cozinha e que amam culinária e queria uma culinária diferenciada no meu casamento. Outras coisas podiam ser simples. A culinária, não. Ok? Ok. Então o que eu negociei com o espaço (de boca só! Nunca façam isso): que, para compensar os 40 convidados a menos, haveria um upgrade no meu menu. Pronto. Dei-me por satisfeito. Aí veio a primeira versão do contrato. Estava escrito o quê? "Buffet standart". "Não, não foi isso que combinamos, combinamos um upgrade no buffet, isso eu não vou assinar". Eu me achando inteligente e cheio das garantias, né? Bem, aí veio a segunda versão do contrato: "buffet exclusivo+ ilha gastronômica". Ou seja se eles nomearam a nova versão do contrato de buffet exclusivo é pq não se tratava mais da p*$!@ do buffet standart, certo? Certo. Fiquei tranquilo. Tivemos uma reunião presencial com a casa e a cerimonialista. Eu peço as opções de menu e eles me enviam o quê? "Menu standart". Aí eu falo com o administrador do espaço e ele me diz (de boca) na frente da cerimonialista para os demais responsáveis pela organização da festa do espaço dele: "o menu do Lenílson é o menu Premium". Pronto, mandou as opções "menu Premium". Gostei das opções. Escolhi
Tudo certinho. Isso faz quase um mês. Bem, aí hoje os caras da casa de festa me vieram com "não, estávamos vendo aqui e o único upgrade foi a ilha Gastronômica, o seu menu nunca foi o menu Premium, temos que rever isso". Mano, que raiva. P Q P! Aí estão tentando agora me convencer que "buffet exclusivo" do contrato é a mesma coisa que "buffet standart" (em que mundo "exclusivo" é igual a standart?) e que o único upgrade que eu negociei era a tal ilha gastronômica a mais. Sendo que nunca foi isso. Nem, agendaram uma reunião para a próxima semana. E eu não estou citando o nome da casa de festas aqui pq ainda sigo na esperança de que resolveu a m que criaram. Mas eu estou muito, muito, muito irritado de esperarem quase todas as parcelas pagas, a 50 dias do casamento, para virem com essas gracinhas desonestas. Como vc garantirá que nunca passará por uma situação assim! Peça para detalhatem TUDO para vc no contrato. Anexo por anexo por anexo. Não deixem que fiquem te fazendo de besta brincando com palavras vazias, como Standart ou Exclusivo. Peça de antemão que conste os anexos no contrato ITEM POR ITEM, até (literalmente) se tem guada-napo ou não incluído. Eu originalmente queria upgrade só do buffet pq era pq essencial para mim (eu achava). Decoração Standart? Ok, eu pensava. Acontece que a tal decoração standart (sobre a qual eu cometi o erro grave de não perguntar o que incluía...) não incluía nem o guarda-napo dos convidados. Incluía mesas com toalhas de mesas, uma flor aqui outra ali e ponto. Nem mesmo aquele básico do guarda-napo de pano, da base embaixo do prato, etc. Nessa brincadeira, morri em mais uma grana (minha noiva, na verdade) para colocar coisas que eu supunha serem absolutamente incluídas em qualquer decoração standart
Aliás nem o decorador DO ESPAÇO sabia. Primeira reunião com ele. A dúvida dele: "mas decoração Standart que vcs assinaram? O que exatamente isso inclui?" Não sei. Ele que deveria saber me dizer não é mesmo? Foram alguns dias até ele descobrir (ou inventar, sei lá, pq afinal não há ia um anexo ao contrato de antemão definindo todos esses detalhes). Então minhas dicas: PEÇA ANEXO COM DETALHAMENTO DE ABSOLUTAMENTE TUUUUDO QUE CADA PACOTE INCLUI. Por escrito . Assinado. Não se deixe iludir por palavras como "exclusivo" sobre as quais qualquer um interpreta qualquer coisa. Outra coisa: se conseguir, contrate uma cerimonialista muito boa logo de começo e dê preferência para ela mesma ir arranjando, com sua ajuda e decisão, os diferentes fornecedores. De preferência, não feche tudo com um local só pq vc ficará na mão deles para tudo e eles podem querer mudar tudo assim que estiverem com muito dinheiro seu de parcelas no bolso deles. Agora, se vc considerar essencial fechar tudo com um lugar só (seja pq o lugar só trabalha assim, seja pq é mais barato ou o quê) seja o cliente chato DE ANTEMÃO. Exija que se redija em contrato os anexos de absolutamente cada guarda-napo, cada alfinete, cada florzinha incluída ou não incluída no tal pacote para que vc possa até cobrar na justiça a execução correta do que foi acertado se for o caso. Nunca queira abrir brechas para ser feito de palhaço faltando 50 dias para seu casamento e perder o sono por isso. Fica a dica! Seja esperto. Só tem raposa velha neste meio querendo se aproveitar da sua boa vontade e da sua fala mansa.
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui