Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carol
Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina

Orientações para casamento civil: Santa Catarina

Carol, dia 18 de Maio de 2022 às 10:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 6

Bom dia, noivos e noivas!

Inspirada no post da Chelsea , resolvi contar como foi a minha experiência com o casamento civil em Santa Catarina.

Meu casamento foi fora do município no qual resido. Ou seja, fora do ofício, e por isso foi um pouco mais complexo. O texto ficou longo, mas espero que ajude. Lembrando que pode ser que as regras não se apliquem a vocês porque muda bastante.


Vamos lá:

A primeira coisa que fiz foi entrar em contato com os cartórios da cidade onde moro (Brusque) e da cidade onde casei (Florianópolis) para entender como funcionava o processo.


Em resumo, por aqui, o processo de habilitação deve ser solicitado na cidade em que residem os noivos há pelo menos 6 meses (ou pelo menos um dos noivos). Essa etapa de habilitação leva em média 20 dias (15 dias é o tempo que os nomes ficam expostos no fórum, algo assim, não lembro o nome certinho kkk)


Depois a certidão de habilitação é enviada pelos noivos para o cartório onde vai acontecer o casamento.

🚨Importante: alguns cartórios exigem uma cópia de todo o processo, então, por via das dúvidas, acho legal já pedir na íntegra, não só a certidão. Eu peguei só a certidão e depois tive que pedir a cópia de todo o processo kkkkk

Por aqui, apenas com a certidão em mãos é que conseguimos marcar a data do casamento no civil.

Ou seja, no meu caso, foi preciso esperar todo o trâmite ser finalizado para então marcar a data. Não sei se funciona assim para casamentos em que todo o trâmite é feito em um único cartório.


Fizemos essa consulta de dúvidas em janeiro, para casar em abril (um pouco em cima da hora).


📍 Solicitando a certidão atualizada

Dia 02/02 solicitamos as certidões atualizadas no site do Registro Civil.


Por aqui, valia a pena pedir online e pagar o frete, o valor era menor do que o do cartório. Para cada certidão foi gerado um pedido e frete diferente. Elas foram emitidas dia 04/02 e 11/02 (cada cartório no próprio tempo, apesar de o prazo ser de até 5 dias úteis). Ao todo, pagamos R$50,13 em cada certidão.


Vejo vantagem em pedir on-line principalmente para quem não mora na cidade em que nasceu. Sim, o próprio cartório pode fazer esse trâmite de pedir, mas geralmente é mais caro (acho que sairia R$70 ou R$75).


Quando as certidões chegaram, percebemos erros nos nomes de familiares nos dois documentos. Um dos cartórios era de muito difícil acesso, não respondia, não resolvia a situação, por isso demorou o dobro de tempo para enviar a correta (mas fez isso sem custo extra)


Erros podem acontecer independente de o pedido ser online, por isso sempre revise todas as informações nas suas certidões e solicite com tempo. Acabou levando um mês para termos a certidão correta atualizada.


📍 Dando entrada no pedido de habilitação

Dia 02/03, um mês depois, com a certidão em mãos, fomos ao cartório de Brusque para dar início ao processo de habilitação. Nos foi cobrada uma taxa de R$295,09 no débito ou dinheiro.


Por ignorância, a gente achou que só pagaria no cartório que realizaria a cerimônia (ingênuos kkkkkk ainda bem que tínhamos levado o cartão).


Outro ponto: aqui exigiram que duas testemunhas estivessem presentes na hora de dar entrada.


Quando tiramos as dúvidas por e-mail, a gente tinha entendido que não era necessário ter as testemunhas nessa etapa, apenas no dia do casamento. Ignorância nossa somada à uma explicação ambígua do cartório. Resultado: tivemos que pedir dois voluntários na fila do cartório 😅😅😅 Então, confira se o cartório pede que as testemunhas estejam ali presentes.


🚨Importante: foi nessa etapa que nos perguntaram se iríamos incluir o sobrenome. Eu e meu marido já tínhamos discutido o assunto, então, não foi um problema. Mas outros noivos podem acabar sendo pegos desprevenidos.


📍 Marcando o casamento no civil

Entrei em contato com 4 cartórios para tentar uma data que fosse antes da festa.


Acabamos fechando no cartório da Trindade e o valor ficou R$263,09. O atendimento deles foi excelente e a cerimônia também. Pediram os documentos das 2 testemunhas por e-mail e permitiram até 8 pessoas para assistir.



📍 A cerimônia

Marcamos o casamento por e-mail no dia 25/03, no Cartório Maria Alice Costa da Silva, na Trindade. Casamos dia 06/04.


A juíza de paz foi um amor, fez uma fala super bonita e emocionante. A cerimônia levou cerca de 10 minutos e o atendimento foi muito bom mesmo, o melhor de todos os cartórios.

Conclusão

- Ao todo, foram 4 testemunhas.

- O valor de todo processo deu cerca de R$658,18, já somando as certidões atualizadas.

- Nós não tivemos que reconhecer firma em nenhum dos cartórios, nem as testemunhas.


Os dias disponíveis para realizar a cerimônia variavam de acordo com cada cartório, assim como a qualidade do atendimento e informações.


No fim, percebi que cada cartório trabalha de um jeito. Alguns aceitam infos por e-mail, outros pelo whatsapp, alguns passam informações por telefone, outros não. Uns são super rápidos, outros demoram mais do é possível imaginar.


Por isso, recomendo que todas as informações sejam esclarecidas diretamente com o cartório no qual você pretende realizar os trâmites (seja sobre como funciona o processo ou quais documentos são necessários).

Também tire todas as dúvidas e faça o processo com tempo porque a tendência é sempre atrasar alguma coisa. Fique atento aos prazos e, caso o cartório atrase, entre em contato com eles, sem vergonha, porque é possível que eles não tenham tanta urgência como os noivos kkkkk

6 Respostas

Última atividade por Chelsea, dia 19 de Maio de 2022 às 14:07
  • Chelsea
    Noiva Master Agosto 2022 Espírito Santo
    Chelsea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, bem diferente de todos que tive acesso aqui no ES.

    Acho que aqui acabou ficando bem mais caro e olha que o meu cartório foi um dos mais baratos da região...

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse tipo de post ajuda muito as noivinhas da região! Smiley smile Smiley heart

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol,

    Lidar com cartório não é nem um pouco fácil.

    Esse ano queremos fazer o casamento civil (fizemos primeiro a celebração com o Elvis Presley ano passado para aproveitar a vinda da minha cunhada ao Brasil).

    Moramos em Florianópolis e nos passaram uma informação por e-mail, aqui no cartório do centro.

    Mas resolvemos ir até o cartório para tirarmos algumas dúvidas e foi a sorte. Como meu esposo é chileno, a burocracia é bem maior e demorada, porque além da certidão de nascimento, precisa da certidão de solteiro.

    A intenção era fazer o civil em julho, mas já vimos que não será possível.

    Agora é esperar. Como iremos em julho pro Chile, devemos ir no cartório lá para pegar a documentação para agilizar o processo.

    • Responder
  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Carol,
    Informações super importantes!
    Obrigada por compartilhar. ❤️
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Post super importante, muitas pessoas têm dúvidas, e já vimos que os processos mudam um pouco de cartório para cartório. 😊
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol, por aqui, os trâmites e valores foram bem parecidos.
    Certeza que o post vai ajudar muitas noivas, Obrigada por compartilhar Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas