Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

H
Noiva Curiosa Maio 2021 Paraná

o sonho do casamento: à espera da Nulidade Matrimonial (igreja Católica Apostólica Romana)

Helen, dia 7 de Maio de 2020 às 11:20 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17

Querida comunidade, bom dia! Smiley heart

Eu criei o meu perfil há pouco tempo para me inserir nesse Universo maravilhoso dos casamentos! Namoro há pouco mais de dois anos. Nós temos o sonho de nos casar na Igreja Católica, pois é a fé que nossos pais nos deixaram como herança. Participamos na mesma paróquia desde crianças. Nos conhecemos no grupo de jovens e hoje juntos coordenamos o Ministério de Música.

Meu namorado foi casado na igreja e por isso deu entrada na fila de espera para o processo de Nulidade Matrimonial logo que começamos a namorar, pois realmente acreditamos que o casamento foi nulo. Além disso, o pároco nos aconselhou a seguir dessa forma na época.

Caso você não saiba o que é Nulidade Matrimonial, ou tenha pouca familiaridade com o tema, sugiro que acesse à esse link para conhecer um pouquinho a respeito: https://formacao.cancaonova.com/familia/nulidade/causas-que-podem-tornar-nulo-um-casamento/

A fila está andando lentamente e ainda estamos aguardando que o chamem e seja dado andamento ao processo. Enquanto aguardamos, rezamos unidos na intenção de que nos seja concedida essa graça!

Meninas, alguma de vocês passou por isso? Eu gostaria de saber mais sobre como é o processo, quanto tempo levou para terem uma definição? Como foi esse período de espera para vocês? Com relação às custas do processo, como procederam?

Caso não se sintam à vontade para compartilhar abertamente o tema, enviem-me uma mensagem para conversarmos por e-mail!

Agradeço desde já a tua ternura em ler até aqui e desejo que tenha um dia excelente! Beijos. Smiley kiss

17 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 20 de Julho de 2020 às 16:22
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa sorte! Que Deus os abençoe! Estejam em oração e comunhão com o pároco de vocês!
    • Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Nathalie! Agradeço inifinitamente pelo carinho e cuidado por ter descrito o processo com tamanha riqueza de detalhes. Tendo em vista tudo o que você mencionou, iremos fazer a parte que nos cabe e confiar que tudo acontecerá conforme os planos de Deus para nós! Abraços. Smiley heart

• Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Helen, minha mãe é advogada e já fez 3 processos de nulidade (sim, você precisa de advogado). Basicamente: ele será chamado e deverá contar a história dele. Toda, nos mínimos detalhes. Desde quando conheceu ela, o namoro, se brigaram, como pensavam ser o matrimônio (se conversavam sobre filhos etc). Daí o depoimento juntamente com a petição do advogado dele (provavelmente vão indicar pois o advogado precisa conhecer o direito canônico) será encaminhado ao tribunal.

A esposa (Até que a nulidade seja decretada permanecem casados, então ela é a esposa dele) será notificada e poderá ou não manifestar interesse em participar do processo.
    Dado isso, o processo é encaminhado pra o que vou chamar de promotor eclesiástico, que assim como um promotor público no caso do direito civil, vai analisar e dar o parecer dele (contra o a favor). Dependendo do caso, o juiz pode pedir pra colher o depoimento dos dois novamente, caso julgue necessário. Também é necessário arrolar 2 testemunhas que conheçam a história dele com a esposa. Nem sempre o juiz pede pra ouvir, porque vai mesmo do caso (conheço o da irmã de um amigo seminarista que foi obrigada a casar porque engravidou - Eu sei patético- e depois descobriu que o marido tinha outra família. Nesse caso só o fato de ela ter sido obrigada - macula da livre e espontânea vontade ) já comprovou somado a erro de pessoa (casou enganada). Não precisou testemunhas. Mas cada caso...

Após isso o juiz tem um prazo (que o papa pediu que não seja mais que 3 meses, mas dependendo da diocese pode ser maior pela -infelizmente - escassez de juízes).
    Dado o veredicto, via de regra vai para um segundo juiz para re análise (a Igreja leva isso muito a serio). Se o veredicto permanecer, a sentença é publicada. Os dois recebem a certidão de nulidade e tanto as paróquias deles (de batusmo) quanto a que se casaram são notificadas para realizar o adendo nos respectivos registros

Das custas: é possível pedir isenção, isso vai da conversa. Mas sim, não é um processo barato pois envolve um expediente grande. Em geral o valor gira em torno de 5000 reais, mas como falei é conversado.
    • Responder
  • May
    Noiva Curiosa Maio 2023 São Paulo Estado
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante o assunto.
    Apesar de não ser meu caso vou pesquisar.
    Que Deus abençoe vcs. Creia que tudo vai acontecer no momento certo
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode ser né.... vou falar pra ela isso! Obrigada
    • Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada! Smiley heart

• Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Caroline! Smiley heart

• Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém! Obrigada Pamela. Smiley heart

• Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Eduarda! Puxa... Não sabia que poderia chegar a ser tão caro! Será que não existe uma forma de alegar não ser possível pagar um valor tão alto assim? Talvez vale a pena verificar se é possível. Smiley smile

• Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Anna, muito obrigada por compartilhar! Sim, vamos aguardar o tempo de Deus. Smiley smile

• Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha amiga queria fazer pois o noivo dela já foi casado na igreja... mas cobraram 15mil ela desistiu e vai casar no salão... as vzs eu acho que a igreja exagera nos preços... chateada por ela pq era um sonho
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Helen, eu não passei por isso, mas uma grande amiga sim.
    Do momento em que ela entrou com o processo até a resposta final demorou um pouco mais de 1 ano, mas foi no tempo de Deus.
    Mas sei que o Papa Franscisco, recentemente, adotou medidas que diminuíam os custos e o tempo desse processo.
    Boa sorte para vocês!
    • Responder
  • Pamela
    Noiva Master Janeiro 2021 São Paulo
    Pamela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já ouvi falar desse procedimento, mais nunca fui afundo pra entender.
    Deus abençoe vocês tomara que do seu noivo seja bem rapidinho, se eu achar algo explicativo sob eu te mando tá...

Beijos 😘
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não conheço Helen, mas te desejo boa sorte e que se resolva o quanto antes!

• Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Helen!
    Vou torcer para o processo andar rápido e dar tudo certo pra vcs.
    • Responder
  • H
    Helen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Nathalia! Smiley heart

• Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa eu conhecia esse procedimento vou ler mais a respeito para entender melhor.

Muito bom seu debate!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas