Bom dia noivinhas de plantão!!
Hoje trouxe uma matéria do site: casando sem grana
link: http://casandosemgrana.com.br/como-definir-prioridades-no-casamento/
Esta matéria é muito boa pq abre nossos olhos para certos gastos que estamos colocando à frente e reduzindo o essencial por conta disso.
Vou colocar na íntegra aqui, mas vocês podem conferir no link acima e ler as matérias super legais que têm neste site!
O que é prioridade?
Segundo o Michaelis:
Mensagem mencionadaprioridade
pri.o.ri.da.de
sf (lat med prioritate) 1 Qualidade ou estado de primeiro; antecedência no tempo. 2 Precedência no tempo ou no lugar; primazia, preferência. 3 Direito de falar primeiro ou de ser atendido em primeiro lugar.
Gosto da palavra preferência. É claro que eu prefiro ter um vestido de noiva lindo ao invés de um meia boca. É claro que eu prefiro uma baita decoração a uma chinfrim. Entretanto antes de “preferência” eu sublinhei: “estado de primeiro”. O que vem primeiro na sua lista?
A pirâmide das prioridades
Já falei sobre ela algumas vezes. Ela é uma forma de organização lógica e muito baseada em tempo x prioridades financeiras.
Pirâmide

Algumas coisas não concordo na pirâmide. Por exemplo: o traje do noivo é tão estrutural como o vestido da noiva.
2. Lembrancinhas são totalmente acessórios, ninguém precisa dar lembrancinha e muito menos bem-casado, você faz este mimo se couber no seu bolso e se for do seu gosto. Não se preocupem não dá azar faltar bem-casado! hahah
3. Lua de mel também é acessório...claro é super importante, mas em orçamentos apertados como o meu....kkkkk....não vai dar para viajar, no máximo o fds numa cidade próximo.
4. alianças: eu considero estrutural....não precisa ser aquela aliança de ouro maciço e tal....se no orçamento não cabe, comprem um semi-joia e depois vcs trocam....o que importa são vcs. A aliança é um símbolo.
5. Dia da noiva: Olha totalmente acessório...o dia da noiva pode se reduzir simplesmente à make e cabelo, o que será o meu....dependendo do local pode compensar fechar tudo e sair por um preço bom, mas onde eu moro, vou fazer tudo separado e ainda ganhei make e cabelo. E se não der para pagar, sempre tem uma prima que faz maquiagem super bem e arrasa. Mas se puderem separem uma graninha para esse investimento, afinal as fotos ficarão para sempre e não queres estar com maquiagem borrada nelas!
6. Cabide para o vestido: Noivinhas, claro que fica lindo nas fotos, mas não são baratos. Considero um item até desnecessário. Há um link que ensina a fazer....depois mostro para vcs
7. Cardápios: Mais uma vez, é um detalhe, cada noiva o vê de uma maneira...é um gasto a mais, se vc puder confeccionar o seu e ficar baratinho, até vale à pena para deixar a mesa mais bonita! Mas se não souber fazer, é um investimento alto para a funcionalidade. Para orçamentos apertados, pode totalmente ser retirado.
8. Roupa das daminhas e pajens: Gente, eu sinceramente não tenho como pagar por estas roupas, então já está nos planos conversar com os papais deles e pedir a compreensão e que paguem o aluguel....se eles não puderem, aí os noivos podem pensar numa solução. Ninguém é obrigado a nada!
9. Acessórios para a pista: Noivinhas este éum detalhe do detalhe!
Aquelas plaquinhas são bem fáceis de fazer, e comprar uns óculos e fuas...aquelas coisas....mas é algo que fica para caso sobre um dimdim....tirando as plaquinhas que podemos confeccionar, o resto é resto
Enfim....tem muita coisa aí que está listado como acessório, mas eu particularmente, acho luxos, mimos, que são super legais, mas em tempos de casamento com orçamento apertado podemos retirar pequenos mimos e economizar neles.
Exercício para descobrir suas prioridades
- Pegue uma folha de papel, documento no computador, etc, e anote todos os itens que deseja ter em seu casamento (essalista pode ajudar);
- Para cada um responda mentalmente essas perguntas:
- Sem esse item eu posso me casar com o amor da minha vida?
- Sem ele o que vai acontecer ao meu casamento?
- Eu posso substituir esse item por outro?
- Posso ficar sem ele?
- No futuro, revendo as fotos do meu casamento, vou ficar me lamentando pela ausência desse item?
- Se no dia do casamento esse item rasgar/quebrar/pegar fogo/faltar/ser esquecido e etc, eu terei um surto psicótico? O que poderia ser usado como plano B? Quem poderia me ajudar em uma situação desagradável?