Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Samira
Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais

Os deveres de uma boa esposa e de um bom esposo

Samira, dia 29 de Janeiro de 2015 às 23:22 Publicado em Fórum Vida de casal 2 25

Olá noivinhas...

Ultimamente, estive lendo muito a Bíblia sobre como ser uma boa esposa para o seu esposo. Encontrei várias passagens que me chamaram a atenção, e se refletirmos sobre cada conselho, veremos que é o necessário para podermos construir uma vida a dois. Afinal de contas toda a Biblia é um manual de instruçoes para toda a vida. Segue algumas das partes que li e que quero dividir com vocês:

*Às esposas

-Tenha um espírito manso e tranqüilo (1 Pedro 3:4). Talvez há mulheres hoje que gostariam mais que pensassem nelas como pessoas e não mulheres. Ao protestar e queixar-se são barulhentas, tumultuosas e conseqüentemente disonrosas. É honorável ser uma mulher (1 Pedro 3:7), e ter um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus (1 Pedro 3:4).

-Seja submissa ao seu marido em tudo, assim como a igreja é submissa a Cristo (Efésios 5:22-24; Colossenses 3:18; 1 Pedro 3:1-6). Nós não precisamos procurar saber se isso ainda é apropriado ou se está ultrapassado. Os movimentos de libertação feminina podem levantar-se e cair, mas a Bíblia ainda diz: “Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido (1 Pedro 3:1).

-Seja uma auxiliadora para seu marido (Gênesis 2:18). Esta é a finalidade pela qual você foi criada. Nunca se esqueça disso. Nenhum cônjuge deve servir a si mesmo de maneira egoísta, mas deve servir ao outro. Isto é principalmente verdadeiro para você como esposa. Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem (1 Coríntios 11:8-9).

-Não prive seu marido de seu corpo, porque pertence a ele (1 Coríntios 7:4-5). Não cumprir suas obrigações conjugais com seu marido é roubar o que lhe é devido.

-Conceda ao seu marido o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3). Em uma base igual, ambos os partidos são obrigados, entre outras coisas, a satisfazer os desejos sexuais do outro.

*Aos esposos

-Seja o cabeça como Cristo é o cabeça da igreja e o salvador do corpo (Efésios 5:23, 1 Coríntios 11:3). Como o cabeça, Cristo é aquele que tem autoridade, aquele que conduz e sustenta, aquele cuja palavra é suprema. Como o salvador, ele é o protetor e o fornecedor, o grande sacrifício e o mediador em nosso interesse.

-Ame sua esposa como Cristo amou a igreja e se deu por ela (Efésios 5:25). Jesus é o maior exemplo devido ao seu amor sacrificial. Sua esposa terá prazer em submeter-se a um homem que a ame desse modo.

-Viva com sua esposa em uma maneira compreensiva, dando lhe a honra como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7) e não trate a sua esposa com amargura (Colossenses 3:19). Se você queixa-se que não compreende sua esposa, é melhor você aprender a entendê-la, porque Deus ordena que compreenda! Ela merece honra.

-Conceda a sua esposa o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3). Você é obrigado, entre outras coisas, a satisfazer suas necessidades e seus desejos sexuais. Muitos casamentos poderiam ter continuados se isso fosse praticado.

-Cuide daqueles de sua casa (1 Timóteo 5:8). O homem que não cuida dos seus não é um homem de verdade.

-Não prive sua esposa de seu corpo, porque pertence-lhe (1 Coríntios 7:4-5). Não cumprir suas obrigações conjugais com sua esposa é roubar o que lhe é devido.

-Não provoque seus filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4). Seja justo e honesto. E não deixe toda a disciplina para sua esposa, porque a responsabilidade é sua.

Espero que tenha ajudado um pouco na reflexão sobre o verdadeiro sentido do casamento.

Até mais noivinhas.. Bjos

Smiley sexy

25 Respostas

Última atividade por Dalva, dia 6 de Novembro de 2023 às 13:32
  • Dalva
    Minas Gerais
    Dalva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Certamente que se a mulher foi criada também segundo a imagem e semelhança divina é claro que ela tbm é uma pessoa, dotada de inteligência, sentimentos, emoções, sonhos, espirutualidade, etc, etc, etc....

    O que vemos nesse texto é uma deturpação da palavra de Deus em referência a figura feminina pois a mulher não foi criada exclusivamente para ser objeto de cama e mesa, Deus tbm a chamou para a liberdade em Cristo Jesus sendo herdeira de Deus e co herdeira de Cristo, assim como o homem tbm é.

    Deus ama a mulher e prova isso através de Jesus e Paulo que foram defensores incansáveis na proteção delas, em uma época em que o marido tinha poder de morte e vida sobre a esposa, o valor de uma galinha excedia o valor dela, Paulo proclamou aos maridos AME SUAS ESPOSAS e trouxe a mulher em pé de igualdade com homem quando ele afirma que os maridos devem cuidar das esposas como cuidam de si mesmo.

    A exigência de submissão relatada é parte de uma aplicação de uma regra geral onde Deus ordena todos nós sujeitar uns aos outros, sendo assim casamento é um se sujeitando ao outro, se doando, é uma relação de troca, a mulher não foi criada para ser joguete na mão de macho nenhum, e não deve ser infantilizada, subjugada ou ser considerada um ser de segunda classe.

    É importante ressaltar aqui que a igreja como corpo de Cristo possui grande responsabilidade no cuidado dos seus, ficar atento nas afirmações equivocadas pois fora da igreja quem pode sofrer uma triste consequência é a mulher, de acordo que uma pesquisa recém publicada, 40% das que mulheres sofrem violência no Brasil são evangélicas.

    • Responder
  • C
    Rio de Janeiro
    Coruja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    .................................

    • Responder
  • C
    Rio de Janeiro
    Coruja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Talvez há mulheres hoje que gostariam mais que pensassem nelas como pessoas e não mulheres. Ao protestar e queixar-se são barulhentas, tumultuosas e conseqüentemente disonrosas. É honorável ser uma mulher
    isso está na biblia?


    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada noivinha...

    POis é...Tudo o que fazemos com Deus e a palavra dele no nosso meio, ele abençoe muito em tudo.

    DEus abençoe a vcs muito...

    Tudo de bom!

    Smiley laugh

    • Responder
  • Manu
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio Grande do Sul
    Manu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uauuu parabéns noivinha pela dedicação tbm sou evangélica isso vai me ajudar e ajudar meu futuro marido muito, a palavra é viva e eficaz Smiley smile Glória a Deus.

    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley laugh

    • Responder
  • F
    Super Noiva Agosto 2015 Santa Catarina
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom! Concordo!!
    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade, Fabiana.

    Amém!

    Smiley smile

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Esperta outubro 2015 Minas Gerais
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A Palavra de Deus é muito sábia. Se nortearmos nossa vida por ela, com certeza as graças serão abundantes em nossas vidas.

    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verade Mayra.

    A cada dia devemos pedir a Deus mais sabedoria e entendimento em tudo e principalmente com as coisas que vem do céu.

    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade, Nathalia.

    Se assim fosse, não veriamos o fim de tantos casamentos.

    :/

    • Responder
  • Mayra
    Noiva Curiosa outubro 2015 São Paulo
    Mayra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o post, a biblia nos ensina a viver, basta ter entendimento sobre ela !
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Abril 2015 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um mini curso de matrimônio Rsrs gostei...
    Quem dera que todos os casais tivessem a consciência do seu papel ns relação....
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo Smiley laugh
    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sei noivinha.... Smiley smile

    Cada um de nos temos opiniês diferente. Como já disse opiniões são opinioes.

    Apenas compartilhamos com as outras pessoas o que nos faz bem para que isso se passe.

    Também fico feliz de poder compartilhar isso com vc. As vezes pode parecer uma coisa ruim, mais é bom para que possamos crescer espiritaulmente e socialmente. Smiley laugh

    • Responder
  • L
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendi noivinha, e isso eh lindo de verdade mas, ressaltando: eu não sou cristã Smiley smile
    Só quis deixar meu ponto de vista, se isso não te agradou, sinto muito de verdade, minha intencao não era te ofender ou desrespeitar apenas dar outro ponto de vista ao mesmo tema Smiley smile não quis mudar sua opniao e nem eu vou mudar a minha, mas debates servem pra isso: debater sobre um tema! E fico feliz por conversar sobre isso com voce Smiley laugh
    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concerteza Thaiene...

    Ambos, respeitosos, fiéis, amaveis e honrosos uns com os outros.

    Não tem receita melhor para um casamento feliz e abençoado, né?

    Smiley smile

    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    'Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.' (Hebreus 13:8)

    'O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.' (Mateus 24:35)

    Nenhuma ordem bíblica traz mal ao ser humano (é claro que se obedecidas de acordo com seu real significado). Assim, conhecer o real significado dessa expressão e colocá-la em prática será de grande bênção para o casal e para o lar. “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5.24). Porventura, seria algo ruim, como igreja, estarmos submissos a Cristo? Não nos sentimos protegidos Nele, não sentimos prazer em fazer a Sua boa e perfeita vontade, em cooperar com Sua missão? Servir a Cristo não é uma das melhores satisfações que a Sua igreja pode viver? Não é uma bênção, ainda que possa haver tribulações envolvidas? Pois bem, esse é o exemplo máximo de submissão que deve haver dentro do casamento! O marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar. Deve ser amável, atencioso, respeitoso, abençoador, protetor, sustentador, aconselhador, etc, com sua submissa esposa. Essa é a missão que Deus deu ao homem dentro de seu lar, esse é o seu lugar. Qualquer atitude violenta ou não amorosa não cabe aqui.

    A Bíblia diz aos maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25). A pergunta que fica é: Qual esposa não se sentirá amavelmente impelida a ser submissa a um marido que a ama como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela? Esse é o segredo da submissão bem sucedida!

    A esposa deve tal qual como a igreja, se submeter à liderança do marido dentro do lar, cumprindo o propósito tão bem especificado em Gênesis 2.18: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”. A esposa deve ser uma amorosa auxiliadora, cooperando com a liderança – e missão – de seu marido para a edificação mutua. Lembrando que esse fato não faz da esposa maior nem menor que seu marido, pois ambos foram feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27).

    Partindo agora para uma pequena análise do termo “submissa” empregado na Bíblia, vemos que a palavra grega usada é “hupotasso” e é formada por duas outras: “hupo”, que significa “sob”, e “tasso”, que significa colocar em ordem, organizar”. A expressão completa significa algo como “estar sob a liderança de alguém que organiza, de um líder”. Assim, até na aplicação da palavra, o marido é reconhecidamente identificado como o líder dentro do lar e a submissão da esposa uma realidade abençoada para o bom andamento do relacionamento e do lar. O termo não sugere uma relação de obediência cega e à força, mas de boa vontade, voluntariamente e para um bem comum.

    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Com certeza Glaicyanne. Se todos gravassem não so na memoria mas também no coração todos os conselhos que vem do céu, hoje em dia não haveria tantos casamentos acabando de maneiras lamentaveis.

    Como já disse, a Bíblia é um manual de instruçoes que nos ensina a viver como bons e verdadeiros cristãos nessa terra onde o que predomina é o pecado.

    Como dizia Davi: 'O Senhor é a minha luz e a minha salvação...'. O Senhor é tudo pra mim, sem ele nada sou.

    Deus abençoe!

    Smiley laugh

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito interessante refletir sobre as obrigações de ambos e ver que elas se complementam. Muita gente julga a palavra "submissão" sem se ater ao contexto dos fatos...nada mais é do que fidelidade, respeito, carinho. E assim o hoemm também deve ser submisso a sua mulher, e ela a ele.

    • Responder
  • L
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E esta certa noivinha por acreditar em algo q fara sua vida melhorar, apenas deixei meu ponto de vista já q naum sou cristã. Pra mim a bíblia tem palavras de luz e sabedoria mas quanto as regras de comportamento, remete a outra epoca onde o homem era a forca dominante e a mulher tinha q ser submissa para agrada-lo e os tempos mudam Smiley smile
    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Opinioes são opinioes. Mas faz sentido pra mim...

    Apenas estou compartilhando aquilo que acredito que fará bem também as outras pessoas.

    Smiley smile

    • Responder
  • Samira
    Noiva Master Junho 2015 Minas Gerais
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nada...estamos aqui para ajudar umas as outras neh? rsrsrsrsrs

    bjos..

    Smiley laugh

    • Responder
  • L
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpe mas isso naum tem nada haver com realidade
    • Responder
  • Stefanye
    Super Noiva Julho 2015 São Paulo
    Stefanye ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sábios conselhos... Obrigada... Bjs
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas