Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thamiris
Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo

Organizando o casamento: dicas!

Thamiris, dia 9 de Junho de 2017 às 13:15 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 63

Olá noivas e noivos! Tudo bem? Sempre vejo nos debates o pessoal meio perdido sobre como organizar o casamento, check list, etc. Então resolvi criar um debate pra ajudar quem está aí meio perdido e não sabe por onde começar ou que caminho trilhar.

Eu sou tipo a louca das planilhas e dos arquivos. Eu salvo tudo, faço mil planilhas, tenho um pen drive só de coisa de casamento! Hahaha #ésério

O primeiro passo depois que noivei foi comprar nosso cantinho, foi definir a data e local da festa. Aí vai a primeira avaliação pra vocês: querem se casar na igreja, ou a cerimônia é no mesmo local da festa? Se for no mesmo local, vocês querem um casamento rústico ou tradicional? Hoje tem várias opções pra vcs escolherem oq cabe no bolso e oq é do gosto de vocês!

Outro detalhe importante: qual a época ou data que vocês querem se casar? Tem casais que escolhem isso de oportunidade, enquanto outros já tem uma data específica que querem celebrar o casamento. Pra quem já tem a data específica, minha dica é começar a procurar tipo uns 2 anos antes. Porque tem locais que as datas são fechadas com muita antecedência, e corre o risco de vc achar o local e não ter sua data! Se vcs não tem data específica, acho que fica um pouco mais fácil (mas isso tbm depende do local tá gente, não é regra).

Nesse meio tempo das buscas do local, fui fazendo a temida lista de convidados. Gente, de início todos surtam pq surge gente do além! Mas calma, tudo tem solução. A lista pode ser modificada ao longo do caminho até uns 5 – 6 meses antes do casamento (época média para fechar o convite dos convidados). Então se vc está se programando com 1 ano ou mais de antecedência, aguarde os próximos capítulos que muitas águas podem rolar até a lista final e não façam mais amigos depois que ficarem noivos.

Depois de data e local escolhido, creio que os próximos fornecedores essenciais são: DJ ou banda, foto e filmagem, assessoria/ cerimonial, decoração/ iluminação e celebrante. Um dica: cheque com o local que fecharam oq é necessário contratar de iluminação e decoração, pois normalmente eles tem as listas do que é necessário. Só pra um exemplo, no meu caso eles já tinham toda parte de iluminação, então só me forneceram a lista dos itens de decoração pra eu pesquisar com os fornecedores exatamente oq precisava.

Sobre o convite dos padrinhos: a média para entrega é de uns 6 meses pelo que pesquisei. Acho importante essa antecedência primeiro porque eles tem que se programar financeiramente pra essa data que também é muito importante pra eles. Segundo que pelo bem ou pelo mal, a maioria dos padrinhos acaba dando aquela ajudinha pros noivos nessa fase, com presentes, organizando os chás, dando dicas, te marcando em toda publicação de casamento no facebook, etc.

Não é uma regra dar caixa com presente e blá blá blá, tanto pq isso é caro se vc comprar. Fazer fica mais baratinho, compra a caixinha em MDF, pinta, coloca uma lembrancinha dentro e já era.

Se vcs não podem gastar com isso, gente, nem esquenta! Façam um convite informal mesmo, convidem de boca, expressem seus sentimentos pra eles sobre a importância deles lá nesse dia e dps dá o convite comum pra formalizar a data e etc. Entendam: quem ama e torce por vocês não precisa de pompa nem nada, eles entendem perfeitamente.

Outra coisa: cor do vestido das madrinhas: Isso é claro que vai muito da opinião de cada uma, tem gente que não gosta de padronizar e tem gente que prefere. O que me fez escolher padronizar foi que li na internet que as madrinhas tbm merecem destaque no casamento, e escolher uma cor pra elas dá esse destaque. Agora, se vcs não acham legal, ou querem padronizar o tom e modelo, vai de vcs com suas madrinhas. De novo, quem ama vcs vai entrar de cabeça nessa, não importa oq!

Sobre o convite dos convidados: dependendo do número de convidados, entregar com uns 3 meses antes é bom, assim o povo se programa pra ir e vcs tem tempo de ir distribuindo, pq não dá pra passar, deixar o convite e vazar. Povo quer conversar, as tias querem todos os detalhes do dia C, os tios querem saber se vai ter cerveja boa, etc, etc... Vocês acabam perdendo ali pelo menos 1 hora e meia, e pra gente que trabalha, estuda e tem cuidar de todos esses preparativos, tempo é dinheiro! Então melhor fazer as entregas com calma, etc. (Já vi noivas surtando na entrega dos convites 1 mês antes pq faltava muita gente ainda e não tinham mais tempo pra nada! Não sejam esses noivos! kkkk)

Vestido da noiva: Já vi noivas decididas que escolhem o primeiro vestido que provam, e noivas que provam 70 vestidos até o coração bater mais forte. Noivinhas lindas: se vcs são indecisas, já provaram e não acharam nada, não se preocupem! Vão pesquisando com calma e provando todos os vestidos que quiserem! Mesmo vendo modelos pela internet, às vezes vcs chegam na loja, provam eeeeee não gostei Smiley sad #aconteceucomigo

Então vão provando tudo que vier pq mais cedo ou mais tarde ele aparece gente!

Por fim, eu considero como “detalhes”: lembrancinha, lua de mel, docinho, bar, roupa do noivo, qualquer tipo de chá, dia da noiva... não sei se esqueci algo. Não q isso não seja importante. É! Mas são coisas que vc pode fechar mais próximo do casamento ou não precise pesquisar taaaaanto. Muitos casais dão de lembrancinha o bem casado; nem todos contratam bar; pro noivo não tem lá taaaanta opção de terno assim, então é mais fácil pra eles encontrarem oq precisam, etc. Sem contar que (e isso eu vou descobrir final desse mês) tudo isso vcs conseguem pegar desconto e promoções em feiras de noivas, oq facilita e muito nosso orçamento pré casamento.

A lua de mel vcs conseguem fechar até uns 2 meses antes do dia C (se não precisar de visto, passaporte, e não tiverem um hotel específico que queiram ir). Principalmente pq dá pra parcelar em 10x sem juros, sem entrada, no cartão carrefour e aí mais da metade da viagem vcs pagam pós casamento, oq dá uma aliviada no orçamento apertado

Mas gente, como organizar tuuuudo isso aí? É tanta coisa, tanto contato, tanta gente, tanto tanto!! Hahaha

Alouca da organização fez de início um caderno com abas pra cada item e eu vou anotando tudo ali que é importante.

Também fiz uma pasta num pen drive com fotos de inspiração, modelos de convite, save the date, plaquinhas, etc, etc. Tudo que ia surgindo na minha frente ganhava uma pastinha (e dentro das pastinhas tinham mais pastinhas com outras pastinhas...)

E as planilhas? #ExcelléVida

Fiz o check list mensal a partir de 01 ano da data do casamento e o que fazer em cada mês (gente, sério, isso ajuda muito!), fiz tbm uma com todos os contatos dos fornecedores fechados, preços, valores que estamos pagando mensal, e o que está incluso no contrato. Outra com a lista dos convidados (original, revisão 01, revisão 02, revisão 197...); planilha com detalhes dos nossos padrinhos: presentes pra eles, quantas caixas comprar, custo de confecção delas, etc.

Planilha com detalhes da cerimônia: como vai ser, inspiração de música, inspiração do que fazer, votos, etc...

E uma que nomeei como 25 de março, que são as coisinhas extra que compramos: coisa de balada, acessórios, valores médios de docinho, potenciais fornecedores, tranqueirinhas que amamos, etc.

Outras duas, com a lista de presente pro chá e a lista de presente do casamento (pra não deixar passar nada, que eu sou tipo da Dóri, esqueço tudo mesmo!). Sem contar o arquivinho básico do word com as brincadeirinhas pro chá.

Avisei que eu era a louca das planilhas né?

Quem quiser, grita aqui que eu mando modelo das planilhas que quiserem. Quem tiver dicas pra complementar, diz aí que incluo no debate.

Abaixo segue meus debates que podem ajudar quem está no começo:

Presente das madrinhas: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/presente-das-madrinhas-vemver--t248690

Presente padrinhos: https://comunidade.casamentos.com.br/comunidade/forum-antes-do-casamento/forum

Caixa padrinhos: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/a-saga-da-caixa-dos-padrinhos-parte-i--t251606
https://comunidade.casamentos.com.br/comunidade/forum-manualidades-para-casamentos/forum
https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/a-saga-da-caixa-dos-padrinhos-parte-final--t266862

Ficou enorme, mas espero que possa ajudar quem está começando!

