Tem uma reflexão muito linda do PE. Fábio de Melo, que fala o seguinte:
“Na vida a gente só sabe se ama alguém, só tem o direito de dizer a alguém “eu amo você”, depois de ter dito infinitas vezes a este mesmo alguém a frase: “eu perdoo você”, porque na verdade a gente só sabe que ama depois de ter tido a necessidade de perdoar.”
PE. FABIO DE MELO
Concordo inteiramente com isso e com certeza o perdão é essencial a qualquer relacionamento.
Se você deseja ter um casamento feliz, você tem que aprender primeiramente a perdoar, o casamento é um perdão constante, todos os dias você vai encontrar dificuldades e diferenças no seu parceiro, em algum momento ele vai te ferir , mesmo que não seja intencional, e se você não tiver o dom de perdoar, você vai se afogar em magoas e levar junto o seu casamento.
De que adianta você dizer que ama seu parceiro, mas arrumar uma briga porque ele deixou a toalha molhada encima da cama, ou porque ele chegou alguns minutos mais tarde do trabalho e você nem quis ouvir a explicação dele, de que adianta dizer eu te amo, se você não é capaz de engolir seu orgulho e dizer, “Desculpa” “eu te perdoo” .
A maioria dos casamentos acabam por falta de perdão, e onde falta perdão sobra orgulho, sobra egoísmo, e nem um desses últimos sentimentos acrescenta algo bom na vida de alguém
. Perdoar é entender o outro é enfrentar a si mesmo, é se superar, perdoar é a mais bela forma de amor, perdoar sempre será melhor escolha, quem escolhe não perdoar carrega consigo mágoa e ressentimentos que só fazem mal para o coração.
O Amor e o perdão andam lado a lado, não existe um sem o outro.
Eu sei que pode ser difícil, mas perdoar nunca foi e nunca vai ser fácil para ninguém, mas nada que não se aprenda com pratica, por isso pratique o perdão com próximo, com si mesmo, você verá que embreve as coisas começarão a melhorar!
Pense nisso!
Bjocas e até a próximá!
Fonte: Confissões de um casamento