Os ministros do Sacramento do Matrimônio são os próprios noivos. São eles os protagonistas da celebração!
A função do padre ou daquele que preside a celebração não é a de ser ministro do sacramento. Ele é como um maestro que conduz, uma testemunha qualificada da Igreja e também diante da comunidade civil. Cabe a ele verificar se estão presentes os quatro pilares essenciais: MINISTRO (os próprios noivos) se são livres e dignos, MATÉRIA (homem e mulher), a FÓRMULA (Eu fulano te recebo como minha esposa..etc) se é corretamente expressa e se existe, de fato, uma LIVRE DECISÃO. Assim como a verificação da documentação civil e religiosa.
Este é, portanto, o papel de quem Preside a Celebração.
Isso nos leva a uma compreensão mais ampla: sendo protagonistas, os noivos têm também a liberdade de discernir onde, quando e como desejam celebrar esse momento tão sagrado.
Respeito profundamente aqueles que optam por celebrar apenas dentro do templo. Tais determinações, por vezes, foram construídas a partir de abusos. Contudo, aprendi a valorizar o sonho de cada casal. Cada história é única, cada amor tem sua expressão própria.
Desde que o ambiente seja digno, respeitoso e preserve a essência do sacramento, é possível celebrar o matrimônio de forma autêntica e profundamente espiritual.
Com o tempo, aprendi também a contemplar a natureza como um grande Templo Natural de Deus, assim como São Francisco de Assis— um espaço onde o céu parece tocar a terra, e onde o amor pode ser consagrado com beleza e verdade.
Conte comigo para tornar esse momento inesquecível, fiel à fé e ao amor de vocês.
Com carinho,
Padre José Ribamar
Igreja Católica Apostólica Brasileira
Brasília