Olaaaaa comunidade maravilhosa!
Não é muito raro encontrarmos por aqui debates com o título “contratar ou não assessoria?”
Pensando nisso e a pedido de algumas noivinhas, decidir trazer esse debate para quem assim como eu abriu mão desse fornecedor.
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Então se você é do tipo “faça você mesmo” e deseja se envolver em tudo que envolve o seu casamento, ou se só precisa deixar o orçamento mais barato e está pensando em dispensar a contratação da assessoria esse debate é para você!
Não vou mentir e dizer que é fácil... É difícil e dá trabalho, mas não é impossível.
Sem mais enrolação, vamos lá?
Primeiro passo
A minha primeira dica é: fique tranquila e mantenha a mente aberta para todas as possibilidades.
Não se preocupe em montar algo engessado para a organização do seu casamento, até porque você vai perceber que ao longo do tempo algumas mudanças de rota acontecerão no meio do caminho (seja porque você mudou de ideia, seja porque algo não deu certo e surgiu o plano B).
O importante é se organizar de forma a não se esquecer de nenhum detalhe.
Então, vamos à lista do que é necessário e já me desculpem pelo textão!
FOCO
A primeira coisa a fazer é decidir o que você quer para o seu casamento e seguir uma linha de organização.
Então:
1 - Escolha qual o estilo da sua festa;
2 - Defina o orçamento que tem para realizá-la;
3 - Analise quais das suas ideias são possíveis e quais já devem ser deixadas de lado;
E claro:
4 - Procure ser clara e objetiva (uma mistura de muitas ideias podem te deixar confusa e assim é bem possível que acabe desperdiçando energia, tempo e dinheiro).
LISTA DE CONVIDADOS
Trate a
lista de convidados como uma das suas prioridades, mesmo que definir isso traga algumas
dores de cabeça.
Decidir quantos convidados terão (mesmo que depois a lista mude) é de extrema
importância, afinal, isso dará uma ideia de quantas pessoas estarão presentes e
influenciará na decisão da contratação do buffet, decoração e outros pontos.
LISTA DE NECESSIDADES
Quem me conhece e me acompanha há mais tempo sabe que eu amo uma lista e na organização do casamento não seria diferente, por isso a dica é: faça listas!
É praticamente indispensável ter uma lista de tudo o que será necessário decidir... Isso facilita muito o processo de organização.
Para a cerimônia, por exemplo, é preciso escolher e definir:
- 1- O local;
- 2 - Quem irá celebrar;
- 3 - Se o casamento civil
será feito junto com o religioso;
- 4 - Quem serão as
testemunhas;
- 5 - Quem serão os convidados.
E para a festa:
- 1 - Se será no mesmo local
da cerimônia ou não;
- 2 - Qual será o cardápio;
- 3 - Se contratarão banda,
DJ... enfim, definir a parte musical;
- 4 - Como será a decoração;
- 5 - Quais serão as lembrancinhas;
Dica: Uma boa ideia é fazer uma lista ou planilha com todos esses dados.
Ao longo do tempo é só inserir as novas informações e detalhes sobre fornecedores, itens escolhidos e valores.
LOCAL DA CERIMÔNIA E DA FESTA
Depois de definir com seu noivo o estilo da festa, se será em local aberto ou fechado, se farão cerimônia e recepção no mesmo local ou não, faça uma visita e reserve a sua data.
Isso porque em muitas cidades é necessário fazer a locação do espaço de casamento com a antecedência de, no mínimo, um ano - portanto, é sempre bom estar atenta aos prazos.
Enquanto isso, vá organizando e montando um arquivo... Pode ser uma pasta no pinterest ou até mesmo no computador, aonde você colocará ideias a respeito de decoração, lembrancinhas, cardápios e outros fatores relacionados ao casamento.... Assim, quando precisar de alguma sugestão, terá material de apoio reunido em um mesmo lugar.
ORÇAMENTO
Tenha sempre em mente o valor que você dispõe para gastar com o casamento para não comprometer seu orçamento.
Existem muitas opções para tornar o grande dia mais barato, sem perder o brilho e a alegria.
Uma das alternativas, por exemplo, é optar por uma decoração mais simples e que possa ser feita por você mesma. Hoje em dia, casamentos decorados com objetos reutilizáveis e familiares estão super em alta e dão um charme à decoração, além de diminuir consideravelmente o gasto do seu orçamento.
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Outra dica é utilizar velas e acessórios para compor as mesas, assim, as despesas com flores ficarão menores, e ainda é possível optar por tipos mais simples e graciosos, ou substituir as flores pelas lindas folhagens que darão um toque verde minimalista e elegante.
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O cardápio também pode ser mais simples diminuindo as opções de pratos. O importante é que a comida seja saborosa e que atenda ao número de convidados.
(Opções que ajudam a economizar são coquetel, finger foods, ou aqueles empratados pequenos que as pessoas podem se servir de pé mesmo, mas é importante escolher o que atender melhor as expectativas e gosto de vocês.)
ESCOLHA DOS FORNECEDORES
Pesquise, pesquise e pesquise!
Lembre-se que nem sempre o mais barato vale a pena e desconfie de valores muito baixos... É melhor pagar por algo mais “caro” e ter um serviço de boa qualidade do que economizar e se arrepender.
Então antes de contratar qualquer fornecedor, pesquise sobre eles pela internet, já que é possível encontrar opiniões de outros clientes sobre os serviços prestados por cada uma das empresas.
Também é importante buscar informações com pessoas que conhecem ou já utilizaram os serviços do fornecedor escolhido.
Outra dica é: Não feche logo com o primeiro. Tente visitar e fazer orçamentos com uns três fornecedores para cada serviço (mais que isso talvez possa dificultar a escolha, devido tantas sugestões e orçamentos).
É importante analisar direitinho os orçamentos de fornecedores diferentes, levando em conta o equilíbrio entre preços e qualidade.
CRONOGRAMA
O grande dia está chegando e você quer que tudo ocorra perfeitamente bem, certo?
Montar um cronograma pode (na verdade vai) te ajudar muito!
Anote a ordem em que cada coisa deve acontecer para que não ocorra nenhum imprevisto ou falha no grande dia, e calcule o tempo necessário para cada momento.
Assim, você terá uma ideia do cerimonial de casamento como um todo, se o tempo será suficiente para cada etapa ou se em alguns momentos as coisas terão que ser mais rápidas.
Dê atenção especial a entrada do cortejo e organização das pessoas que participarão da cerimônia. Pode parecer simples, mas no dia tudo pode acontecer se eles não estiverem preparados.
1 – Cronograma da Cerimônia
Foque nos detalhes e defina as ordens do seu cronograma.
O meu, por exemplo, foi assim:
- Recepção dos convidados feita por uma recepcionista contratada para o dia;
- - Cortejo da cerimônia:
- Entrada das crianças – plaquinha e Bíblia;
- Entrada do noivo;
- Entrada dos padrinhos;
- Entrada da mãe da noiva com o pai do noivo;
- Entrada daminha de honra;
- Entrada da noiva;
A saída dos noivos pode ser feitas de várias formas, listarei duas como exemplo:
1 – Os noivos cumprimentam os padrinhos e pais no altar e cada casal cumprimentado deixa o espaço. Os noivos saem por último.
2 – Os noivos cumprimentam todos no altar e saem primeiro. Os padrinhos ficam por último.
Tudo depende do que você quer na saída, por exemplo, se quiser um corredor com sparkles, os padrinhos precisam sair antes, para no momento em que vocês saírem da cerimônia a surpresa aconteça.
2 - Cronograma da recepção
Assim como no da cerimônia, o cronograma da recepção varia de acordo com o desejo dos noivos e é adaptável.
A importância de ter um cronograma é a organização e disponibilização de tempo!
O meu ficou assim:
- - Liberação das entradas;
- - Foto dos noivos;
- - Entrada dos noivos na festa;
- - Discurso e brinde;
- - Foto com os padrinhos; (que acabou não acontecendo)
- - Buffet aberto;
- - Cumprimentos e fotos de mesa em mesa;
- - Jogar o buquê de pimentas. (Para as casadas)
- - Finalização da recepção.
DELEGUE TAREFAS
Organizar um casamento sozinha não é fácil e no dia C você e o seu noivo não poderão passar horas e horas trabalhando, organizando e se estressando com problemas, afinal, isso demandaria tempo e disposição, podendo fazer com que no momento da cerimonia os dois estejam exaustos e não curtam o tão sonhado dia.
Então a dica aqui é: tenha aliados.
São muitos detalhes a serem pensados e coordenados, por isso ter pessoas que te ajudem é fundamental... Delegue tarefas específicas à pessoas que você sabe que estarão comprometidas em realizá-las e que você poderá ficar descansada. Nessa hora, sua melhor amiga, irmãs e primas fazem toda a diferença.
RELAXE E APROVEITE
- Procure aproveitar cada momento, pois tudo passa muito rápido.
- O bom é curtir desde os primeiros passos da organização, por isso, não se estresse, resolva tudo com calma e de modo que saia como planejou.
- Não esqueça de que imprevistos podem acontecer, ainda mais quando não contamos com a presença de um profissional da área.
- Se no dia da festa alguma coisa não sair como você planejou, não deixe que isto estrague a sua alegria, afinal, sempre se pode dar um jeito.
- E vamos combinar que, muitas vezes, acontecem coisas que só a noiva percebe e os convidados nem ficam sabendo.
- Aproveite porque este é o dia mais feliz de sua vida. Um momento único e seu, fruto do esforço e trabalho de meses para realizar um sonho.
CONSIDERE CONTRATAR UMA ASSESSORIA SOMENTE PARA O DIA
Mesmo que você consiga organizar tudo sozinha e tenha conseguido delegar as tarefas para a data do casamento, eu recomendo e aconselho que no dia, você tenha alguém com conhecimento especializado para ajudar no grande dia, isso porque a minha experiência me fez considerar isso.
E entrando em contradição com o que citei no tópico “delegar tarefas”, mesmo que se tenha pessoas dispostas para isso, particularmente, eu não acho justo tirar alguém da festa para checar se tudo está indo bem.
Além do que, ter um profissional com experiência no assunto vai deixá-la muito mais segura e confortável, e o custo não será tão elevado quanto à contratação de uma assessoria de casamento completa.
As tarefas desse profissional serão:
- - Organizar a entrada dos pajens, pais e padrinhos na igreja;
- - Ajudar você com seu buquê e vestido quando entrar no local do evento;
- - Ajudar seu noivo com a correta apresentação da roupa quando ele entrar no local do evento e chegar ao altar;
- - Organizar a entrada e recepção dos convidados no local da festa;
- - Organizar a entrada dos noivos no local da festa;
- - Cuidar de detalhes que você estará muito ocupada para tratar.
Mas atenção!
Faça a contratação do cerimonialista também com antecedência.
Eu recomendo uns cinco meses antes, mesmo porque ele(a) poderá lhe ajudar a lembrar de algum detalhe que porventura tenha esquecido.
Aproveite e peça para ele dar uma olhada nos contratos dos fornecedores. Como tem experiência no assunto, saberá se está tudo direitinho.
Ufa! Acho que é isso! Espero que possa ajudar alguma noivinha!
Alguma casadinha que também passou por isso e tem uma experiência para contar?
Beijos