Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria
Noiva Novata Junho 2027 Maranhão

Olá noivinhas de 2027!

Maria, dia 22 de Julho de 2025 às 16:26 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
Guardado
Estou com uma grande dúvida sobre o tipo de casamento, para quem já casou ou está nessa parte do planejamento me deem algumas dicas, pois me encontro perdida, nos pré planejamentos. 🥺🙏🏻

Civil + Cerimonia

51%

32 votos

Religioso com efeito civi

49%

31 votos

20 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 25 de Julho de 2025 às 21:19
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo sua dúvida! A principal diferença entre fazer o civil + religioso separado e o religioso com efeito civil está na praticidade. Se vocês querem fazer tudo no mesmo dia e local, o religioso com efeito civil é ótimo: resolve tudo de uma vez, com validade legal e espiritual. Mas exige um pouco mais de burocracia antecipada, como levar os papéis no cartório e informar o celebrante. Já o civil separado no cartório costuma ser mais simples de organizar, e alguns casais até preferem fazer antes para tirar a parte formal da frente. Se a ideia é economia de tempo e praticidade, o religioso com efeito civil costuma ser a escolha mais prática. Mas se preferirem separar os momentos e formalizar antes, o civil antes também é super válido. Vai do que vocês imaginam como mais significativo pro momento. Deus os abençoe.
    • Responder
  • Isabela
    Super Noiva Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo depende, eu casei em dias separado. Mas veja se possui a data, se consegue tudo no mesmo dia, acredito que fique mais fácil
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, vou pesquisar bastante essa questão das datas!
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo!!!
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, verdade tô pensando bem por esse lado! Fora o pré weeding.
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, vi alguns vídeos e realmente sai mais em conta contratar um celebrante que faça o civil também!
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, estou procurando exatamente isso!
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, estou pensando nisso mesmo!
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, estamos pensando nisso também, porém dependendo do lugar tem que pagar a pessoa que vai fazer cerimonial e a juíz de paz!
    • Responder
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui nós faremos o religioso com efeito civil.
    Temos alguém especial que vai celebrar nosso casamento e eu quero me casar no campo, então faz mais sentido pra nós.
    • Responder
  • Rê
    Noiva Ativa Agosto 2026 São Paulo Estado
    ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e meu noivo ainda não decidimos, também estamos na dúvida.

Mas vendo os comentários das meninas aqui, acho que se for ter cerimonia, festa e tal, o religioso com efeito civil faz mais sentido.

• Responder
  • Sabrina
    Noiva Curiosa Dezembro 2026 Rio Grande do Sul
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou realizar meu casamento em dezembro de 2026. Vou realizar a cerimônia com celebrante e juíz de paz ao ar livre e a festa tudo no mesmo local .. Uma boa dica pra quem precisa realizar o civil também contrate um juíz de paz que seja celebrante assim a cerimônia tem efeito civil e personalizado também …
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Constante Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que seja mais prático tudo em um dia só.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Esperta Junho 2026 São Paulo Estado
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu quero fazer religioso com efeito civil. Além de ter menos gastos (pq quem casa no civil separado, acaba tendo gasto com outra roupa, maquiagem e depois as vzs saem pra comer), tbm acho que fica mais bonito na cerimonia de casamento ter o momento das assinaturas. Tem gente que acredita que esse momento toma muito tempo da cerimonia, mas é algo bem rapido.

• Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou fazer separado, civil e depois religioso.
    • Responder
  • Bia
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo Estado
    Bia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Civil, porque sou ateísta e meu noivo também. Então religioso nunca foi uma das opções.

• Responder
  • BIANCA
    Noiva Novata Fevereiro 2027 São Paulo
    BIANCA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou fazer separado. Preferi chamar uma pessoa próxima a mim e ao meu noivo para fazer a celebração, como somos de religiões diferentes, optamos por fazer dessa forma, até pq não estava compensando contratar celebrante com efeito civil na minha região, e como meu casamento será mais intimista, fez total sentido pra gente fazer dessa forma.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa outubro 2025 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou me casar em outubro e escolhi o religioso com efeito civil. No momento estou justamente vivendo esse processo e vou te contar um pouco de como está sendo minha experiência.

Vantagens:

- Economia de dinheiro: No cartório de onde moro o valor para os dois tipos de casamento é exatamente igual. A economia de dinheiro é porque não temos que nos preparar em dois dias distintos, mas se você não quiser fazer nada especial no dia do civil (como se arrumar, preparar alguma recepção para os padrinhos e pais, contratar fotógrafo...), não há economia nenhuma.

- Economia de tempo: A economia de tempo eu diria que seria mais para as testemunhas, porque os noivos precisam ir ao cartório 3 vezes. A primeira vez é para dar entrada na habilitação de casamento, a segunda vez é cerca de 3 semanas depois para pegar a habilitação e levar até a igreja e a terceira vez é para levar os documentos que foram assinados na igreja no dia do casamento.

- Mais facilidade para encontrar disponibilidade das testemunhas: No cartório da minha região, as testemunhas não precisam nos acompanhar em nenhum momento, só precisamos delas para ir ao cartório de notas reconhecer firma no formulário do casamento e autenticar a cópia de seus documentos, e depois disso, só no dia do casamento religioso mesmo.

Desvantagens:

- Os prazos da igreja e do cartório quase não coincidem: Enquanto a igreja precisa do documento 3 meses antes do casamento, o cartório te dá 90 dias para casar a partir da data da sua habilitação.

Vou usar como exemplo o meu casamento:

Meu casamento será dia 11/10, eu precisava levar todos os documentos para a igreja até o dia 10/07, inclusive o protocolo de entrada na habilitação do civil.

Demos entrada no cartório dia 05/07 e no dia 16/07 já estava pronto. Então partir do dia 16/07 o cartório nos dá 90 dias para casar, ou seja, dia 14/10. Meu casamento será quase no limite da data, o que eu acho bastante arriscado, nunca se sabe o dia de amanhã né.

Então a gente se arrisca deixando para dar entrada quase no fim do prazo da igreja e se arrisca casando quase no fim do prazo do cartório.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu casamento será religioso com efeito civil, como a Camila disse, sai muito mais barato se formos levar em conta que automaticamente gastamos mais com maquiagem, roupa, acaba saindo pra almoçar e fazer um pequena comemoração.. então vou fazer tudo do mesmo dia.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sai mais barato e é muito mais prático casar com religioso em efeito civil

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas