Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Organizando um casamento sem assessoria #dicas

Keytellyn, dia 9 de Novembro de 2020 às 18:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 17 44

Olaaaaa comunidade maravilhosa!

Não é muito raro encontrarmos por aqui debates com o título “contratar ou não assessoria?”

Pensando nisso e a pedido de algumas noivinhas, decidir trazer esse debate para quem assim como eu abriu mão desse fornecedor.

.

Então se você é do tipo “faça você mesmo” e deseja se envolver em tudo que envolve o seu casamento, ou se só precisa deixar o orçamento mais barato e está pensando em dispensar a contratação da assessoria esse debate é para você!

Não vou mentir e dizer que é fácil... É difícil e dá trabalho, mas não é impossível.

Sem mais enrolação, vamos lá?



Primeiro passo

A minha primeira dica é: fique tranquila e mantenha a mente aberta para todas as possibilidades.


Não se preocupe em montar algo engessado para a organização do seu casamento, até porque você vai perceber que ao longo do tempo algumas mudanças de rota acontecerão no meio do caminho (seja porque você mudou de ideia, seja porque algo não deu certo e surgiu o plano B).

O importante é se organizar de forma a não se esquecer de nenhum detalhe.

Então, vamos à lista do que é necessário e já me desculpem pelo textão!



FOCO


A primeira coisa a fazer é decidir o que você quer para o seu casamento e seguir uma linha de organização.

Então:

1 - Escolha qual o estilo da sua festa;

2 - Defina o orçamento que tem para realizá-la;

3 - Analise quais das suas ideias são possíveis e quais já devem ser deixadas de lado;

E claro:

4 - Procure ser clara e objetiva (uma mistura de muitas ideias podem te deixar confusa e assim é bem possível que acabe desperdiçando energia, tempo e dinheiro).



LISTA DE CONVIDADOS

Trate a lista de convidados como uma das suas prioridades, mesmo que definir isso traga algumas dores de cabeça.
Decidir quantos convidados terão (mesmo que depois a lista mude) é de extrema importância, afinal, isso dará uma ideia de quantas pessoas estarão presentes e influenciará na decisão da contratação do buffet, decoração e outros pontos.



LISTA DE NECESSIDADES

Quem me conhece e me acompanha há mais tempo sabe que eu amo uma lista e na organização do casamento não seria diferente, por isso a dica é: faça listas!


É praticamente indispensável ter uma lista de tudo o que será necessário decidir... Isso facilita muito o processo de organização.

Para a cerimônia, por exemplo, é preciso escolher e definir:

  • 1- O local;

  • 2 - Quem irá celebrar;

  • 3 - Se o casamento civil será feito junto com o religioso;

  • 4 - Quem serão as testemunhas;

  • 5 - Quem serão os convidados.

E para a festa:

  • 1 - Se será no mesmo local da cerimônia ou não;

  • 2 - Qual será o cardápio;

  • 3 - Se contratarão banda, DJ... enfim, definir a parte musical;

  • 4 - Como será a decoração;

  • 5 - Quais serão as lembrancinhas;


Dica: Uma boa ideia é fazer uma lista ou planilha com todos esses dados.

Ao longo do tempo é só inserir as novas informações e detalhes sobre fornecedores, itens escolhidos e valores.



LOCAL DA CERIMÔNIA E DA FESTA

Depois de definir com seu noivo o estilo da festa, se será em local aberto ou fechado, se farão cerimônia e recepção no mesmo local ou não, faça uma visita e reserve a sua data.

Isso porque em muitas cidades é necessário fazer a locação do espaço de casamento com a antecedência de, no mínimo, um ano - portanto, é sempre bom estar atenta aos prazos.


Enquanto isso, vá organizando e montando um arquivo... Pode ser uma pasta no pinterest ou até mesmo no computador, aonde você colocará ideias a respeito de decoração, lembrancinhas, cardápios e outros fatores relacionados ao casamento.... Assim, quando precisar de alguma sugestão, terá material de apoio reunido em um mesmo lugar.



ORÇAMENTO

Tenha sempre em mente o valor que você dispõe para gastar com o casamento para não comprometer seu orçamento.


Existem muitas opções para tornar o grande dia mais barato, sem perder o brilho e a alegria.

Uma das alternativas, por exemplo, é optar por uma decoração mais simples e que possa ser feita por você mesma. Hoje em dia, casamentos decorados com objetos reutilizáveis e familiares estão super em alta e dão um charme à decoração, além de diminuir consideravelmente o gasto do seu orçamento.

.

Outra dica é utilizar velas e acessórios para compor as mesas, assim, as despesas com flores ficarão menores, e ainda é possível optar por tipos mais simples e graciosos, ou substituir as flores pelas lindas folhagens que darão um toque verde minimalista e elegante.

.

O cardápio também pode ser mais simples diminuindo as opções de pratos. O importante é que a comida seja saborosa e que atenda ao número de convidados.

(Opções que ajudam a economizar são coquetel, finger foods, ou aqueles empratados pequenos que as pessoas podem se servir de pé mesmo, mas é importante escolher o que atender melhor as expectativas e gosto de vocês.)



ESCOLHA DOS FORNECEDORES

Pesquise, pesquise e pesquise!


Lembre-se que nem sempre o mais barato vale a pena e desconfie de valores muito baixos... É melhor pagar por algo mais “caro” e ter um serviço de boa qualidade do que economizar e se arrepender.

Então antes de contratar qualquer fornecedor, pesquise sobre eles pela internet, já que é possível encontrar opiniões de outros clientes sobre os serviços prestados por cada uma das empresas.

Também é importante buscar informações com pessoas que conhecem ou já utilizaram os serviços do fornecedor escolhido.

Outra dica é: Não feche logo com o primeiro. Tente visitar e fazer orçamentos com uns três fornecedores para cada serviço (mais que isso talvez possa dificultar a escolha, devido tantas sugestões e orçamentos).

É importante analisar direitinho os orçamentos de fornecedores diferentes, levando em conta o equilíbrio entre preços e qualidade.



CRONOGRAMA

O grande dia está chegando e você quer que tudo ocorra perfeitamente bem, certo?

Montar um cronograma pode (na verdade vai) te ajudar muito!

Anote a ordem em que cada coisa deve acontecer para que não ocorra nenhum imprevisto ou falha no grande dia, e calcule o tempo necessário para cada momento.

Assim, você terá uma ideia do cerimonial de casamento como um todo, se o tempo será suficiente para cada etapa ou se em alguns momentos as coisas terão que ser mais rápidas.

Dê atenção especial a entrada do cortejo e organização das pessoas que participarão da cerimônia. Pode parecer simples, mas no dia tudo pode acontecer se eles não estiverem preparados.


1 – Cronograma da Cerimônia

Foque nos detalhes e defina as ordens do seu cronograma.

O meu, por exemplo, foi assim:


- Recepção dos convidados feita por uma recepcionista contratada para o dia;

  • - Cortejo da cerimônia:

- Entrada das crianças – plaquinha e Bíblia;

- Entrada do noivo;

- Entrada dos padrinhos;

- Entrada da mãe da noiva com o pai do noivo;

- Entrada daminha de honra;

- Entrada da noiva;

A saída dos noivos pode ser feitas de várias formas, listarei duas como exemplo:

1 – Os noivos cumprimentam os padrinhos e pais no altar e cada casal cumprimentado deixa o espaço. Os noivos saem por último.

2 – Os noivos cumprimentam todos no altar e saem primeiro. Os padrinhos ficam por último.


Tudo depende do que você quer na saída, por exemplo, se quiser um corredor com sparkles, os padrinhos precisam sair antes, para no momento em que vocês saírem da cerimônia a surpresa aconteça.


2 - Cronograma da recepção

Assim como no da cerimônia, o cronograma da recepção varia de acordo com o desejo dos noivos e é adaptável.

A importância de ter um cronograma é a organização e disponibilização de tempo!

O meu ficou assim:

  • - Liberação das entradas;

  • - Foto dos noivos;

  • - Entrada dos noivos na festa;

  • - Discurso e brinde;

  • - Foto com os padrinhos; (que acabou não acontecendo)

  • - Buffet aberto;

  • - Cumprimentos e fotos de mesa em mesa;

  • - Jogar o buquê de pimentas. (Para as casadas)

  • - Finalização da recepção.


