Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luiza
Noiva Master Julho 2018 São Paulo

o que aprendi sendo madrinha

Luiza, dia 25 de outubro de 2017 às 13:28 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 23

Oi, meninas! Recentemente eu fui madrinha de um casal muito querido (e que serão um dos nossos padrinhos de casamento também), e essa experiência fez com que eu aprendesse muita coisa, principalmente em relação às minhas madrinhas, porque me ajudou a me colocar no lugar delas também.

Queria compartilhar algumas coisas que aprendi sendo madrinha pela primeira vez!

Madrinhas querem participar, mas não pensam nisso o tempo todo: eu vejo muitos debates de noivas chateadas porque as madrinhas não estão ajudando ou falando tanto sobre o casamento quanto elas gostariam. E, enquanto madrinha, eu percebi que embora estivesse animada com o casamento e sempre a disposição para ajudar, quando o casamento não é nosso a vida continua e temos outras (várias) obrigações para cumprir.

Por hora minhas madrinhas têm sido verdadeiros anjos, me ajudam, me apoio e dão opinião sempre que eu peço, mas vou me lembrar que elas tem vida própria e não posso cobrar que elas façam aquilo que eu espero.

Orientações e cuidados deixam as madrinhas mais seguras: como nunca tinha sido madrinha (e adoro um planejamento), senti um pouco de falta de ter mais orientação e suporte no dia do casamento. A orientação da pessoa que estava coordenando o cortejo foi bem confusa e pela metade. Por isso eu já pedi pra minha assessora cuidar muito bem dos padrinhos e, se possível, das uma prévia do que vai acontecer na semana do casamento.

Atrasos não são legais: eu e meu noivo (que também era padrinho) chegamos meia hora antes do combinado, mas vi vários padrinhos e convidados que chegaram com uma hora de atraso em relação ao convite. Eu acho que imprevistos acontecem, mas em um evento tão esperado assim temos que fazer o possível para chegar com um pouco de folga. Quero evitar muito atraso no meu casamento então vou conversar bastante com meus padrinhos para que cheguem com um pouco de antecedência.

É bom se sentir especial: muitas pessoas não querem ser madrinhas porque os gastos são maiores, mas quando eu estava lá no altar eu me senti muito especial e emocionada de estar fazendo parte de algo tão lindo quanto o casamento. Eu quero muito que minhas madrinhas se sintam especiais e valorizadas e vou me esforçar muito para que elas se sintam incríveis.

E vocês meninas, foram madrinhas depois de noivas? Perceberam coisas que você gostaram e não gostaram e mudaram a forma de pensar sobre suas madrinhas?

23 Respostas

Última atividade por Luiza, dia 26 de outubro de 2017 às 12:12
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh que pena. Tassi. Realmente é bem complicado impor algumas coisas pras madrinhas, principalmente as que envolvem dinheiro, mas tenho certeza que essa situação chata ensinou bastante, né.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Liris adorei sua colocação! Acho que realmente a participação depende muito do jeito do casal e do tempo disponível. Eu gosto de cuidar mais dos preparativos, até para que as madrinhas tenham algumas surpresas no dia, mas também gosto muito de ouvir a opinião delas e aceito a participação delas sempre que estão disponíveis.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo! É algo muito especial!
    • Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bem colocado, Luiza. Sobre o tópico 1, tenho algumas considerações.
    Fui madrinha 3x e tive diferentes graus de participar no processo.
    Na primeira vez, minha prima fechou tudo num buffet coordenado com a igreja e me convidou seis meses amtes. Tudo estava encaminhado e, se não estivesse, não seria de muita ajuda pois fazia faculdade e trabalhava. Saia as 5h de casa e volta às 23h30. Fins de semana e feriados eu não existia muito bem.
    A segunda vez foi quando mais participei dos preparativos. Meus amigos resolveram casar em 2 meses, entrei fiz tudo o que estava ao meu alcance: fiz a parte gráfica, montei convite, fui nas provas do vestido, dei suporte moral e até fotografei o "pré wedding". Como meu horário de trabalho não era flexível, não consegui acompanhar idas a 25 ou ajudar a resolver algunas problema presencialmente, mas sem estar estudando, estava mais disponível para a situação.
    Na terceira vez, meus amigos estavam planejando o casamento há 2 anos sem que ninguém soubesse e fomos convidados faltando seis meses. O grosso já estava pronto, mas consegui ajudar fazendo docinhos e decorando o local. Nessa época, estava comprando meu apê, então não estava 100% disponível.

    Eu mesma tive madrinhas mega participativas e outras que a participação se resumiu à cerimônia. Se eu vi problema? Nenhum. Creio que quem convidamos para este cargo é porque representa algo pra nossa vida, não somente pra festa.
    • Responder
  • Natanieli
    Noiva Curiosa outubro 2018 Paraíba
    Natanieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo, Luiza! Por nada!
    • Responder
  • Tassiane
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Tassiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui madrinha em 2014, a minha experiência não foi boa rs Primeiro que eu e meu noivo estávamos juntos a apenas 2 meses, e a "noiva" encasquetou que eu teria que ser madrinha de casamento dela para entrar com o Meu noivo. Recusei até onde eu pude, deixei bem claro pra ela que eu não veria problema algum em meu noivo entrar com outra pessoa, até porque eu não tinha contato nenhum com os noivos, mas ela disse que não aceitaria não como resposta! Conclusão, tive que alugar o vestido na loja que ela indicou, paguei 500,00 reais no aluguel, meu noivo e os outros padrinhos compraram as bebidas do casamento, na cerimônia eu me senti suuuuper deslocada, não conhecia quase ninguém, e pra completar depois de tudo isso, a noiva deu pra ter ciúme de uma amiga nossa em comum, e acaba que agora ela mal fala comigo.
    • Responder
  • Luciene
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Luciene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Luiza,serei da minha amiga Agora no dia 11/11.Ela também será a Madrinha.... é um honra e tanto.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo Amanda! Muito obrigada!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo comentário, Fran!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Layze!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahh sim, também não fui cobrada, nem cobrarei as minhas, mas acho superlegal quando perguntam dos preparativos e me ajudam, é um apoio muito bacana! Obrigada pelo comentário, Natanieli!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Mari, muito obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo comentário, Josi! Também vi muitas madrinhas reclamando de preço e cor de vestido, por exemplo, e achei bem chato já que a cor era fácil de achar e o preço razoável. Acho que a noiva já está tão preocupada com tanta coisa que não merece ter que ouvir certas reclamações. Além disso, aceita a tarefa de madrinha quem quiser, não é?!

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo comentário, Gabi! Concordo contigo, eu vejo algumas noivas chateadas porque as madrinhas não estão preparando os chás, mas também acho complicadíssimos fazer uma festa tão pessoal para outra pessoa!

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Legal seu relato! Eu seria madrinha de uma amiga, ela compartilhava comigo muitos detalhes do casamento e eu a ajudei no chá de panela. Porem me recusei a fazer o chá de lingerie dela, eu toparia ajudar, mas não ia decidir tudo como em bem quisesse pra um chá de outra pessoa.

    Realmente, eu não ficava pensando o tempo todo em casamento. A gente se disponibiliza a ajudar mas viver integralmente não rola. Mas é bom ser uma madrinha participativa.

    Agora serei madrinha no civil de um amigo meu do trabalho. Mas geralmente no civil não tem muita coisa em que se precise da participação dos padrinhos, mais no caso de aconselhamento e tal. Não sei se ele me chamaria pra ser madrinha no religioso que vai ser ano que vem. Se sim, quero honrar com o papel.
    • Responder
  • Josilaine
    Super Noiva Maio 2018 São Paulo
    Josilaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui madrinha há duas semanas e adorei! Também me senti especial e procurei não reclamar de nada, como vi várias madrinhas fazendo, questionando principalmente o horário de entrada da noiva. Percebi que as cerimonialistas realmente deixam a desejar na orientação dos padrinhos, mas nada que não possa ser resolvido com um belo sorriso e boa vontade das pessoas que estão participando. Entendi que, com certeza, os gastos são bem maiores que dos outros convidados, por isso o convite de padrinhos só deve ser aceito se realmente a pessoa quiser, para que depois não fique pelos cantos reclamando. No mais, eh maravilhoso compartilhar tal momento do casal.
    • Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boas dicas, Lu! Eu nunca fui madrinha, mas concordo totalmente com o que você falou, principalmente com a dica número 1.

    • Responder
  • Natanieli
    Noiva Curiosa outubro 2018 Paraíba
    Natanieli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já fui madrinha duas vezes e não fui muito cobrada, nem muito solicitada. Pouquíssimas eu fiz, mais porque me me ofereci.
    • Responder
  • L
    Super Noiva Junho 2018 Minas Gerais
    Layze ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom!! Tento pensar bem assim Smiley smile

    • Responder
  • Fransuelle
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Fransuelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que máximo esse texto. Gostei. Nunca fui madrinha Smiley sad Mas vou me lembrar do que disse, se um dia eu for. Obrigada!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei das suas dicas... experiência é td neh.

    Legal seu debate!!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva VIP Agosto 2024 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas Luiza.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas