Noivinhas, vejo que vocês tem muitas dúvidas referentes a assessoria completa, wedding planner, assessora (vários nomes, mesma função). Então andei procurando a achei a minha proposta de orçamento de quando fechei minha assessoria. Meu casamento foi para 150 pessoas em São Paulo e paguei R$ 1.800 pela assessoria completa com 3 assistentes. Desculpa pelo tamanho do debate, mas achei que era necessário Segue abaixo o que estava incluso:
.
PRÉ EVENTO
- Reunião com os noivos para avaliação do perfil
- Elaboração de planilha de custos
- Desenvolvimento do projeto de cerimonial e assessoria com check list a ser seguido
- Elaboração de cronograma de contratação de fornecedores
- Indicações de profissionais necessários de acordo com o orçamento
- Cotar os serviços desejados e orientar o casal
- Suporte para fechamento dos contratos
- Analise de fornecedores
- Avaliar contrato dos fornecedores
- Elaborar planilhas de pagamentos a serem efetuados
- Disponibilização de site dos noivos
- Visita técnica com os fornecedores
- Acompanhamento na escolha do vestido e composição do look da noiva
- RSVP passivo
- Planejamento da cerimônia (cerimonial, cortejo, ensaios e orientações)
- Sugestão de ideias, tendências e novidades para engrandecer o evento.
- Contato prévio com a igreja, local da cerimônia e com o celebrante para verificação de todos os detalhes e normas específicas, tais como restrições de músicas e de número de padrinhos, damas e pajens, tempo de duração da cerimônia, normas sobre posicionamento da equipe de foto, vídeo e cerimonial, dentre outros.
- Planejamento de layout e logística da montagem e desmontagem do evento
- Produção do roteiro do evento
- Envio do layout e cronograma a ser seguido no evento para todos os fornecedores
- Projeto de decoração (se desejado)
- Acompanhamento para compra/aluguel dos itens de decoração (se desejado)
- Apresentação de projetos para redução de gastos
.
EVENTO
= Verificação dos serviços contratados para a cerimônia
- Recepção dos convidados, padrinhos e pais na cerimônia.
- Coordenação da cerimônia (reserva de banco, alianças, musica, etc).
- Recepção dos convidados na festa
- Coordenar os profissionais contratados
- Coordenação da sessão de fotos
- Coordenação da dança, corte do bolo, brinde.
- Coordenação da entrega de lembrancinhas, rasteirinhas, kit pista (caso haja)
- Reposição da mesa de doces
- Coordenação da equipe de limpeza
- Contagem dos convidados
- Contagem de carros junto ao serviço de manobristas (caso necessário)
- Colocação e reposição do kit banheiro
- Atender as solicitações e resolver quaisquer eventualidades que ocorram com os noivos, pais e convidados.
- Receber, identificar e guardar os presentes entregues no local.
- Coordenação do horário de jogar o buquê e corte da gravata (caso tenha)
- Assistência total aos noivos no dia do evento
- Resolver quaisquer problemas ou dificuldades dos fornecedores que estarão no local do evento
- Verificar, ao final da recepção, a quantidade de bebidas, doces, bolo, lembrancinhas, noivinhos do bolo e bem casados restantes e colocá-los nos carros autorizados pelos noivos.
- Verificação dos itens da decoração (toalhas, guardanapos)
- Checagem de quebras e perdas
- Gerenciamento das horas extras dos fornecedores (caso necessário)
.
Sempre tem aqueles que falam " Ah, ela está ganhando para fazer algo que você mesmo poderia ter feito" ou "ela te faz economizar para que você pague o serviço dela". Eu discordo, não só pela vida corrida que eu levava na época (trabalhava e estudava) mas ela foi um anjo, além do que me fez economizar MUITO, não tive que pagar uma decoradora, pois estava incluso no orçamento que ela faria o projeto, fomos comprar as flores, alugar os itens. Me ajudou a cortar gastos desnecessários.
.
Claro que sempre tem as exeções, aquelas que não trabalham com paixão e na verdade até podem estragar seu casamento. Então, na hora de contratar sua cerimonialista ou assessora, procure indicações, peça os telefones ou emails das outras noivas que já efetuaram casamentos com ela, e mais importante, sintam confiança na pessoa, veja se ela realmente sabe se está falando.
.
Desculpe o debate gigante noivinhas, mas muitas de vocês tem essa dúvida!