63 Respostas

Última atividade por Gislene, dia 30 de outubro de 2019 às 03:19
  • Gislene
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    Gislene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm organizei cada detalhe em lista e planilhas
    • Responder
  • C
    São Paulo
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi a todas noivinhas aqui no debate! Smiley smile

    A partir de agora, a comunidade de Casamentos.com.br dispõe do Dropcanvas, um sistema para compartilhar documentos. Assim todos podemos compartilhar arquivos sobre casamentos e também baixar tudo o que os outros compartilhem.


    Para compartilhar e baixar arquivos, acesse este link:

    Baixe e compartilhe os arquivos para o seu casamento!

    Por isso, já convido a todas a começarem a utilizar e a subir arquivos no Dropcanvas!


    Lembrando que: não é mais permitido divulgar número de telefone ou email nos debates.

    Esperamos que vocês aproveitem muito essa ferramenta e que todas possamos nos ajudar durante os preparativos

    • Responder
  • Natallia
    Noiva Novata Abril 2019 Goiás
    Natallia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficou Mara!!! Espero que me ajude Smiley smile
    • Responder
  • GELIAINE
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    GELIAINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por compartilhar suas dicas.. Amei tudo

    Poderia me enviar por favor.

    Email: **********@*****.***

    Obrigada!

    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Maio 2020 Espírito Santo
    Correa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enviado Gleiciane Smiley kiss


    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Maio 2020 Espírito Santo
    Correa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super amei! Poderia me enviar? *********.******@*******.***
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enviadas Smiley smile


    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Novata Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ain que legal 😍 Se puder me enviar ia super agradecer. *******.********@*****.***
    • Responder
  • Suellen & Edilson
    Noiva Constante Julho 2018 Minas Gerais
    Suellen & Edilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada linda
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie! Acabei de enviar!


    • Responder
  • Suellen & Edilson
    Noiva Constante Julho 2018 Minas Gerais
    Suellen & Edilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia!Se puder me passe o que tiver no meu e-mail ************@*****.***
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie! Enviadas!


    • Responder
  • M
    Noiva Novata Junho 2019 Minas Gerais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiiii! =D

    Poderia me enviar as planilhas?

    **************@*******.***

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Esperta Setembro 2020 Pernambuco
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Smiley heart
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Rafa! Acabei de enviar Smiley kiss


    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Esperta Setembro 2020 Pernambuco
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm sou dessas kkk tenho pasta de tudo q é coisa, meu pendrive quase não tem mais espaço. Organizo tudo separadinho, cada coisa no seu lugar (de todos os meses). Vou começar a realmente organizar tudo isso MSM, agora. Poderia me mandar essas planilhas? Já me economizaria o tempo de montar todas elas.E-mail: *********************@*****.***
    • Responder
  • Marjorye
    Noiva Novata Novembro 2022 Minas Gerais
    Marjorye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida!


    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie! Enviadas!


    • Responder
  • Marjorye
    Noiva Novata Novembro 2022 Minas Gerais
    Marjorye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi florzinha, obrigada pelas dicas! Vc pode me enviar tudo que tiver sobre casamento, por favor?
    Meu e.mail: ****************@*****.***.**.
    Obrigada,
    Beijos.

    • Responder
  • Marjorye
    Noiva Novata Novembro 2022 Minas Gerais
    Marjorye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi florzinha, obrigada pelas dicas! Vc pode me enviar tudo que tiver sobre casamento, por favor?
    Meu e.mail: ****************@*****.***.**.
    Obrigada,
    Beijos.


    • Responder
  • Katia
    Noiva Constante outubro 2019 Minas Gerais
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada tamiris
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oie! Enviadas!

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Enviadas! Smiley smile

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Enviadas Kátia!

    • Responder
  • Katia
    Noiva Constante outubro 2019 Minas Gerais
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi eu quero tudo que vc tiver me envia no email ***********************@*****.***
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Dezembro 2019 Distrito Federal
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ain, quero muito o modelo de planilhas e o que você tiver pra me mandar, me ajudar... Meu email: *******.**********.**@*****.***
    • Responder
  • Sarah
    Noiva Principiante Dezembro 2020 Minas Gerais
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,gostaria muito das planilhas para me ajudar.Meu email é *****.**************@*****.***
    • Responder
  • Iza 💞
    Noiva Curiosa Janeiro 2019 Paraíba
    Iza 💞 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já viii😍😍😍 obrigadaaaa
    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Te mandei Iza!


    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enviadas! Bjos!


    • Responder
  • Thamiris
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oie! Acabei de enviar!


    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas