Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovana
Noiva Master Setembro 2021 Maranhão

Organizando um destination wedding

Giovana, dia 4 de Janeiro de 2021 às 09:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 20

Hello brides!

Smiley ring

Hoje vim dividir um pouco da minha experiência organizando um destination wedding. Sei que muitas noivas tem curiosidades ou imaginam como algo muito mais mirabolante do que realmente é. Não vou entrar na parte conceitual do termo já que hoje em dia as noivinhas são hiper antenadas kkk, mas basicamente é um casamento realizado fora da cidade/estado/país de origem dos noivos.

Organizando um destination wedding 1

(Foto: Carlos Vieira Fotógrafo)


No nosso caso, além do sonho de proporcionar uma experiência de dias que envolvesse os convidados, eu sou maranhense, meu noivo é mineiro, ambos moramos em Macapá atualmente e temos convidados (MUITOS) de 11 estados diferentes (menos de 10 pessoas da lista residem na cidade que escolhemos casar) então de qualquer forma seria um bololô só hehe.

tenor.gif

Sem mais delongas, vamos para as dicas?! Smiley tongue


1- AVALIEM SE CABE NO ORÇAMENTO

Noiva no início dos preparativos é aquela coisa, não sabe pra onde vem nem pra onde vai haha. Brincadeiras à parte, no início é difícil ter noção de orçamentos pois cada evento é realmente único. Quando você vai casar em outro lugar os preços variam muuuuuuuito. Literalmente o mesmo evento pode dobrar de valor ou cair pela metade!! Peçam orçamentos prévios de TODOS os fornecedores pra ter noção se realmente vai se encaixar no seu bolso, ok? Às vezes o custo benefício de casar fora é até melhor do que na sua cidade.


2- PENSEM NO PERFIL DOS CONVIDADOS

Apesar de hoje o elopement wedding ser uma febre, a maioria dos casais ainda prefere curtir com as pessoas queridas presentes no grande dia. Por isso, antes de tomar essa decisão avalie: meus convidados financeiramente tem a possibilidade de se deslocar? As pessoas mais importantes da minha lista conseguem arcar com os custos de passagem, hotel, etc.? Nós como noivos temos condição de bancar isso para alguns convidados indispensáveis? Escolher um destination wedding tem suas vantagens e desvantagens e ao mesmo tempo uma possível vantagem é que casar fora já é um crivo pra diminuir a lista, afinal muitos convidados por N motivos não poderão estar presentes.


3- ORGANIZAÇÃO E ANTECEDÊNCIA

Logicamente, um evento fora do local onde você mora demanda uma logística maior para os noivos e também para os convidados e isso pressupõe MUITA (repito: muita) organização!! Nada pode ser feito em cima da hora, por isso se você tem pressa pra casar em pouco tempo talvez não seja a melhor opção. Se pretendem fazer também algum evento secundário (welcome party/despedida, etc.) já inclua no planejamento também.


4- ASSESSORIA É FUNDAMENTAL!

Uma opinião pessoal minha é que assessoria é fundamental pra todo e qualquer casamento, mas especialmente se você vai casar distante de onde mora ter esse apoio é primordial. Escolham alguém de confiança, pois vocês irão precisar confiar muito na opinião desse profissional pra tomar decisões, especialmente se vocês não conhecem o mercado de casamentos do local (o que é muito provável).


5- ESCOLHAM UMA DATA FAVORÁVEL

Ok, tomada a decisão por proporcionar uma incrível experiência de viagem para os convidados, não esqueça de casar em uma data que seja favorável para todos estarem presentes. Se você gostaria de casar em um dia especial que cai numa segunda ou quarta-feira, provavelmente fazendo isso num destination vocês terão uma quebra enorme de convidados. Aqui o sábado acaba sendo a opção mais procurada, com um welcome party na sexta (nosso caso, ihuu) ou não.

Pense também se o local é muito procurado turisticamente nessa época, fuja da alta temporada, pois passagens aéreas e hotéis podem estar mais caros. Achou uma data com um feriado no meio? Perfeito! Assim os convidados podem emendar e aproveitar dias a mais no local.

No nosso caso, entre outros motivos, dia 11 de setembro (sábado) tem o feriado nacional de 7 de setembro na mesma semana e um feriado municipal (de onde moram alguns convidados) no dia 13. Então a maioria está se planejando pra ficar pelo menos uma semana na cidade. Considere também o fator clima, afinal não dá pra escolher casar em Cancún na época de chuvas, não é mesmo?!


6- PELOAMORDI, ENVIA O SAVE THE DATE!!

Ok, fui bem apelativa nesse ponto rs, mas é completamente indispensável que os seus convidados saibam que vocês decidiram casar fora com antecedência, afinal eles também precisam se programar. Minha experiência: já disse que o casamento é em setembro, no dia 2/janeiro enviamos uma arte linda com nosso Save the date junto com um textinho via whatsapp e nosso site.

No site colocamos toooodas as informações necessárias. Avisamos dos feriados próximos, colocamos mapa dos locais, falamos que gostaríamos que todos estivessem pelo menos um dia antes para a Welcome party, indicamos restaurantes (classificados por valores com uma legenda de &dollarSmiley winking, hotéis próximos, passeios turísticos, salões de beleza...

RECHEIE SEU SITE com toda e qualquer informação que você julgar importante. Isso faz com que os convidados se sintam especiais e valorizados. Fomos muito elogiados pelo cuidado com as informações e muitos disseram que só pelo site dava pra perceber o quanto nós queremos que eles estejam presentes. Além disso, se todas as informações estiverem no site, você não vai precisar responder a mesma coisa no pv do whatsapp toda hora hehe.


7- PROGRAME AS IDAS DE VOCÊS

Provavelmente, vocês irão desejar ir algumas vezes para a cidade do casamento para ajustar detalhes pessoalmente. Dá pra fazer tudo à distância? Com uma boa assessoria dá sim! Porém, acho uma delícia ver algumas coisas pessoalmente e já ir entrando no clima. No nosso caso, fechamos tudo à distância e fui uma vez para fechar o vestido (achei mais prático alugar lá mesmo) e degustar doces, além de conhecer os locais pela primeira vez hehe. Na próxima vez vou já para fazer a prova do vestido e de make e cabelo, degustação do buffet e ver alguns móveis da decoração.

Avalie bem o custo benefício de escolher o vestido lá ou levar e também se vale a pena levar algum fornecedor de fora. Muitas noivas acabam levando o cabeleireiro e maquiador da sua cidade, mas particularmente eu penso que é um custo desnecessário, a menos que a cidade não possua fornecedores como o esperado (aí sim seria hiper válido!).


8- APROVEITEM A CULTURA/CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO

Para proporcionar uma imersão completa aos convidados é muito bacana conseguir incluir elementos do local no casamento. Seja na culinária, na decoração, na história, na beleza natural do local, na música... sejam criativos e explorem ao máximo isso. No nosso casamento, a welcome party será na praia. Para a cerimônia, escolhemos uma Igreja no centro histórico da cidade com uma vista belíssima do rio São Francisco. Os convites possuirão uma aquarela da Igreja. A culinária terá elementos típicos não só de lá, como também dos nossos estados natais. E as lembrancinhas terão elementos que remetem também a isso.


9- CURTAM MUUUUITO!

É claro que ainda existem inúmeras dicas válidas, longe de mim querer esgotar o assunto, mas pra início de conversa espero ter ajudado a desmistificar alguns pontos e dar dicas válidas pra quem, como eu, é APAIXONADA pela ideia de proporcionar uma experiência de dias aos convidados junto com o casamento.

É MUITO gostoso ver os convidados criando grupo de wpp pra combinar o roteiro, pedindo dicas de locais... teve muita gente que já comprou as passagens no dia que enviamos o Save the date mesmo! Se você tem dúvidas, ainda nem casei e já posso te dizer que viver essa empolgação com todo mundo já vale a pena!

tenor.gif


Tem mais alguma dica? Dúvida? Faria um destination wedding pra onde? Escreve aí!Smiley flower


:::


⚠ Ainda não conhece a comunidade de Casamentos.com.br?

Aqui você pode pedir e compartilhar ideias e opiniões com outros noivos e noivas!

Precisa de ajuda ou quer dividir algo? Abra seu primeiro debate:

Abra seu debate AQUI!

E para saber mais sobre a comunidade:

Guia para noivas novatas: como usar a Comunidade - Casamentos

Conta pra gente e inspira outras noivinhas!

20 Respostas

Última atividade por Viviane, dia 16 de Janeiro de 2024 às 23:50
  • V
    Noiva Novata Setembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Voces tem um grupo de whats de noivas em pernambuco? Eu vou me casar, e gostaria de dicas… conseguem me ajudar?
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ooi Su! Valeu, obrigada pelo carinho 😘✨
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas maravilhosas, Gio! Arrasou! 😍👏🏾


    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também quero Gi Smiley love



    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quero fazer em várias renovações de votos haha
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas quem sabe uma renovação eu faça isso? #sonho

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Valeu Jess 😘😘
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas Gio, realmente são vários pontos a avaliar antes de decidir fazer um. Ótimo debate Smiley kiss

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim, entendo perfeitamente! Obrigada xará!! Smiley kiss

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Posso imaginar a correria mesmo!! Mas sendo correria boa, entao ta otimo!! Hehehe... Bons preparativos pra vc no civil, para seus amigos que vao se casar tbm, que tudo ocorra perfeitamente bem como vcs sonham!! Depois te mando msg pra saber mais detalhes!! Beijinhos!!
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Gio, vou te mandar por mensagem privada! Tem algumas coisinhas pessoais então só vou compartilhar aqui depois do casório kk

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mulher... se eu te falar a loucura que ta minha vida haha. Mês que vem é nosso civil e em março serei madrinha e tô ajudando esses meus amigos noivos, então pense aí na loucura kk. Fora a vida "além casamento" rs. Sdds de papear ctg msm, tava lembrando de vc esses dias! Um bjo Dé Smiley flower

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gio, amei seu debate!! Completinho e mega útil!! Obrigada por compartilhar tanta dica maravilhosa. Faz tempo que nao papeamos sobre suas atualizações hehe... Espero que esteja caminhando super bem com os preparativos!! Beijinhos!!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que demais Gi!! Debate super completo com várias dicas maravilhosas!!! Fiquei doida para ler o seu site, você poderia compartilhar?? Beijos!
    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva outubro 2021 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas para quem pretende fazer

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uhul, que demais!
    Por nada!! Smiley heart

    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Logo mais chega e posto tudo aqui Keyte. Mês que vem é o civil e venho mostrar os detalhes! Obrigada pelo carinho Smiley heart

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu estava planejando um antes da pandemia
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gio, que dicas maravilhosas! Parabéns pelo debate, que está super completinho!

    Organizar um casamento a distancia não deve ser muito fácil, mas com essas dicas o processo fica bem mais leve!

    E já posso dizer que estou ansiosa pelo seu casamento? Me encanto por cada detalhe que você nos deixa ver!

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva VIP Setembro 2021 Utah
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas Gio!!!!!! 😍🥰🤩👏🏻
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas