Para a organização de um casamento são muitos os serviços que devem ser contratados: buffet, salão, igreja, DJ, fotógrafo, músico, etc. E quando um desses fornecedores quebra o contrato, o que fazer?
Primeiramente, para evitar grandes problemas na organização do casamento e para que você possa ir atrás dos seus direitos, pesquise bastante antes de contratar algum serviço e faça questão de que todos os detalhes estejam descritos em contrato, inclusive uma cláusula de quebra do mesmo, assim sua garantia de que não será deixada na mão às vésperas do seu casamento é maior.
Em caso de quebra de contrato, identifique primeiro se o fornecedor teve problemas para atender ao que foi acordado ou agiu de má fé. Na primeira situação, você deve buscar seus direitos na justiça.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se o combinado não for cumprido o consumidor deve pedir a restituição de todo o valor pago corrigido e dependendo do dano causado indenização por danos morais e materiais. O primeiro passo depois de detectada a quebra de contrato é procurar o Procon. Em São Paulo, o Procon elaborou um Manual para o Noivos, o qual tem toda a informação necessária sobre os mais diversos serviços. Após isso, deve-se ingressar no Juizado Especial Cível com o pedido de ressarcimento.
Nos casos em que sejam detectados que houve algum tipo de fraude, recomenda-se aos noivos que também se avise a polícia sobre o golpe sofrido.
Para não estragar esse momento tão especial na vida do casal não esqueça: pesquise, informe-se, peça sugestão a suas amigas que já casaram de fornecedores que elas indicam e, além disso, leia atentamente todo o contrato para não correr o risco de estragar esse momento lindo e importante!
Manual dos Noivos: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_manual_dos_noivos_2011.pdf
Fonte: Zankyou