Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Noiva Novata Setembro 2025 Rio de Janeiro

o que fazer primeiro?

Erynalva, dia 28 de Abril de 2024 às 22:31 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 18
Olá novinhas!
Noivei e agora ? O que vocês fizeram primeiro ? Tipo, não tenho enxoval, casa ou móveis. Não temos nada.
Alguém já iniciou assim ? Monta o enxoval primeiro, casa e móveis básicos ou vocês foram pra preparativos da festa fazer buffet pra ir pagando ?
Meus pais são conservadores, sou de uma família cristã. Logo, somos cristãos e meu noivo também. Mas meus pais não estão aceitando a ideia de pedir orçamento de espaço com decoração e tal. Estão enchendo a minha mente, que eu deveria montar meu enxoval primeiro antes de tudo, arrumar uma casa e móveis pra só depois ir atrás de festas e tal.
Eu nunca noivei antes, nem meu noivo. Não me sinto perdida, confusa e ansiosa, só querendo que dê tudo certo e eu faça tudo certo. Fui atrás de ajuda cerimonial e tals. Mas me cobrou muito caro, eu tô desempregada e meu noivo quer fechar salão primeiro pra depois ir atrás do restante. Me diz como vocês fizeram ?

18 Respostas

Última atividade por Pâmela, dia 10 de Maio de 2024 às 14:41
  • Pâmela
    Noiva Novata Setembro 2025 Minas Gerais
    Pâmela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii. Vou te falar como eu fiz, mas lembre-se de que temos que nos planejar conforme nossa realidade. Começamos a planejar com quase 2 anos de antecedência. Noivamos e começamos a montar nosso enxoval 1 ano e meio antes, enquanto aguardavamos as chaves do apto que tínhamos comprado na planta. Nesse período fomos fazendo o enxoval de cozinha e banho, roupas de cama, foram as poucos, depois disso começamos a fazer orçamentos e fechar os serviços da cerimônia e festa. Uma dica, pesquise muito, mas esteja ciente do que vc quer e o quanto está dentro do seu orçamento. No final vai dar tudo certo 🙏🏻
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, são muitos pontos aqui. Você está desempregada e vocês não têm nada de vocês. Com certeza eu focaria na casa e no enxoval
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Curiosa Novembro 2024 Rio de Janeiro
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu comecei pela casa. Precisaríamos fazer uma reforma e estamos focando nisso. O enxoval é importante, mas se você for fazer chá de panela já irá ganhar muita coisa. Eu compro alguns item de cozinha, cama e banho muito raramente, só quando vejo promoções muito boas. Seria bom juntar dinheiro nesse período pré casamento para comprar coisas que vcs não devam ganhar (como geladeira, fogão, cama). Eu vou esperar meu chá de panela para ver o que irei ganhar e o que não irei, para depois providenciar. E sinceramente? Teremos a vida inteira com nosso marido para conquistar as coisas, as vezes queremos comprar tudo na pressa e podemos até extrapolar, mas se já tivermos o mínimo para viver já basta. Então eu me preocuparia em agir a casa, não sei se vc vai comprar reformar ou construir, mas foque nisso pq itens de enxoval vc vai ganhar depois em um chá de panela.
    Você deve fazer o que é melhor para você e seu noivo, e não o que seus pais querem. Tome cuidado.
    Eu e meu noivo juntamos dinheiro por 2 anos para conseguir dar entrada nos fornecedores da festa e coisas para nossa casa, então sem planejamento financeiro não tem como mesmo! Se organizem, se é seu sonho fazer festa, faça mas com organização financeira. Itens de casa a gente conquistará com o tempo, mas o dia do seu casamento é um só e não volta.
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Erynalva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As suas palavras me deram um ânimo enorme.
    Muito obrigada!
    • Responder
  • Mercedes
    Noiva Constante outubro 2024 Pernambuco
    Mercedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, por aqui também somos cristãos e temos vivido realmente o "Deus ama casamentos", e é incrível sentir o amor e o cuidado de Deus com a nossa união. Quando meu noivo começou a trabalhar, fechamos o local e marcamos a data (em julho do ano passado), marcamos com mais de um ano de antecedência para que tudo saísse conforme a permissão de Deus, oramos pela data, pela casa e por todos os contratos que fecharíamos ali em diante e Deus tem contemplado com muito mais do que pedimos ou pensamos. Sobre o enxoval, não tínhamos nada quando marcamos, mas logo depois de fechar a data começamos a ganhar muitas coisinhas de uma tia, da minha mãe e fomos guardando, até sábado passado, tudo cabia em duas malas médias de viajem. Decidimos fazer um chá dos noivos (mudamos a nomenclatura para que meu noivo participasse também) e ganhamos MUITAS coisas, hoje, nosso enxoval está quase completo para glória de Deus e ganhamos muito mais do que imaginávamos e está ocupando mais da metade do quarto do meu noivo (que é enorme).

    Então, converse com seu noivo e vejam o que podem fazer, se terão ajuda de familiares com os gastos ou se serão apenas os dois para arcar com tudo. Conte para ele como você sonha e escute os sonhos e vontades dele também, pois podem existir sonhos maiores que o de ter uma festa de casamento, como o sonho de uma casa própria, ou uma viajem para fora do país por exemplo. Aqui, NOSSO sonho é a festa de casamento e está sendo muito bom viver tudo isso com meu noivo.

    Sejam felizes e curtam todo o processo Smiley heart Smiley ring

    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Erynalva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo conselho!!!
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Erynalva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só estamos comma fé kkkkkkk.
    Mas obrigada pela dica.
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Erynalva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo conselho!!
    • Responder
  • Camila
    Noiva Novata outubro 2024 Paraná
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pessoalmente iniciei primeiro os preparativos da festa e logo após fui atrás dos móveis e da casa com meu noivo e agora que estamos com a festa organizado, todos os contratos fechados e a casa quase 100% mobiliada e faltando 4 meses para o casamento, comecei a ir atrás de meu enxoval e outras coisinhas para a casa.

    Fica tranquila, não tem caminho certo para essas coisas, faz o que está no seu alcance no momento, o resto vai se organizando sozinho sem vocês nem perceberem.

    • Responder
  • Lana
    Noiva Ativa outubro 2024 Pará
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo depende do que vocês querem.
    Meu noivo e eu morramos juntos primeiro, de aluguem por um ano, nesse primeiro ano já fui atrás de alguns orçamentos, mas não fechamos nada. Conseguimos comprar nosso apartamento, e ao mesmo tempo estamos pagando a festa.
    Acredito que se for esperar para ter tudo, casa, enxoval etc. o casamento vai sendo cada vez mais adiado. Acho importante colocar os pés no chão e verificar o que dá pra fazer alinhado ao que vocês querem fazer. Enquanto vai pagando a festa, vão juntando também dinheiro para começarem a morar juntos (seja casa própria ou aluguel). Acredito que tudo dá certo com um bom planejamento. E é aquele ditado “Deus ama casamentos”, coloque tua vida na mãos do senhor, e verás tudo de melhor acontecendo.
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha.
    Por aqui começamos assim. Achamos a casa recentemente e pegaremos a chave em junho faltando um mês para o casamento. Estamos guardando o dinheiro para comprar os itens da casa enquanto isso e focando nas coisas da cerimônia e festa.
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que a primeira é decidirem como será a moradia. Vão alugar? Vão ficar um tempo com os pais? Vão comprar ou financiar? Depois disso dá pra ir fazendo o enxoval ao mesmo tempo que organizam o casamento. Sente com seu noivo, avalie o que é a prioridade, estabeleçam um teto de gastos e adaptem tudo à sua realidade
    • Responder
  • Ana
    Noiva Esperta outubro 2025 Distrito Federal
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui compramos apenas itens básicos
    E estamos pagando o restante
    Defina oq é prioridade pra vocês dois
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha bom dia! Espero que você esteja bem!
    Aqui também sou de um lar Cristão, e iniciei meus preparativos em abril do ano passado, sem ter praticamente nada. Minha mãe me presenteou com o meu enxoval, o que me deu muita liberdade pra dar inicio aos contratos maiores (buffet, decoração, espaço) em Maio de 2023. Não acho que ter o enxoval completo é algo necessário, mas também acho que devemos ser prudentes entre ter tudo e não ter nada. Se você tem condição de correr atrás de ambos ao mesmo tempo, dê inicio aos contratos! Se não dá pra fazer os dois, priorize um, talvez colocando o casamento pra um pouco mais longe afim de um ou dois meses antes conseguir focar no seu enxoval!

    Fechei meu casamento em maio do ano passado pra casar no fim de agosto desse ano, e apesar da ansiedade bater forte, foi excelente pra nossa organização financeira e pra definir prioridades também. Sendo uma noivinha cristã posso te dar esse conselho: Busque o Senhor, entenda o propósito durante a caminhada e confie nEle e na sua bondade. O Senhor tem bons planos pra nós de nos fazer prosperar e não sofrer, mas sempre sempre seja prudente. Talvez uma festa menor também seja aceitável, um mini wedding, um almoço pós cartório, tudo conta desde que o Senhor esteja com vocês!
    Smiley heart

    • Responder
  • Mallyn
    Super Noiva Setembro 2024 São Paulo Estado
    Mallyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii noivinha, por aqui também somos cristãos, e o que eu fiz foi, fazer um orçamento do quanto vocês conseguem pagar por mês, para ter uma real noção do quanto podem investir em cada coisa. Eu e meu noivo também começamos do zero, e fomos pagando o casamento e comprando coisas essenciais (algumas coisas de cozinha, de banheiro também) e que não ganharíamos de nenhum convidado, mas pense também que Deus abençoa e muito! Essa questão de manter os pés no chão e ter atos de fé é uma linha bem tênue, mas são muito importantes. Faz o seu orçamento, e veja o quanto consegue investir por mês, que dá certo e assim vocês conseguem definir os próximos passos.

    • Responder
  • Karina
    Super Noiva outubro 2024 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ouviu muita gente mas já ouviu seu noivo? O que é prioridade para vcs? Querem comprar casa ou vão alugar? Vão morar com alguém? Em quanto tempo pretendem casar? Festa é essencial para os dois ou só cerimônia? Ou só cartório e um almoço? Acho que tem que alinhar entre vocês primeiro, e assim tomar a melhor decisão.
    • Responder
  • E
    Noiva Novata Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Erynalva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!
    Nessas horas eu fico perdida um pouco. Mas é bom ter uma orientação de como fazer.
    • Responder
  • Anne
    Super Noiva Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha acredito que muitas noivas casam sem o enxoval completo, até porque se você for esperar montar tudo pra dai sim pensar em fazer fazer serão uns bons anos ai de espera da festa. Eu acredito que vocês podem ir construindo e montando o enxoval juntos e planejando a festa ao mesmo tempo, pois se fizerem lista de presentes vocês ainda vão ganhar bastante coisa, eu pelo menos penso assim que pra casar você precisa de pelo menos o básico, mas nada te impede de ir planejando a festa enquanto isso, pelo contrário, quanto antes você começar é melhor. Sente com seu noivo, vejam uma data que ambos gostem, façam um planejamento financeiro, definam o número dos convidados, estilo do casamento e comecem os preparativos!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas