Oi, gente! Como vocês estão?
Como vocês já sabem, hoje é Dia das Crianças e para comemorar esse dia vim trazer uma curiosidade para vocês sobre a origem dos pajens e das daminhas.

Não há como negar que a hora das crianças no cortejo do casamento, é uma das cenas mais fofas e que arrancam suspiros dos convidados, certo? Mas essa tradição não nasceu do nada, há muitas controversas sobre a origem dos pajens e das daminhas nos casamentos, entretanto há duas versões que se destacam mais do que as outras e é sobre elas que vamos falar hoje.

Imagem: Google
Proteção contra espíritos ruins
Antigamente era mais comum ver o pajem e a daminha vestidos iguais aos noivos, isso porque na Idade Média acreditava-se que haviam espíritos ruins contra os noivos e para evitar que eles se aproximassem exigia a presença das crianças vestidas como os noivos para causar confusão em tais espíritos.
Alguns casais exigiam uma quantidade maior de crianças no cortejo por acreditar que assim reforçariam a proteção. Até hoje a presença das crianças é bem presente, porém com um outro significado e já não há mais a necessidade de estarem vestidos iguais aos noivos.

Significado de pureza
Outra versão popular sobre a origem das crianças no casamento é que na antiguidade, mas especificamente na Era Medieval, a presença do pajem e da daminha representava a pureza e a inocência, desta maneira, trazendo leveza e energia positiva para o casamento.

Vocês sabiam dessas histórias? Eu confesso que não e achei bem interessante saber sobre o assunto.
Me contem nos comentários se vocês terão crianças no casamento, e se sim, quantas serão? Por aqui pretendemos ter 3, mas nenhuma muito novinha.
Participem também dos
meus outros debates:
- Coletânea de debates sobre fotografia e filmagem
- Ter mais um casal de padrinhos: sim ou não?
- Farei minha primeira visita técnica
Fontes: Guia Casar Bem e Blog Volpi Joias
Beijos!!