DELEGUE TAREFAS

Organizar um casamento sozinha não é fácil e no dia C você e o seu noivo não poderão passar horas e horas trabalhando, organizando e se estressando com problemas, afinal, isso demandaria tempo e disposição, podendo fazer com que no momento da cerimonia os dois estejam exaustos e não curtam o tão sonhado dia.

Então a dica aqui é: tenha aliados.

São muitos detalhes a serem pensados e coordenados, por isso ter pessoas que te ajudem é fundamental... Delegue tarefas específicas à pessoas que você sabe que estarão comprometidas em realizá-las e que você poderá ficar descansada. Nessa hora, sua melhor amiga, irmãs e primas fazem toda a diferença.



RELAXE E APROVEITE

- Procure aproveitar cada momento, pois tudo passa muito rápido.

- O bom é curtir desde os primeiros passos da organização, por isso, não se estresse, resolva tudo com calma e de modo que saia como planejou.

- Não esqueça de que imprevistos podem acontecer, ainda mais quando não contamos com a presença de um profissional da área.

- Se no dia da festa alguma coisa não sair como você planejou, não deixe que isto estrague a sua alegria, afinal, sempre se pode dar um jeito.

- E vamos combinar que, muitas vezes, acontecem coisas que só a noiva percebe e os convidados nem ficam sabendo.

- Aproveite porque este é o dia mais feliz de sua vida. Um momento único e seu, fruto do esforço e trabalho de meses para realizar um sonho.



CONSIDERE CONTRATAR UMA ASSESSORIA SOMENTE PARA O DIA

Mesmo que você consiga organizar tudo sozinha e tenha conseguido delegar as tarefas para a data do casamento, eu recomendo e aconselho que no dia, você tenha alguém com conhecimento especializado para ajudar no grande dia, isso porque a minha experiência me fez considerar isso.

E entrando em contradição com o que citei no tópico “delegar tarefas”, mesmo que se tenha pessoas dispostas para isso, particularmente, eu não acho justo tirar alguém da festa para checar se tudo está indo bem.

Além do que, ter um profissional com experiência no assunto vai deixá-la muito mais segura e confortável, e o custo não será tão elevado quanto à contratação de uma assessoria de casamento completa.

As tarefas desse profissional serão:

  • - Organizar a entrada dos pajens, pais e padrinhos na igreja;


  • - Ajudar você com seu buquê e vestido quando entrar no local do evento;


  • - Ajudar seu noivo com a correta apresentação da roupa quando ele entrar no local do evento e chegar ao altar;


  • - Organizar a entrada e recepção dos convidados no local da festa;


  • - Organizar a entrada dos noivos no local da festa;


  • - Cuidar de detalhes que você estará muito ocupada para tratar.


Mas atenção!

Faça a contratação do cerimonialista também com antecedência.

Eu recomendo uns cinco meses antes, mesmo porque ele(a) poderá lhe ajudar a lembrar de algum detalhe que porventura tenha esquecido.

Aproveite e peça para ele dar uma olhada nos contratos dos fornecedores. Como tem experiência no assunto, saberá se está tudo direitinho.



Ufa! Acho que é isso! Espero que possa ajudar alguma noivinha!

Alguma casadinha que também passou por isso e tem uma experiência para contar?

Beijos Smiley kiss

44 Respostas

Última atividade por Keytellyn, dia 16 de Fevereiro de 2022 às 08:37
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente, Carol! Existem situações que evitaríamos de passar se tivéssemos contratado esse profissional para todo o processo, né? Mas tudo é experiência e no final tudo da certo! Smiley laugh

    • Responder
  • Carol
    Super Noiva Março 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também contratei só para o dia por questões

    Mas é bem complicado, principalmente porque meu casamento foi adiado varias vezes então cada vez que ia adiar passei um trabalhãoooo

    Mas vai dar tudo certo hahah Smiley heart

    Assessoria para o dia acho extremamente necessario.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bruna, fico feliz que tenha te ajudado! Smiley laugh

    Que o seu dia C seja incrivel Smiley heart

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Maio 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Maravilhoso, ajudou demais. Já vou procurar uma assessoria para o dia Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz por isso, Delane! espero que ajude mesmo! Smiley laugh

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou! Smiley laugh

    • Responder
  • D
    Super Noiva Junho 2022 Alagoas
    Delane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom! Ajudará muito!!!
    • Responder
  • Emanuelle
    Noiva Constante Fevereiro 2022 Pernambuco
    Emanuelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameeeeeeeeeeeei *--*

    Vai ajudar demais

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz que tenha gostado, May! Smiley heart

    • Responder
  • May Grunewald
    Noiva VIP Agosto 2021 Rio de Janeiro
    May Grunewald ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei suas dicas, por aqui eu mesma tô fazendo, não é fácil mais da certo Smiley heart rs

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Li, me esforcei para ser bem detalhista! Muito obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uauuuu que debate completíssimo 😍
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaa Nane, muito obrigada! Smiley heart

    Os dois debates que fiz foi pensando nessas noivinhas e espero que possa ajuda-las!
    Realmente, não existe nada que "tem que ter" no casamento, mas para quem se aventura em organizar sozinha, pesquisar, ler e não ter preguiça acabam sendo quase obrigatórios, né? kkkkkk

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sue, o intuito é realmente esse: ajudar outras noivinhas!
    Eu sei que a assessoria é um dos fornecedores mais importantes no casamento, mas nem todo mundo consegue contratar, né?

    Muito obrigada! Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Lorrane! Fico feliz que tenha gostado! Smiley heart

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o relato da sua experiência, Keyte. Extremamente importante para as várias noivinhas que vêm aqui diariamente em busca de opiniões sobre contratar ou não assessoria. Também acho que tudo é super possível em casamento, e que não existe nada “tem que ter”, mas sim que cada casamento e casal são únicos, com realidades e expectativas diferentes. Sendo assim, nada melhor do que ter debates como o seu, que mostram ser possível fazer um lindo casamento, mesmo sem assessoria. Arrasou! 💗
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas ótimas, Keyte! Você trouxe um debate bem completo e que ajuda muito, existem várias razões para que uma noiva tome essa decisão e você certamente vai ajudar que segue esse caminho. Parabéns! 🤗
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Maio 2026 Bahia
    Lorrane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom ,super completo gostei❤❤❤❤❤
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Natália, contratar assessoria é realmente a forma mais segura e prática também, né?

    O processo fica mais leve e é bem mais fácil decidir as contratações! Tenho certeza que você está tendo uma ótima experiência!

    • Responder
  • Natália
    Noiva Constante Julho 2021 Minas Gerais
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas noivinha! Preferi contratar um cerimonial para me auxiliar no dia 🥰
    • Responder
  • F
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Flaviana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada! ❤️
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai Ana, muito obrigada! Smiley heart

    Realmente foco e organização são requesitos quase obrigatórios para quem irá organizar o casamento sozinha, né?

    fico muito feliz que as dicas possam te ajudar!
    Em breve compartilharei também a minha experiência, então talvez ajude ainda mais! Smiley laugh

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Dani, foi uma ótima decisão! Ela te ajudará muito no dia, queria ter contratado também kkk

    Fico feliz que tenha gostado, ainda mais porque está passando pelo processo de organização! Smiley laugh

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maravilhoso Keyte, como sempre ❤️


    Eu estou organizando meu casamento sem assessoria completa, e, embora der trabalho, é muito gratificante. Mas exige organização e muito foco. Pq é muito fácil se enrolar com as tarefas e principalmente com o orçamento.
    Mas suas dicas vão me ajudar e a muitas outras noivinhas. Muito obrigada 😘
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uauu, que post maravilhoso!
    Contratei apenas para o dia e essas dicas são incríveis

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada!!! Smiley heart

    Vai ajudar muito muito!!!!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada, gemea! Smiley heart

    Isso é verdade, ler e pesquisar é quase obrigatório kkkk

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente, o site é fundamental na organização. Pra mim também foi!! Parabéns mesmo, amei demais!! E como até já comentei com você em outra oportunidade. quem vai casar TEM que ler, tem que se informar! kkkk.... Se for pra ter preguiça de ler, vai ser mais difícil organizar o casamento! kkkkk.... Beijos!!

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aaaa Rubi, obrigada pelo carinho! Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostou, Jess! Fico feliz!

    Espero que ajude sim! Smiley laugh

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, May! espero que ajude mesmo! Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gio, fico feliz que vocês tenham achado ele completinho, tentei ser detalhista!

    Muito obrigada! Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas