Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

O que é renovação de votos, quando fazer e como funciona?

Taiana, dia 12 de Julho de 2021 às 17:48 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 15

Smiley flower Olá meninas!!!Smiley flower

Vamos falar de um casamento após o casamento?

A celebração do casamento é um momento especial na vida do casal. Isso eu já sei, você já sabe...todas nós dessa comunidade já sabemos! Afinal, é quando você afirma para os quatro cantos do mundo que encontrou alguém para dividir todos os instantes da sua vida.

O que é renovação de votos, quando fazer e como funciona? 1

(📸: Plano Perfeito Eventos)


Contudo, este momento só acontece uma única vez, certo? ERRADO!

É neste momento que entra a renovação de votos. A renovação de votos é um momento de reviver o casamento depois de alguns anos de união. Legal, né?

Nada mais é que uma cerimônia para reafirmar o amor do casal. Ela pode ser realizada após alguns aniversários de casamento, onde o casal decide comemorar a união com uma nova celebração, com todas as honras e pompas do casamento.

É um evento bastante parecido com o casamento com direito a cerimônia religiosa, vestido de noiva, aliança, festa e até chuva de arroz. Mas, não exige tantas regras. Pode não ter nada dos itens citados anteriormente, e ser apenas uma comemoração com amigos íntimos do casal ou ser uma festa de arromba com tudo e mais um pouco que teve no casamento.

tenor.gif

A diferença entre Renovação de Votos e Bodas de Casamento

É tudo igual? Nãooooooooo!

Enquanto as bodas de casamento só podem ser comemoradas se o casal tiver a união oficializada em uma cerimônia na igreja, com a renovação de votos isso não acontece.

A renovação pode ser comemorada por casais que não celebraram a união por um padre, por exemplo, ou ainda que não quiseram oficializar o compromisso, mas estão há anos ou até mesmo décadas juntos.

Quando fazer a renovação de votos?

Não existe uma regra sobre o tempo mínimo de casamento para que a renovação de votos possa ocorrer. Já vi casais celebrando a renovação de votos com um ano de casamento, mas também 20 anos depois. Tudo depende do desejo do casal.

O que acontece é que a maior parte dos casais optam por realizar a cerimônia de renovação de votos a partir de uma década de união. O número 10 chama atenção (rs), pois se trata de uma década compartilhando a rotina, os desejos, os anseios e as dificuldades. Por esse motivo, os casais valorizam esse número.

Ainda assim, não se apegue aos números! O momento de realizar uma cerimônia de renovação de votos é quando o casal sentir vontade.

Como funciona a cerimônia de renovação de votos?

Assim como no casamento, a renovação de votos conta com um celebrante. Este importante personagem irá iniciar a celebração, dando espaço para o esperado momento da troca de votos. Os votos podem ser os mesmo proferidos quando do casamento como pode ser um novo texto.

Em seguida, o mestre de cerimônia irá encerrar a celebração e os noivos podem seguir para a festa e a comemoração com os amigos e familiares.

Aqui vale dizer, que ao contrário do casamento, não é convencional ter padrinhos, damas e pajens mas, de novo, fica a critério do casal.

É necessário ter um juiz de paz ou padre para realizar a cerimônia?

Se houver interesse, sim, mas não é uma obrigatório. Por não ser um ato ligado à religião católica e às leis (para o caso dos casamentos no civil), não existe necessidade de autoridades, se não for do interesse do casal. É comum convidar amigos próximos para fazer a celebração, ou até mesmo os próprios filhos!

Vou ter que usar alianças novas?
Alguns casais aproveitam a troca de votos para também renovar as alianças de casamento, mas, de novo, não é uma imposição. Após uma década, pode ser que as alianças já estejam apertadas ou com vários arranhões. Logo, esse pode ser o momento perfeito para a troca!

tenor.gif

É preciso usar vestido de noiva e paletó?

Em geral, o vestido continua sendo a grande preferência das mulheres. Entretanto, o branco deixa de ser a primeira opção. Para as vestimentas da renovação de votos, aposte nos tons pastel, que remetem ao romance da data. As rendas e tecidos nobres continuam recorrentes na escolha.

Para os homens, a depender do porte da cerimônia, não irá demandar o paletó. A renovação de votos na praia, por exemplo, pede roupas claras e com poucas camadas.

tenor.gif

Posso fazer a renovação de votos mais de uma vez?

Nunca é demais celebrar o amor! Se você mal começou os preparativos de uma renovação e já está pensando na próxima, não tem problema! Assim como aniversários, cada ano ou década a mais é uma alegria e motivo de comemoração.

tenor.gif

Uma coisa é certa: se esta nova celebração será praticamente um segundo casamento, sendo capaz de criar lembranças tão bonitas como as do primeiro, a sua organização também pedirá todo o cuidado e a mesma dedicação que uma boda merece!

Então, vamos reafirmar, SEMPRE, o amor! Seja com uma nova festa de casamento, seja com as atitudes no dia a dia.


E você, vai querer fazer uma renovação de votos de casamento?


:::

⚠ Ainda não conhece a Comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

15 Respostas

Última atividade por Mayara, dia 30 de Julho de 2021 às 11:58
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tai, você é demais amo seus post. Sempre com muito conteúdo legal.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate! Temos 2 anos de casados e logo depois que eu casei já queria casar de novo 😄 Primeiro porque eu amei e segundo porque algumas coisas não saíram como o planejado então queria "consertar". Esse ano fazemos 15 anos juntos contando com o tempo de namoro 😱 Mas por conta da pandemia não vamos fazer nada de comemoração com outras pessoas, só um jantar nós dois e vamos em um hotel, mas espero em breve fazer algo pra comemorar sim 😍
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei a ideia 😍
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei o post Taiana Smiley heart

    Eu faria a renovação mas sem seguir os padrões exigidos do casamento, sem padrinhos, sem cerimonia padrão kkk ficam lindos no casamento mas não gostaria de refazer isso #abafa!
    Acho que faria algo na praia, ou no campo, com poucos convidados como foi meu casamento, bem informal e ainda vestiria branco!

    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo post Tai!

    Eu penso em fazer queria algo ao ar livre acho bem intimo só eu ele e o celebrante.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que post incrível!! Adoro a renovação de votos e acho que tem um super valor. Representa um casamento feliz, durável e uma confirmação da escolha que vc fez a tempos atrás.

    Nem me casei ainda e já planejo minha renovação de votos com 10 anos de casados, em Maragogi. Já tenho até as decorações salvas kkkkkkkkk

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por mim, eu faria renovação de votos (mesmo que bem íntima, só com meu marido) TODOS os anos!! Celebrar o amor nunca é demais, né? Pretendo fazer algum evento, mesmo que pequeno, para renovação de votos sim. Tudo depende das circunstâncias... Uma ideia que tive (mas não consegui colocar em prática) era de fazer ensaios de fotos (como o pré-wedding) como sendo renovação de votos. Eu ia fazer isso em nossas bodas de algodão, mas não foi possível. A gente escolheria algum traje bacana e novo, declararíamos o nosso amor novamente, e teríamos o registro fotográfico deste momento a dois. Acho lindo!! Mas a pandemia atrapalhou bastante os planos... enfim... Pretendo colocar em prática quando possível!

    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que demais, não sabia muita coisa sobre o assunto Smiley shame

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu AMEIIII esse debate! Como casamos no civil ano passado, este ano a nossa festa foi uma renovação de votos. Foi bem lindo Smiley heart

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pretendo fazer renovação de votos sim, mas penso em algo após uns 10 anos de casados e bem íntimo.

    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate, Taiana!
    Por hora, estamos concentrados no casamento. Mas quem sabe, depois de 10 ou 15 anos, fazer uma renovação de votos?! kkk.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Iara
    Noiva VIP Abril 2022 Rio de Janeiro
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal, Taiana!!! 🥰🥰
    Muito bacana ter todos os detalhes assim… quem sabe um dia faremos né? Hahahaha
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faltam 60 dias para o casamento e aqui eu já tenho pastinha no Pinterest pra renovação de votos 😂. Já escolhemos até o local kkk. Gostamos dessa brincadeira de casar e queremos fazer já no primeiro aniversário no estado do noivo, aí em MG 🙈
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindooo amei
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como já somos casados no civil a 12 anos, seria uma "renovação de votos" , porém como nunca casamos de noivos, vestido, etc ... Estamos tratando como um casamento mesmo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas