Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayra
Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais

O significado do noivado

Mayra, dia 22 de Novembro de 2015 às 11:28 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 16
Noivinhas e noivinhos, vi esse texto do Pe. Felipe Aquino no site da canção nova, achei mega interessante, vale a pena ler, principalmebte nos dias atuais.

O noivado é um belo tempo que antecede o casamento; é quando o casal já decidiu que vai se casar, e estão na preparação imediata para o matrimônio. É o tempo em que tudo deve ser dialogado, tudo deve ser revelado, o mistério insondável que é cada um deve ser revelado ao outro, para que este não se case com um "desconhecido". Infelizmente muitos casais se casam sem se conhecer; alguns colocam máscaras durante o namoro e noivado, e depois se estranham quando casados, achando que o outro mudou muito. Não mudou, é o mesmo, mas apenas não era conhecido pelo cônjuge.
Só se deve ficar noivo quando se decidiu que vão se casar; não há mais dúvida; se amam de verdade, se conhecem, sabem os defeitos e as qualidades recíprocas e estão dispostos a viverem juntos para sempre, unidos no amor de Deus, prontos para "fazer o outro crescer a cada dia", amando-o, perdoando-o, compreendendo-o; e dispostos a "acolher os filhos que Deus lhes enviar", educando-os na fé do Cristo e da Igreja. O casamento é para sempre; até que a morte os separe; precisam estar convictos do juramento que vão em breve fazer no Altar de Deus: "Eu te recebo como meu marido (mulher) e te prometo ser-lhe fiel na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te e respeitando-te TODOS OS DIAS de minha vida. Estão preparados?
Não se pode casar "no escuro"; e não se pode enganar-se, fingindo que não vê os problemas que estão pela frente. Se o casal não tem convicção de que estão preparados e maduros para o casamento, então, talvez seja melhor adiar o noivado.

16 Respostas

Última atividade por Mayra, dia 25 de Novembro de 2015 às 15:38
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada *-*

    • Responder
  • Monique & Leonardo
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Monique & Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é verdade noivinha , belo texto ! adooorei *-*

    • Responder
  • L
    Noiva Master Julho 2016 Rio de Janeiro
    Laíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uhum, é como uma plantinha, se não cuidarmos ela morre Smiley sad

    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é xuxu, acho isso super válido até mesmo pra mim... casamento não existe só por amor mas sim por diversas outras coisas no dia a dia e muitos ignoram. Smiley kiss
    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que gostou *-*
    • Responder
  • L
    Noiva Master Julho 2016 Rio de Janeiro
    Laíza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu achei muito interessante noivinha, porque na maioria dos casos as pessoas namoram, e depois dão esse passo de noivado, mas no dia a dia se maltratam, se ingoram, se machucam, depois pedem desculpa por força de expressão, ou pior, nem falam nada como se aquilo fosse normal, mas não deixa de fazer os preparativos, sendo que se não tiver estrutura acaba que tudo é em vão. Só tem a 'embalagem', mas o conteúdo é vazio. Então não adianta, por isso tem que ser tudo conversado, tudo esclarecido e não só o que agrada, mas aquilo que é problema entre o casal, afinal casamento é isso: na alegria e na tristeza. Se os dois só ficam juntos na alegria, isso não é amor, pois o amor supera tudo. Obrigada pelo texto, foi um excelente debate, irei não só pensar como colocar em prática o que estiver fora dos 'padrões'. Smiley smile

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossaaaa que lindoo!!
    • Responder
  • Rafaelly
    Noiva Constante Julho 2016 Mato Grosso
    Rafaelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu entendi o ponto de vista do escritor muito bem!! Só estou expressando o ponto de vista que eu acredito e a maneira como eu fui criada, que foi "Não inicie um relacionamento se não for para ter um futuro juntos" acho que evitar iniciar um relacionamento em que apenas busque um prazer imediato, alimentando a conciência animal, ou seja, o desejo, já é uma maneira de protejer os sentimentos. O noivado é uma fase muito importante e extremamente particular, a festa comemorando o noivado é um luxo que nem todos podem ter, mas a fase do noivado é pelo que todos passam, nessa fase mais que nunca os noivos devem estar em sintonia - e até os conflitos nessa fase são uma forma de teste, pq a vida de casado não é mil maravilhas, e vivenciando isso aprenderemos -, e para muitos só no noivado eles começam a ter noção de finanças em conjunto. Já preparando para o casamento. Enfim, eu e o Ygor optamos por não fazer uma festa noivando, apenas um jantar entre nossas familias, o que ainda não ocorreu porque namoramos a distância. Mas mesmo sem o "noivado oficial" já vivenciamos o noivado de uma maneira forte entre a gente, pode se dizer que desde o inicio do namoro nos preparamos para esse momento, um momento de total sintonia!

    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu concordo com você inteiramente. Achei interessante o texto simplesmente porque muitas pessoas hoje em dia não entenden o significado do namoro/casamento/noivado . Muita gente hoje namora pra ter status ou companhia. Quando decidimos fazer nossa festa de noivado meu pai falou :
    - vão fazer festa de noivado pra quê? Não se usa mais isso.
    Minha mãe em seguida respondeu: - não usa porque ninguém tem mais tradição, ninguém se importa mais com nada.
    Se estamos juntos com toda certeza é pra viver e construir uma vida juntos, mas a verdade é que hoje em dia muitas pessoas namoram por todos os motivos do mundo, querem se casar e se casam, mas esquecem de ser elas mesmas só pra tentar segurar alguém, e muitas vezes se casam pelo glamour da festa, roupas, se esquecem do principal: a convivência. Temos que ter certeza de que queremos levar NOSSA VIDA ao altar. Infelizmente independente de religião, crença, posição social, do tamanho do amor que sentimos um pelo outro: somos humanos, temos dúvidas, medos e aflições e temos que ver quando é o nosso momento, não só o momento dela ou dele.
    Pela minha percepção do texto, acho que se a dúvida é maior que o querer no momento o casal deve conversar e ver o melhor momento para o casal. Sempre tive essa visão, apesar do texto ter sido produzido por um Padre, ele só quis dizer : ANTES DE TORNAR PÚBLICA SUA INTENÇÃO TENHA CERTEZA QUE A QUER, UM RELACIONAMRNTO NÃO É BRINCADEIRA E NÃO SE PODE BRINCAR COM O CORAÇÃO E SENTIMENTOS DAS PESSOAS. PARA QUE UM RELACIONAMENTO/CASAMENTO DE CERTO É PRECISO QUE O CASAL ESTEJA EM SINTONIA.
    • Responder
  • Rafaelly
    Noiva Constante Julho 2016 Mato Grosso
    Rafaelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com ele que o noivado é importante, mas na minha religião (na minha igreja) fomos ensinados que quando começamos a namorar é para casar, ou seja, você namora com um propósito desde de sempre e não apenas no noivado, desde sempre é uma preparação...

    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz que tenha gostado, obrigad. Amem! Deus lhe abençoe também! !!!
    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada flor, fico feliz que tenha gostado Smiley kiss
    • Responder
  • Debora
    Noiva Master Julho 2016 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto, muito útil :Smiley heart
    Super beijooo
    • Responder
  • Gabi
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Gabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o post noivinha! Deus lhe abençoe
    • Responder
  • Mayra
    Noiva Constante Junho 2019 Minas Gerais
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma graça ne *-*
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Master Março 2017 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindooooo
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas